Origem da família Coêlho

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Origem da família Coêlho

#403723 | TheoSCoelho | 06 juin 2018 04:27

Prezados, boa noite!

Gostaria de, humildemente, solicitar a ajuda de vocês.

Estou em busca de informações do meu bisavô paterno, Fernando Augusto Coêlho (o português original), que é imigrante português. Sei que seu filho, meu avô, Fernando Augusto Coêlho Filho, nasceu em Coroatá - MA, em 27/03/1932, seu filho com Filomena Apolinaria Coêlho.

Porém, não tenho nenhum documento quanto a data de nascimento do meu bisavô, que, presumo eu, foi entre 1890 e 1910, e o local de nascimento, o qual presumo que tenha sido na região do Alentejo, visto que a grafia Coêlho é uma variante particular àquela região. A única referência que consegui achar foi que ele era residente de São Luís - MA na época que meu avô se casou, em 1954.

Qualquer ajuda é bem vinda, grato desde já!

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403736 | MCNN | 06 juin 2018 13:20 | In reply to: #403723

Bom dia

Sabe o nome dos pais do seu bisavô ? Essa informação deve constar no assento de nascimento do seu avô.

Entretanto, encontrei uma notícia de jornal (Diário de S. Luiz) de 1 de novembro de 1922 onde é referido:

"O sr. Fernando Augusto Coelho foi nomeado para o cargo de Agente de Portos e Estradas na circumpscrição da Collectoria de Coroatá"

Se se tratar do seu bisavô, isso indiciará que pelo menos desde 1922 ele estará ligado a Coroatá.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403738 | TheoSCoelho | 06 juin 2018 14:30 | In reply to: #403736

Mário, do meu bisavô, a única informação concreta que tenho é que ele residia em São Luís na época que meu avô se casou, em 1954. Quanto a certidão de nascimento, ainda estou a procurar ela, visto que o cartório de Coroatá nunca mais me deu retorno. Fora isso, tenho esse registro, mas não tenho certeza se se refere ao meu bisavô:

ARQUIVO HISTORICO LIST COMPLETA POR SOBRENOME AHPIL602 PAG: 0047
================================================================================
Sobrenome COELHO______________ Nome FERNANDO____________ Est Civil 1 = SOLTEIRO
Pai VICTORINO ROIZ COELHO______________ Mae M LUIZA D ASCENCAO COELHO__________
Nascimento __/__/____ Idade 006 anos 00 meses Nacionalidd PORTUGUESA__________
Conjuge ___________________________________ Profissao _________________________
Procedencia PORTUGAL___________________________ Chegada 20/03/1902
Entrada p/ SANTOS___________________ Destino VILLA BOMFIM_____________
Obs1 H.I.SP - MATRICULA IMIGRANTES NR.72 FOLHA NR.86 LANCAMENTO NR.16___________
Obs2 CHEGOU AO BRASIL NO NAVIO "LES ANDES"(EMBARQUE EM MADEIRA)_________________

NUMERO 00575978

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403741 | mila1000 | 06 juin 2018 16:05 | In reply to: #403723

Theo,

Converse com seus familiares à respeito de Victorino e de seus filhos.

A familia chegou mesmo em 20/03/1902, e, por terem embarcado na Madeira, há uma possibilidade de serem açorianos. É um pensamento meu.

Fernando tinha vários irmãos, procure saber se algum familiar sabe de alguma coisa...Algum casamento, óbito.

http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php
20/03/1902

Victorino Rodrigues Coelho 37 anos
Maria Luiza D Ascenção 35 anos
Maria 12 anos
Margarida 10 anos
Abel 9 anos
Guilherme 8 anos
Fernando 6anos
Carmina 4 anos
Eliza 2anos

Eles estiveram na Hospedaria de SP:

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L072_086.pdf


Localizei um Victorino Rodrigues Coelho, que imigrou para USA em 1909, mas, tinha 65 anos. Era de Cedros, Faial, Açores, não era o seu ascendente.

Mila

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403746 | MCNN | 06 juin 2018 16:53 | In reply to: #403738

Boa tarde

Se esse for o seu bisavô então ele era natural da ilha da Madeira, pode ver aqui a referência ao batismo dele e ao de vários irmãos dele:

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=Victorino+coelho&mae=&local=&data=&livro=

Mas só terá a certeza depois de descobrir o nome dos pais do seu bisavô. Para além do já citado assento de nascimento do seu avô, essa informação também deverá constar no assento de nascimento de irmãos que seu avô tenha tido, no assento de casamento do seu bisavô, no assento de óbito do seu bisavô, etc.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403749 | TheoSCoelho | 06 juin 2018 18:32 | In reply to: #403723

Primeiramente, muito obrigado pelas respostas e esclarecimentos! Porém, uma dúvida me incomoda:

Porque que meu bisavô não teria sido registrado na imigração com seu nome completo, mas somente como "Fernando Coelho"? Poderia ter sido somente um equívoco na época ou alguma outra coisa?

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403751 | MCNN | 06 juin 2018 19:32 | In reply to: #403749

Boa tarde

Se seu bisavô for mesmo aquele que aqui colocou e que era natural da ilha da Madeira, então pode ver aqui o seu assento de batismo:

http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=49572&FileID=964150

(tem de selecionar as imagens 48 e 49)

Sobre o "nome completo", tenha em atenção que o registo civil em Portugal só se tornou obrigatório em 1911. Para a esmagadora maioria das pessoas que nasceram antes de 1911, o que apenas existia era o seu batismo.

Veja por favor o batismo cujo link aqui coloquei. Como pode ver a criança foi batizada apenas como Fernando. E era quase sempre assim, ninguém era batizado com o "nome completo", eram batizados apenas com os nomes próprios, e às vezes nem sequer todos os nomes.

Assim sendo, o "nome completo" era algo que era escolhido pelos pais (ou pelo próprio) mais tarde. Não existia um nome à qual a pessoa estava "amarrada" para o resto da vida como acontece quando é feito um assento de nascimento no registo civil.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#403863 | TheoSCoelho | 08 juin 2018 20:14 | In reply to: #403751

Mário, consegui a certidão de nascimento do meu avô, seguem os dados:

Avô paterno: Augusto Cezar Coêlho (falecido na época de seu nascimento)

Avó paterna: Maria da Conceição Ribeiro Coêlho

Avô materno: Francisco Ferreira Apoliano

Avó materna: Maria Ferreira Apoliano

Então, realmente, aquele registro que postei anteriormente não se refere ao meu bisavô. Porém, na certidão não diz nada sobre o local de nascimento do meu bisavô, consta somente que ele residia no bairro de Trizidela, em Coroatá.

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#415698 | batistadonascimento. | 20 juin 2019 06:25 | In reply to: #403723

MEU BISAVÔ SE CHAMAVA ISMAEL COÊLHO DO NASCIMENTO QUE ERA FILHO DE GERSON E DE SOFIA E ETC.....................

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#415699 | batistadonascimento. | 20 juin 2019 06:28 | In reply to: #403723

MEU BISAVÔ ISMAEL COÊLHO DO NASCIMENTO ERA DESCENDENTE DE PORTUGUESES E TINHA UM IRMÃO CHAMADO JOÃO COÊLHO DO NASCIMENTO E ETC...

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#422053 | claroca | 26 févr. 2020 01:27 | In reply to: #403723

oi! boa noite, estava pesquisando sobre a origem do sobrenome Coelho quando vi este fórum. então, meu bisavô se chama Emanoel Moreira Coelho. ele nasceu em 1900 (provavelmente) e chegou ao Brasil na sua adolescência fugido da guerra com os pais e mais 4 irmãos. a mãe morreu um pouco tempo depois de sua chegada e um dos irmãos foi para o Rio e outro talvez para a Bahia. ele morreu aos 54 anos, não o conheci. minha avó, filha dele, ainda é viva e espero muito em breve ter mais informações. gostaria de saber qual rumo teve seus irmãos e família, não sei se estamos falando do mesmo sobrenome, na época de adotava apenas o nome do pai.

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#434536 | heliocoelhojr | 18 juin 2021 04:13 | In reply to: #403723

Ola, meu nome é Helio Coelho Junior. Meu bisavô se chamava Augusto Coelho e nasceu em Portugal por volta de 1900. Ele veio para o Brasil com mais 4 irmãos, com 16 anos, mas eles se separaram. Ele ficou no RJ e viveu em Petrópolis-RJ, até sua morte. Nos ultimos anos de sua vida ele morou com meu pai, Helio Coelho. Ele trabalhou como maquinista na estrada de ferro que ligava a Praça Mauá, no RJ, a Petrópolis. Gostaria de obter mais informações sobre ele e contactar descendentes da familia Coelho. Saudações.

Reply

Direct link:

Origem da família Coêlho

#434549 | claroca | 18 juin 2021 15:33 | In reply to: #434536

vc lembra o nome dos outros irmãos?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 sept. 2024, 06:34

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen