Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#404200 | tdmatos | 15 juin 2018 17:55

Bom dia. Gostaria de saber a data e freguesia de casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça, e a data e freguesia de nascimento da contraente. Se a informação sobre os antepassados da contraente tiver sido obtida por outro tipo de documento também agradeceria a partilha da fonte. Este casal, meus antepassados, surge aqui no geneall. Já consegui recuar para trás de André por outros documentos, mas não para trás de Maria Luísa. Ainda não consegui encontrar o referido casamento em Lisboa. A quem colocou a ascendência de Maria Luísa agradeceria muito, pois, se comigo partilhasse as fontes.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Matos

Reply

Direct link:

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#404204 | Jorge Resende | 15 juin 2018 20:10 | In reply to: #404200

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819347 tif 933 ultimo assento da página direita, assento de batismo em Junho de 1680 de um filho de André e Maria Luisa batismo esse realizado em Lisboa, na freguesia de São Jorge de Arroios, mas com pena, nada diz sobre onde casaram os pais, porém, as suas informações são tão escassas que dificilmente permite mais ajudas.
O filho de André foi Francisco Arrais Mendonça, casou com Maria Joaquina Morais Sarmento, tiveram um filho de nome José Joaquim Arrais de Mendonça, este casou com Ana Rosa Peres Oliveira.

Provavelmente Andre casou em Lisboa...
Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#404206 | tdmatos | 15 juin 2018 20:44 | In reply to: #404204

Obrigado pela sua resposta. Todos esses dados que referiu eu já tinha, pois todas essas pessoas são minhas antepassadas e foi através dos assentos delas de baptismo/casamento que eu cheguei ao casal André e Maria Luísa. A minha esperança e motivação ao fazer este pedido era e é que quem tenha já recuado mais a partir de Maria Luísa, quer tenha sido quem colocou estes dados no genealogia ou alguém que tambem esteja na posse desses dados, os partilhe comigo.
Obrigado pela atenção.
Com os melhores cumprimentos.
Tiago Matos

Reply

Direct link:

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#404207 | tdmatos | 15 juin 2018 20:53 | In reply to: #404204

Ps: já procurei em várias freguesias de Lisboa e nada. Resta-me procurar nas menos óbvias. Também já encontrei outro filho de André e Maria Luísa, outros dois só de André, mais casamentos de Francisco, uma filha e netos Francisco, de outro casamento, netos de Francisco e de Maria Joaquina, e vários outros familiares, mas agora agora nenhum assento que me permita recuar para trás de Maria Luísa. A busca continuará.
Cumprimentos
Tiago Matos

Reply

Direct link:

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#404242 | tdmatos | 17 juin 2018 04:38 | In reply to: #404200

Boa noite. Na sequência do meu pedido e das mensagens trocadas subsequentemente, venho informar que a filiação apresentada para Maria Luísa Moraes de Mendonça não pode estar correcta. Lourenço de Morais e Madalena Perestrelo de Mendonça (D. Madalena da Fonseca Perestrelo) casaram a 25-12-1693 em Tamengos, Aveiro.Ora, assim sendo casaram mais de 13 anos depois do nascimento do suposto neto, Francisco Arrais de Mendonça, baptizado em 1680 em Lisboa, e nascido em 1679. Este casal é progenitor, sim, de um Manuel Arrais de Mendonça Perestrelo tal como está no Geneall, o qual casou com D. Maria Luísa da Fonseca Perestrelo em Santa Combadão em 02-12-1741 (no assento: ele, Manuel de Mendonça Perestrelo, filho de Lourenço de Morais e D. Madalena da Fonseca Perestrelo, já defuntos, naturais do lugar de Alpalhão - o qual fica em Tamengos - e ela, D. Maria Luísa da Fonseca Perestrelo, filha de Manuel da Fonseca Perestrelo, natural desta vila, e de Teresa Maria Coelho, já defunta lugar do vimeiro, freg. de S.to...). Estes dados são confirmados pela descrição da diligência de habilitação do filho, do mesmo nome, de Manuel Arrais de Mendonça Perestrelo, para a ordem de Cristo: Natural de Santa Comba Dão, filho de Manuel Arrais de Mendonça Perestrelo e de sua mulher D. Maria Luísa da Fonseca Perestrelo, naturais de Santa Comba Dão; neto paterno de Lourenço de Morais e de sua mulher D. Madalena da Fonseca Perestrelo, naturais do lugar de Alpalhão; neto materno de Manuel da Fonseca Perestrelo e de sua mulher D. Teresa Maria Coelho, naturais do lugar de Vimieiro.
Fontes: PT-ADAVR-PAND11-2-1_m00044 ;PT-ADVIS-PRQ-PSCD04-004-0001_m0554; PT/TT/MCO/A-C/002-011/0024/00009.

Com os melhores cumprimentos.

Tiago Matos

Reply

Direct link:

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#404243 | tdmatos | 17 juin 2018 06:08 | In reply to: #404200

Para não haver dúvidas, deixo filhos de Lourenço de Morais e D. Madalena, baptizados em Tamengos, Aveiro:
Luísa b. 24-04-1695
Manuel b. 15-03-1697
Mariana b. 26-09-1699.

Ora, Maria Luísa de Morais de Mendonça, teve José, b. 1675, Encarnação, Lisboa, para além de Francisco. Assumindo que teria 15 anos, teria nascido em 1660, filha ilegítima dos pais, assumindo que a sua mãe a teria tido também aos 15 esta teria nascido em 1645, e assim, para além disto tudo não ser muito provável, teria de ter tido a Mariana aos 54 anos, o que também é difícil.

Tudo conjugado, não parecem restar dúvidas significativas.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Matos

Reply

Direct link:

Casamento de André de Carvalho Moutinho e D. Maria Luísa de Morais de Mendonça

#444242 | PHV_1990 | 17 nov. 2022 06:27 | In reply to: #404243

boa noite tiago,

Eu tambem descendo diretamente dos arrais de mendonça. Gostaria muito de puder contactar o senhor para podermos partilhar informações

meu mail : pedrohenriquesvicente@gmail.com
meu whatsapp : 910 943 192

com os melhores cumprimentos
Pedro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 06:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen