Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Regiões

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#386730 | PaesdaCunha | 21 nov. 2017 14:22

Caros confrades,

Estou procurando o registro de batismo do meu bisavô para efeitos de adquirir nacionalidade portuguesa.
Trata-se de Thomaz Paes da Cunha, que terá nascido por volta de 1879.
A certidão de casamento no Brasil de 25.11.1905, refere que tem 26 anos.
A certidão de nascimento de seu filho homónimo a 29.12.1908, refere ser o meu bisavô Thomaz Paes da Cunha filho de "Joaquim Paes da Cunha e de Theresa de Jesus de Celvis" que sabemos que muito provavelmente não eram casados.
Joaquim Paes da Cunha deverá ser o que vem na Base de Dados deste site como nascido cerca de 1845 ( https://geneall.net/pt/nome/2180738/joaquim-pais-da-cunha/ )
Também sei que o meu bisavô Thomaz Paes da Cunha terá emigrado para o Brasil com 16 anos, chegando ao Rio Grande do Sul em 1895.Terá possivelmente regressado a Portugal onde morreu.

Não consegui encontrar nos livros de batismo de Santar nenhum Tomás, filho de Teresa de Jesus à roda de 1879.

Agradeço a Vossa atenção e ajuda.

João Carlos Cunha
Salvador da Bahia-Brasil

Reply

Direct link:

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#386732 | saintclair | 21 nov. 2017 15:47 | In reply to: #386730

Se está em Portugal tudo será mais
fácil para si!
Sc.

Reply

Direct link:

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#386735 | MCNN | 21 nov. 2017 15:54 | In reply to: #386730

Boa tarde

De onde lhe veio a informação que seu bisavô seria natural de Santar ? Do seu assento de casamento ? Do assento de nascimento do filho ?

Ou será porque o Joaquim Pais da Cunha que encontrou no Genea era de Santar ? Tenha em atenção que pode haver outras pessoas com o mesmo nome.

Por exemplo, na base de dados do Cepese existe a informação de que um Tomás Pais da Cunha, natural de Penafiel, filho de um Joaquim Pais da Cunha e de uma Maria de Jesus Coelho, pediu passaporte com 17 anos de idade para o Brasil.

O ID do Cepese para esse passaporte é o 389365

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#386804 | PaesdaCunha | 23 nov. 2017 11:56 | In reply to: #386735

Caros confrades Sinclair e Mário César Navarro,

Agradeço as Vossas prontas respostas à minha mensagem que dá início a este tópico.

Consta na minha família que o meu bisavô voltou para Portugal e morreu, estando enterrado em Santar. Por isso pensávamos que ele seria de lá. O facto de haver um nome idêntico ao do seu pai na base de dados do Geneall, como residente em Santar, não é coincidência. Resulta da investigação que fiz procurando a certidão de batismo do meu bisavô (que como referi não encontrei). Ao ter "tropeçado" com um homónimo do seu pai, residente em Santar na altura provável do nascimento do meu bisavô, levou-me a enviar para a Base de Dados esses mesmos elementos com as referências aos livros paroquiais, tendo assim sido editados. Aliás, havia ligações familiares desse homónimo que já estavam previamente editadas.

Desconhecia a emissão de um passaporte com o nome idêntico ao do meu bisavô Tomás e com uma filiação paterna idêntica e uma filiação materna parecida (Maria de Jesus Coelho / Teresa de Jesus de Celvis como consta no assento de batismo de seu filho em 1908). Outro dado semelhante é o da idade do meu bisavô ao emigrar (consta na família que ele saiu de Portugal para o Brasil aos 16 anos e este passaporte refere 17 anos de idade). Localizámos a referência do Cepese que o confrade Mário César Navarro indicou, mas não sabemos como obter cópia desse documento que nos daria a data exata da viagem, ou do nascimento desse Tomás Pais da Cunha. A partir dos dados que o confrade enviou, tentei na freguesia de Penafiel encontrar, nos anos que suponho que ele terá nascido, o seu batismo. Mas não encontrei. De qualquer modo o Concelho de Penafiel tem muitas freguesias. De facto, era importante acessar à cópia do passaporte para obter todos os dados. Saberão dizer-me como?

Agradeço mais uma vez todas as ajudas prestadas e antecipadamente a Vossa amável atenção.

João Carlos Cunha
Salvador da Bahia-Brasil

Reply

Direct link:

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#386809 | MCNN | 23 nov. 2017 15:49 | In reply to: #386804

Caro João Carlos Cunha

Se enviar um mail para o cepese (cepese@cepese.pt) com o nome do requerente do passaporte e o ID, eles dar-lhe-ão informações para lhes pagar uma dada importância, e depois de a receberem eles fornecem-lhe a data em que foi pedido o passaporte que eles referenciam e a referência para o respetivo Registo de Passaporte.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#387006 | JoãoAdãodaFonseca | 29 nov. 2017 02:38 | In reply to: #386730

Caro Tomás Pais da Cunha

Na sequência fortuita de uma navegação na net deparei com o «site» Geneall e daí aconteceu ler um pedido de informação de sua parte​ que deseja saber mais sobre um seu antepassado. Acontece que eu creio poder ser-lhe um pouco útil e não muito; apenas algumas curiosidades. No entanto, dou-lhe a conhecer que o sr. Pais da Cunha (Dr.) é meu trisavô. Porque não encontro modo de o contactar que não seja solicitar a V/ que me forneça o seu endereço electrónico (e-mail) para que eu assim possa comunicar consigo, já que não considero a utilização do «site» Geneall como a mais oportuna.

Desde já agradeço uma sua resposta e creio eu a bem da sua pessoa e, porque não também para o V/«site» Geneall.

João Adão da Fonseca aos 29 de novembro de 2017

e-mail arq.adaodafonseca@gmail.com

Reply

Direct link:

Tomás Pais da Cunha - Santar, Nelas - cerca de 1879

#387013 | JoãoAdãodaFonseca | 29 nov. 2017 09:37 | In reply to: #387006

Caro João Carlos Cunha

Por lapso enderecei o nome de Tomás Pais da Cunha na minha última mensagem #387006 quando antes se deve ler João Carlos Cunha. Por este engano peço a maiores desculpas.

João Adão da Fonseca aos 29 de novembro de 2017

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 22:24

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen