Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376807 | vbpecoraro | 10 janv. 2017 12:27

Bom dia,

Estou a procura do local de nascimento do meu avô português imigrante falecido.

Nome: Candido dos Santos Borges
Nascimento: 12/10/1928 ou 17/10/1928
Nome do pai: Manuel Paixão Borges
Nome da mãe: Maria Bernarda Moraes

Tenho cópias do RNE, Certidão de Óbito e de Casamento dele, mas em nenhum desses documentos encontro mais informações sobre seu nascimento.

Pelo Family Search encontrei apenas o cartão de imigração que diz que ele imigrou para o Brasil em 1950 e que tem nacionalidade portuguesa.

Além disso, conversando com meu pai (genro do meu avô), ele me disse que lembra de meu avô contando que era de Mira de Aire. Em uma rápida pesquisa, encontrei que Mira de Aire é uma Freguesia de Porto de Mos, no distrito de Leiria.

No entanto, gostaria de ter certeza disso de alguma forma. Vocês poderiam me ajudar, por favor?

Muito obrigado desde já!

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376810 | mila1000 | 10 janv. 2017 12:37 | In reply to: #376807

VBpecoraro (não sei seu nome...),

Deve escrever para a Conservatória,informe todos os dados(principalmente Mira de Aire),pois,o registo civil tornou-se obrigatório a partir de 1928.
Se for para fins de cidadania,deve mencionar isso na solicitação do documento.

Av. Liberdade Pal Justiça Porto Mós
2480-302 Porto de Mós
Telefone: 244491220
Porto de Mós – Leiria – Portugal
crcpcom.porto-mos@dgrn.mj.pt

Boa sorte.

Mila

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376827 | MCNN | 10 janv. 2017 16:35 | In reply to: #376807

Boa tarde


Salvo melhor opinião, creio que seu avô seria natural do distrito de Bragança, mais provavelmente do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Veja por favor esta lista de desembarque no porto de Santos, em 04/08/1938, do vapor Monte Olívia:

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_103967.pdf

Na página 10 encontrará o nome dos seus bisavós, do seu avô e de 3 irmãos do seu avô, com os nomes de Carlos do Nascimento, Adelino de Jesus e Manuel António.

Na lista de entrada da hospedaria dos emigrantes:

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L161_107.pdf

poderá constatar que a família está indicada como sendo de Macedo (ou seja Macedo de Cavaleiros)

Agora veja por favor estas fichas de imigração dos irmãos do seu avô:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-898G-GY38?i=454&cc=2140223

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89J7-PCQP?mode=g&i=582&cc=2140223

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95Y1-9R8H?mode=g&i=123&cc=1932363

Como poderá constatar, alguns desses irmãos afirmaram serem naturais de Macedo de Cavaleiros, pelo que é grande a probabilidade de o seu avô também o ser.

A distância entre Mira de Aire e o concelho de Macedo de Cavaleiros é superior a 350 km o que, à escala portuguesa, é muito pelo que, apesar de não ser impossível o seu avô ser natural de Mira de Aire, para lhe ser sincero acho isso bastante improvável.

Finalmente, o site do Arquivo Distrital do Porto deve conter os pedidos de passaporte da família, mas infelizmente o site está neste momento inoperacional.

Os contactos da Conservatória do Registo Civil de Macedo de Cavaleiros são os seguintes:

Conservatória do Registo Civil
Rua Alexandre Herculano - Palácio da Justiça
5340-289 Macedo de Cavaleiros
Portugal

Telefone: +351 278420130

email: crcpcom.macedo-cavaleiros@dgrn.mj.pt

Em conclusão, eu em primeiro lugar contactaria a Conservatória do Registo Civil de Macedo de Cavaleiros e pedia-lhes para procurarem o assento de certidão de seu avô e extraírem a respetiva certidão. Caso a Conservatória não encontre o assento de nascimento do seu avô, eu pedia ao Arquivo Distrital do Porto a cópia do processo de passaporte do seu bisavô, pois seu bisavô disse levar consigo o seu avô e o processo de passaporte do seu bisavô muito provavelmente conterá a transcrição do assento de nascimento do seu avô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376828 | mila1000 | 10 janv. 2017 17:03 | In reply to: #376807

Mario,

Congratulations !!!!

Cumprimentos

Mila

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376853 | vbpecoraro | 11 janv. 2017 09:45 | In reply to: #376807

Caro Mário,

Você foi incrível!

Enviei o e-mail para a Conservatória de Macedo de Cavaleiros e eles me responderam que o assento do meu avô se encontra lá! Muito obrigado pela ajuda.

O fato de o assento se encontrar lá já resolve a questão? Como faço para saber a freguesia?

Muito obrigado por toda a ajuda!

Vinícius Borges

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376857 | MCNN | 11 janv. 2017 13:10 | In reply to: #376853

Bom dia Vinícius

Se a sua questão se prende com a obtenção da nacionalidade portuguesa, a certidão que a Conservatória passar do assento de nascimento do seu avô é o documento de que necessita para provar que o seu avô era português.

Relativamente à freguesia onde ele terá nascido, essa informação deve constar do assento de nascimento. De todas as formas, saber-se a freguesia de onde uma pessoa era natural é de facto mais importante se estivermos a falar de registos paroquiais. Caso seu avô tivesse nascido antes de 1911, o documento que necessitaria seria o seu assento de batismo, e existe um livro de batismos por cada freguesia. No caso vertente apenas sabia que seu avô tinha nascido no concelho de Macedo de Cavaleiros, mas esse concelho tem cerca de 50 freguesias, pelo que se teria de procurar em cerca de 50 livros.

Como seu avô nasceu depois de 1911 já existia Registo Civil, logo o documento de que necessita é o assento de nascimento e esse a Conservatória já o descobriu.

Para finalizar, o site do Arquivo Distrital do Porto está funcionando apenas intermitentemente mas, numa altura que possa, pode consultar aqui os pedidos de passaporte (com fotografia) dos seus bisavós e dos irmãos do seu avô:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411605

(terá de selecionar as imagens 89.tif e 90.tif)

Não existe pedido para o seu avô porque seu avô viajou como acompanhante do pai dele. Aliás, se for ao familysearch consultar a ficha do seu avô, se consultar a imagem a seguir (que corresponde ao verso da ficha) verá que o seu avô viajou com o passaporte número 254 expedido em 1938. Aí é dito que o passaporte foi expedido em Lisboa mas trata-se de um lapso pois o passaporte foi expedido no Porto. Agora se vir o pedido de passaporte do seu bisavô constatará que tem o número 254.

Um dos irmão do seu avô, o Felisberto, só em 1939 foi para o Brasil. Pode ver aqui o pedido de passaporte dele:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411603

(terá de selecionar a imagem 376.tif)

Repito que o site do Arquivo Distrital do Porto continua com problemas. Se não conseguir visualizar estes registos volte a tentar mais tarde.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento de português imigrante falecido

#376867 | vbpecoraro | 11 janv. 2017 15:00 | In reply to: #376807

Caro Mário,

Muitíssimo obrigado por toda a ajuda.

Incríveis essas informações sobre meu avô e sua família!

Excelente a sua disposição em compartilhar e pesquisar as informações para as pessoas.

Vou dar início no meu processo de obtenção de cidadania portuguesa.

Abraço,

Vinícius Borges Pecoraro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 sept. 2024, 12:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen