Procurando documentos portugueses para cidadania

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404123 | Thais Calache | 13 juin 2018 19:26

Boa tarde!
Estou procurando alguns dados a mais sobre a origem de meu bisavô.

Nome: Domingos Dionísio Fernandes
Casado com: Magdalena Caporal,
Nasceu no dia 16 de março de 1894
Pai: Dionísio Fernandes, o qual faleceu no ano de seu nascimento(1894),
Mãe: Maria Rosa da Silva.
Casamento:1917 e morreu em 22 de julho de 1961 em Ribeirão Preto.
Meu tio relata que ouvia meu avô falando que ele era da região de Faro, mas não tenho certeza dessa informação.
Caso alguém consiga me ajudar agradeço desde já!

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404130 | Jorge Resende | 13 juin 2018 21:51 | In reply to: #404123

http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indBatCantD.pdf Na página 5 deste documento PDF encontra-se um João, filho de Domingos Dionísio Fernandes, nascido em 1899 será da família??

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404132 | Thais Calache | 13 juin 2018 21:57 | In reply to: #404130

Oi Jorge, acredito que não.... O Domingos Dionísio Fernandes que procuro nasceu em 1894.
Muito obrigada! Caso consiga alguma outra informação agradeço!

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404147 | malimo | 14 juin 2018 01:22 | In reply to: #404123

Cara Thais,

Sabe se seu bisavô faleceu como português ?
Há menção disto no óbito ?
Em 5.12.1955 há uma publicação da Prefeitura de Ribeirão Preto em que um homônimo consta como mensalista. Pode ser que tenha se naturalizado brasileiro e trabalhado para o governo de São Paulo.

A Região de Faro está dividida em 16 ( Municípios ) Concelhos , totalizando mais de 90 freguesias.
Pesquisei o Concelho de Faro que tem 6 freguesias. O Domingos Dionísio não nasceu no Concelho de Faro.

Depois de saber se não foi naturalizado será preciso saber quando chegou ao Brasil para ver se há alguma informação sobre a origem dele.

Att.,

Maria Alice

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404159 | mila1000 | 14 juin 2018 11:59 | In reply to: #404123

Thais,

Seu bisavô casou na igreja São Sebastião em 01/12/1917, casamento nº 178. Ele aos 23 anos, Magdalena aos 26.

Procure ligar na igreja, veja à qual diocese ela pertence. Vá na Diocese,solicite a dispensa matrimonial dos nubentes, pois, lá deve contar a freguesia e igreja de batismo de cada um. Peça cópia do documento, o serviço é pago.

Saiba que Magdalena era italiana,e, o sobrenome é Caporale, não Caporal.

Mila

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404185 | Thais Calache | 15 juin 2018 02:33 | In reply to: #404147

Oi Maria Alice, peguei hoje a documentação dele. Consta que ele se naturalizou brasileiro...Isso exclui minhas possibilidades de requerer a cidadania? Ou ainda há possibilidades?
Você acha que é possível, pelo menos saber de onde ele é?
Muito obrigada pela atenção!
Você foi incrível!
Beijos,
Thais

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404186 | Thais Calache | 15 juin 2018 02:35 | In reply to: #404159

Oi Mila,
Muito obrigada pelas informações. Já fui ao cartório e não consta nada de sua origem... estava com essa esperança...
Você acha que há alguma outra forma de descobrir a origem dele que não seja dessa forma?
Caso você tenha alguma ideia, estou aberta à sugestões.
Mais uma vez obrigada!
Beijos,
Thais

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404189 | mila1000 | 15 juin 2018 11:41 | In reply to: #404123

Thais,

Não falei para ir ao cartório,mas, na Igreja São Sebastião. Procure saber se ela pertence à Arquidiocese de RP. Lá ficam arquivados as habilitações, ou seja, seu bisavô e sua bisavó só poderiam casar no religioso se apresentassem uma certidão de batismo. Na pasta deve constar o nome da igreja e da freguesia do batismo. A Curia não fornece nada de graça, terá que pagar.

No cartório tambem deve ter uma pasta com documentos apresentados, o problema é que não gostam de "arquivo morto". Dizem que foram destruidos... Quando não possuem tais pastas, os dados estão escritos num livro. Nos dias atuais também é preciso apresentar documentos e testemunhas...

Mais uma vez, vá na Arquidiocese em Ribeirão Preto, peça a dispensa matrimonial, forneça a data do casamento, a igreja e nome dos noivos. Faça isso pessoalmente.

Quanto a naturalização, poderá solicitar o processo ao Arquivo Nacional do RJ . Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br . Forneça nome de seu bisavõ, nascimento , filiação, casamento e nome da esposa. Demora um pouco, mas, eles respondem dizendo quanto terá que pagar. Não é caro, creio que menos que R$ 20,00. Poderá vir cópia de passaporte, data e navio que chegou, já achei até batismo.


Mila

Reply

Direct link:

Procurando documentos portugueses para cidadania

#404203 | Thais Calache | 15 juin 2018 19:46 | In reply to: #404189

Mila, muitíssimo obrigada!
Você foi demais, genial!
Desculpe a minha ignorância no assunto!
Beijos e ótimo final de semana!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 21:13

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen