Ajuda na leitura de assento de casamento

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387847 | Canuta | 27 déc. 2017 21:16

Boa tarde

Solicito ajuda na leitura que faço de um assento de casamento na freguesia do Rego - Celorico de Basto. Trata-se do 1º do lado esquerdo do seguinte endereço:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/01AECC4B180F669FFDB8441511A28DA5&r=0

A leitura que eu faço é a seguinte: aos 28 dias do mês de janeiro de 1685 anos, se receberam em minha presença Domingos Cerqueira filho legitimo de João Cerqueira e de sua mulher Maria?? (ou Hierónima)?? Gonçalves do lugar de???? com Maria Gonçalves de Araújo filha legitima de Francisco Gaspar??? e de sua mulher Ana??? Gonçalves de Araújo (...o resto eu entendo).

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387857 | AntonioGonçalves | 27 déc. 2017 23:24 | In reply to: #387847

Prezado Canuta

A leitura, com alguma dificuldade, que faço é a seguinte:

- Aos 28.1.1685, Domingos Cerqueira, filho de João Cerqueira e Maria Gonçalves, ribaboa, casou com Maria Gonçalves de Araujo, filha de Francisco Guas? e Ana Gonçalves de Araujo, foram testemunhas Sebastião Pires, Domingos Cerqueira, Luis de Sousa, Francisco Cerqueira, Gonçalo Lopes, da bio? e Antonio Lopes, todos testemunhas, vigario Gracelio? de Vasconcelos

Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387866 | silvestre | 28 déc. 2017 09:02 | In reply to: #387847

Bom dia,
Guãs parece ser nasalado. Será abreviatura de Guimarães? Deverão existir casamentos de outros irmãos dos nubentes, para confirmar.
Cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387872 | saintclair | 28 déc. 2017 11:42 | In reply to: #387857

Talvez Gui
Sc.

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387875 | Canuta | 28 déc. 2017 14:18 | In reply to: #387847

Boa tarde

Caros António Gonçalves, Vera e Saintclair

Agradeço a vossa ajuda. De facto a leitura feita pelo António ajudou-me a dissipar algumas dúvidas e a que subsistiu, também me tinha ocorrido a possibilidade de ser Guimarães (como a Vera sugere)... leitura que também vai de encontro à sugestão do Saintclair. Procurei por outros assentos de possíveis irmãos, mas não encontrei nada (por um lado porque a caligrafia/estado das folhas não permitem uma leitura fácil e porque um grande número dos assentos de casamento nem faz referência aos pais dos noivos...).

Assim, fui procurar o assento de casamento do dito casal e julgo que o encontrei (apesar da noiva aparecer só como Maria Gonçalves)... (último da direita)

http://pesquisa.adb.uminho.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/344B5CE8E29A584813136E352866E500&r=0

mas as dúvidas subsistem... Pelo registo na margem, parece-me Gaspar mas a escrita no corpo do assento, para dizer a verdade, nada me sugere... Mas vou continuar a procurar...

De qualquer forma, mais uma vez aqui ficam os meus agradecimentos.

Cumprimentos

Canuta

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387879 | AntonioGonçalves | 28 déc. 2017 17:02 | In reply to: #387875

Caro Canuta

A minha leitura e transcrição do assento de casamento referido:

Aos 11.4.1646 recebi Francisco Gaspar, com Maria Gonçalves, de bolada, foram testemunhas Gaspar Antunes, Gonçalo Lopes, de bolada e outros . O vigario Martim Ferreira

Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Ajuda na leitura de assento de casamento

#387903 | Canuta | 28 déc. 2017 22:01 | In reply to: #387879

Caro António Gonçalves

Mais uma vez lhe agradeço a sua preciosa ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 juin 2024, 16:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen