Mexias, de Campo Maior

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Mexias, de Campo Maior

#1815 | GML | 19 janv. 2001 16:02

Verificando que existe algum interesse por este tópico, resolvi iniciá-lo como item independente.

Tenho investigado os Mexias, de Campo Maior de quem descendo por D. Maria Fortunata de Centeno Mexia, casada com o Capitão José Eliodoro de Brito Peracha, Cv. O. X. , F.S.O., etc.; filha de João Centeno Mexia de Siqueira e sua mulher Leonor Maria Rita da Cruz.

Tenho estado em contacto com o meu parente (por este ramo) Dr. Nuno Canas Mendes e possuo também uma versão do trabalho realizado até agora pelo Dr. Soveral Varella.

Fiz uma página de WWW, sobre os Mexias que se encontra em:

http://www.terravista.pt/Guincho/7789/Mexia.htm

Pretendo aumentá-la consideravelmente assim que tiver disponibilidade e terei todo o gosto em incluir os ramos mencionados no item Família de Monforte (Alentejo).

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#1817 | LSV | 19 janv. 2001 18:50 | In reply to: #1815

Caro Gui Maia de Loureiro
Também eu tinha já inicado um tópico rigorosamente com o mesmo título mas que infelizmente não obteve qualquer resposta. Ainda bem que o inicia novamente e vamos lá a ver se desta tem melhores frutos.
Estou a organizar um pequeno apontamento sobre os Mexia de Campo Maior, particularmente sobre o seu ramo Mexia Fouto ou Fouto Mexia. Assim, toda a colaboração e informações são importantes, até porque a documentação está ainda muito dispersa.
Independentemente do fórum, ou para além dele, se estiver interessado pode contactar-me directamente para lsvarella@teleweb.pt para trocarmos mais informações.
O Dr. Arnao Metello tem também várias informações sobre ramos Mexia, e seria talvez interessante começar a reunir toda a informação e coligi-la, para além da sua página web, cujo princípio é já importante, e torná-la pública em revista da especialidade (Instituto Português de Heráldica, Associação Portuguesa de Genealogia) ou mesmo em opúsculo independente, pelo menos sobre os princípios dos Mexia, de forma a dar alguma organização sistemática aos caos genealógico em que nos lançam a generalidade dos genealogista que dela se ocupam. Tenho até uma idéia de como, colaborando, podemos fazer a troca de informações.
Quanto aos meus apontamentos Mexia que tem (penso que através do Nuno Canas Mendes ou do Nuno Borrego), estão já possívelmente desactualizados, e terei muito gosto em enviar-lhe versão actualizada.
Por fim, não me trate por Dr., que o não sou, sou arquitecto, mas também não me trate por arquitecto se faz favor.
Um abraço
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#5511 | fdmcv | 04 juin 2001 02:59 | In reply to: #1817

Caros Parentes,

Sou descendente da família Mexia, como pude verificar lendo o trabalho de Fernando C. P. C. de Magalhães Mexia,
"Genealogia da Família Magalhães Mexia da Lousan". Para ser franco, por enquanto, só passei para meus arquivos a parte
relativa aos meus ancestrais. Porém, se houver interesse em construir uma genealogia completa dos Mexia, seria
com prazer que iria colaborar com os dados deste ramo, à medida em que tenha tempo.

A propósito, existe alguma pesquisa mais recente sobre os membros mais antigos da família,
em particular, sobre Diogo Oveques ? Qual a origem das lendas que cercam este personagem ?

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
magalhaes_coutinho@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#5571 | fdmcv | 06 juin 2001 04:34 | In reply to: #1817

Colegas,

O meu endereço saiu com um problema na mensagem anterior. Uso um "_" entre o "magalhaes" e o "coutinho", donde apenas o "coutinho" foi reconhecido na edição do texto. Caso alguém tenha me enviado mensagem, esta foi parar em outras mãos. Forneço então um outro endereço, mais curto além de tudo: fdmcv@msm.com.br. Faltou dizer na mensagem anterior que estou pesquisando, no momento, microfilmes dos Mórmons com dados da Lousã, em busca de mais informações sobre os Mexia daquela região.

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira
"magalhaes_coutinho@hotmail.com"
"fdmcv@msm.com.br"

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#32070 | zmcm | 13 déc. 2002 12:04 | In reply to: #1817

Caro Luis :
Tens conhecimento de algum ramo de Campo Maior que tenha passado a Olivença? eu sei que houve na realidade mas não sei quem e em que época.
Isto para linkar com os do Algarve que segundo me informaram são descendentes dos de Olivença.
um abraço
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#32077 | Paulo | 13 déc. 2002 14:46 | In reply to: #1815

No que concerne aos Mexias de Monforte poderei contribuir com alguns elementos genealógicos dos Mexia Galvão outrora proprietários das Herdades da Decosta e da do Caldeireiro de quem descende a minha sogra.

Caso alguém esteja interessado nestes dados poderá contactar-me através do meu email: jpan@clix.pt

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#32116 | LSV | 15 déc. 2002 01:42 | In reply to: #32070

Caro Miguel

Há de facto um ramo Mexia em Olivença. Aliás o Gayo refere-o muito embora eu ainda não o tenha documentado. Sei que não tens o Gayo mas posso dar-te uma cópia deste ttº para a semana na TT. Vou estar lá em princípio 5ª e 6ª já que tenho de ir ao Porto entre 2ª e 4ª.
De resto não conheço nenhuma ligação destes ao Algarve.
Um abraço
Luís

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#32127 | zmcm | 15 déc. 2002 16:11 | In reply to: #32116

Caro Luis :
Agradeço-te a resposta. 5ª ou 6ª feira da próxima semana, dar-te-ei uma telefonadela para se combinar na T.T.

um abraço
Bom fim-de-semana
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#33145 | arezdasilva | 11 janv. 2003 22:16 | In reply to: #32077

desculpe paulo
estudou no liceu pedro nunes?
jorge arez

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#33291 | abivar | 13 janv. 2003 20:39 | In reply to: #1815

Caros Confrades:
Tenho alguns elementos acerca de Mexias do Alentejo, por ter feito uma investigação para uns primos meus (Caldas de Almeida) que descendem de uns Mexias Galvão de Avis e Galveias, mas só cheguei a uma D. Paula Teresa Mexia (de Avis, nascida provavelmente na 1ª metade do séc. XVIII), casada com um Capitão Agostinho Caeiro Cortês (de uma freguesia de Estremoz), casal também referido nos "Costados Alentejanos" de António Pestana de Vasconcelos (costados Mexia de Almeida, outro ramo da mesma varonia dos meus primos). Para se ver como a genealogia é em geral mais complicada do que parece, quando comecei essa investigação, já tinha encontrado, por mero acaso, um João Mexia alfaiate em Mora em finais do séc. XVII, testemunha de um processo de habilitação para o Santo Ofício que consultei por razões inteiramente diferentes, mas nascido em Olivença (filho de Pedro Mexia e Isabel Marques); julguei que era daí que lhes vinha o apelido Mexia, uma vez que a família era de Mora, nas últimas gerações. Afinal, por um lado, o Mexia vinha daqueles Mexia Galvão que nada têm que ver com o referido alfaiate (este deixa descendentes de apelido Teixeira, por ter casado com uma senhora deste apelido) mas por outro também descendiam do referido João Mexia, por outra linha (precisamente de Teixeiras)!
Como o confrade (e primo!) Miguel Cabrita Matias, também descendo de Mexias estabelecidos no Algarve pelo menos em finais do séc. XVI, pelo que também estou interessado neste tópico. Pelo que se vê no Gayo, é antiga a difusão de Mexias e Galvões, diversas vezes cruzados, pelo Alentejo, pelo que será tarefa ciclópica tentar dar uma genealogia "completa " destas famílias...
Cumprimentos,
António Bivar

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#33303 | zmcm | 13 janv. 2003 22:13 | In reply to: #33291

Caro António :
O estudo desta família Mexia é efectivamente bastante mais complicado do que se supõe, a atestar esta afirmação tenho um tio materno que estuda os Mexias de Campo Maior (dos quais também descendo pelo lado materno)há já alguns anos e que prevê publicar não sei ainda quando. Apenas posso dizer que é um trabalho bastante exaustivo. Os Galvões de Campo Maior ligaram-se diversas vezes desde o séc XVI( ou XV!) com os Mexias dando origem a vários ramos Galvão Mexia / Mexia Galvão, ao longo dos tempos até aos dias de hoje.

Estou particularmente interessado nos de Olivença, pois penso que os nossos avós do Algarve vieram de Olivença e seria agradável descobrir esta ligação!

um abraço
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#33304 | zmcm | 13 janv. 2003 22:15 | In reply to: #33291

Caro António :
O estudo desta família Mexia é efectivamente bastante mais complicado do que se supõe, a atestar esta afirmação tenho um tio materno que estuda os Mexias de Campo Maior (dos quais também descendo pelo lado materno)há já alguns anos e que prevê publicar não sei ainda quando. Apenas posso dizer que é um trabalho bastante exaustivo. Os Galvões de Campo Maior ligaram-se diversas vezes desde o séc XVI( ou XV!) com os Mexias dando origem a vários ramos Galvão Mexia / Mexia Galvão, ao longo dos tempos até aos dias de hoje.

Estou particularmente interessado nos de Olivença, pois penso que os nossos avós do Algarve vieram de Olivença e seria agradável descobrir esta ligação!

um abraço
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#37094 | Paulo | 04 mars 2003 14:27 | In reply to: #32116

Caros confrades,

Conforme o prometido e penitenciando-me pelo atraso, venho dar-vos conta do que possuo acerca dos Mexias,Velez e Galvões da região de Monforte. Gostaria de saber se alguém dispõe de informações sobre estas famílias, costados ascendentes da minha mulher.



Manuel Mexia Galvão e Catarina de Miranda (que presumo familiar de um Padre João de Miranda, seu contemporâneo) residiram na Herdade do Mato do Cavaleiro, Santiago de Cayola, Urra, e houve deste casamento:

Francisco Mexia Galvão, b.17.10.1672, s.n.

Maria Mexia Galvão, b.4.4.1675, s.n.

Isabel Mexia Galvão, b.12.9.1677, s.n.

António Mexia Galvão, b.4.11.1679, s.n.

Catarina Miranda, b.20.7.1680, que segue.

Catarina Miranda casou com Manuel Velez, b. a 17.10.1683 em Alter Pedroso, Alter do Chão, filho de filho de Francisco Velez e Isabel Vaz. Manuel e Catarina viveram na Herdade das Marés, Termo do Crato (1707) e mais tarde na Herdade da Decosta (ou da do Costa). Deste casamento houve entre outros a:

Manuel Velez, baptizado em 20.3.1707 no Assumar, que casou a 13.8.1736 com Maria Mendes Denis, da Urra, com geração.

Antecipadamente grato pela Vossa colaboração despeço-me com amizade.

Paulo
jpan@clix.pt

Reply

Direct link:

Mexias em Fronteira e Sousel

#61907 | jliberato | 04 avril 2004 15:10 | In reply to: #1815

Caro Gui Maia de Loureiro,
Estando a estudar a freguesia de Fronteira em busca do meu Eusébio Ribeiro Machado, encontrei uns Mexias que podem eventualmente interessar a quem estuda os Mexias, o que não é o meu caso.
Assim, a título de exemplo:
Casamento aos 17-09-1730 de Raimundo Mexia, filho de António Mexia e Maria Martins, natural de São João Baptista de Sousel, e de Josefa Maria, filha de António Fernandes e maria Pires, natural de Nossa Senhora dos Barros, Avis.
Pode ser que seja útil a alguém que procure ramos "perdidos".
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

Mexias em Campo Maior

#103262 | Filipe Reis | 17 oct. 2005 23:44 | In reply to: #61907

Caros confrades

Tenho alguns Mexias de Campo Maior em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=103257

Cumprimentos
Filipe Reis

Reply

Direct link:

RE: Mexias em Campo Maior

#103265 | jliberato | 17 oct. 2005 23:54 | In reply to: #103262

Caro Filipe Reis,
Como faço com frequência apenas quis identificar uns Mexias que encontrei em Fronteira numa investigação que fiz nesta paróquia eque podiam interessar a outros investigadores. Não tenho interesse directo na questão.
Mas obrigado pela mensagem.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#274728 | luisjrm | 17 avril 2011 17:15 | In reply to: #1817

caro Sr. LuisS.Varela
obeservei que o sr. tem estudados os mexias fouto e mexias centeno e outros por acaso não tem informações sobre antonio mexia/ isabel gomes que se casam em campo maior a 24-7-1657 e em que test. pedro mexia fouto e joão centeno mexia .este casal teve pelo menos um filho pedro afonço mexia que casou a 22-10-1691 com maria dos santos testemunharam o reverendo andre fernandes do rego ,francisco de barros e ana pereira .
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275222 | luisjrm | 26 avril 2011 22:58 | In reply to: #274728

Caros Confrades
renovo o pedido...

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275285 | luisjrm | 27 avril 2011 20:09 | In reply to: #275222

...................

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275290 | carlos luiz | 27 avril 2011 21:22 | In reply to: #274728

Caro
Senhor Luisjrm

Tambem gostava de avançar com os meus Mexias de Campo Maior, que não consigo ir alem do casamento de Bartolomeu Mexia com Maria Rodrigues em 18 de Junho de 1645, no registo de casamento não traz os pais dos noivos!
E assim não sei como fazer para poder avançar neste ramo--http://pagfam.geneall.net/0534/pessoas.php?id=1038082
Peço ajuda aquem estuda estes Mexias do Campo Maior!
Muito agradecido
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275303 | luisjrm | 27 avril 2011 22:13 | In reply to: #275290

caro Sr.Carlos Luiz
tem o mesmo problema que eu com os mexias , o sr. padre não deu os nomes dos pais e assim e mais dificil mas
não impossivel (digo eu ) avançar. Os meus Mexias , Antonio Mexia casa com Isabel Gomes na mesma igreja de Campo Maior
que os vossos mas a 24-7-1657 portanto 12 anos depois . ja agora se não for pedir demais não pode o confrade revelar o nome dos padrinhos ou testemunhas do ref. casamento ?
Estou tambem a tentar agendar um ou dois dias para ir ao arquivo de elvas este verão .
Aproveito tambem a opurtunidade para apelar a outros confrades que tratem deste apelido para dar uma ajuda nestes
Mexias .
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275378 | carlos luiz | 28 avril 2011 20:46 | In reply to: #275303

Caro Luis

Vou ver se consigo enviar os dados dos Mexias de Campo Maior!

Pedro Vaz Mexia nasceu na freg. de Nossa Senhora daExpectação-Campo Maior em 27/09/1646, filho de Bartolomeu Mexias e de Maria Rodrigues, foram padrinhos Antonio Mexia e Maria Vaz ???????, vigario ou padre Pedro Galvão!

No casamento dos pais, Bartolomeu Mexia e Maria Rodrigues, em 18/07/1645, foram testemunhas Jorge ?????? e Manuel ???????, o vigario é o mesmo Pedro Galvão, qui meter os assentos mas não sei fazer, fiz copiar e colar mas colou!
Cumprimentos Carlos Luiz

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275452 | luisjrm | 29 avril 2011 22:56 | In reply to: #275378

Caro Carlos
agradeço a vossa resposta . Irei analizar os nomes que mencionou e depois lhe direi algo . Tenho tambem ""Vaz""em Campo Maior em duas linhas ,uma de Maria Vaz Filha de Martim Afonço( Alfaiate ) ,que teve uma filha Mª. bat. em 1672 e que teve por padrinho o Capitão Antonio Galvão da Fonseca e madrinha Leonor da fonseca, noutra linha tem a ver com o apelido
"Gamas", Maria Gama e filha de Antonio Vaz e de Maria Gonçalves ( o ref. Antº deve ser Vaz Gama ) e que uma da testemunhas do casamento e Rodrigo Galvão .
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Mexias, de Campo Maior

#275771 | luisjrm | 05 mai 2011 11:11 | In reply to: #275378

Caro confrade Carlos
o Padrinho do seu Bartolomeu ate pode ser o meu Antonio Mexia , quanto aos Galvão eles pelo que obeservo
como casaram com mexias aparecem ora como testemunhas ora como padrinhos .
Ja consegui indentificar alguns atravez da obra de ""Gaio"", o problema e relacionalos com estes dada a falta de
imformação.
O Confrade Carlos Tambem tem Gamas ou Galvões ?
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 juin 2024, 20:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen