Mendonças muito diferentes

This topic is classified in rooms: Pessoas

Mendonças muito diferentes

#17161 | Carlos Silva | 13 févr. 2002 21:46

A homogeneidade das origens das pessoas de mesmo apelido é debate interessante em genealogia portuguesa, com seu relativemente pequeno numero total de apelidos de familia.

No livro de Francisco Ribeiro da Silva « O Porto e o seu termo (1580-1600) os homens, as instituiçoes e o poder » Arquivo Historico da C.M. do Porto (1988) (obra cujo valor genealogico quero salientar, além de seu interesse historico), vem referidos três Mendonças cuja origem é tào diferente que me pareceu interessante dar a conhecer.

1) Baltazar de Mendonça, mestre de dança, se comprometeu em 1633 a fazer a « invençào » do Rei David na procissào do corpo de Deus (AHMP, L.8° do cofre dos bens do concelho).

2) Lourenço de Mendonça, mestre de esgrima, preto, nascido em Lisboa e casado em 15 de fevereiro de 1600 na paroquia de S. Nicolau, com Luzia Gonçalves, do Couto de Grijo. ADP, Registo paroquial, S. Nicolau, L. misto n°2, fl. 130.

3) Francisco de Mendonça, mouro de naçào, convertido foi socorrido pela esmola dos portuenses em 1616.

Nào sei em que medida sào representativos estes exemplos.

Carlos Silva

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 10 juin 2024, 03:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen