Família do Capitão Belchior Cotrim e Angela da Cal

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Família do Capitão Belchior Cotrim e Angela da Cal

#376575 | RuiDias | 03 janv. 2017 01:44

Caríssimos

Sou descendente do Capitão Belchior Cotrim e Ângela da Cal por via da sua filha mais nova Fabiana Cotrim casada com Manuel Mendes filho de Belchior Mendes (Alcaide de Dornes em 1673) e de Catarina Luís Manso. Uma vez que a ascendência do capitão Belchior Cotrim tem vindo a ser um "mistério" há mais de um século, devido à falta de documentação (não se encontra o registo de casamento nem de baptismo) decidi fazer um levantamento exaustivo de toda a documentação que encontrei relativa a esta personalidade e transcrevê-la, de modo a mais facilmente poder analisá-la, e poder levantar questões e testar hipóteses acerca das eventuais relações de parentesco ou não, destas personalidades.
A motivação inicial para isto, foi o "estranho" conteúdo do registo de baptismo da minha antepassada Fabiana Cotrim que me fez questionar que tipo de relação haveria entre aquelas pessoas que lá estavam mencionadas...seriam parentes? Intrigou-me a aparente intimidade que haveria entre as pessoas citadas.
Partilho, portanto, neste espaço, o que já tenho transcrito de modo a servir de base de reflexão para outros descendentes de Belchior Cotrim. Começo pelo referido baptismo de Fabiana Cotrim:

Fabiana Cotrim (1658 - 1741)

Transcrição

"A 4 de Octubro de 1658 fis os exorcismos e majs seremonias da Ig.ja santa a fabiana fª do Capitão Belchior Cotrim e de Angela da Cal do Casal da matta P. M.el Carvalho Capitão mor pella ter baptizada em caza necessitatis causa fr.cª mendes das Asenhas".

O que me causou mais estranheza neste baptismo foi o facto de Fabiana ter sido baptizada em casa, e a pessoa que o fez, ser precisamente a tia-avó do futuro noivo! Mais ainda: parece que também haveria uma relação óbvia (que nos escapa) entre Francisca Mendes e o Capitão-mor Manuel de Carvalho (que como sabemos pertence à mesma família do futuro 2º marido de Ângela da Cal!). Pois, conforme o que está escrito no registo de baptismo, foi padrinho o Capitão-mor Manuel de Carvalho por a ter baptizado Francisca Mendes das Asenhas. Que relações são estas? Parentesco? Se for essa a relação, será por parte de quem? Belchior Cotrim ou Ângela da Cal? E qual a relação dos "Mendes das Asenhas" de Belchior Mendes e o Capitão-mor Manuel de Carvalho?

Nota: Manuel Mendes (futuro marido de Fabiana) era filho de Belchior Mendes e neto paterno de Lázaro Mendes e de Luzia Dias. Este Lázaro Mendes era irmão de Francisca Mendes pois eram ambos filhos de outro Belchior Mendes e de Francisca Jorge.

Mais ainda: Quando analisamos o baptismo de Manuel Mendes verificamos que o padrinho foi precisamente o Capitão Belchior Cotrim (o seu futuro sogro!)

Aqui vai:

Manuel Mendes (31/3/1657)

Transcrição

"Aos 31 de Março de 1657 baptizei de licença do L.do Mel Camello prior de Agoas Bellas a Mel f.º de Belchjor Mendes das Assenhas freg.ª de Dornes, e de C.na Luis f.ª de fr.co Manço ia defuncto e de sua molher Isabel Luis da jrejra freg.ª de Agoas Bellas, foi p. Capitão Belchior Cotrim da freg.ªde Dornes."
Camello

Analisemos de seguida os baptismos dos restantes filhos do capitão Belchior Cotrim:

O Filho de Anna Pereira (antes do casamento com Ângela da Cal):

Belchior Cotrim (1644 - 1644)

Transcrição

"Aos 9 de Setembro de 644 pus o stos oleos e fis os exorcismos em Belchior fº de Anna Prª Soltrª. E de Belchior Cotrim Soltº. Ambos de Pajo Mendes, o qual pella informação, q tive foi Batisado em casa de q fis este assento, forão padrinhos Mª Vas molher de miguel fz e Luis da Silva seu fº, de Paio Mendes

Joam Camello Geiphão"


Os filhos de Ângela da Cal:

Manuel Cotrim da Cal (1646 - ?)

Transcrição

"Aos 25 de 9bro de seis centos e corenta e seis Baptisei sub conditione a mel fº de Belchior Cotrim e sua mulher Angella da cal deste lugar de pajo Mendes, foram p.p. Simão Carvalho e sua mulher Cna mendes do becco.
Joam Camello gejpham"


Belchior de Sousa Cotrim (1648 - 1686)

Transcrição

"Aos 7 de Junho de 1648 baptisou com mjnha liçença o ldº Antº Cotrim a Belchior fº de Belchior Cotrim e Angella da Cal de Pajo Mendes; foj p. o ldº Joseph do mesmo lugar

Joam Camello Gejpham"

Catharina Mendes (1649 - ?)

Transcrição

"Aos 5 de dezembro de 649 baptizei a Cna fª de Belchior Cotrim e de sua molher Angella da Cal de Pajo Mendes forão p.p. Mel da Cal de Dornes e Mª Mendes molher de Mel Vaz do ojtejro desta freg.ª

Joam Camello Geiphão"


Baltazar Cotrim (1651 - 1725)

Transcrição

"Aos sinco de junho de 651 baptizej a Beltezar fº de Belchior Cotrim e de sua mo Angella da Cal de pajo mendes; forão p.p. Joseph Coelho e sua mo mª mendes d.d. lugar.


Joam Camello gejpham"

Maria da Cal (1652 - 1703)

Transcrição

"Aos 21 de 7bro de 652 baptizej a mª fª de Belchior Cotrim e de sua mo. Angella da Cal de paio mendes; foram p.p. Simão Carvalho e sua fª mª Carvalha do lugar do bequo

Joam Camello gejpham"


Joam Cotrim (1655 - ?)

Transcrição

"Aos 21 de abril de 1655 baptizei de minha licença o p.e Jºm Camello gejphão a Jº fº do capitão Belchior Cotrim e de sua molher Angela da Cal m.ors em Paio Mendes; foram p.p. eu e M.ªanna Mendes Camella minha irman do S. da eira.
Joam Camello geiphão"


Da análise destes documentos ressalta o seguinte: a omnipresença do apelido "Mendes" em TODOS os padrinhos dos filhos do Capitão Belchior Cotrim e Ângela da Cal, mesmo quando o apelido do padrinho não é "Mendes" o apelido da esposa é "Mendes". São os casos de Simão Carvalho, Joseph Coelho, Manuel Vaz e o Capitão-mor Manuel Carvalho. No primeiro caso a relação de parentesco é conhecida pois a mulher de Simão Carvalho (Catarina Mendes) é irmã de Ângela da Cal, portanto é tio por afinidade dos respectivos afilhados, sendo a sua filha Maria Carvalha prima direita da respectiva afilhada. No segundo e terceiros casos Joseph Coelho e Manuel Vaz são ambos maridos de uma Maria Mendes e no terceiro caso o Capitão-Mor Manuel de Carvalho é marido de Mariana Mendes Camelo (irmã do Padre João Camelo Geifão) também ela madrinha (juntamente com o referido irmão) de João Cotrim. Isto, não prova, mas sugere uma possível ligação de parentesco entre a família Camelo Geifão (que também é Mendes de Vasconcelos), a família de Ângela da Cal (que é Mendes de Vasconcelos) e a família do Alcaide de Dornes Belchior Mendes que a ser verídica esta esta relação seria muito provavelmente Mendes de Vasconcelos.

Não sei se isto esclarece ou não, a estranha rede de relações reveladas pelos baptismos de Fabiana Cotrim e Manuel Mendes....

Com os melhores cumprimentos

Rui Dias

Reply

Direct link:

Família do Capitão Belchior Cotrim e Angela da Cal

#376886 | RuiDias | 11 janv. 2017 23:31 | In reply to: #376575

Família de Lázaro Mendes das Asenhas

Para tentar descortinar a hipotética relação existente entre as famílias de Belchior Mendes e de Ângela da Cal convém analisar os casamentos de Lázaro Mendes e de suas irmãs e também os baptismos dos filhos de Lázaro Mendes, bem como, os baptismos dos filhos das irmãs de Lázaro Mendes.

Comecemos pelos casamentos:

António Dias com Maria Mendes (Dornes, 16 de Janeiro de 1625)

Leitura

“Aos 16 dias de Janeiro de 1625 eu o Padre Francisco Lopes cura nesta igreja matriz de Nossa Senhora do Pranto da vila de Dornes recebi em face da igreja por palavras de presente a António Dias filho de Belchior Dias e de Isabel Dias desta vila com Maria Mendes filha de Francisca Jorge das Asenhas. Testemunhas o padre Gaspar Dias do outeiro, Baltazar Mendes da Frazoeira, Felipe Vaz desta vila e outra muita gente em cuja fé assinei. Francisco Lopes”






Manuel da Cal com Ana Mendes (Paio Mendes, 8 de Novembro de 1629)

Leitura
“Aos 8 dias do mês de Novembro do ano de 1629 recebi por palavras de presente na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste Bispado; a Manuel da Cal filho de Pedro da Cal e de Catarina Dias já defunta moradores no Outeiro desta freguesia com Ana Mendes filha de Belchior Mendes já defunto e de Francisca Jorge moradora nas Asenhas freguesia de Dornes. Foram testemunhas o Padre Gaspar Manso, Luís Simões, Bartolomeu Dias todos desta freguesia e outra mais gente. E por verdade fiz este termo e assinei dia, mês, e ano ut supra. Baltazar Cotrim”




Francisco Dias com Francica Mendes (Dornes, anterior a 1620)

Nos registos de casamento de Dornes, não consta o casamento de Francisca Mendes, pelo que deduzo que casou antes de 1620 (que é o ano em que se iniciam os registos casamento nesta freguesia). Apesar desta lacuna, temos prova documental de que Francisca Mendes era de facto irmã de Lázaro Mendes. No fólio 25 do livro de baptismos de Dornes nos anos que vão de 1620 a 1710, encontra-se o registo de baptismo de um certo Manuel em que é referido expressamente que foram padrinhos “Lázaro Mendes e sua irmã Francisca Mendes”.
Aqui vai:


Leitura

“A 5 de Dezembro de 1635 baptizei a Manuel filho de António Luís e Isabel Vaz moradores no casal da Mata. Padrinhos: Lázaro Mendes e sua irmã Francisca Mendes das Asenhas. Lopes”



Manuel Lopes com Sebastiana Mendes (Dornes, anterior a 1620)

Também não se encontra, nos registos de casamento de Dornes, o casamento de Sebastiana Mendes. Ao contrário do caso anterior, não encontrei nenhuma referência explícita em como fosse irmã de Lázaro. No entanto, não creio que, num lugar tão pequeno como as Asenhas da freguesia de Dornes, houvessem, em simultâneo duas famílias de origens diferentes com o mesmo apelido. Por outro lado, tendo em conta a geração dos filhos de Sebastiana e juntando o facto, de que o padrinho do primeiro filho foi precisamente Lázaro Mendes e de que os padrinhos do segundo filho eram pessoas da família do marido da irmã de Lázaro, Ana Mendes, julgo não estar errado em julgá-la como outra irmã de Lázaro Mendes.
Passemos então aos baptismos, começando agora pelos filhos de Sebastiana Mendes:


Filhos de Sebastiana Mendes (? - +1700)

Manuel (1646 - ?)


“Aos 5 de Abril de 1646 baptizei a Manuel filho de Marcos Lopes e de sua mulher Sebastiana Mendes das Asenhas. Foram padrinhos: Lázaro Mendes daí, e Maria Mendes mulher de Manuel Vaz do Outeiro.
Valente”

António (1647 - ?)

“Aos 13 de Agosto de 1647 baptizei António filho de Marcos Lopes e de sua mulher Sebastiana Mendes, das Asenhas. Foram padrinhos: Miguel Saraiva da Frazoeira, e Catarina do Basto mulher de Pedro da Cal do outeiro.
Valente”



Filhos de Lázaro Mendes:

Belchior Mendes (1636-1704)

" A 11 do dito mês e ano batizou nesta igreja de Nossa Senhora do Pranto com licença do Padre Gaspar Dias do Outeiro a Melchior filho de Lázaro Mendes e Luzia Dias das Asenhas. Padrinho: Miguel Saraiva.
Lopes"



Antão Mendes (1639-?)


" A 24 de Janeiro de 1639 baptizei Antão filho de Lázaro Mendes, e de Luzia Dias das Asenhas. Padrinhos: Manuel Fernandes filho de José Fernandes do Albardão e Maria Mendes molher de António Dias desta vila.
Francisco Lopes”

Maria Mendes (1639-?)


“A 16 de Abril do ano de 1642 baptizou o licenciado Manuel Ignácio a Maria filha de Lázaro Mendes e Luzia Dias das Asenhas. Padrinho: Ignácio Mendes de Paio Mendes.
Francisco Lopes”


Filhos de Francisca Mendes (? - +1700)

Manuel Mendes(?- 1645 )


“Aos 9 de Março de 1645 faleceu Manuel Mendes filho de Francisca Mendes das Asenhas. Está enterrado na igreja.
Valente”



João Mendes(1626- ? )

“A 12 de Dezembro de 1626 baptizei a João filho de Francisco Dias e de Francisca Mendes das Asenhas. Padrinhos: Baltazar Fernandes da Figueira Regal e a molher de Pedro da Cal do Outeiro”



Maria Mendes (1628- ? )

“Aos 24 de Maio de 1628 baptizei a Maria filha de Francisco Dias e de Francisca Mendes moradores nas Asenhas. Padrinhos: Baltazar Fernandes e sua mulher Catarina Dias”




Filhos de Maria Mendes

Maria (1626-?)

“A 4 de Fevereiro de 1626 baptizei a Maria filha de António Dias e Maria Mendes moradores nesta vila. Padrinhos : Belchior Dias desta vila e a mulher de Pedro da Cal do oteiro.”



Manuel (1628-?)

“A 9 de Janeiro de 1628 fiz as cerimónias que a Igreja Santa costuma a Manuel filho de António Dias e de Maria Mendes desta vila por eu mesmo o baptizar em casa necessitatis causa. Padrinhos: Pedro da Cal do Outeiro e sua mulher. Francisco Lopes”



Bartolomeu (1630-?)

“A [???] de Agosto de 1630 baptizei a Bartolomeu filho de Anónio Dias e de Maria Mendes desta vila. Padrinhos: Lázaro Mendes das Asenhas e Isabel Dias mulher de Belchior Dias desta vila.
Lopes”


António (1633-?)

“ A 29 de Setembro da sobredita era de 1633 baptizou o Padre Sebastião Pimentel do Beco a António filho de António Dias o novo e de Maria Mendes desta vila. Padrinhos: António Jorge do Casal da Mata e sua mãe Catarina Dias."



Belchior (1637-?)

“A 30 dias do mês de Agosto de 1637 baptizei a Melchior filho de António Dias e de Maria Mendes desta vila. Padrinhos: Phelipe Vaz e Catarina Dias filha de Isabel Dias viúva todos da mesma.
Lopes”


Filhos de Ana Mendes:

Pedro (1630-?)

“Aos 22 [???] de 1630 Baptisei e puz os santos óleos a Pedro filho de Manuel da Cal e de sua molher Ana Mendes foram padrinhos: Luís Simões e madrinha Maria do Basto todos moradores no Outeiro desta freguesia e por verdade assinei. Baltazar Cotrim”




Maria Mendes (1632-?)

“ Aos 28 dias [???] de 1632 baptizei e puz os santos óleos a Maria filha de Manuel da Cal e de sua molher Ana Mendes. Foram padrinhos: António João, e madrinha Maria Mendes todos moradores no Outeiro desta freguesia e por verdade assinei. Baltazar Cotrim”


António Mendes (1636-1658)

“Aos 4 dias do mês de Fevereiro doa ano de 1636 baptizei e puz os santos óleos António filho de Manuel da Cal e de sua molher Ana Mendes. Foram padrinhos: Pedro da Cal, e madrinha Luzia Dias todos moradores no Outeiro desta freguesia e por verdade assinei. Baltazar Cotrim”


Teresa (1637-?)

“Aos 8 dias do mês de Dezembro de 1637 baptizei e puz os santos óleos a Teresa filha de Manuel da Cal, de sua molher Ana Mendes do Outeiro foram padrinhos o Padre Tomás Simões, Prº de São Pedro do Rego da Murta e madrinha Maria Pereira molher de Diogo da Maia todos digo o compadre e madrinha da freguesia de São Pedro e por verdade fiz este termo que assinei. Baltazar Cotrim”


João Mendes (1640-?)

“Ao primeiro dia do mês de Outubro de mil seiscentos e quarenta anos baptizei e puz os Santos óleos, de licença do reverendo vigário Baltazar Cotrim a João filho de Manuel da Cal do Outeiro e de sua molher Ana Mendes e foram padrinhos Gaspar Dias e Maria Dias sobrinhos do Padre Gaspar Dias do dito lugar do Outeiro e por verdade fiz este termo que assinei dia, mês e ano ut supra.
Manuel Ignácio de Sousa”

Manuel da Cal

Reply

Direct link:

Família do Capitão Belchior Cotrim e Angela da Cal

#455041 | jvazcarvalho | 08 août 2024 17:20 | In reply to: #376575

Boa tarde.

Também sou descendente de Fabiana Cotrim, filha do capitão Belchior.
Há uns (bons) tempos que ando a colecionar peças do puzzle (ainda me faltarão bastantes) que envolvem Cotrins, Alcobias, Vaz, Heitores, Godinhos, etc.
Estou agora a tentar encaixar algumas peças deste puzzle que provavelmente o Rui Dias já encaixou, ou não.
Uma coisa curiosa que reparei em Dornes, nos anos de 1620 a 1630, é que os batismos aconteciam muitas vezes antes dos casamentos dos pais. Será confusão minha ou usavam um calendário diferente para os baptismos e casamentos?
Tenho andado às voltas entre quase todas as freguesias de Ferreira do Zêzere e a tarefa nunca mais chega ao fim.
Se quiser espreitar o que tenho até ao momento de Cotrins no distrito de Santarém, pode ver em https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/datasearch.aspx?Nome=Cotrim&Distrito=Santarém
Se precisar de ajuda a navegar no site disponha.
Se conseguir acrescentar algo mais ao que já tenho fico muito agradecido, se conseguir aproveitar algo do que tenho fico satisfeito.

Cumprimentos.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 déc. 2024, 04:07

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen