Luís da Fonseca Morais - Nogueira do Cravo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Luís da Fonseca Morais - Nogueira do Cravo

#389645 | mpra | 28 févr. 2018 15:46

Caros confrades,

Na base de dados do geneall Joaquim da Fonseca Morais, natural de Nogueira do Cravo (casado com Maria Josefa Coelho, natural da Bobadela), aparece como filho de Luís da Fonseca Morais e Ana Francisca, de Nogueira do Cravo. De onde é que vem esta informação?

Efectivamente, na documentação que conheço, Joaquim da Fonseca (nunca o vi referido como Morais) terá nascido em Nogueira do Cravo nos meados ou na segunda metade do século XVIII. No entanto, devido ao hiato dos livros paroquiais da Bobadela para essa época, não existem os assentos de casamento (com Maria Josefa Coelho) nem os assentos de baptismo dos filhos. Sem a existência destes assentos, como é que se chegou à conclusão de que Joaquim da Fonseca era filho de Luís da Fonseca Morais e Ana Francisca?

Apenas conheço os assentos dos casamentos (em Nogueira do Cravo) dos filhos Manuel Coelho Dias e Luís Coelho, nos quais não se referem os avós.
Tenho também conhecimento de uma filha, Maria Joaquina Coelho cc José da Costa, pois sinalizei o baptismo de uma filha deste casal, na Bobadela, mas não encontrei o casamento deles (creio que também casaram durante o período abrangido pelo hiato dos livros paroquiais).

Descendo e tenho trabalhado a ascendência e descendência dos Fonseca Morais, de Nogueira do Cravo, daí a minha surpresa. Curiosamente, também descendo do casal Joaquim da Fonseca (Morais?) e Maria Josefa Coelho, mas há já bastante tempo que, devido ao hiato dos livros, tinha chegado a um beco sem saída e parado de procurar. Aliás, eu inclinava-me para que Joaquim da Fonseca fosse um outro, nascido c. 1750 em Nogueira do Cravo e filho de outros pais e avós com várias ligações à Bobadela.

A única linha descendente presente na base do Geneall acaba em Maria Teresa Martins Antunes cc Vasco de Carvalho Pereira e Campanella. Deduzo que alguém relacionado com este casal tenha sido responsável pelas informações publicadas na base e, por isso, pedia aos confrades deste fórum que, caso possível, me pusessem em contacto com alguma destas pessoas.

Cumprimentos,
Manuel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 00:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen