Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

This topic is classified in rooms: Famílias

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374127 | crisevert | 29 sept. 2016 12:12

Bom dia ,
Há algum tempo venho montando um quebra cabeça com as raízes de minha família em Portugal. Meus bisavós chamam-se: Maria Moreira Marques de Carvalho e Antonio Nunes. A informação que eu tinha é que fugiram de Portugal, pois na época a família não aceitava o casamento, e depois retornaram.
Após muito trabalho achei a Certidão de Casamento deles aqui no Brasil em 1910, e também o registro de nascimento do meu avô em 1911.
Agora o que estou extrema dificuldade é de achar o assento de nascimento deles em Portugal. Já tentei buscar pela internet em vários livros e sites e não tive sucesso. Houve um processo de inventário orfanológico no nome de minha bisavó Maria Moreira em Paredes no ano de 1961.
Eles tiveram 2 filhos no Brasil e 3 em Portugal. Em contato por e-mail com um cartório de Paredes, localizaram o assento de uma filha em 1928, constando que na época minha bisavó tinha 40 anos e meu bisavô tinha 41 anos. Só pra completar a história, após o nascimento dessa filha vieram novamente ao Brasil e minha bisavó faleceu uns 5 anos depois.
Os dados completos deles são:

Maria Moreira Marques de Carvalho (nome de solteira: Maria Moreira Marques de Pinho) - Filiação: mãe - Emilia Rosa de Pinho ; pai - Bernardino Moreira Marques

Antonio Nunes de Carvalho - Filiação - Maria Nunes
Nascimento: 24 de abril de 1886, este dado obtive numa ficha consular de qualificação que achei na internet emitida em 1962 pelo governo brasileiro com numero de passaporte 2491/960.
Agradeço desde já qualquer ajuda ou informação.
Cristina

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374135 | saintclair | 29 sept. 2016 14:38 | In reply to: #374127

-
"Eles tiveram 2 filhos no Brasil e 3 em Portugal. Em contato por e-mail com um cartório de Paredes, localizaram o assento de uma filha em 1928, constando que na época minha bisavó tinha 40 anos e meu bisavô tinha 41 anos. Só pra completar a história, após o nascimento dessa filha vieram novamente ao Brasil e minha bisavó faleceu uns 5 anos depois. "
---------------------------------------------------------------------------------------
Esse Cartório de Paredes!... está a referir-se a Portugal?.... se SIM, deve concentrar suas
buscas em Paredes, tudo indica que será a Terra dos seus Bisavós.
Boa Sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374138 | MCNN | 29 sept. 2016 16:03 | In reply to: #374127

Cara Cristina

Esta é a ficha que menciona:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5B9-SWLJ?i=187&wc=QS65-3TP%3A1019548401%2C1020890701%3Fcc%3D1932363&cc=1932363

Tem a certeza de que se trata do seu bisavô ? Consegue confirma-lo através da fotografia ?

Desculpe a pergunta, mas é que nesta ficha e no pedido de passaporte que eu encontrei este António Nunes de Carvalho consta como solteiro. Mas a Cristina disse que tinha encontrado o casamento dos seus bisavós ...

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374140 | mila1000 | 29 sept. 2016 16:20 | In reply to: #374127

Cris,

Quais os dados do casamento que possui?Importante a data,folha,circunscrição.
Qual a data e circunscrição em que nasceu seu avo?

No Cepese consta um passaporte,escreva e,peça cópia do processo.Parece-me que o custo é de 10 euros.
Coloque todos os dados abaixo:ID ...estado civil
ID 375137
Nome Maria Moreira Marques de Pinho
Natural Paredes
ConcelhoParede
Pai s&bnsp;
Mãe Emília Rosa da Silva
Profissão &bnsp;
Idade 23
Destino Rio de Janeiro
Estado civil Solteiro

cepese@cepese.pt



Mila

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374143 | Smsantos55 | 29 sept. 2016 18:07 | In reply to: #374127

Creio que estes são os assentos:

António - assento nº 10 de 1886 - tif 66

Maria - assento nº 5 de 1887 - tif 72

Interessante notar que ambos tem averbada a emissão de cédula em 24/07/1924.

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=820580

Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374152 | crisevert | 30 sept. 2016 01:51 | In reply to: #374135

Obrigada. Será realmente enriquecedor chegar a nossas raízes.

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374153 | crisevert | 30 sept. 2016 04:21 | In reply to: #374138

Prezado Mário,
Sem problemas com a pergunta. Embora minha mãe guarde pouca lembrança dele, conseguiu identificá-lo pela foto.
Talvez tenha informado solteiro neste documento de 1962, pelo fato de minha bisavó ser falecida.
Ela morreu alguns anos após o nascimento da filha caçula, em 1928.
Os assentos de nascimento informados por Sidney Moreira são realmente de meus bisavós. Qualquer informação será sempre muito bem-vinda.
É muito gratificante toda essa colaboração.
Cristina Carvalho

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374154 | crisevert | 30 sept. 2016 04:37 | In reply to: #374140

Mila
Conforme falei, o casamento que dos meus bisavós foi no brasil, mas amanhã vou lhe passar os dados,pois qualquer informação a mais na reconstrução dessa história será bem-vinda.
As informações que Sidney Moreira me passou realmente se referem aos assentos de nascimento dos meus bisavós.
Vou amanhã mesmo solicitar o passaporte conforme me orientou, na grande expectativa de que tenha uma foto.
Muito obrigada.
Cristina Carvalho de Paula

Reply

Direct link:

Assento de nascimento de meus bisavós em Portugal

#374155 | crisevert | 30 sept. 2016 04:48 | In reply to: #374143

Prezado Sidney
Muito obrigada. Realmente os assentos informados são de meus bisavós.
A sua observação sobre meus bisavós terem averbado a emissão de cédula em 24/07/1924, acredito que se relaciona com o retorno deles à Portugal após algum tempo. Conforme meu relato eles tiveram mais 3 filhos em Portugal, sendo a caçula em 1928.
Agora poderia me esclarecer se isso seria tirar uma identidade. Será que ainda consigo mais documentos?

Agradeço mais uma vez, essa colaboração tem um valor inestimável.
Cristina Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 23:45

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen