Leria distrito de Viseu

This topic is classified in rooms: Regiões

Leria distrito de Viseu

#373858 | fmassu77 | 15 sept. 2016 22:07

Tenho o relato de memória de uma pessoa cuja a Mãe teria nascido em:

Leria, distrito de Viseu.

A certidão de óbito indica como local de nascimento Coimbra.

O registro paroquial de casamento, consta simplesmente Portugal.

Creio que as possibilidades seriam os distritos de Viseu, Leiria ou Coimbra.

Se houver alguém que possa ajudar a restringir a pesquisa.

Reply

Direct link:

Distritos Leiria e Coimbra

#373859 | saintclair | 15 sept. 2016 22:22 | In reply to: #373858

-
" Tenho o relato de memória de uma pessoa cuja a Mãe teria nascido em:
LEIRIA
A certidão de óbito indica como local de nascimento Coimbra.

O registro paroquial de casamento, consta simplesmente Portugal.

Creio que as possibilidades seriam os distritos de Leiria - Coimbra.

Se houver alguém que possa ajudar a restringir a pesquisa."
*************************************************************
Sc.

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373868 | silvestre | 16 sept. 2016 09:40 | In reply to: #373858

O distrito de Coimbra fica entre os distritos de Viseu a nordeste e Leiria a Sul. Entre estes dois últimos há uma distância de mais de 100 km. Para que alguém o ajude terá de colocar aqui todos os dados que possui.

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373871 | saintclair | 16 sept. 2016 11:43 | In reply to: #373868

-
...Se tivesse dado sequência à mensagem de 25/8/2016, #373404, teriamos chegado
a alguma conclusão.
Se não colaborar, não vai receber qualquer ajuda.
Sugiro que se esforce por escrever mensagens com alguma qualidade, seja assertivo,
e assine sempre o que escreve.
Saudações Genealógicas
Saintclair

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373877 | fmassu77 | 16 sept. 2016 14:50 | In reply to: #373871

Estimado Saintclair,

Peço desculpas pela indelicadeza que cometi referente ao tópico #373404. Por esquecimento ou falta de arte devo ter deixado de ter assinalado que gostaria de ser notificado das resposta. Desta maneira, devo-lhe além das desculpas o duplo agradecimento, pela resposta e por alertar-me agora dela.

Com relação a assinar, confesso que não havia-me atentado ao costume, que na verdade me agrada. Corrigirei esta minha omissão.

No mais, sinto-me na obrigação de justificar este tópico. Não tendo como precisar a informação. Optei por criar um tópico apenas para buscar Leria, Distrito de Viseu.

Em outra ocasião, antes de conhecer este fórum, passei meses vasculhando os livros de Vila Verde, de Braga, freguesia por freguesia, por conta de uma referência a "Vila Verde, Penella". Busca a qual se mostrou inútil, pois posteriormente descobri uma referência a Espinhal, logo Vila Verde era apenas um lugar, na freguesia de Espinhal, Concelho de Penela.

Assim ficou-me claro, desde então que a não é a pobre informação que nos dificulta o ofício, mas sim a falsa sensação da certeza em algo que não sabemos ao certo.

Desta forma, pelas anotações terem referência a Distrito de Viseu, creio que será mais provável que se trate do próprio, sendo consequentemente "Leria" algum lugar ou corruptela de algum nome de lugar.

Contudo ressalvo que a única fonte que tenho é a inscrição de um nome, junto com "Leria, distrito de Viseu", em uma agenda de quase 20 anos atrás.

Um grande abraço.

Fabio Mendes

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373881 | saintclair | 16 sept. 2016 17:57 | In reply to: #373877

-
https://goo.gl/maps/s75bYfK2cYL2

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373910 | silvestre | 18 sept. 2016 12:40 | In reply to: #373877

Bom dia,
Sem querer interferir em conversa alheia e conhecendo bem os três distritos que refere,questiono:
1. O uso da vírgula entre "Leiria" e "distrito de Viseu" ou "Penela" e "Vila Verde" não será o equivalente a uma adição , por exemplo "Leiria E Distrito de Viseu",e não "Leiria pertencente a distrito de Viseu"?
2. Por que motivo foi pesquisar em Viana do Castelo que fica bastante distante dos distritos que refere? Esse distrito é referido nos seus documentos? Penela (nome simples) pertence ao interior do distrito de Coimbra, embora já perto do Norte do distrito de Leiria e existe uma Vila Verde junto à Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
Cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373912 | silvestre | 18 sept. 2016 13:48 | In reply to: #373910

Correcção: Braga e não Viana do Castelo.

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373913 | saintclair | 18 sept. 2016 14:14 | In reply to: #373912

-
Leria distrito de Viseu
#373877 | fmassu77 | 16 Set 2016 14:50 | Em resposta a: #373871

Estimado Saintclair,

Peço desculpas pela indelicadeza que cometi referente ao tópico #373404. Por esquecimento ou falta de arte devo ter deixado de ter assinalado que gostaria de ser notificado das resposta. Desta maneira, devo-lhe além das desculpas o duplo agradecimento, pela resposta e por alertar-me agora dela.

Com relação a assinar, confesso que não havia-me atentado ao costume, que na verdade me agrada. Corrigirei esta minha omissão.

No mais, sinto-me na obrigação de justificar este tópico. Não tendo como precisar a informação. Optei por criar um tópico apenas para buscar Leria, Distrito de Viseu.

Em outra ocasião, antes de conhecer este fórum, passei meses vasculhando os livros de Vila Verde, de Braga, freguesia por frLeria distrito de Viseu
#373877 | fmassu77 | 16 Set 2016 14:50 | Em resposta a: #373871

Estimado Saintclair,

Peço desculpas pela indelicadeza que cometi referente ao tópico #373404. Por esquecimento ou falta de arte devo ter deixado de ter assinalado que gostaria de ser notificado das resposta. Desta maneira, devo-lhe além das desculpas o duplo agradecimento, pela resposta e por alertar-me agora dela.

Com relação a assinar, confesso que não havia-me atentado ao costume, que na verdade me agrada. Corrigirei esta minha omissão.

No mais, sinto-me na obrigação de justificar este tópico. Não tendo como precisar a informação. Optei por criar um tópico apenas para buscar Leria, Distrito de Viseu.

Em outra ocasião, antes de conhecer este fórum, passei meses vasculhando os livros de Vila Verde, de Braga, freguesia por freguesia, por conta de uma referência a "Vila Verde, Penella". Busca a qual se mostrou inútil, pois posteriormente descobri uma referência a Espinhal, logo Vila Verde era apenas um lugar, na freguesia de Espinhal, Concelho de Penela.

Assim ficou-me claro, desde então que a não é a pobre informação que nos dificulta o ofício, mas sim a falsa sensação da certeza em algo que não sabemos ao certo.

Desta forma, pelas anotações terem referência a Distrito de Viseu, creio que será mais provável que se trate do próprio, sendo consequentemente "Leria" algum lugar ou corruptela de algum nome de lugar.

Contudo ressalvo que a única fonte que tenho é a inscrição de um nome, junto com "Leria, distrito de Viseu", em uma agenda de quase 20 anos atrás.

Um grande abraço.

Fabio Mendeseguesia, por conta de uma referência a "Vila Verde, Penella". Busca a qual se mostrou inútil, pois posteriormente descobri uma referência a Espinhal, logo Vila Verde era apenas um lugar, Leria distrito de Viseu
#373877 | fmassu77 | 16 Set 2016 14:50 | Em resposta a: #373871

Estimado Saintclair,

Peço desculpas pela indelicadeza que cometi referente ao tópico #373404. Por esquecimento ou falta de arte devo ter deixado de ter assinalado que gostaria de ser notificado das resposta. Desta maneira, devo-lhe além das desculpas o duplo agradecimento, pela resposta e por alertar-me agora dela.

Com relação a assinar, confesso que não havia-me atentado ao costume, que na verdade me agrada. Corrigirei esta minha omissão.

No mais, sinto-me na obrigação de justificar este tópico. Não tendo como precisar a informação. Optei por criar um tópico apenas para buscar Leria, Distrito de Viseu.

Em outra ocasião, antes de conhecer este fórum, passei meses vasculhando os livros de Vila Verde, de Braga, freguesia por freguesia, por conta de uma referência a "Vila Verde, Penella". Busca a qual se mostrou inútil, pois posteriormente descobri uma referência a Espinhal, logo Vila Verde era apenas um lugar, na freguesia de Espinhal, Concelho de Penela.

Assim ficou-me claro, desde então que a não é a pobre informação que nos dificulta o ofício, mas sim a falsa sensação da certeza em algo que não sabemos ao certo.

Desta forma, pelas anotações terem referência a Distrito de Viseu, creio que será mais provável que se trate do próprio, sendo consequentemente "Leria" algum lugar ou corruptela de algum nome de lugar.

Contudo ressalvo que a única fonte que tenho é a inscrição de um nome, junto com "Leria, distrito de Viseu", em uma agenda de quase 20 anos atrás.

Um grande abraço.

Fabio Mendesna freguesia de Espinhal, Concelho de Penela.

Assim ficou-me claro, desde então que a não é a pobre informação que nos dificulta o ofício, mas sim a falsa sensação da certeza em algo que não sabemos ao certo.

Desta forma, pelas anotações terem referência a Distrito de Viseu, creio que será mais provável que se trate do próprio, sendo consequentemente "Leria" algum lugar ou corruptela de algum nome de lugar.

Contudo ressalvo que a única fonte que tenho é a inscrição de um nome, junto com "Leria, distrito de Viseu", em uma agenda de quase 20 anos atrás.

Um grande abraço.

Fabio Mendes
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Saintclair

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373915 | fmassu77 | 18 sept. 2016 17:13 | In reply to: #373910

Bom dia Silvestre,

Sinta-se à vontade sempre que tiver alguma dúvida ou sugestão. Deixa-me ver se consigo lhe esclarecer a questão:
-------------------------------
Consta numa solicitação do Sr. Augusto Fernandes Mendes, ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores do Brasil, a declaração de ter nascido em 1873, grafado exatamente:

“em Vila Verde, concelho de Penéla – Portugal”

Por ocasião supus, equivocadamente, que seria Vila Verde referência a alguma freguesia. Cheguei a cogitar em efetuar a busca no Concelho de Penela no Distrito de Coimbra, contudo acabei focando a pesquisa em Vila Verde.

A meu ver, o antigo Concelho de Penela do Minho, extinto em 1855, cuja as freguesias foram distribuídas entre os concelhos de Vila Verde (fundada em 1855) e Ponte de Lima; somado a significativos números de resultados que encontrei para pesquisa do sobrenome Mendes no distrito de Braga; fizeram-me crer que seria o melhor lugar para iniciar a pesquisa.

Posteriormente, quando tive acesso a ficha de irmão da Santa Casa de Misericórdia de Santos/SP – Brasil, do Sr. Augusto, onde constava ser nascido em Espinhal, que vim a descobrir que ele de fato havia nascido, sendo que já fui capaz de localizar o registro de batismo no livro paroquial, em:

Lugar: Vila Verde
Freguesia: Espinhal
Concelho: Penela
Distrito: Coimbra
País: Portugal

Há hoje em Espinhal um lougradouro: “Rua Vila Verde”, que creio ser onde fica o antigo lugar.
-------------------------------
Por sua vez, ao encontrar a referência de local de nascimento da Sra. Maria Emília Gonçalves, anotado numa agenda como sendo grafado exatamente:

“Leria -> Distrito Viseu”

De fato, não existe sequer a virgula, de forma que sou-me levado a crer que seria algo como:

Lugar: Leria (ou alguma outra grafia de sonoridade semelhante)
Freguesia: ?????
Concelho: ????
Distrito: Viseu
País: Portugal

Contudo fico um tanto ressabiado, pois tais dados referem-se a informação de memória do filho da Sra. Maria Emilia, obtido aos quase 90 anos de idade, mais de 50 anos após o falecimento da mesma. Por sua vez, na certidão de óbito consta que a mesma seria Natural de Coimbra, Portugal.

Por sua vez, fui capaz de localizar no Distrito de Viseu:

Lugar: Rua das Leiras (atualmente) – Freguesia: Vila Chã de Sá – Concelho de Viseu
Lugar: Póvoa das Leiras (antigo) – Freguesia: Candal – Concelho de São Pedro do Sul
Lugar: Leiras das Pedras (antigo) – Freguesia: Freigil – Concelho de Resende
-------------------------------

Espero ter esclarecido a questão.

Grande Abraço,

Fábio Mendes

Reply

Direct link:

Leria distrito de Viseu

#373917 | silvestre | 18 sept. 2016 18:03 | In reply to: #373915

Boa tarde, Fábio,
Foi muito esclarecedor e ainda bem que conseguiu chegar ao seu avô com uma pesquisa lógica.
Quanto a "Leria", atrevo-me a dizer que não existe em Viseu ou Coimbra, pelo menos como freguesia: http://www.freguesiasdeportugal.com/distritos_portugal/distritodeviseu.htm
portanto, deve resultar de uma leitura errada de um documento original que existe algures. Quanto à alternância Viseu/Coimbra, em parte os distritos são divididos pelo Rio Mondego, havendo ao longo dos tempos casamentos entre as povoações das duas margens. É apenas uma conjectura que pode ou não justificar a alternância da naturalidade...
Se tiver alguma ideia sobre a data em que Emília i/emigrou poderá pesquisar nos registos de pedidos de passaporte do familysearch: https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1928596/waypoints ou no "museu da imigração"
Bom trabalho e dê notícias
Vera A.

Reply

Direct link:

Lugar Leria -Distrito de Viseu

#373920 | saintclair | 18 sept. 2016 18:58 | In reply to: #373917

-
http://tombo.pt/f/vis30
http://tombo.pt/f/sps03
http://tombo.pt/f/rsd06
Saintclair
--

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 09 juil. 2024, 04:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen