Maiores informações sobre meu avô .Manuel Joaquim Fernandes de Paiva

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Maiores informações sobre meu avô .Manuel Joaquim Fernandes de Paiva

#365879 | CAPIUCHA | 08 févr. 2016 17:24

Olá Bom dia.
estou novamente a pedir ajuda. que me ajudem caso possam a localizar o passaporte ou algum documento que indique a data que ele embarcou para o Brasil. Para procurar nas listas do acervo do Rio de Janeiro. Pesquisando aqui em Vitória no arquivo dos imigrantes , mas os dados não estão muito corretos, dizem que ele chegou antes de 1938. Esta informação não ,procede pois meu tio mais velho, nasceu em 1917, e no recenseamento rural de 1920 , ele já constava como proprietário da terra , onde ele morou e morreu. Aliado ao fato de na pesquisa realizada na internet, localizei no site cepese.pt, dois nomes com o parentesco igual ao de meu avô.
ID.413.340 Manuel Joaquim Fernandes de Paiva - natural de Maia . filho de Antonio Fernandes de Paiva- - Mãe(uma sigla que eu não conseegui identificar&bnsp )- trabalhador - solteiro - 20 anos. e ID. 112.682 - Maria de Paiva Oliveira - filha de Antonio Fernandes de Paiva e Miquelina Francisca de Oliveira - domestica - casada conselho de Maia - 30 anos . Acho que esta ultima seja irmã mais velha de meu avô, que também viajou com ele para o Brasil. Minha mãe falava que ele veio para Brasil com um irmão que ficou no Rio de Janeiro. Estou solicitando cópia da certidão de batismo, e deste registro no site acima. Mas preciso de saber mais dados como o numero do passaporte , data do embarque e
nome da embarcação para procurar no Rio de Janeiro. Qualquer outra será bem vinda como data de
casamento, certidão de òbito , enfim qualquer documento me ajudará .
No mais me despeço e ficarei aguardando notícias.

Reply

Direct link:

Maiores informações sobre meu avô .Manuel Joaquim Fernandes de Paiva

#365881 | MCNN | 08 févr. 2016 18:24 | In reply to: #365879

Boa tarde


Tal como tive já oportunidade de lhe explicar noutro tópico que abriu sobre este seu avô, de entre as informações que o cepese lhe fornecerá estão incluídas a data em que o passaporte foi pedido e o número do passaporte.

A partir daí, e tal como também já tive oportunidade de lhe explicar, pode solicitar ao Arquivo Distrital do Porto que procure os processos de passaporte dos seus familiares os quais o mais provável é terem viajado em datas diferentes.

O cepese não lhe irá fornecer nem a data de embarque nem o nome do vapor em que os seus familiares embarcaram. O próprio processo de passaporte raramente contém essa informação. Mas se tem a certeza que os seus familiares embarcaram para o Rio de Janeiro, poderá pesquisar no site do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro as listas de desembarque no porto do Rio de Janeiro nos meses posteriores às datas em que os passaportes foram pedidos.

http://www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=567717


Mas se não quer esperar pela informação do cepese e quiser já começar a procurar pelos pedidos de passaporte, nos links seguintes tem os livros de pedido de passaporte do Governo Civil do Porto entre 1909 e 1913. São 27 livros sem índice, pelo que terá de procurar folha a folha. A letra não é das mais legíveis.

http://pesquisa.adporto.pt/results?t=passaportes&di=1909&df=1913&r=True

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 sept. 2024, 00:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen