Pedido ao Confrade Casimiro Puga freguesia de Santa Cristina de Afife

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Pedido ao Confrade Casimiro Puga freguesia de Santa Cristina de Afife

#369267 | 1385 | 12 mai 2016 12:33

Meu Caro Confrade
1 Há dias enviei-lhe um embrulhado SOS porque me parecia que o apelido, ou chamadouro de Lamas não teria sido pela primeira vez adoptado por João Rodrigues da Rosa, que veio a usar João Rodrigues Lamas
2 Dei-lhe conta, não de os haver descoberto, porque o Confrade Casimiro Puga seguramente os conhecia,mas de haver tropeçado em Alvares Bezerra a usarem o chamadouro > ainda no século XVIII.
3 Manifestei-lhe a minha ignorância sobre a maneira como o supracitado João Rodrigues Lamas teria herdado parte da casa das Lamas em Afife e enviei o inventário de bens do casal feito na sequência do falecimento de Marcelina Martins de Amorim, de que possuo uma das cópias originais

Aos 29.07.1880 pelas 09 horas da noite no lugar da Torre desta freguesia de Santa Cristina de Afife + repentinamente sem sacramentos um individuo do sexo feminino por nome Marcelina Martins de Amorim de 48 anos de idade casada com Francisco Rodrigues da Rosa, lavradora, natural desta freguesia e moradora no dito lugar da Torre, filha natural de Ana Martins de Amorim desta freguesia. Não fez testamento, deixou cinco filhos. e foi sepultada nesta igreja paroquial
Santa Cristina de Afife, Viana do Castelo, óbitos ( 1866-01-01 – 1890-12-03), fl 88/88v assento nº 18
PT-ADVCT-PRQ-PVCT01-003-00009_m0177.tif
4 Verifiquei que o pai que Florentina Lamas (nascida em 1900 e da qual possuo vária fotografias ainda na casa das Lamas) de Marcelina Martins de Amorim seria, embora Meira, também ele, Martins de Amorim, contemporâneo e conterrâneo de Ana Martins de Amorim e que parentes seus apadrinham descendentes de Ana. O que, tendo presente a endogamia, poderá não ter significado.

São tudo pessoas que o Confrade trata, por assim dizer por tu, conhecedor como ninguém das gentes da paróquia. E sempre teve a amável disponibilidade de me elucidar e aconselhar e, naturalmente, corrigir.
Mas desta feita não respondeu. Não lhe terá chegado o pedido?
Respeitosos cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Pedido ao Confrade Casimiro Puga freguesia de Santa Cristina de Afife

#369283 | Casimiro | 12 mai 2016 17:12 | In reply to: #369267

Caro Confrade Manuel Lamas,

No seu pedido inicial, pede elementos sobre Bonifácio José Meira, de Afife.
Eu respondi com as datas de nascimento, casamento e óbito e mais alguns elementos.
Eu dei-lhe alhos e o Confrade Manuel Lamas responde-me com bugalhos (sobre a Casa das Lamas, por exemplo).
Concretamente o que pretende saber?

Cordialmente,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Pedido ao Confrade Casimiro Puga freguesia de Santa Cristina de Afife

#369294 | 1385 | 12 mai 2016 21:08 | In reply to: #369283

Caro Confrade Casimiro Puga

Muito obrigado pela sua resposta
Admito que a troca de alhos por bugalhos tenha decorrido da não recepção de um post intermédio que poderá ter ocasionado o hiato a que parece aludir.
Tenho um real respeito e consideração pelo seu profundo conhecimento e agradeço todas as ajudas e correcções muito valiosas que teve a generosidade de me proporcionar.
Não acrescentaria nada meu último post, ora revisitado
Renovando os agradecimentos
Manuel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 mai 2024, 01:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen