Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Regiões

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377283 | camilaMOM | 23 janv. 2017 18:29

Ola Senhores,

Estou em busca de minhas raízes portuguesas, pois meu bisavó falecido era português e muito me interessa obter mais dados sobre ele. Sou brasileira e atualmente resido em Lisboa. Até cheguei a ir até a cidade em que ele teria nascido (Marco de Canavezes, Porto) para tentar encontrar algum familiar, mais não obtive nenhum sucesso em nenhuma pesquisa ou noticia, tendo em vista que os dados que possuo dele são escassos. Peço a ajuda de vocês, pois não sei por onde começar minha busca! Os dados que possuo dele, consegui com minha avô e sua irmã, que já possuem idade avançada. Seguem os dados:
Nome: José da Rocha Magalhães
Nascimento: 23/09/1889 em Marco de Canavezes (Porto)
OBS: alguns primos dele, eram da região de Saimes, Espadanedo, Cinfães (Viseu), por isso, acredito que poderiam existir alguns registros nessa região também.

Obrigada,
Camila Magalhães de Oliveira Moreira

Reply

Direct link:

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377286 | silvestre | 23 janv. 2017 19:00 | In reply to: #377283

Camila,
Precisa de fornecer mais dados para haver certeza quanto à identidade de José, tal como os pais, idade aproximada e data de emigração.
Poderá ser ente, natural de Sandim que não fica longe de Marco?
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-47F6

Reply

Direct link:

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377288 | silvestre | 23 janv. 2017 19:07 | In reply to: #377286

https://familysearch.org/search/record/results?count=20&query=%2Bgivenname%3Aleonel~%20%2Bsurname%3A%22pereira%20magalhaes%22~

Reply

Direct link:

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377289 | saintclair | 23 janv. 2017 19:26 | In reply to: #377288

-
https://familysearch.org/search/record/results/?count=20&query=%2Bgivenname%3Ajos%C3%A9~%20%2Bsurname%3A%22rocha%20guimar%C3%A3es%22~
Saintclair

Reply

Direct link:

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377309 | camilaMOM | 24 janv. 2017 12:21 | In reply to: #377283

Ola Vera e Saintclair,

Acredito que não possa ser esse registo de Sandim, pois foi para São Paulo e meu bisavô foi para o RIo de Janeiro, e a data esta além, pois ele nasceu em 1889, e emigrou quando jovem, com aproximadamente 20 anos (1909/1910).
Porém, no mesmo link que vocês postaram (na pesquisa por José da Rocha Magalhães), vi que podem existir conexões com os demais nomes de possíveis filhos que ele possuía em Portugal, que também poderiam ter emigrado para o Brasil, conforme o cartão de emigração dos possíveis filhos (Vininha Duarte Magalhães, Maria Duarte (Rodrigues) da Rocha, Adão Rodrigues Duarte Magalhães) e esposa portuguesa (Maria Rodrigues Duarte). Porém, não consigo achar o cartão de emigração dele nesse site, mas somente da esposa portuguesa, que deve ter vindo mais tarde com os filhos, pois estão todos na mesma data de emigração. Penso que pode existir essa conexão, por duas razões: a) Minha avó diz que o pai falava de uma possível irmã que era mais velha que ela em quase 10 anos, e que morava em portugal, com o nome Micas (apelido utilizado para Maria aqui em Portugal), o que bateria com o registo da possível irmã mais velha Maria Duarte da Rocha; b) A região de Cinfães, que seria possível local de nascimento, esta no registo dos filhos dele (Vininha Duarte Magalhães, Maria Duarte (Rodrigues) da Rocha, Adão Rodrigues Duarte Magalhães) e inclusive da esposa portuguesa (Maria Rodrigues Duarte), estando com datas e anos aproximados aos fatos das ocorrências em portugal e no Brasil; c) Pela história que minha avó conta, o pai dela (Sr. José da Rocha Magalhães), engravidou a mãe no Brasil, e logo quando ela nasceu, foi embora novamente, só voltando a aparecer quando ela já era adolescente, assim, acredito que ele pode ter voltado para Portugal novamente.
Agora, quando tento pelo mesmo link que mandaram, buscar sobre certidão de nascimento do Sr. José da Rocha Magalhães, na região de Portugal, não consigo encontrar nada. Também não consigo encontrar nenhum registo de emigração dele no Brasil, com data aproximada a 1906 a 1920.
Agradeço muito a ajuda de vocês, pois acho que já temos algumas pistas para seguir....estou muito empolgada com tudo, mesmo sabendo que minha teoria sobre o meu bisavô ter outra família em Portugal, pode estar errada.
Muito obrigado, e se tiverem mais sítios onde possamos procurar, por favor me informe para que eu possa também auxiliar mais.
Obrigada,
Camila

Reply

Direct link:

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377325 | MCNN | 24 janv. 2017 22:38 | In reply to: #377309

Cara Camila

Se tem a certeza que Vininha Duarte Magalhães, Maria Duarte (Rodrigues) da Rocha e Adão Rodrigues Duarte Magalhães são filhos do seu bisavô, peça à Conservatória do registo Civil de Cinfães uma cópia não autenticada do assento de nascimento deles (não vale a pena certidão).

Esses assentos de nascimento devem identificar mais com precisão de onde seu bisavô era natural.

Já agora, presumo que este será o assento de batismo de Maria Rodrigues Duarte, na freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães.

http://cloud.archeevo.pt/viewer?id=16841&FileID=188351

(selecione a imagem 95.tif)

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Cinfães, Marco de Canaveses, José da Rocha Magalhães - Busca por Familiares

#377356 | camilaMOM | 25 janv. 2017 21:47 | In reply to: #377283

Ola Sr. Mario Cesar,

Muito obrigado pela ajuda!

Vou ligar e verificar como faço para obter a copia desses documentos junto a Conservatória do registo Civil de Cinfães, de forma a obter dados mais precisos sobre meu bisavô.

Obrigada,

Camila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juin 2024, 13:07

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen