Sobrenome Vianna.

This topic is classified in rooms:

Sobrenome Vianna.

#388541 | Paulavn | 18 janv. 2018 19:19

Boa tarde.

Gostaria de pedir opinião sobre a seguinte questão:

estou procurando o assento de batismo do meu bisavô em Portugal. O nome é José Duarte Vianna, o irmão Manuel Duarte Vianna, as irmãs Benta e Engrácia. São filhos de Luis Duarte Vianna e Luisa Pereira dos Santos. Temos a certidão de casamento e de óbito no Brasil. Quanto a localidade de nascimento, encontramos em uma reportagem de jornal, por ocasião do falecimento, um breve histórico da sua vida afirmando que ele teria vindo de Aveiro da região de Mourisca. E é ai que vem a parte estranha. Encontramos na região de Trofa DOIS assentos de batismo de Manuel Duarte Serafim, filho de Luis Duarte Serafim e Luisa Pereira dos Santos, o mesmo para Engrácia e Benta. Ou seja, toda uma família com os mesmos nomes, só que ao invés de Vianna, Serafim. E além disso dois filhos Manuel e nenhum José.
Pergunto, seria possível eles terem trocado de nome de Serafim para Vianna? Será apenas coincidência toda uma família de nomes iguais de pais e filhos, inclusive todo o sobrenome da mãe e o sobrenome do meio do pai? Alguém registraria dois filhos com o mesmo nome (Manuel) ou pode ter sido um erro de registro da paróquia?
Não consigo achar registro nenhum do sobrenome Vianna em Portugal. Existe alguma localidade onde ele seja mais comum?

Agradeço qualquer ajuda, Paula.

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388544 | saintclair | 18 janv. 2018 19:34 | In reply to: #388541

-
...Pode transcrever essa notícia jornal, ou se preferir digitalizar o documento --jornal.

"Temos a certidão de casamento e de óbito no Brasil. Quanto a localidade de nascimento, encontramos em uma reportagem de jornal, por ocasião do falecimento, um breve histórico da sua vida afirmando que ele teria vindo de Aveiro da região de Mourisca."
Saintclair

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388545 | SuSousa | 18 janv. 2018 19:38 | In reply to: #388541

Boa tarde Paula.

No que diz respeito à questão de alguém registar dois filhos com o mesmo nome, isso pode acontecer. Nas minhas pesquisas tenho-me deparado com vários casos desses. Normalmente, quando existe um segundo filho com nome idêntico ao de um irmão, é sinal que há grande probabilidade de o primeiro ter falecido. Nos registos de baptismo, quando o nome já foi posto a um outro filho, costuma vir escrito "... Manuel, segundo do nome, filho...".
Quanto ao sobrenome Vianna, não sei onde será mais frequente em Portugal, mas sei que na freguesia de Avintes, em Vila Nova de Gaia, Porto, deparei com alguns aquando das minhas pesquisas. Provavelmente haverá em muitas outras localidades.
Desejo-lhe sorte para as suas buscas.
Cumprimentos,
Susana de Sousa

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388561 | Paulavn | 18 janv. 2018 21:54 | In reply to: #388541

Obrigada pela resposta!

Quanto a notícia de jornal, eu me equivoquei. Não se trata de uma notícia de jornal, mas sim de uma espécie de livreto publicado em uma feira industrial. Uma espécie de propaganda, acho...
Segue a transcrição..:

"Primeira Exposição Feira Pastoril e Industrial - lembrança da torrefacção e moagem de café Viúva Vianna & CIA Ltda- Rio Grande, Rua Andrade Neves 338, phone362. Rio Grande do Sul.
JOSÉ DUARTE VIANNA. Ao relembrarmos o nome do patrono de nossa fábrica, cumprimos o justo dever de no preito de sincera homenagem, dizermos em verdade de sua actuação na vida terrena.
José Duarte Vianna nasceu na mourisca em Portugal no ano de 1871, onde se manteve até que cumpridas as exigências do serviço militar ,transportou-Se para o Brasil, localizando se nesta cidade. Aqui chegando, empregou -Se na fábrica de torrefação e moagem de café de seu irmão MANOEL DUARTE VIANNA, com quem mais tarde se associou constituindo a firma VIANNA&IRMÃO. Funcionando no prédio a Rua general Canabarro 15.
Não se dedicava essa firma somente ao fabrico de café, sinao que importava vinhos, azeites sardinhas, azeitonas de afamada procedência.
O esmerado fabrico de sua torrefação foi pouco a pouco tornando-Se vastamente conhecido da população desta cidade, que para facilidade de sua aquisição começou a dar o nome de CAFÉ VIANNA, e continuando assim a chama- lo.
Passados alguns anos retirando-Se para a Europa MANUEL DUARTE VIANNA, não exitou JOSE DUARTE VIANNA EM adquirir a parte de seu irmão, convidando para seu associado na parte da torrefação e moagem o Sr. JOSÉ de Almeida Cruz, constituindo a firma VIANNA&ALMEIDA.
Continuou o Sr José Duarte Vianna a o
Importação de produtos europeus entre eles o afamado vinho VIANNA....... O texto segue falando da fábrica.....
O produto torno-Se vastamente conhecido e como em algumas localidades aparecessem cafés com o nome aparente ao seu resolveu em 1924 fazer o registro de sua marca. No auge de suas máximas aspirações falecia em 24 de setembro de 1929 em seu escritório......bem quisto de toda a Rio Grande e disso deram testemunho todas as classes sociais que por ocasião de seu sepultamento se fizeram representar"...... O texto segue falando que a firma Viúva Vianna & cia Ltda não tem mais ligação com os sócios da extinta forma Vianna e Almeida.

Desculpem pelo tópico tão longo....
Obrigada, Paula.

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388562 | Manotorres | 18 janv. 2018 22:09 | In reply to: #388541

Comigo já aconteceu de achar três Marias numa mesma família. Como a data de nascimento eram próximas, escolhi qualquer uma pra ser minha ascendente. Já aconteceu também de no registro de nascimento ser batizada como "Maria" e no registro de casamento, anos mais tarde, ser chamada de "Maria Francisca", por exemplo.

A divergência de sobrenome é ainda mais comum. Ora aparecer com o sobrenome do pai, ora com o da mãe e, às vezes, com outro qualquer que não se faz nem idéia de onde saiu (vários casos na minha família). Se as datas e demais referências estiverem batendo, eu diria que você achou a família certa.

Ainda sobre o sobrenome, considere que Viana e Vianna são grafias diferentes do mesmo sobrenome. Quando se faz a transcrição dos documentos para as plataformas online tem-se preferido atualizar a grafia. Então quando fizer as pesquisas, faça com as duas grafias. Aqui mesmo no Geneall você pode pesquisar por Viana/Vianna e achará muitos registros. Inclusive, tem uns "Duarte Viana" e "Duarte Serafim".

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388563 | saintclair | 18 janv. 2018 22:13 | In reply to: #388561

Vianas há muitos em todo o Portugal.
Caro Confrade tem que saber o nome, localidade etc.
Verifico que não faz a mínima ideia da pessoa que
procura.
Sc.

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388564 | saintclair | 18 janv. 2018 22:28 | In reply to: #388563

http://vianacamilo.blogspot.pt/2014/06/

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388618 | Paulavn | 20 janv. 2018 00:28 | In reply to: #388541

Caro Saintclair

Sei que se chamava José Duarte Vianna nasceu em 1871 " na Mourisca, Portugal" sei o nome dos pais e irmãos.
" na Mourisca " pensei ser Mourisca do Vouga, por isso procuramos em Trofa, onde encontramos toda uma família com os mesmos nomes só que com o sobrenome Serafim e não Viana ou Vianna, e que pode ou não ser a mesma família.
Acho que o que preciso é tentar achar mais pistas da localidade de origem, só não sei bem como fazer isso. Penso em procurar registro do casamento na igreja e do óbito no cemitério se houver... (temos as certidoes do civil). Alguma outra sugestão?
Pensei também que mourisca pode tratar-se de Mata Mourisca ou até Mouriscas, não só Mourisca do Vouga.
Gostaria de perguntar se alguém sabe sobre comunicar a Portugal óbito de português no estrangeiro. Meu bisavô morreu em 1929. Existia isso na época? Onde posso conseguir?

Grata, Paula.

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388621 | CAAM | 20 janv. 2018 04:15 | In reply to: #388618

Boa noite,

Era comum os irmãos repetirem o nome, já me deparei com inúmeras situações idênticas. Não deve ser erro do pároco. Pode ser que 1871 não seja a data exacta, mas pelo que conta, parece-me que já procurou nos anos próximos. Convém dar sempre um intervalo de tempo razoável.
Menos comum, mas muito possível, era a mudança de nome de família (salvo erro, era mais frequente essa mudança por parte de migrantes para países não-lusófonos). Talvez achassem "Vianna" mais apelativo - até pensando em termos comerciais, dado que era uma família de empreendores.
Por outro lado, Mourisca, na região de Aveiro, só há essa.
Finalmente, é muito grande a coincidência dos nomes dos irmãos e de todos os nomes dos pais, excepto um.
Por todos os dados que indica, logo na primeira entrada deste tópico, no seu lugar eu consideraria que são a mesma família como hipótese de trabalho.

Julgo que a partir do livreto que transcreve tem IMENSA informação que pode aproveitar. Em primeiro lugar, a data de óbito, em 24 de Setembro de 1929, Rio Grande. Poderá talvez contactar os cartórios relevantes aí no Brasil. Pode pesquisar nos jornais notícias relativas ao falecimento. Mais, a firma Vianna, com os seus diferentes nomes, consoante as épocas, deixou provavelmente outra documentação: notarial, publicitária (jornais), etc..
Outra coisa seria tentar encontar o passaporte em Portugal. Sabendo a data por outra fonte, pode talvez descartar, ou não, a hipótese da mudança de sobrenome.
No caso de pôr a hipótese de que o seu antepassado, o irmão ou as irmãs, se tivessem casado ainda em Portugal, e se pretender procurar em livros de assentos de casamentos, tenha em conta, que não sendo regra absoluta, normalmente eram celebrados na terra da noiva. Não sei se esse costume foi transposto para aí.

Por favor, confira estes passaportes:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1372634
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1371670

Inventário Orfanológico (não muito longe geograficamente):
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1131606
José Duarte Serafim figura como cônjuge sobrevivo de Maria Duarte. Pode, p. ex., ser parente.

Se pesquisar em
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/

surgem vários inventários orfanológicos em que constam Duartes Serafins, de Mourisca ou Trofa.
Ana; António (duas vezes, pode ou não ser o mesmo); Salvador. Talvez as datas ou os nomes dos cônjuges lhe dêem algumas indicações.
(Os I. O. eram realizados quando havia filhos menores ou no estrangeiro por ocasião do falecimento de um dos progenitores).

Por outro lado, se procurar por "Viana" no link acima, retirando os resultados referidos a um tabelião e à cidade de Viana do Castelo, verifica que o sobrenome, não sendo raro no distrito, não é muito abundante. Da Trofa ou Mourisca, por exemplo, não surgem nenhuns Vianas. (Por "Vianna" não encontra, porque todos os registos estão indexados pela norma ortográfica vigente.)

Diz que encontrou dois assentos de baptismo de Manuel Duarte Serafim. Já com o nome todo? Pergunto, porque nessa época só constavam dos assentos de baptismo os nomes próprios dos baptizados. Por vezes eram acrescentadas à margem anotações (averbamentos), no casamento, no falecimento do esposo ou no óbito, onde já surge o nome completo. Se esses assentos têm averbamentos, então tem a pesquisa mais facilitada.

Sobre a sua última pergunta, já tenho visto, mas em épocas bastante anteriores ao século vinte, o pároco fazer um apontamento no livro de assentos de óbito quando morria alguém da terra que tivesse algum relevo e que estivesse fora. Na época em questão duvido que isso acontecesse.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Reply

Direct link:

Sobrenome Vianna.

#388622 | CAAM | 20 janv. 2018 04:51 | In reply to: #388621

Correcção: nos inventários orfanológicos que referi, o nome António Duarte Serafim refere-se a duas pessoas diferentes, dado que o primeiro (1859) é o inventariado (cônjuge falecido).

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 13:39

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen