Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Formação

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#384505 | bjglrc | 15 sept. 2017 16:04

Caros Confrades,

Procuro informações sobre os senhores da Quinta da Devesa, no Lugar de Carvalhos, freguesia de Freixo, Ponte de Lima.

Cerca de 1640 eram este os senhores da referida quinta e com a seguinte descendência:
1 António Freire e de D. Maria de Amorim (irmã de Pedro Saraiva, pai do reverendo Manuel Saraiva de Aguiar). Tiveram:
2 D. Isabel de Amorim. c.c. Gregório Rebelo de Magalhães, f' de Francisco Tavares Cabral e de Maria Rebelo - http://geneall.net/pt/nome/2151117/francisco-tavares/ . Tiveram:
3 D. Teresa de Magalhães.
3 Henrique de Magalhães Rebelo de Menezes. C.g.
3 Bernardo de Magalhães
3 Carlos de Magalhães Rebelo de Menezes, senhor da Quinta da Devesa, Freixo. C.c. D. Teresa Josefa da Silva e Vasconcelos, fº de Baltazar da Silva e Vasconcelos e de D. Maria de Basto e Moura - http://geneall.net/pt/nome/1622136/baltazar-da-silva-e-vasconcelos/ . Tiveram:
4 Gregório Carlos de Magalhães e Menezes, senhor da Quinta da Devesa. C.c. D. Mariana Luísa Vilas Boas Jácome de Sousa, fª de Francisco Jácome de Sousa, Sr. da Casa do Avelar, Braga e de D. Inácia Teresa Vilas Boas - http://geneall.net/pt/nome/40654/gregorio-carlos-de-magalhaes/ . Tiveram:
5 Carlos de Magalhães e Menezes Jácome de Sousa - CBA Magalhães, Menezes, Jácome e Sousa a 12/07/1816
5 D. Maria
5 António Xavier de Magalhães e Menezes. C.c. D. Antónia Pereira Pinto de Queiróz.
5 Caetano de Magalhães e Menezes
5 Fernando de Magalhães e Menezes
5 D. Joana
5 D. Umbelina
5 D. Helena

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#384824 | emcris | 26 sept. 2017 16:00 | In reply to: #384505

Boa tarde bjglrc. O meu nome é Emídio Crisóstomo e sou de S. Julião de Freixo. Sobre as informações que procura posso dizer-lhe que Pedro Saraiva era possuidor dos bens patrimoniais da capela de S. Sebastião, sita no lugar de Paçô, em 1656. Depois da morte de Gregório Carlos Magalhães e Menezes em 1784, não sei o que aconteceu com os seus descendentes, se é que os teve, pois nada possuo sobre o tema. Este Gregório Carlos foi entre 1763 e 1764 zelador da capela de S. Cristóvão dos Milagres, sita no lugar da Quinta, S. Julião de Freixo. No século XIX, talvez a partir de 1820, a Quinta da Devesa passa a ser propriedade da família Baptista de Aguiar e Menezes, donos da Quinta dos Carvalhos (actual Quinta de Magalhães), muito próxima da Devesa. Nos princípios do século XX, a Quinta passa a pertencer a José Marques Barbosa dos Reis Maia (1885-1935), advogado, escritor e jornalista, presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e casado com Berta Meunier, cidadã belga. Depois da sua morte sucedeu-lhe o filho, Augusto Meunier dos Reis Maia até 1965. Nessa data a quinta foi vendida à família Monteiro Ribas do Porto, mantendo-se esta na família nos dias actuais.
Se tiver algumas informações sobre os descendentes de Gregório Carlos, assim como os ascendentes de António Freire e de Maria Amorim, ficar-lhe-ia grato. De minha parte, se quiser saber algo mais, disponha. Cumprimentos Emídio.

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#384859 | bjglrc | 27 sept. 2017 15:28 | In reply to: #384824

Caro Emídio,

Muito obrigado pela sua resposta, tenho todo o interesse em partilhar estas informações consigo pois tenho a descendência de Gregório Carlos de Magalhães e Menezes já estudada.
Caso possa envie-me um email para lhe puder enviar tudo: brunoribeirodecerqueira@gmail.com

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#385281 | bjglrc | 11 oct. 2017 14:50 | In reply to: #384505

Versão completa do estudo:

MAGALHÃES E MENEZES
Morgados da Lameira
Quinta e Casa da Devesa, Freixo, Ponte de Lima
§1
1 Gregório Rebelo * c 1560, fº de Manuel Lopes Cerqueira, Fidalgo da Casa Real e de Maria Rebelo. Foi Escrivão da Vila do Prado, Vila Verde e Fidalgo da Casa Real. C.c. Genebra de Magalhães e Faria + Vila Verde, Prado Santa Maria 10.04.1599, fª de António de Magalhães e Faria e de Paula de Faria. Tiveram:
2 Maria Rebelo, que segue.
2 Catarina de Magalhães * bp 26.02.1595 + 15.04.1635. C.c. Fernão Lopes de Vilas Boas
2 Helena de Magalhães * bp 24.05.1597. C.c. Jerónimo Machado de Azevedo
2 António de Magalhães Rebelo * c. 1595, senhor da Quinta da Ribeira em Prado. C.c. Maria Antónia Ribeiro – origem da TORRE DE SOUTELO

2 Maria Rebelo * Vila Verde, Prado (Santa Maria), fª de Gregório rebelo e de Genebra de Magalhães e Faria. C.c. Francisco Tavares Cabral * Vila Verde, Loureira + Vila Verde, Prado (Santa Maria) 08.05.1659. C. a 06.06.1621 em Prado (Santa Maria), fº de Henrique Cabral Tavares, Abade de Loureira, Vila Verde e instituidor de Morgado que deixou a seus descendentes, foi Francisco Tavares Tabelião da Vila de Prado, por mercê d’El-Rei Filipe III, que levou como dote de seu casamento, foi homem nobre. Tiveram:
3 Genebra Rebelo de Magalhães * b. 17.10.1622. Pad. Padre Gonçalo Pereira, abade de Soutelo, Catarina de Magalhães, tia.
3 Jerónima de Magalhães * b. 5.11.1623. Pad. Gonçalo Rebelo e Branca da Fonseca, mulher de Gregório Rebelo
3 Catarina * b. 18.9.1625 Pad. Padre Francisco Pinheiro, abade Loureira e Maria do Rego, mulher de Gonçalo Rebelo.
3 Henrique * b. 6.10.1627, Pad. Sebastião da Rocha e Helena, filha de Gregório Rebelo
3 Gregório Rebelo de Magalhães * b. 28.11.1629, P. Padre João de Andrade, abade de Ferreiros e Maria Machado, mulher de Manoel da Rocha, Padre Baltazar de Alvares de Oliveira, morador nesta, que segue.
3 Joana * b. 3.6.1633, Pad. Jerónima Machado e Margarida Cerqueira
3 António * b. 22.8.1635, Pad. Fernão Lopes Vilas Boas e Ambrósio da Rocha Pimentel
3 Jerónimo de Magalhães

Morgado da Lameira
Senhores da Quinta e Casa da Deveza, Freixo, Ponte de Lima

3 Gregório Rebelo de Magalhães * Vila Verde, Prado (Santa Maria) 28.11.1629, fº de Francisco Tavares Cabral e de Maria Rebelo. 2º Administrador do Morgado da Lameira, com obrigação de uso dos apelidos Magalhães e Menezes. C.c. Isabel de Amorim * Ponte de Lima, Freixo fª de António Freire e de Maria de Amorim (irmã de Pedro Saraiva, possuidor dos bens patrimoniais da capela de S. Sebastião, sita no lugar de Paçô, em 1656 e pai do Abade Manuel Saraiva de Aguiar), senhores da Casa e Quinta de Devesa, em Freixo. Tiveram:
4 Carlos de Magalhães Rebelo de Menezes * Ponte de Lima, Freixo, 3º Administrador do Morgado da Lameira, senhor da Casa e Quinta da Devesa, Freixo, foi vereador da Câmara nos anos de 1727 e 1733. C.c. D. Teresa Josefa da Silva e Vasconcelos * Braga, São João do Souto em Dume, S. Martinho, a 18.10.1713, fº de Baltazar da Silva e Vasconcelos e de D. Maria de Basto e Moura, senhores da Quinta de Gontijo, Dume e moradores na Rua de São Marcos, Braga. Neta paterna de Aires da Silva e Vasconcelos e de Filipa Fonseca de Azevedo, senhores da Quinta de Avelar, Pombeiro, Felgueiras (?) e neta materna de Francisco Fernandes de Basto e de Maria de Moura, da Rua dos Biscaínhos, Braga. Tiveram:
5 Gregório Carlos de Magalhães e Menezes * Ponte de Lima, Freixo + 08.06.1792, 4º Administrador do Morgado da Lameira, senhor da Casa e Quinta da Devesa, Freixo, teve Inquirição de Génere n.º 27621 de 1732. C.c. Mariana Luísa Vilas Boas Jácome de Sousa * Braga, Cividade 03.01.1742, casada a 04.02.1765, fª de Francisco Jácome de Sousa, Senhor do Prazo do Avelar de Baixo, Braga e de D. Inácia Teresa Vilas Boas 2ª Administradora do Morgado de S. Vicente de Ferreira, Barcelos. Sua mãe, D. Inácia Teresa, dotou-a com o morgado de S. Vicente de Ferreira da vila de Barcelos pouco antes de se casar com Gregório Carlos, tornando-se sua 3ª administradora. Contudo, com promulgação da Lei Pombalina de 3 de Agosto de 1770, esta doação é posta em causa por seu irmão João Luís e o filho deste, Francisco. A 15 de Junho de 1816, Gregório Carlos foi obrigado, pelo Desembargo do Paço, a entregar todos os bens vinculados à Casa do Avelar aos seus senhores17. Faleceu na Casa e Quinta da Deveza, em São Julião de Freixo, Ponte de Lima, em 8 de Junho de 1792. Tiveram:
6 Carlos de Magalhães e Menezes Jácome de Sousa, 4º Administrador do Morgado da Lameira, senhor da Casa e Quinta da Devesa, Freixo. Teve Carta de Brasão de Armas de Magalhães, Menezes, Jácome e Sousa a 12/07/1816, Recolheu-se no convento do Congregados em Braga.
6 Maria de Magalhães e Menezes
6 António Xavier de Magalhães e Menezes. C. a 19.12.1795 em Freixo c. Antónia Pereira Pinto de Araújo * Braga, Cerdal. Tiveram: 7 Guilherme de Magalhães e Menezes (Inquirição de Génere 27821 de 1817 – Vitorino de Piães, Ponte de Lima)
6 Caetano de Magalhães e Menezes - Inquirição de Génere 32731 de 1789 – Freixo, Ponte de Lima)
6 Fernando de Magalhães e Menezes
6 Joana
6 Umbelina
6 Helena
4 Henrique de Magalhães e Menezes Rebelo, que segue.
4 Bernardo de Magalhães
4 Teresa de Magalhães

4 Henrique de Magalhães e Menezes Rebelo * Ponte de Lima, Freixo, fº de Gregório Rebelo de Magalhães e de Isabel de Amorim, Inquirição de Génere Pasta 2659, de 1692 em Freixo, Ponte de Lima. C.c. Ana da Mota * Braga, Cividade, Braga:
5 Benta de Magalhães, que segue.
Teve de Domingas, solteira * Vila Verde, Sampaio:
5 Joana. Pad. Henrique Barreto e Mariana de Barros, filha de Bento de Barros e sua mulher Francisca de Abreu


5 Benta de Magalhães e Menezes * Ponte de Lima, Freixo, fª de Henrique de Magalhães e Menezes Rebelo e de Ana da Mota. C.c. António Pereira de Barros * Braga, Frossos fº de João Pereira e de Maria Rodrigues, moradores em Frossos na Rua de Santo António. Tiveram:
6 João Marcos Pereira de Magalhães
6 Francisca Teresa Pereira de Magalhães, que segue.


6 Francisca Teresa Pereira de Magalhães * Braga, Frossos 27.02.1732, fª de António Pereira de Barros e de Benta de Magalhães. C.c. João de Araújo * Braga, Navarra a 05.04.1758, fº de Bento de Araújo e Jerónima Francisca Soares. Tiveram:
7 Ana de Araújo, que segue.
7 Bernarda de Araújo * Braga, Adaúfe 25.05.1771

7 Ana de Araújo * Braga, Adaúfe 13.04.1767, fª de João de Araújo e de Francisca Teresa Pereira de Magalhães. C.c. Tomé José Fernandes da Silva * Braga, Navarra, a 15.11.1798 fº de João Fernandes da Silva e de Custódia Antunes. Tiveram:
8 Isabel Maria Antunes, que segue.

8 Isabel Maria Antunes * Braga, Navarra 12.01.1809 (https://geneall.net/pt/nome/1214540/isabel-maria-antunes/), fª de Tomé José Fernandes da Silva e de Ana de Araújo. C.c. Francisco António Fernandes * Braga, Navarra 17.05.1811, fº de Francisco Gonçalves * Braga, Navarra. C. a 13.07.1808 e de Maria Teresa Fernandes * Braga, Navarra. Tiveram:
9 Tomé José Gonçalves, que segue.

9 Tomé José Gonçalves * 07.05.1844 (https://geneall.net/pt/nome/1208529/tome-jose-goncalves/) fº de Francisco António Fernandes e de Isabel Maria Antunes. C.c. Cândida da Costa * Amares, Ferreiros 12.9.1849 em Ferreiros, Amares a 27.8.1870. Tiveram:
10 António José Gonçalves *31.12.1870
10 Manuel Tomé Gonçalves - https://geneall.net/pt/nome/1181845/manuel-tome-goncalves/

NOTAS

ARQUIVO DA CASA DO AVELAR

1815-06-27 - Cópia das sanções e acórdão da relação do porto dos autos de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos contra Carlos de Magalhães e Menezes - sobre o Morgado de São Vicente de Ferreira, o qual confirma a sentença do juízo de Barcelos e condena os senhores da Casa do Avelar no pagamento das custas.

1814-06-28 - Carta precatória e citatória dirigida ao juiz de fora da cidade de Braga. - passada a requerimento de Francisco Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos, da mesma cidade, para ser citado Carlos de Magalhães e Menezes, recolhido no convento dos Congregados da mesma, sobre a apelação que os primeiros fizeram para a relação do porto, da sentença favorável que este obteve contra os mesmos.

1814-06-27 - Alegações apresentadas no juízo de Barcelos na causa de reivindicação do morgado de são vicente de ferreira contra Gregório Carlos de Magalhães e Menezes e sentença proferida.

1811-02-28 - Certidão do libelo apresentado por João Luís Jácome de Sousa Pereira de Vasconcelos e mulher contra Carlos de Magalhães e Menezes.

1771-12-29 - Escrituras de emprazamento e renovação de prazo a favor de Gregório Carlos de Magalhães e Menezes a sua mulher D. Mariana Luísa de Villas Boas, moradores na sua Quinta da Deveza, freguesia de São Julião de Freixo, concelho de Ponte de Lima - prazo de três vidas de nomeação livre de uma morada de casas sobradadas, sita na Rua de São Marcos, fazendo duas frentes, uma para a referida Rua de São Marcos e outra para o Rossio da Porta de São João, pertencentes ao Senado da Câmara.

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#386616 | SenhorDevesa | 16 nov. 2017 17:30 | In reply to: #384505

Desculpe incomodar mas sou descendente direto desta família tanto por parte paterna como materna e estava a pesquisar a história da família até que encontrei esta página que para além de complementar informação que eu tinha, ainda me deu muita informação nova e desde já agradeço.
Indo direto ao assunto, por acaso não possui nenhuma informação sobre os antepassados do António Freire e da Maria de Amorim, pais da Isabel de Amorim.
Falando ainda de outro assunto, nos costados deste fórum, o Francisco Tavares Cabral aparece como filho do Henrique Tavares Cabral se bem que segundo os registos paroquiais, em particular do casamento, denota-se que o Abade da Loureira Henrique Tavares Cabral era tio paterno e não pai do tal Francisco.
Muito Obrigado

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#386625 | bjglrc | 16 nov. 2017 23:14 | In reply to: #386616

Caro,

Infelizmente as informações sobre António Freire e Maria de Amorim são reduzidas, não tenho mais do que publiquei. Quanto a Francisco Tavares Cabral, os registos paroquiais dizem sim que era sobrinho do Abade de Loureira, Henrique Tavares. Contudo Felgueiras Gayo, diz que são pai e filho. O que não deixa de ser novidade, pois na época era muito comum os filhos de sacerdotes serem chamados de "sobrinho" ou "familiar" para manter o decoro dos bons curtumes.

Já agora de que ramo é descendente?

Obrigado,
Bruno Cerqueira

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#386629 | SenhorDevesa | 16 nov. 2017 23:28 | In reply to: #386625

Sou descendente deste casal que você já publicou através de uma filha deles de nome Isabel Antunes (Fernandes).
8 Isabel Maria Antunes * Braga, Navarra 12.01.1809 (https://geneall.net/pt/nome/1214540/isabel-maria-antunes/), fª de Tomé José Fernandes da Silva e de Ana de Araújo. C.c. Francisco António Fernandes * Braga, Navarra 17.05.1811, fº de Francisco Gonçalves * Braga, Navarra. C. a 13.07.1808 e de Maria Teresa Fernandes *

Outro filho deste casal foi o Manoel José Fernandes que emigrou com 13 anos para Belém do Pará e fez uma fortuna enorme, voltou para cá e comprou muitos terrenos num dos quais mandou construir uma Casa de Brasileiro, essa quinta chama-se Quinta do Passadiço e encontra-se em Navarra.
Ele só teve um filho herdeiro de nome Ernesto Fernandes e esse Ernesto não deixou herdeiros deixando grande parte da herança a um afilhado sem afinidade de sangue, herdando a minha família alguns poucos terrenos de pequena dimensão.

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#386630 | bjglrc | 16 nov. 2017 23:36 | In reply to: #386629

Caro,

Então somos parentes bastante próximos.
Isabel Maria Antunes é minha 5ta avó.

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Reply

Direct link:

Qta da Devesa - Freixo, Pte. de Lima (Freire de Andrade - Amorim - Magalhães Rebelo - Magalhães e Me

#386632 | SenhorDevesa | 17 nov. 2017 00:01 | In reply to: #386630

Bem, ela também é minha 5ª avó, então deve ter encontrado o mesmo problema que eu em traçar a linha do pai dela visto os livros de Navarra entre cerca de 1728 e 1808 terem ardido num incêndio.
Presumo que você descende do tal Tomé José Gonçalves que teve descendentes que foram presidentes da câmara de amares.
Dito isto, acho que nunca falei com um primo de grau maior que segundo que eu soubesse, claro.
Tendo em conta que tenho pelo menos 60 segundos primos acho que nunca "procurei" primos de grau superior.
Este ramo é muito curioso porque através da Benta de Magalhães e Menezes, os meus pais são oitavos primos, qunado lhes mostrei acharam engraçado apesar de ser bastante normal visto que são de freguesias bastante próximas.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 18:24

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen