Certidao de Baptismo

This topic is classified in rooms: Arquivos

Certidao de Baptismo

#387107 | Ivanetedias19 | 02 déc. 2017 18:19

Procuro por Alcides de Mattos (Matos) ou Alcides Laranjeira de Mattos (Matos); Nascido entre 1904 a 1908. Em Portugal . Filho de João de Mattos (Matos) e Maria Rosa de Jesus.

Reply

Direct link:

Certidão de Baptismo

#387112 | saintclair | 02 déc. 2017 19:28 | In reply to: #387107

Este processo provêm de outro que em tempo andou
neste espaço, e que pode ser encontrado em "Alcides
Laranjeira"-origem Brasil.
https://geneall.net/pt/forum-user/76202/alaecj-gmail-com/
Sc.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387131 | Ivanetedias19 | 03 déc. 2017 15:10 | In reply to: #387112

Obrigada pela resposta, justificando a respeito somos duas pessoas a procurar, o que eu gostaria de saber se tem possibilidade os senhores nos ajudarem a encontra Alcides Matos nascido entre 1904 a 1908 em Portugal. Já dito no e-mail anterior filho de João de Matos e Maria Rosa de Jesus.
Que tipo de buscas você auxiliam através do geneallplus.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387137 | Ivanetedias19 | 03 déc. 2017 16:19 | In reply to: #387112

Sim a tempos foi pedido a vossa ajuda, mas nunca foi possível obter nenhum dados do Alcides no Brasil.
Como passar dos tempos e das buscas conseguimos mais informações a respeito, pois vim as saber que Alcides de Laranjeia de Mattos ou Alcides Mattos (matos) veio a falecer em 1961 com 56 anos de idade, que parece ter nascido no ano de 1905, mas com a possibilidades de alterações relativo aos anos.
Pesquisamos os embarques e desmarques mas não se encontra nenhum registro dele, pois temos afirmações de ele viajou escondido dentro de um baú no porão do Navio a qual viajavam. Sabemos que ele nasceu em Portugal, mas todas a nossas suspeitas de onde ele pode ter nascido são sem sucesso.
Segundo relatam e que veio dos lados do Norte.
Coimbra algo assim.
Obrigada. Ivanete Dias

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387138 | silvestre | 03 déc. 2017 16:24 | In reply to: #387107

Na base de dados do geneall há um Alcides Laranjeira de Matos e um Alcides Matos de Alijó, 1907. O segundo parece estar na BD há anos pois é uma contribuição do "construa sua árvore" . Podem ser a mesma pessoa pois a árvore não foi continuada.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387142 | saintclair | 03 déc. 2017 18:21 | In reply to: #387138

-
https://geneall.net/pt/forum/168054/encontrar-familiares-em-portugal/#a387141
Saintclair

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387151 | Ivanetedias19 | 03 déc. 2017 21:27 | In reply to: #387138

Pretendo dar continuidade da árvore, porem encontrando o Alcides e os nomes correto dos pais João de Mattos e Maria rosa e Jesus.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387153 | Ivanetedias19 | 03 déc. 2017 21:39 | In reply to: #387138

Com relação a Alcides Matos de Alijo, Alijo, baseados nesses dados eu pedi buscas em todos os lugares possíveis inclusive em cartórios, catedrais, dioceses, casas paroquias na região de Alijo, mas segundo eles me disseram que não encontraram nenhum registro, o que achei estranho se tendo a data e o local.
Peco que continuem me auxiliando.
Ivanete Dias.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387155 | silvestre | 03 déc. 2017 22:00 | In reply to: #387153

"Catedrais, dioceses, casas paroquias" ?!!!! Nem sabia que se podia pesquisar nesses locais. E responderam-lhe?
Já tentou o Arquivo Distrital de Vila Real? Como os registos não estão online, é a única solução. Porém, os casamentos até 1905 estão online. Quem sabe, encontra o casamento dos pais... http://tombo.pt/f/alj01

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387156 | saintclair | 03 déc. 2017 22:12 | In reply to: #387155

https://geneall.net/pt/forum/169617/familia-laranjeira-matos/#a365430

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387157 | silvestre | 03 déc. 2017 22:31 | In reply to: #387155

Afinal Alcides nasceu em 1892 e faleceu em Coimbra. https://geneall.net/pt/forum/168490/assento-de-nascimento-batismo-casamento/#a357886
Também pode pesquisar os processos de passaporte de Coimbra.
Quantas vezes casou Alcides e em Portugal e/ou Brasil?

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387178 | Ivanetedias19 | 04 déc. 2017 13:50 | In reply to: #387155

Sim já pesquisei todos os locais possíveis e nada encontra.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387180 | rfmc | 04 déc. 2017 13:54 | In reply to: #387178

"Catedrais, dioceses, casas paroquias"--- Isto não existe, como é que já pesquisou?"
Rf.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387181 | Ivanetedias19 | 04 déc. 2017 13:59 | In reply to: #387180

De acordo com os dados fornecidos, de Alcides Matos, De Alijo, Alijo nascido 14/05/1905 eu fiz pedido de busca em localidades inclusive Vila Real mas não foram encontrado.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387189 | silvestre | 04 déc. 2017 16:34 | In reply to: #387181

Refere-se a Alcides que está na base de dados nascido nesse dia e mês mas em 1907? Com quem casou Alcides? Onde?

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387245 | Ivanetedias19 | 07 déc. 2017 18:32 | In reply to: #387151

Sabíamos que Alcides tinha um irmão com o nome de Alfredo, fomos pesquisar nos registros de desembarques no Brasil na esperança de encontrar algum registro do Alcides, porem encontramos pelo menos dois desembarques de João de Matos e como agregado um Alfredo junto um desembarque no ano de 1885 Alfredo teria 9 anos de idade e outro desembarque no ano de 1889 e Alfredo já teria 13 anos de idade. Esses registros encontram-se no arquivo da faculdade de Coimbra. Temos uma suspeita de pode ser esse João o pai de Alcides e Alfredo o irmão. Porem de Alcides não conseguimos nada, talvez pelo fato de ele ter ido escondido no porão do navio.
Consegui também encontrar um registro de embarque de João de Matos na Torre do Tombo em Lisboa já em 06/11/ 1920 João com famílias diferentes, mas acreditamos ser o mesmo porquê se Alfredo ao qual estou a mecionar for mesmo irmão de Alcides eles tem mães diferentes e fazendo cálculos entre essas datas vemos se conferem e pela idade em que Alcides pode ter ido para o brasil seria entre 12 a 15 anos, mas nunca mais retornou a Portugal se tivesse retornado teríamos encontrado algum registro de passaporte. Encontrei esses registros de embarque na torre mas quando fui analisar os requerimentos fui impedida porque me disseram que estavam e mal estado de conservação. Até hoje esta á esses dados sem ser conferidos. Tenho alguma esperança de se o mesmo João de Matos possa ter alguma pista de Alcides. Provavelmente esses seria o ano em que ele foi para o Brasil.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387252 | saintclair | 07 déc. 2017 23:10 | In reply to: #387245

-
Depois de ler a v/ mensagem, não se consegue obter
qualquer substracto que ajude o v/ propósito.
Têm que fornecer dados confiáveis para podermos
investigar.
Sc.

Reply

Direct link:

Certidão de Baptismo

#387265 | rfmc | 08 déc. 2017 15:33 | In reply to: #387245

-
Alcides tinha um irmão com o nome de Alfredo.
I--João de Matos; desembarcou no Brasil em 1885, com nove anos de idade, acompanhado
de Alfredo.
II--João de Matos;desembarcou no Brasil, em 1889, acompanhado de Alfredo com treze anos
de idade.
Estes registos encontram-se no Arquivo Univ. de Coimbra, Rua de S. Pedro, 2- 3000 Coimbra.
Alcides; como teria viajado clandestino, não encontrei nada.

III--João de Matos Torre do Tombo Lisboa 06/11/ 1920; Famílias DIFERENTES, não pode ser
comparado.

Nota; [O Porão do Navio era utilizado por pessoas de fracos recursos económicos, portanto a
passagem era das mais baratas, o que não quer dizer que viajassem clandestinamente.]
Tudo o que escreveu são hipóteses, e não passam disso mesmo.
Rf.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387266 | silvestre | 08 déc. 2017 16:52 | In reply to: #387245

Ivanette,
Limitemo-nos aos factos. Em primeiro lugar, se o senhor era de Alijó, c. 1907, seria pouco provável que tivesse tratado do processo em Coimbra. São duas pessoas diferentes, certamente, já que . Se sabe que eles desembarcaram em 1889, já pesquisou os processos desse ano que estão online? Por exemplo entre os tomos 23 e 26, partindo do princípio que a data está certa? https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1928596/waypoints
Aliás, já me perdi com as datas...
Bom trabalho!
Vera

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387273 | mila1000 | 08 déc. 2017 21:24 | In reply to: #387107

Senhora,

Enquanto ficar acreditando na viagem escondido dentro de um baú, não vai chegar a lugar nenhum.

Seja clara no que expõe. Nem sequer diz que documentos possui do Alcides, onde e quando se casou, se teve filhos.
Vai ser dificil obter ajuda.

Aqui diz: " vim as saber que Alcides de Laranjeia de Mattos ou Alcides Mattos (matos) veio a falecer em 1961 com 56 anos de idade, que parece ter nascido no ano de 1905"

Soube onde? Alcides faleceu em que municipio?

Os confrades fazem o possivel, milagres demoram um pouco mais...

Mila

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387274 | Ivanetedias19 | 08 déc. 2017 21:42 | In reply to: #387273

Desculpe Senhora Mila, acredito ter deixado toda a História bem explicado aqui, desculpe também se não a fiz entender, se for analisar com mais atenção, talvez poderá entender. Alcides faleceu em Manhuaçu; Minas Gerais Brasil com 56 anos.
O filho mais velho por motivo de herança desapareceu com todos os dados de Alcides.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387276 | silvestre | 08 déc. 2017 22:14 | In reply to: #387274

D. Ivanete,
O facto de o filho mais velho ter desaparecido com os documentos deste, não obsta a que faça a pesquisa nos cartórios.
Com quem casou? onde? Onde nasceram e foram registados os filhos? Onde viu que ele nasceu em Alijó? etc etc...

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387279 | mila1000 | 08 déc. 2017 23:00 | In reply to: #387107

Entendi muito bem, o que não dá para entender é alguem nascer em 1905,e, ter embarcado 20 anos antes.

Se Alcides faleceu em Manhuaçu, MG, e, o filho sumiu com os documentos do pai por causa de herança, com certeza o falecido possuia propriedades. Sendo assim, deve existir inventário dos bens, já procurou saber se o processo se encontra no forum? Ou, se existe o registro do inventário? Se possuia algum imóvel, deve constar no registro deste imovel o numero do inventário.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387352 | Ivanetedias19 | 10 déc. 2017 22:00 | In reply to: #387273

Em resposta o único documento que tenho de Alcides e a certidão de óbito na qual não nos ajuda em muita coisa, pois nessa certidão consta o nome Alcides Laranjeira de Matos, faleceu em 25/12/1961 que ele era natural de Rio Branco em Minas Gerias, foi declarado como pais ignorados, casado por duas vezes a primeira esposa foi Joaquina David de Oliveira e teve com ela 4 filhos, a segunda esposa foi Deuclides Camilo de Jesus e com ela teve 3 filhos. Foi declarado na certidão que Alcides não deixou nenhum bens, porque quem tratou da documentação foi o Filho mais velho chamado nessa certidão como filho de Alcides José de Matos, já que tomou tudo do pai em vida, sabemos que Alcides trabalhou e morou muitos anos em uma fazenda chamada fazenda dos Betencourt na cidade de São Geraldo Minas Gerias.
Hoje essa fazenda pertence a uma Faculdade em Viçosa também Minas Gerias, aconselhado pelos Senhores enviamos um e-mail a essa faculdade para que eles nos ajudassem com informações mas não obtive resposta, Eu por muitos anos não entendia porque Alcides não desfrutava dos bens que possuía, o que poderia ter acontecido pra não encontrar nada em nome dele e porque ele trabalhava de empregado já que ele tinha muito dinheiro. Mas segunda as minha pesquisas de pessoas que chegaram a conhece-lo ele trabalhava e deixava o dinheiro render juros com os patrões. Após a morte de Alcides um dos filhos foi reclamar a herança com seu irmão, e depois apareceu misteriosamente assassinado.
Enfim peço desculpas por esse testo enorme, mas é na tentativa de mostrar o que foi descoberto nessa busca toda, no entanto em todos os lugares em se passou o Alcides, não conseguimos encontrar nada.
Pensava eu que através de seu pai João Laranjeira de Matos ou João de Matos, aqui em Portugal encontrasse alguma coisa. E só sabemos de João de Matos e Maria Rosa de Jesus são os pais de Alcides porque consta na certidão e nascimento dos filhos o nome dos avós paternos dos filhos de Alcides.
Eu humildemente peço desculpas, por não dar informações mais interessantes, mas é tudo que tenho, e não sei o que fazer.
obrigada.
Ivanete.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387354 | Ivanetedias19 | 10 déc. 2017 22:11 | In reply to: #387265

Quando fui analisar as fotocópias dos dados de João de Matos, que estão no arquivo da Faculdade de Coimbra, percebi que no embarque e desembarque de João de Matos, estava apenas o filho Alfredo, mas tendo em Mãos as fotocópias de todo o registro percebi também que João não viajou apenas com Alfredo, foram também com a esposa de nome Virgínia e mais 4 filhos, e o nome desses filhos não consta nos registros.
Como estou analisando todas as hipóteses, penso ser o mesmo João de Matos em um novo casamento ou viúvo onde poderia eu tirar minhas duvidas pensando que poderia encontrar o em alguma anotações feitas naquela época.
Mas não consegui ter acesso a esses documentos.
obrigada
Ivanete.

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387360 | mila1000 | 11 déc. 2017 10:04 | In reply to: #387107

Tem que montar a vida de Alcides no Brasil .Levante certidões em inteiro teor,peça buscas nos cartórios. Nem sempre e-mail resolve, um familiar quem sabe é a melhor indicação para fazer isso.


Segundo casamento com Deudides Camilo de Jesus, com quem teve 3 filhos. Tente levantar o nascimento desses filhos,ou, dos descendentes. Fazer o caminho de volta até chegar a data do casamento.
Nesse casamento, deve constar que era viúvo e onde faleceu a primeira esposa.

Faça o caminho de volta também, busque o óbito da primeira esposa. Deve constar o nome dos filhos. Comece buscando o nascimento deles para que cheque ao casamento com Joaquina David de Oliveira



No óbito de Alcides diz que nasceu em Rio Branco, pode ser verdade.As cidades mais próximas são: Ubá , São Geraldo e Viçosa

Reply

Direct link:

Certidao de Baptismo

#387380 | Ivanetedias19 | 11 déc. 2017 16:52 | In reply to: #387360

Agradeço pela ajuda e atenção, tenho sim um familiar no Brasil que já percorreu todo o caminho em que esta a me sugerir, tudo isso já foi feito. Já foram percorridos todos os cartórios, onde poderia ter pista ou rastro, tudo foram buscado, porem sem sucesso nenhum.
Certidão de inteiro teor tudo já foi feito.
certidão de nacimento dos filhos do segundo casamento, também nenhum dado.
Eu tentei ver se poderiam me auxiliar, mas também não vejo nenhuma solução.
Eu ainda vou persistir um pouco, a ver encontro dados do batismo do Alcides aqui em Portugal.
Mais uma Obrigada pela vossa atenção.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 17:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen