Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

This topic is classified in rooms: Pessoas

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388430 | AnaPereira1982 | 16 janv. 2018 02:00

Boa Noite a todos!!

Estou buscando a certidão/assento de nascimento/batismo de minha bisavó que imigrou para o Brasil em 1914.

Eu já encontrei o cartão de estrangeiro dela no FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-Q6QJ), mas só consta que ela é natural de Beira Alta.

Nome: Maria de Deus Rodrigues
Mãe: Maria da Piedade
Pai: João Rodrigues

Chegou no Brasil em 1914, no CAP Finisterre
Casou-se no Brasil com João Baptista Henrique da Costa.

Provável data de nascimento: entre 1898 e 1899
Óbito em 19/05/1975

Alguém teria alguma dica para que eu consiga descobrar o local e data exatos de nascimento, e assim conseguir o assento de nascimento?

Desde já agradeço!!

Reply

Direct link:

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388431 | Manotorres | 16 janv. 2018 08:01 | In reply to: #388430

Tem certeza que ela era de Beira Alta? Não encontrei essa informação no registro. De qualquer forma, ainda é muito vago.

Encontrei um registro de um João Rodrigues casado com Maria da Piedade, no concelho de Lamego(Beira Alta): http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1128055

Mas se as suas datas de nascimento para Maria de Deus estiverem certas, o pai dela teria morrido 20 anos antes do nascimento dela.

Já pesquisou no Arquivo Nacional? Dê uma lida caso ainda não tenha:

http://www.arquivonacional.gov.br/br/component/content/article.html?id=17:acervos-sobre-estrangeiros

Pode ser que ela tenha se naturalizado brasileira e, no respectivo processo, tenha o local de origem mais específico. No Cartão de Imigração tem o número da carteira de identidade e registro de estrangeiro. Entre em contato com o Arquivo Nacional e informe estes dados pra ver o que consegue.

A data de nascimento mais precisa também vai te ajudar. Você pode encontrar na certidão de Casamento/Óbito.

Reply

Direct link:

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388438 | mila1000 | 16 janv. 2018 13:05 | In reply to: #388430

Ana,

Há o cartão em nome de João Baptista Henrique da Costa
filho de Manoel Henrique da Costa e Thereza de Miranda
carteira de identidade 58.104 registro 139.697 expedido em 2/5/42
profissão carpinteiro - emprego Serraria Saúde R. Domingos de Moraes ,2177
residencia rua Itatins,16
desembarque em 31/01/1913 porto de santos navio Amazon

Há um cartão em nome de Maria de Deus Rodrigues Costa, reside no mesmo endereço acima
Desembarcou navio Finisterre ( nome correto)

Sabe onde eles se casaram?Foi em SP?

Mila

Reply

Direct link:

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388462 | AnaPereira1982 | 16 janv. 2018 23:00 | In reply to: #388430

A certidão de óbito dela, e a de nascimento da filha dela constam que ela era natural de Beira Alta.
Infelizmente nenhuma desses certidões consta nem o local exato de nascimento, nem a data. Apenas a idade, por isso imagino que o nascimento tenha sido entre 1988 e 1999.

Já pesquisei sim no Arquivo Nacional e não consegui achar o navio no ano que ela chegou aqui (1914, de acordo com o cartão de identidade.

Já solicitei a pesquisa do prontuário do casal junto ao arquivo nacional, mas a espera está sendo de até seis meses!

Eu não sei onde eles casaram, tenho informações que pode ter sido em Taubaté, e já estou buscando junto aos cartórios, mas sem a data certa, nem local certo, sinto que é uma agulha no palheiro!

Vou pedir hoje a certidão da filha deles de inteiro teor, e rezar para ter alguma informação adicional (já vi certidões que contava até o cartório onde os pais se casaram, seria tão bom ter essa sorte!!).

O assento de nascimento do marido dela eu já consegui, pois ele é de Mira, e o Arquivo da Universidade de Coimbra está com os livros de nascimento de Mira. Já perdi a certidão, ainda está vindo pelos correios. Outra benção seria o casamento dele estar já averbado no assento de nascimento dele, não é mesmo??

Sinto que já percorri bastante, mas parece que dei uma enroscada agora.

Reply

Direct link:

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388628 | AnaPereira1982 | 20 janv. 2018 18:15 | In reply to: #388430

Recebi a certidão de nascimento do marido dela, e infelizmente nada de transcrição de casamento...

Mais alguma dica, pessoal??

Reply

Direct link:

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388630 | Manotorres | 20 janv. 2018 19:15 | In reply to: #388628

Para fins de nacionalidade a certidão de nascimento do seu bisavô já basta. Se ele foi o declarante do nascimento do seu pai/mãe não é necessário fazer a transcrição do casamento deles em Portugal (se é pra isso que você está querendo). Se você optar por fazer pelo Consulado talvez eles exijam, mas pode-se fazer pelo correio enviando diretamente a Portugal. Procure pelo: forum.cidadaniaportuguesa.com

Reply

Direct link:

Certidão de nascimento/batismo -Beira Alta

#388631 | Manotorres | 20 janv. 2018 19:18 | In reply to: #388630

Correção: Onde se lê pai/mãe, leia-se avô/avó.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 23:46

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen