informaçoes sobre registro nascimento

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

informaçoes sobre registro nascimento

#365415 | CAPIUCHA | 26 janv. 2016 01:59

MORO NO BRASIL , E ME CHAMO MARIA CHRISTINA ,E SOU NETA DE PORTUGUÊS , MEU AVÔ VEIO DE PORTUGAL E SEUS DOCUMENTOS SE PERDERAM DEPOIS DE UM INCÊNDIO NA CASA ONDE MORAVA.
NO ATESTADO DE ÓBITO , DIZ QUE MEUS BISAVÓS , SE CHAMAVAM ANTONIO FERNANDES DE PAIVA E MIQUELINA FRANCISCA OLIVEIRA , MEU AVÓ CHAMAVA-SE MANUEL JOAQUIM FERNANDES DE PAIVA . VEIO DO DISTRITO DO PORTO, CONCELHO DE MAIA , CONSEGUI ATRAVÉS DE UM SITE O ID DO PASSAPORTE DELE, 413340. PRECISO DE SABER DA DATA DE NASCIMENTO DELE, PARA PODER PEDIR A CERTIDÃO NO CARTÓRIO, PARA DAR ENTRADA NO PEDIDO DE CIDADANIA PORTUGUESA PARA MIM. ESTOU TENTANDO DESCOBRIR QUAL O VAPOR OU NAVIO QUE EMBARCOU PARA O BRASIL E A DATA. QUEM PUDER ME AJUDAR FICAREI GRATA .;

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365418 | MCNN | 26 janv. 2016 11:21 | In reply to: #365415

Bom dia Maria Christina

Sabe a data de nascimento do seu avô ? Sabe ao menos o ano em que nasceu o seu avô ?

Caso não o saiba, peça ao site (cepese) onde descobriu a informação do pedido de passaporte do seu avô que lhe enviem a restante informação que ele têm sobre ele.

Com base nessa informação, ficará a saber o ano em que seu avô nasceu.

Caso o pedido de passaporte seja posterior a 1905, poderá pedir ao Arquivo Distrital do Porto cópia do processo de passaporte do seu avô, o qual deve conter a transcrição do batismo do seu avô, ficando logo a saber em que freguesia ele nasceu.

Caso contrário, terá de pesquisar os batismos das diversas freguesias do concelho da Maia e procurar o batismo do seu avô. Mas para fazer isso convém saber em que ano ele nasceu.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365427 | mennabarreto | 26 janv. 2016 15:55 | In reply to: #365418

ok vou me empenhar para descobrir , muito obrigado.

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365454 | mennabarreto | 27 janv. 2016 15:43 | In reply to: #365418

bom dia Mário Cesar.
Consegui uma data que pode ser provavelmente a de nascimento nos arquivos em minha cidade.
Manuel Joaquim Fernades de Paiva ou Manuel Fernandes de Paiva - 03/11/1890 .
estou procurando maiores informações . mas agradeço se puder me ajudar de alguma forma .
Atenciosamente.
Christina Laranja

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365461 | mila1000 | 27 janv. 2016 16:17 | In reply to: #365415

Christina,

Aqui está:
Batismo nº 25 de Manuel Joaquim

Imagem 16.tif

freguesia de Folgosa,Concelho de Maia

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=812001


Mila

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365465 | mennabarreto | 27 janv. 2016 17:41 | In reply to: #365461

Olá Mila .
Boa tarde , que bom que você achou , fiquei tão feliz e me emocionei muito, pois lembrei que minha saudosa mãe ficaria imensamente feliz. Já tenho como iniciar minha caminhada para r iniciar meu pedido de cidadania . Vou agora tentar descobrir a data que ele embarcou para o Brasil.
Gostaria muito de manter contato com você. meu contato christinalaranja@yahoo.com.br. Obrigada de coração . abraços.

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365477 | mila1000 | 27 janv. 2016 21:32 | In reply to: #365415

Christina,

Não sei se o que encontrei,poderá lhe ajudar:

No arquivo de imigrantes=ES
É o seu bisavô:


Sobrenome
Nome
Segundo_Nome
Parentesco
Idade
Pai
Mãe

Pesquisar
PAIVA Manoel FERNANDES Só 47 Antonio FERNANDES de PAIVA Miquelina Francisca de OLIVEIRA


Nº. 44754

PAIVA


Manoel FERNANDES



País: Portugal - Região/Estado: Norte (Douro Litoral)
Província/Município: Porto - Comuna/Distrito: Porto

Data de Chegada: Anterior 1938 - Destino: Domingos Martins


Entre no:
http://www.ape.es.gov.br/imigrantes/Imigra.aspx

Não vi se eles possuem e-mail ou endereço(deve ser em Vitória),mas,penso que o numero 44.754 seja o arquivo dele,quem sabe,encontre mais algum documento ou informação que lhe seja util.

Possui algum documento ou informação sobre ele?Casamento,óbito.
é Importante escrever os dados do que possui,e,o que precisa,para que os confrades possam lhe auxiliar.

Mila

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365494 | mennabarreto | 28 janv. 2016 13:20 | In reply to: #365477

Olá Mila .
Bom dia.
sim este endereço é aqui em Vitória. Inclusive eu moro aqui, e esta informação é referente a ele.
Agora estou tentando descobrir o cartão de registro de entrada aqui no Brasil, pois no site da cepese@cepese.pt , consegui o ID - 413340 como nome de manoel joaquim fernandes de paiva. vou enviar um email para ver se consigo mais detalhes.
Agora estou com uma grande dúvida , nao sei como pagar a taxa para utilizar este site. geneall, caso tenha alguma informação me passe. obrigada e um grande abraço.
Christina

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365496 | mila1000 | 28 janv. 2016 13:58 | In reply to: #365415

Christina,

Para ter cópia do que consta no ID, terá que escrever ao Cepese,e,é cobrado 10 euros.Informe o nome,filiação,ID,e,aguarde a resposta deles.Penso que seja a unica maneira de saber quando ele imigrou para o Brasil.

O que poderá encontrar no Arquivo em Vitória,é o registro de imigrante que ele fez no Brasil.Pelo que entendi o numero desse registro é 44.754.Nesse processo costuma constar dados do passaporte,local de nascimento,e,se ele fez o registro de estrangeiro,poderá constar uma cópia desse documento.Acredito que tenha que ir até lá,caso resida na cidade.

Já pesquisou nos cartórios de Domingos Martins ,Santa Isabel?
Quais documentos voce já localizou?

Mila

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365499 | mennabarreto | 28 janv. 2016 15:23 | In reply to: #365415

Já porem tanto em Domingos Martins , santa isabel Paraju e outras cidades da região nada encontrei. Mas estou procurando . Abraços
Christina.

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365502 | MCNN | 28 janv. 2016 16:05 | In reply to: #365499

Boa tarde Christina

Quando receber a informação do Cepese, ficará a saber o número do passaporte do seu avô, o qual deve ter pedido passaporte por volta de 1910.

Com base nessa informação, estará em condições de solicitar ao Arquivo Distrital do Porto cópia do processo de passaporte do seu avô, o que deve ser interessante para si pois esses processos costumam conter informações bastante interessantes (transcrição de assentos, certidões criminais, cartas de chamada, etc).

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365519 | mennabarreto | 28 janv. 2016 18:42 | In reply to: #365415

Olá Mário César.
Nao sei como é feito ai em Portugal , sobre a carteira de identidade. Documento que temos que sempre apresentar. Será que se refere ao BI.ou cartão cidadão. Onde posso localizar este documento onde ele é tirado ? e sobre o alistamento militar? Acho que meu avô deve ter servido exercito, pois a informação que consegui é que ele deve ter vindo no ano de 1913, e teria 23 anos. Outros dados que tenho são:
1- em 1917 meu tio mais velho nasceu. aqui no Brasil na cidade de Domingos Martins - ES
2- em 1920 foi feito um recenseamento rural e o nome dele já apareceu como proprietário das terras que viveu aqui no Brasil .
3- Sei que veio solteiro , e com uma irmã para o Brasil . Estou perdida , peço que se possível me ajudem mais uma vez.
4 - Como faço para fazer o pagamento da taxa para poder continuar a ter acesso a este grupo, pois meu período termina dia 29/01/2015.
No mais desde já agradeço.
Christina Laranja

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365523 | MCNN | 28 janv. 2016 20:35 | In reply to: #365519

Olá Christina

Como se chama a irmã de seu avô que o acompanhou na viagem para o Brasil ? Era mais nova ou mais velha do que o seu avô ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365528 | CAPIUCHA | 28 janv. 2016 23:03 | In reply to: #365415

Ola boa noite.
Ela era mais velha, pois achei no mesmo site do meu avô.
Maria de Paiva Oliveira.
doméstica 30 anos - domestica .-casada
id. 112682
Filiação : Antonio Fernandes de Paiva e Miquelina Francisca de Oliveira

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365533 | MCNN | 29 janv. 2016 00:24 | In reply to: #365519

Cara Christina

O facto de ter encontrado o pedido de passaporte dessa irmã do seu avô no site do cepese não implica que ela tenha ido para o Brasil ao mesmo tempo que o seu avô. A única coisa que fica a saber é que essa irmã do seu avô, quando tinha 30 anos de idade, pediu passaporte para o Brasil. Nada mais. Para saber mais alguma coisa terá de pedir o resto da informação ao cepese.

Já agora, no site do cepese encontra também o pedido de passaporte de um irmão do seu avô, de nome Augusto Fernandes de Paiva, que quando tinha 19 anos de idade pediu passaporte para viajar para o Brasil (Rio de Janeiro).

Aliás, até o seu bisavô terá viajado para o Brasil por volta de 1902 ou 1903

Resolvi procurar por irmãos do seu avô e para isso comecei por procurar o casamento dos pais dele, seus bisavós.

Assim, seus bisavós casaram em Folgosa em 21/06/1885.

Só procurei por irmãos do seu avô nascidos depois desta data. Estes foram os que encontrei batizados em Folgosa:

Claudina, nascida em 27/07/1886. Deve ter falecido em criança.

Augusto, nascido em 11/04/1893 (e que deve ter ido para o Brasil em 1912 ou 1913)

Lucinda, nascida em 19/01/1896. Casou na Maia em 25/05/1920 com Domingos Pereira Fernandes, enviuvou em 10/01/1950 e faleceu em Folgosa em 13/02/1978

Claudina, nascida em 05/11/1898. Faleceu em Santo Tirso em 23/08/1968

Não encontrei o batismo de mais irmãos do seu avô até 1904 (os batismos de 1905 em diante ainda não estão disponíveis para consulta online).

De qualquer forma, o seu bisavô pode ter ido uma temporada ao Brasil, regressado e depois ter tido mais filhos. E a Maria provavelmente nasceu depois de 1905. Ou então nasceu antes do casamento.

Finalmente, de acordo com o cepese o seu avô pediu passaporte com 20 anos de idade. Como ele nasceu em 1890, deve ter pedido passaporte e 1909 ou 1910. Deve ter sido então que ele foi para o Brasil, e não em 1913.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

informaçoes sobre registro nascimento

#365600 | CAPIUCHA | 30 janv. 2016 22:03 | In reply to: #365415

ola boa noite.
gostaria de saber se existe algum lugar que eu procure o numero do passaporte de meu avo, que conforme pesquisaram deve ter vindo par o brasil entre 1910 a 1913. e também procuro
lista de navios que saíram de Portugal neste período com chegada ao rio de Janeiro.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 sept. 2024, 20:37

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen