Ajuda para localizar o assento de nascimento
This topic is classified in rooms:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Olá
Pessoal estou a procura do assento de nascimento da minha avó, já tentei em vários sites de pesquisa mas ta muito difícil, se alguém puder me ajudar ficaria muito feliz.
A minha avó nasceu em Portugal no distrito de Porto, concelho de Matosinhos, mas como não sei a freguesia estou notando a dificuldade que esta sendo para localizar.
Segundo a minha mãe ela veio para o Brasil com 6 anos de idade por volta de 1920/1921, junto com seus pais (meus bisavós) em navio para Santos onde residiu, casou-se com brasileiro e faleceu.
Pelo que percebemos ela não possuía documento português em mãos, mas através de pesquisas consegui o Registro de Estrangeiro dela de nº 25.803 de 17/07/1941 exp em Santos de caráter Permanente, porém nesta data ela já era casada.
Vou enviar os dados da minha avó:
Nome: Rosa Pereira da Silva
Nascida: 01/05/1915
Natural: Matosinhos - Portugal
Pai: Albino Alves da Silva
Mãe: Rosa Pereira da Silva
A minha avó dizia ser de Leixões mas não falava muito desta época, pois não se lembrava das coisas devido ser criança e verificando melhor pude perceber que Leixões a qual ela se referia é o Porto de Leixões. Espero que alguém possa me ajudar com alguma informação, ou pelo menos me ajudar na questão quanto a freguesia dessa região, para que eu consiga o assento dela.
Quanto a documentos dela eu só consegui aqui no Brasil, que foram as certidões de casamento, óbito e registro de estrangeiro. Do meu bisavô eu achei um ID no site do cepese a qual desconfio que seja dele e já estou a solicita-lo.
Desde já grata.
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Luciana,
Aguarde os documentos do Cepese,que são os documentos por ocasião da emissão do passaporte.
Localizei esses cartões de imigração,que acredito sejam da Rosa (filha) e de seu pai,mas,só voce poderá saber se são verdadeiros.Poderá conseguir fotocopias do Processo de registro do imigrante escrevendo a
consultas@arquivonacional.gov.br, terá que informar todos os dados dos cartões,inclusive os registros,rg,data /1941 ou outra que conste no documento),e,que foram feitos em SP.
Cartao de imigracao Rosa Pereira Garcia
Imagem 575/576
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G965-XNMR?mode=g&i=574&wc=Q4T3-JWL%3A1056965001%2C1057181601%3Fcc%3D2140223&cc=2140223
cartão de Albino-filho de Manoel e Anna
profissão dourador de molduras
imagem 299/300 301/302
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9NN-TCS2?mode=g&i=298&wc=Q4YY-3TL%3A1063001702%2C1063005901%3Fcc%3D2140223&cc=2140223
Já procurou o óbito do casal Albino e Rosa,poderá ter detalhes,também vai precisar do documento.
Mila
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Cara Luciana
O concelho de Matosinhos tem (não considerando a recente reforma administrativa) 10 freguesias: Custóias, Guifões, Lavra, Leça da Palmeira, Leça do Balio, Matosinhos, Perafita, Santa Cruz do Bispo, São Mamede de Infesta e Senhora da Hora.
O porto de Leixões situa-se na freguesia de Matosinhos (nome igual ao do concelho, que outrora se chamava Bouças).
A freguesia mais próxima é Leça da Palmeira, também muito perto do porto de Leixões.
Como tem a data certa do nascimento e a filiação, pode contactar a Conservatória do Registo Civil de Matosinhos, com os seguintes coordenadas:
- Rua Alfredo da Cunha, n.º 264, 2º, Dtº
4450-502 Matosinhos
- Telefone - (351)229398140
- Correio electrónico : civil.matosinhos@irn.mj.pt
Sugiro que, por correio electrónico forneça ao Sr. Conservador do Registo Civil os dados que possui e, numa primeira fase, centre a pesquisa nas freguesias de Matosinhos e de Leça da Palmeira. Se não resultar, alargue às demais freguesias.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em colocá-la.
Boa sorte,
Cumprimentos
César Tavares
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Olá Mila
O cartão de imigração com a imagem 575/576, de fato é o da minha avó,
Quanto ao cartão de Albino - filho da imagem 299/300 esse eu tenho duvidas, mas o cartão da imagem 301/302, pode ser sim, até porque é muito parecido com o da minha avó.
Obrigada ainda não tinha localizado esse cartão do meu bisavó.
Agradecida
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Caro Canelas
Já enviei alguns emails a conservatória de Matosinhos e me responderam que não esta por lá, mas vou tentar contato com Leça da Palmeira.
Por enquanto, grata
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Cara Luciana,
Talvez porque tenha pedido a pesquisa para o concelho de Matosinhos, no seu todo, a resposta tenha sido negativa. Se limitar a pesquisa às freguesias de Matosinhos (não confundir com Matosinhos-concelho) e de Leça de Palmeira, com a data certa do nascimento, a busca torna-se muito fácil. Se o assento de nascimento não existir, avance com pedido para as demais freguesias.
Cumprimentos,
César Tavares
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Caros
Durante pesquisa localizei este arquivo http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=831238 pagina 117 numero 231, que me remeteu ser do meu bisavô Albino, mas como encontrei dificuldades na leitura não tenho certeza, mas ele trás alguns nomes muito familiares para minha mãe, que na sua infância ouviu alguns desses nomes, então diante dessa dúvida peço-lhes ajuda para a leitura desse assento de batismo para melhor esclarecimento quanto aos locais (concelho, freguesia e filiação), ou até mesmo outro dado para que eu possa localizar o assento de nascimento ou batismo da minha avó Rosa.
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
-
Está a referir-se a este documento?
http://pesquisa.adporto.pt/vaultimage/?id=EE05935AD8F9507633FCC2F6BFCD9DA4&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
Sc.
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Sim, é exatamente este o documento, espero ter sucesso em alguma informação...
ReplyDirect link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
-
...Se reparar bem, o nome é Alvaro.
Sc.
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Srº Saintclair
Que pena...
Não vou desistir, vou continuar tentando, um dia da certo.
Agora esperar para um resultado pelo cepese.
Obrigada pela tentativa de me ajudar.
Direct link:
Assento nascimento AVÓ
-
Luciana;
Lendo a sua primeira mensagem ficamos com algumas dúvidas;
"Quanto a documentos dela eu só consegui aqui no Brasil, que foram as certidões de casamento, óbito e registro de estrangeiro. Do meu bisavô eu achei um ID no site do cepese a qual desconfio que seja dele e já estou a solicita-lo."
... Esse ID do seu bisavô, o que consta de interesse?
Consta alguma localidade de Portugal?.....
--
outra coisa;
Nome: Rosa Pereira da Silva
Nascida: 01/05/1915
Natural: Matosinhos - Portugal
Pai: Albino Alves da Silva
Mãe: Rosa Pereira da Silva
..... Aparecem duas Rosa Pereira da Silva??
----
A sua avó foi Br. com 6 anos;--
E lembrava-se que era de Leixões..... ou Matosinhos?
Bom, fico na expectativa das suas notícias.
Sc.
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Caro Saintclair
A minha avó Rosa quando casou-se no Brasil com brasileiro em 1939, não apresentou qualquer documento português para os proclamas do casamento e sim uma carteira de vacinação, a qual eu muito estranhei. Tenho conhecimento disso porque solicitei ao cartório onde ela se casou que fosse desarquivado o processo de habilitação deste casamento, como também uma certidão de inteiro teor do casamento e a certidão de óbito, tendo em vista ela ter falecido aqui no Brasil também. Todos esses documento confirmam que ela é nascida em Matosinhos, acredito ser a freguesia.
Quanto ao Registro de Estrangeiro eu consegui nas pesquisas pela internet, no site do familysearch.org.
Quando me refiro ao ID do meu bisavó Albino que foi localizado no site do cepese, refiro-me ao numero de ID do passaporte de quando ele veio para o Brasil de navio por volta de 1920/1921, na esperança de ter qualquer informação para conseguir achar o assento de batismo de sua filha (minha avó Rosa), pois ela era uma criança na época.
... isso mesmo, a minha avó Rosa Pereira da Silva (nome de solteira), e depois passou a ser Rosa da silva Garcia (nome de casada)
tem o mesmo nome da sua mãe (minha bisavó).
A minha mãe e os meus tios dizem que a minha avó é de Leixões e procurando na internet notei que Leixões é um porto, e se eu não estiver enganada nessa região encontram-se as freguesias de Matosinhos e Leça de Palmeira.
E como disse no inicio, nos documentos que tenho em mãos, ela é nascida em Matosinhos, acredito que essa seja a freguesia. Mas fiz contato nesse cartorário e dizem não estar lá.
Estou tentando me cercar de documentos para não restar dúvidas e conto com a ajuda de vocês, pois esse espaço nos ajuda e é muito esclarecedor, com pessoas totalmente competentes a nos orientar, obrigada.
Espero ter conseguido explicar.
Direct link:
Albino Alves Silva
-
Luciana;
...Encontrei estes elementos sobre o Albino.
Espero que sejam úteis.
Obrigado
Saintclair
------
Refª: ID 25029
Nome;Albino Alves da Silva
Natural-Matosinhos
Concelho-Matosinhos
Pai;Manuel da Silva
Mãe;Claudina Domingues
Prof;Carpinteiro
Idade; 37 anos
Destino; R. Janeiro
Est. Civil; Casado
-
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1&action=exec&filter_nome=albino+&adodb_next_page=8
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matosinhos
-
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Luciana,
Leixões é um porto artificial localizado no concelho de Matosinhos, perto da cidade do Porto, construído em finais do século XIX, na foz do rio Leça, para, em alternativa ao porto do Douro, servir a cidade do Porto e sua região. Tomou o nome dos leixões - afloramentos rochosos existentes na costa e que formavam uma espécie de enseada. É delimitado a sul pela freguesia de Matosinhos e a norte pela freguesia de Leça da Palmeira. Posto isto, em rigor e em sentido restrito, ninguém é natural de Leixões, que não é qualquer denominação geográfica ou administrativa (freguesia ou mesmo lugar). Mas é, talvez, a maior referência para quem no Brasil queria identificar a sua origem em Portugal. Por isso, teremos de interpretar essa referência a Leixões em sentido mais amplo e juntar às hipóteses já adiantadas de Matosinhos e Leça da Palmeira, as freguesias vizinhas de Guifões e de Santa Cruz do Bispo.
Com os elementos que possui - nomes e datas concretas - não me parece difícil localizar o assento de nascimento de sua avó Rosa Pereira da Silva.
Contacte a Conservatória do Registo Civil de Matosinhos e forneça, com concisão, os elementos que possui e peça a pesquisa nas quatro freguesia atrás indicadas.
Cumprimentos,
César Tavares
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Senhores
Após contato via email com a Cepese, consegui apenas estes dados, esperava conseguir mais dados. Agora me gerou dúvidas quanto a data, pois não consegui compreender se essa data informada é apenas da emissão do passaporte ou se é a data do embarque.
Com esses dados seria possível também verificar quantas pessoas embarcaram com o meu avô Albino?
Arquivo
Arquivo Distrital do Porto
Livro
3412
Passaporte
303
Data do passaporte
1914/05/09
Ida
Albino Alves Da Silva
Sem Identificação
Natural
Matosinhos
Concelho
Matosinhos
Pai
Domingos Alves
Mãe
Sem Indicação
Sexo
Masculino
Casado
Destino
Santos
Brasil
Idade
25
Trabalhador
Não Escreve
Sem Indicação
Direct link:
Albino Alves Silva
---
.... E se vc.solicitar à CEPESE dados deste sujeito!
"Refª: ID 25029
Nome;Albino Alves da Silva
Natural-Matosinhos
Concelho-Matosinhos
Pai;Manuel da Silva
Mãe;Claudina Domingues
Prof;Carpinteiro
Idade; 37 anos
Destino; R. Janeiro
Est. Civil; Casado
-
Saintclair
Direct link:
Ajuda para localizar o assento de nascimento
Saintclair
Pelos dados que esse ID que você menciona trás, será difícil ser do meu ente devido alguns detalhes. De acordo com a certidão de casamento de inteiro teor que tenho, quando a minha avó se casou em 1939 o pai dela Albino estava com 47 anos de idade e já havia aproximadamente uns 18 anos que ele estava no Brasil, e pelo ID que você menciona esse senhor tem 37 anos de idade quando embarcou para o Brasil, outro detalhe, esse senhor desembarcou no Rio de Janeiro, porém o meu bisavô desembarcou em Santos e teria na ocasião uns vinte e poucos anos. Outro detalhe, pelo que me consta (sem certeza) é que a esposa do meu bisavô se chamava Maria Rosa de Jesus.
Então diante dessas informações, não acredito que esse Albino seja o que estou procurando.
Agradecida.
Direct link:
Porto artificial de Leixões
-
Luciana;
O Porto artificial de Leixões foi construido entre os
finais do século XIX e principio do XX..
À primeira vista dá a impressão que a sua avó devia
estar confundida.... ou quem lhe contou a " estória".
Sugiro que faça novas diligências, e tente obter dados
concretos. O facto de se ter Fé, só por si não resolve
as coisas....
-
http://snirh.apambiente.pt/junior/concurso2010/escolas/EscolaEB23deLecadaPalmeira/SJ4d4160d461e30.pdf
Sc.
Direct link:
Porto artificial de Leixões
-
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=2951&type=Video
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 11 nov. 2024, 20:21