Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374208 | luciana pinho | 03 oct. 2016 23:46

Pessoal,

Preciso localizar uma certidão de casamento no Rio de Janeiro, é bem antiga. Noivos portugueses, casamento no Rio de Janeiro.

Nome do noivo: DAVID FRANCISCO DA SILVA, nascido em 29/04/1896, em Braga - ​Vila Nova de Famalicão

Nome da noiva: EVANGELINA FERNANDES DA SILVA (nome de casada, não sei o nome de solteira), filha de Antônio Joaquim Rodrigues e Urbana Fernandes

Eles se casaram entre 1920 e 1934 (este lapso é porque sei que em 1920, o David chegou ao Brasil e constava como viúvo e 1934 foi o ano que o filho deles - Octávio da Silva Fernandes - nasceu).

Já recebi a certidão de nascimento de David e estava certa de que constaria o casamento deles averbado, mas não estava...

Já fui na Central de Certidões e lá eles não souberam me informar. Já faz mais de um ano que estou procurando, já tentei buscar no site do TJ, no Detran, na Central de Certidões, no Family Search, não sei mais o que fazer!

Preciso de uma ajuda para saber qual caminho seguir... Inclusive, se alguém se prontificar a me ajudar pode cobrar.

Obrigada!

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374215 | mila1000 | 04 oct. 2016 12:43 | In reply to: #374208

Luciana,
Ajude-nos a ajudá-la,portanto,toda informação é necessária.

-pais de David
-- óbito (data-local-circunscrição)

-óbito de Angelina (idem)

-filho do casal nascido em 1934,(data,local,circunscrição)

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374230 | luciana pinho | 04 oct. 2016 21:16 | In reply to: #374215

Mila,

Muito agradecida!

- pais de David: Manoel Francisco da Silva e Delfina da Costa Gomes

- óbito de Evangelina [não sei]

- filho do casal nascido em 1934 - Octávio Fernandes da Silva

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374233 | mila1000 | 04 oct. 2016 21:37 | In reply to: #374208

voce não informou o dia do nascimento do filho,nem a circunscrição do registro civil. Foi na cidade do RJ mesmo??

Terá que fazer o caminho de volta nas pesquisas,comece pelos seus pais,avós.Descubra os nascimentos,casamentos,óbitos,e,assim vai...

Onde encontrou que ele era viúvo?Possui algum documento?
Não esconda o que sabe

Mila

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374268 | luciana pinho | 05 oct. 2016 22:20 | In reply to: #374233

Mila,

Mais uma vez obrigada!!!

Adorei o "não esconda o que você sabe", rs!

O filho do David, chama-se Octávio Fernandes da Silva e nasceu em 23/07/1934, foi registrado na 11ª RCPN.

Descobri que ele chegou ao Brasil viúvo (de uma senhora chamada Lucinda), no documento de registro de estrangeiro que consegui no Arquivo Nacional. Aproveitei e confirmei na lista de passageiros da embarcação que ele chegou ao Brasil.

Logo depois que ele chegou, abriu uma padaria e no contrato social constava a qualificação de viúvo.

Hoje mesmo, o Arquivo Nacional me respondeu um questionamento feito em julho e eles não localizaram nada a respeito da Evangelina.

Por curiosidade, chequei novamente a lista de passageiros da embarcação, na torcida que David (então viúvo com apenas 24 anos) tivesse conhecido a Evangelina no vapor, mas li nome por nome e não havia nenhuma passageira com este nome.

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374281 | mila1000 | 06 oct. 2016 12:53 | In reply to: #374208

Continua escondendo o que sabe...

Onde descobriu que David que David era viuvo de Lucinda ?Tem algum documento?

E o documento de estrangeiro conseguiu no A.Nacional?Quando?Solicitou o Processo de registro do Imigrante?

Sabe o nome do navio em que ele veio?Data?

Octavio era o filho mais velho?Sabe se foi batizado em alguma igreja?Em que bairro a familia residia?

Pode contar estórias,mas,como se diz por aqui "Dando nomes aos bois..."

Mila

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374288 | mila1000 | 06 oct. 2016 15:54 | In reply to: #374208

Qual nome completo de Lucinda??

Antonio,irmão de David,veio em 1947 ,faleceu em V.Cambas (veja anotações no batismo)

Imagem 52.tif e 53.tif
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1020366
batismo nr 6 em 01/8/1909 de Antonio
filho de Manuel Francisco da silva e Delfina Gomes Costa
neto paterno de Antonio Francisco da Silva e Margarida Costa
materno de Manuel Luiz da Costa e Anna Maria Gomes

batismo David
3/5/ 1896 david imagem 4.tif
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1020366


cartão do Antonio (com foto)
Imagem 26/27
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-HS91-HY?i=25&wc=QSD8-DP6%3A1019547901%2C1020519701%3Fcc%3D1932363&cc=1932363

sem respostas...sem ajuda


Mila

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374314 | luciana pinho | 06 oct. 2016 22:51 | In reply to: #374288

Oi, Mila!!!!

Super obrigada!

Onde descobriu que David que David era viuvo de Lucinda ? Tem algum documento? Tenho sim, no documento de Registro de Estrangeiro.

E o documento de estrangeiro conseguiu no A.Nacional?
Consegui sim! Regitro nº 646.843 (o documento foi assinado em 18/04/1940); tem outro documento com nome de Registro de Estrangeiro, mas com outro número (85.105), de 13/05/1940.

Quando?
Recebi o documento do Arquivo Nacional em 12/01/2016.

Solicitou o Processo de registro do Imigrante?
Acho que sim, acho que é esse documento que recebi (pena que não dá para anexar por aqui...)

Sabe o nome do navio em que ele veio?
Sei sim!!! “DEMERARA

Data?
08/09/1920, PRECEDÊNCIA DE LIVERPOOL


Octavio era o filho mais velho?
Não sei, só sei que ele tinha mais 6 irmãos, mas tudo indica que não.

Sabe se foi batizado em alguma igreja?
Não sei.

Em que bairro a familia residia?
Residiam na rua Italia de Inacau, 108 (entre Cavalcanti e Tomás Coelho, RJ)

Qual nome completo de Lucinda??
Lucinda da Costa e Silva, de Vila Nova de Famalicão

Outras informações

1) solicitei à Universidade do Minho, a documentação da Lucinda, primeira esposa de DAVID, eles me enviaram a documentação da filha da Lucinda (que também se chama Lucinda), nesta documentação consta que em 16/02/1927 o David compareceu à Chancelaria do Consulado de Portugal do Rio de Janeiro e que era casado e que estava inscrito no nº 12.525

2) esse documento é uma autorização para a filha Lucinda de 8 anos de idade, voltar para Portugal na companhia de Teresa Gomes da Silva (28 anos de idade), irmã de DAVID

Vou transcrever o que consta neste documento:

Republica Portuguesa autorização. No dia 16/02/1927, nesta Chancelaria dp Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, o cidadão português David Francisco da Silva, casado, devidamente inscrito sob o nº 12.525, o qual se obrigou, por escritura de 16/02/1927 lavrada nesta Chancelaria às fls. 32 e 32 verso do livro de notas, a prestar alimentos e promover à sua custa a repatriação da menor sua filha Lucinda, com 8 anos de idade, e sua irmão Teresa Gomes da Silva, com 28 anos, naturais de Vilarinho do Cambas, conselho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga: no caso deste por motivo de doença, não poder no Brasil prover à sua subsistência e por isso autorizo a referida pessoa a embarcar no porto de Leixões com destino a esta capital. Em firmeza do que e para constar onde convier mandei passar a presente autorização que vai selada com o selo deste Consulado Geral Rio de Janeiro, 17/02/1927. Pelo Consul Geral: tem uma assinatura ilegível. Consul: Pagou de imposto do selo a quantia de (...)

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374327 | mila1000 | 07 oct. 2016 01:33 | In reply to: #374208

Já procurou saber, junto ao Consulado RJ ,dessa autorização do regresso da filha Lucinda a Portugal?Veja se consegue mais alguma coisa nessa inscrição12.525,pode ser que seja o registo do casamento no Consulado.

A criança em 1927 com 8 anos,nasceu entre 1918/9,e,o casamento dos pais aconteceu entre 1917/8.O casamento civil está na Conservatória,bem como o registo da criança.

Encontrei uma Lucinda,e,como disse que possui os documentos da criança,poderá verificar se é a esposa do David,vendo os avós maternos da criança.

Lucinda batismo nr 2 em 7/3/1894 filha de Ayres Araujo eSilva e Anna da Costa Silva
Neta paterna Joao d Araujo e Silva e Josefa Maria Ramos
Neta materna Manuel Domingues da Silva e Joanna da Costa Silva

A irmã Tereza veio ao Brasil em 1927,acredito que para buscar a Lucinda:
PROCESSO DO PASSAPORTE DE TERESA GOMES SILVA

CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/099/37421
DATAS DE PRODUÇÃO
1927 a 1927
ÂMBITO E CONTEÚDO
Filiação: Manuel Francisco Silva e Delfina Costa Gomes. Natural da freguesia de VILARINHO CAMBAS, Sao Salvador, concelho de VILA NOVA FAMALICAO


Batismo nr 9 Tereza 26/4/1898
Imagem 11
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1020366



Abertura de sepultura nr 6756 David Francisco Silva-cemiterio Inhauma (prazo 19/11/1927 ate 16 dezembro )
Significa que o homonimo ou filho faleceu novembro/dez 1924

Em 12/3/1922 foi lido proclamas na Catedral Metropolitana RJ do casamento entre David Francisco da Silva e Odette Ramos ou Rames.Homonimo ou não?...

Agora a investigação é sua...

Mila

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374342 | luciana pinho | 07 oct. 2016 20:53 | In reply to: #374327

Vou tentar com o Consulado sim, Mila.

Conseguimos bastante informações sobre a 1ª família do David, mas na realidade, o que mais preciso são os documentos e dados da 2ª família, da esposa Evangelina, com quem ele se casou depois de ficar viúvo.

Dela, tudo é um mistério, não sabemos nada!!!!

Muitíssimo obrigada!

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374343 | luciana pinho | 07 oct. 2016 20:57 | In reply to: #374208

Tanto quanto ao sepultamento quanto aos proclamas, trata-se de homônimo.

O David faleceu em 25/09/1969 e foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier.

Que busca insana a minha!!!

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374345 | mila1000 | 07 oct. 2016 23:42 | In reply to: #374208

Mais uma vez informação incompleta...
Falou do óbito,mas,não disse a circunscrição,ou seja,faltou mencionar termo 118.665,no qual consta que existe um termo 118.658 devido amputação da perna do David.
Diz tambem que deixou 7 filhos maiores,e,tinha bens,portanto,deve ter sido feito o inventário com a participação de todos,inclusive da esposa.
O declarante do óbito foi o filho Octavio,casado e com 34 anos,afirmou que o pai era casado,sendo assim,Angelina ainda era viva.
Veja com os outros filhos se algum deles possui o inventário do pai,documento esse que consta os herdeiros,e,a esposa,e,seus documentos.Acho impossivel 7 irmãos,e,ninguem saber nada de Angelina.

Sua busca não é insana,mas,trabalhosa,e,se busca isso para a cidadania,saiba que ainda tem muita sorte ter encontrado muitos documentos,e,o principal o batismo de David.Tenho amigos que buscam pelo batismo,há anos.

Quando der uma informação,por favor,que seja completa.

Mila

Reply

Direct link:

Como localizar uma certidão de casamento no RJ - David Francisco Silva e Evangelina

#374346 | mila1000 | 08 oct. 2016 01:17 | In reply to: #374208

Já procurou o registro de nascimento do Octavio no Arquivo Nacional?Sei que possue o documento do cartório,mas,pode ser que conste o casamento dos pais no LTN 6U.O.LTN.184/f.028 e,saiba que consta o nome do pai Davi Francisco da Silva e o nome de Otávio.

Existe um casamento em nome de Davi Francisco da Silva Junior livro B-56 folha 34verso na 11º circunscrição.Acho que vale a pena mandar email ao cartorio,ou,ligar.

A familia possui algum jazigo no cemitério?Pode procurar saber o óbito de Evangelina na administração local.

Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 21:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen