Isabel Castro Pimentel

This topic is classified in rooms:

Isabel Castro Pimentel

#378078 | Faustoaott | 25 févr. 2017 14:48

Alguém sabe quem foram os pais de Isabel Castro Pimentel esposa de Fróilos Araújo, alcaide-mór de Milmenda?
Muito Obrigado,
Fausto

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#378100 | Samuel C O Castro | 26 févr. 2017 16:37 | In reply to: #378078

Prezado Fausto,

Pelo que me consta, os pais da Isabel de Castro Pimentel, foi D. Afonso de Castro Osório (ou Alonso de Castro Osório, Alonso Osório de Castro, Alonso Osório Ruiz de Castro) - N-1415 - F-19.8.1467, em Samos, de peste, sendo sepultado na Capela mor do Monastério de São Francisco de Vilafranca Del Bierzo. Herdeiro dos Estados de Lemos. Em 14.3.1455, tomou posse de Ponferrada e, em 1.2.1458, de Puebla de San Julian, Adán, Neira, e outras terras. HGCRP, Tomo IX, pg 33 e, Tomo VI, pg 61 - NFP, vol IV, Castro, $87, N13 - HGCL, pg 531 - MCS, pg 143 - ATHHHG, pg 473 - DGCA, pg 445 - GCC, pg 27 - NEGI, pg 488 - DGHICS, pg 173 – DSAP, pg 176 e 216-v - NGHLCC, pg 22, com a
1ª Esposa: D. Leonor Pimentel – N-1440 – F-19.8.1467, com 27 anos.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#378101 | Samuel C O Castro | 26 févr. 2017 16:49 | In reply to: #378100

Prezado Fausto,

Complementando as informações acima, poderás ver o tema deste link http://geneall.net/de/forum/163540/familiares-em-ourense-galicia/ , onde falamos das pessoas acima citadas.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#402067 | Faustoaott | 03 juin 2018 00:07 | In reply to: #378078

Prezado Senhor Samuel de Castro


Existe no foram que ligou a seguinte genealogia

D. Afonso de Castro Osório (ou Alonso de Castro Osório) - Esposa: Leonor Pimentel - N-1440 – F-19.8.1467, com 27 anos - Fhs:
A) Isabel de Castro Pimentel – Esposo: Froilos de Araújo – N-1480 - NFP, vol II, Araújos, $14, N21 e $272, N21 - Fhs:
1) Gonçalo Rodrigues de Araújo Pimentel – Sr. de Milmenda e de Feardos - Esp: Isabel Osores Sotomaior - NFP, vol II, Araújos, $317, N22 – Dentre os Filhos:
a) Maria de Araújo Sotomayor (Maria Sotomayor) - C-Galiza, ou em Monção - Esposo: Rodrigo Pereira de Castro (Rodrigo Afonso Pereira de Castro, Rui Pereira de Castro) “o Velho” - Herdou o Morgado da Barbeita – NFP, vol II, pg 169, Araújo, $317, N22-23 e $340, N23 ; vol VI, pg 229, Lagos e, vol XI, Tomo II, C-43-v, pg 101 - NFM, pg 21-v-62 - PL, Tomo V, vol II, pg 42 - Primos - vide pg yxhyxh
2) Francisco de Araújo – c. c. s.
3) Manuel de Araújo – c. c. s.
4) Diogo de Araújo - Sr. de Milmenda – C-Minho, Portugal - Esp: Inês Martins dos Guimarães - Levou em dote o Couto de Sabariz – c. s. - NFP, vol II, Araújo, $17, N22 - Primos – vide pg divdiv
5) Catarina de Araújo – c. c. s.
6) Luísa de Araújo – Esposo: Luís de Eça
7) Maria de Araújo (Maria Rodrigues de Araújo) – c. c. s.

e também uma outra

Alonso Pimentel y Enriquez - Casó con María de Quiñones y Portugal, hija de Diego Fernández Vigil de Quiñones, I señor de Luna, siendo padres de:

Rodrigo Alonso Pimentel, que sucedió a su padre y fue IV conde y I duque de Benavente, y III conde de Mayorga.

Leonor Pimentel, casada en primeras nupcias con Alonso de Castro Osorio, primogénito de Pedro Álvarez Osorio, I conde de Lemos, y en segundas con García Fernández Manrique de Lara, I marqués de Aguilar de Campoo.

Juan Pimentel y Quiñones, señor de Allariz, Milmanda, El Bollo, Sandiáñez y castillo de Santa Cruz, casado con Juana de Castro, señora de Valedoras y Manzaneda, progenitores de los condes de Rivadavia.

Pedro Pimentel y Quiñones, señor de Gordoncillo, Tuerto, Alejo, Noria, de la mitad de la Puebla de Sanabria y caballero de la Orden de Santiago, casado con Francisca de Almansa, progenitores de los marqueses de Távara.

Luis Pimentel y Quiñones, obispo de Tuy (1442-1467).

A minha questão é a seguinte, partindo que Milmenda e Milmanda se referem à mesma região, Seá que a Isabel Castro Pimentel não é filha, mas sobrinha de D. Afonso de Castro Osório e de Leonor Pimentel. Filha de Juan Pimentel y Quiñones, señor de Allariz, Milmanda, El Bollo, Sandiáñez y castillo de Santa Cruz, e de sua esposa casado Juana de Castro, señora de Valedoras y Manzaneda, progenitores de los condes de Rivadavia.
Custa-me a crer que D. Afonso de Castro Osório, favorecesse os seus filhos ilegítimos em vez de sua filha legitima. Por outro lado Milmenda ou Mlmanda pertenceu a Juan Pimentel y Quiñones,e depois a
Gonçalo Rodrigues de Araújo Pimentel e a Diogo de Araújo.

Os meus respeitosos cumprimentos.
Fausto

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#403748 | Samuel C O Castro | 06 juin 2018 18:24 | In reply to: #402067

Prezado Fausto,

Eis os dados que tenho do casal que indicas:

D. Joana de Osório e Castro (Joana de Castro) – F-1512 - Condessa de Lemos. Sra. de Valedoras (Valdeorras), Puebla de Burulon e Manzaneda, na Galícia.
Esposo: João Pimentel e Quinhones – F-1509 - Sr. de Alariz, Milmanda El Bolo, Viana, Sandianez e do Castelo de Santa Cruz. Conde de Benavente. Em seu Testamento em 24.6.1479, prometeu para o casamento de sua filha Maria, a quantia de 600.000 maravedis, que seriam pagos em 4 parcelas: 250.000 em 1480; 100.000 em 1481; 150.000 em 1482 e, 100.000 em 1483. Em 25.8.1508, nomeia herdeira universal de seus bens, à filha Maria - NEGI, pg 119 - Fhs:
a) Alonso Pimentel – F-Fev-1499, morto na Vila de Ocanha, estando ali o Rei.
b) Maria Pimentel de Castro - Condessa de Rivadavia. Testou em 30.3.1519, em Castro de Valdeorras - Herdou Valdeorras e Manzaneda.
1º Esposo: Bernardino Sarmento e Zuniga (Bernardino Peres Sarmento) - C-1473 - F-1522 - 1º Conde de Rivadavia, em 1480. Conde de Santa Marta. Serviu aos católicos Príncipe D. Fernando e Princesa D. Isabel nas guerras de Portugal e Granada. Adelantado e Justiça maior do Reino da Galícia. Em 1473, deixou Carta de dote e arras, a favor da esposa, concedendo-lhe o lugar e Casa de Padilha de Campos. Em 19.6.1480, outorgou Carta de Doação à sua mulher, do Couto de Laias, La Barca, e portazo do Porto de Barbantes e 10.000 maravedis, de renda do lugar de Mirabel. Em 7.10.1493, faz mejora a favor de sua filha Francisca. ATHHHG, pg 534 - DHGHFIME, Tomo V, pg 337 - NEGI, pg 119.

Eis o que diz o NFP, do Gayo, Araújo, $14:

"§ 14
ALCAIDE MOR DE MILMENDA
N 21 FROILOS DE ARAÚJO

filho de .................................. foi Sr de Fiardos em Galiza Alcaide Mor de Milmenda: filho de Gonçalo Rodrigues de Araújo do § 50 N 20 deste ttº (o mais seguido he ser Froilos de Araújo filho de Gonçalo Rodrigues de Araújo do § 50 N 20 q he o q seguimos) teve mais o dito Froilos de Araújo os direitos Reaes de Moncão q lhe nomeou seu Thio Payo Rodrigues de Araújo confirmada por El Rey D Manuel a11 de Junho de 1511: outros fazem este Foilos de Araújo com a ascendencia do § 272 como lá se pode ver cazou com D. Isabel de Castro Pemintel filha dizem dos Condes de Benavente
22 Gonçalo Rodrigues de Araújo q vay no § 37
22 Francisco de Araújo no § 15
22 Manuel de Araújo no § 16
22 Diogo de Araújo no § 17
22 D. Catarina de Araújo no § 29
22 D. Luísa de Araújo mulher de Luiz de Eça
22 D. Maria de Araújo no § 273"

Minhas postagens aqui no Geneall sobre a ascendência da Isabel de Castro Pimentel, me baseei na mensagem 341061, do colega Victor Gomes, neste tópico https://geneall.net/fr/forum/163540/familiares-em-ourense-galicia/ .

No Testamento acima citado do João Pimentel e Quinhones, ele deixou os bens para a filha Maria, sem mencionar outros filhos.

Não é de se descartar a possibilidade que mencionaste. Vamos aguardar se algum colega tenha elementos que possa nos esclarecer de vez esta questão.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#404278 | Faustoaott | 18 juin 2018 09:46 | In reply to: #403748

D. Joana de Osório e Castro (Joana de Castro) deixa os seus bens à nomeada sua herdeira universal Maria Pimentel de Castro que efetivamente parece ter sido senhora de Valdeorras e Manzaneda, vindas de sua mãe. Não me parece ter herdado nenhum bem de seu pai, sendo que este foi Sr. de Alariz, Milmanda El Bolo, Viana, Sandianez e do Castelo de Santa Cruz. E Milmanda ou Milmenda pertenceram aos filhos de Isabel de Castro Pimentel, portanto faz todo o sentido que esta Isabel seria filha dos anteriores e possivelmente teria levado Milmanda ou Milmenda como dote de casamento.
Cumprimentos.
Fausto

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#404283 | natercia7 | 18 juin 2018 11:12 | In reply to: #404278

Bom dia a todos os que Isabel de CASTRO PIMENTEL interessa.
Eu tenho-a a ela com o seu marido Froilos na minha àrvore.
Milmanda ou Milmenda, Feardos e Quinta de Santo Antão em Messegaes vão regularmente juntos.
E somos uns tantos interessados por todo o esclarecimento que possa advir. Saudações a todos Natércia

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#404478 | Faustoaott | 21 juin 2018 22:44 | In reply to: #378078

Joana de Castro, Sra. de Valedoras (Valdeorras), Puebla de Burulon e Manzaneda, na Galícia. era mesmo condessa de Lemos?
Aqui na Base de Dados de Geneall, era cunhada do 4º conde de Lemos, por ser irmã, da esposa do referido.
Cumprimentos.
Fausto
.

Reply

Direct link:

Isabel Castro Pimentel

#404575 | Samuel C O Castro | 24 juin 2018 18:32 | In reply to: #404478

Prezado Fausto,

Respondendo suas mensagens #404278 e #404478, acho que faz muito sentido o que colocas de esclarecimentos sobre a posse de Milmanda / Milmenda. Sua dedução de que "Isabel Castro Pimentel não é filha, mas sobrinha de D. Afonso de Castro Osório e de Leonor Pimentel" e supondo ser ela "Filha de Juan Pimentel y Quiñones, señor de Allariz, Milmanda, El Bollo, Sandiáñez y castillo de Santa Cruz, e de sua esposa casado Juana de Castro, señora de Valedoras y Manzaneda" também é bastante consistente, o que também acho muito provável.

Como informei em anterior mensagem, me baseei na afirmativa, creio que também dedutiva, do colega Victor Gomes no tópico acima indicado.

Em nenhuma obra faz referência sobre a ascendência dela, a não ser a citação no Gayo de ser " filha dizem dos Condes de Benavente", como citei em uma anterior mensagem.

O ideal é que tivéssemos uma documentação primária que confirmasse de quem realmente ela seria filha.

Quanto a Joana de Castro, ser Condessa de Lemos, era o que me constava, cuja menção devo ter localizado aqui no Geneall, ou em alguma obra, que de momento não sei dizer qual delas, pois, infelizmente, deixei de fazer a referência bibliográfica, o que não é de meu costume. Revendo minha base e comparando com o que consta no Geneall, observei que ali foi alterada a ascendência da Joana de Castro c. c. Juan Pimentel e Quiñones, conforme consta aqui em https://geneall.net/pt/nome/1594121/juana-de-castro-senhora-de-valdeorras/ . Em minha base constava a Joana de Castro como filha de Beatriz de Castro e de Pedro Álvares Osório, 4º Conde de Lemos. Talvez daí viria a ser "Condessa de Lemos". Diante da alteração que alguém fez no Geneall, a Beatriz de Castro, está como irmã da referida Joana de Castro. Portanto, já não considerarei ela como se tivesse sido "Condessa de Lemos".

Vou precisar rever minha base e fazer as devidas correções que se fizerem necessárias.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 17:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen