Certidão de Nascimento

This topic is classified in rooms:

Certidão de Nascimento

#405064 | Victor Concê | 05 juil. 2018 02:54

Olá, meu nome é Victor e sou filho de Márcia. Minha mãe está procurando os documentos exigidos para tirar sua cidadania portuguesa. Alguém poderia me ajudar com algumas dicas e a responder algumas de minhas dúvidas?

O pai de minha mãe se chama José Carlos Fernandes. Os pais de José se chamam Nelson Fernandes e Izilda dos Anjos Fernandes. Izilda é portuguesa nascida em Bragança, mais especificamente em Mirandela, mudou-se para o Brasil onde casou-se com Nelson.

Pois então. Izilda nasceu (provavelmente) em 1923. Com quinze anos mudou-se para o Brasil, 1938, adquirindo assim o passaporte. Sua data de óbito é 2012, falecendo com 89 anos.

Há alguma possibilidade de vocês me ajudarem a partir desses dados? Eu e minha mãe estamos correndo atrás da certidão de óbito para assim ter o número processual e também descobrir mais sobre os pais de Izilda.

Agradeço desde já, muitíssimo obrigado.

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405068 | FilipeFlard | 05 juil. 2018 03:24 | In reply to: #405064

Caro Victor,

Certamente podemos.

Pelo que vejo, seu avô materno José Carlos Fernandes era filho do brasileiro Nelson Fernandes e da portuguesa Izilda dos Anjos, falecida em 2012. Localizar o assento de nascimento desta senhora, em princípio, não é tarefa difícil, mas é de suma importância saber os nomes dos pais de Izilda.

Com essa informação em mãos, considerando que ela nasceu por volta de 1923, deve escrever à Conservatória de Mirandela e pedir uma pesquisa nos livros do registro civil para encontrar o assento de nascimento de Izilda.

O problema é que, se sabe que deve procurar no concelho de Mirandela, não sabe em qual freguesia. Por isso saber os nomes dos pais de Izilda tornará tudo mais fácil...
Além disso, sugiro que informe onde e quando Nelson e Izilda se casaram, se Izilda tinha irmãos e como se chamavam, quando e onde nasceram, casaram etc.
Quanto mais informações trouxer, melhor ajuda dos confrades receberá.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405076 | mila1000 | 05 juil. 2018 15:54 | In reply to: #405064

Complementando o que Filipe orientou:

Informe a data e local do casamento de Izilda.


No nascimento de seu avô deve constar os avós (materno/paterno). Onde e quando seu avõ nasceu /


Pergunte a sua mãe se o nome Américo lhe diz algo.

Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405082 | Victor Concê | 05 juil. 2018 18:44 | In reply to: #405064

Olá novamente. Primeiramente muito obrigado pela atencao Filipe e Mila. Agradeço muito.

Bom, conversei com minha avó e parece que passei algumas informações erradas, entretanto descobri outras informações de suma importância, conforme o Filipe disse.

Os nomes dos pais de Isilda são Serafim Augusto Gomes e Natividade do Nascimento. E ela teria nascido em 1919, com quinze anos se mudou para o Brasil, então seria 1934.

Ainda não consegui a data e o local de casamento.

Com essas informações a mais será de vossa ajuda?

Outra informação. Minha avó disse que Isilda não tinha irmãos, e também não sei se ela veio para o Brasil com os pais ou sozinha. Estou a procura nos registos de emigração.

Desde já agradeço vossa ajuda, muito obrigado.

Victor

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405084 | FilipeFlard | 05 juil. 2018 19:00 | In reply to: #405064

Será este Serafim Augusto Gomes?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-9965-7GX6?i=646&cc=2140223

Foi o que apareceu na primeira tentativa...

Filipe

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405085 | FilipeFlard | 05 juil. 2018 19:05 | In reply to: #405076

Mila,

Era deste Américo que falava?

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1288732

Muitos dados batem. Na falta de um ponto de partida, vale investigar em Cabanelas.

Filipe

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405087 | Victor Concê | 05 juil. 2018 19:14 | In reply to: #405064

Filipe, este Serafim Augusto Gomes que disse nasceu em 1919, certo? Isso de acordo com o link que me mandou. Então não é ele, pois a filha de Serafim nasceria em 1919.

Isilda nasceu em 1919.

Mila, o Américo não nos é um nome estranho, mas sozinho não conseguimos identificar nenhuma ligação.

Agora quanto ao link que o Filipe mandou sobre o Américo filho de Serafim e Natividade, muita coincidência. Vocês conseguiram achar muito pontos em comum e eu agradeço muito.

Será possível assim descobrir a Freguesia?

Só o que tenho agora são mais e mais perguntas. No link do Américo tudo bate, os nomes dos pais dele são identificos aos noms dos pais de Isilda.

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405089 | FilipeFlard | 05 juil. 2018 19:24 | In reply to: #405064

Caro Victor,

A pessoa que achei deve ser um homónimo.

No que se refere ao passaporte do Américo descoberto pela confreira Mila, sugiro que escreva para a Conservatória do Registo Civil de Mirandela e peça a certidão de nascimento de Izilda, filha de Serafim Augusto Gomes e Navitidade do Nascimento Brás, que nasceu na Freguesia de Cabanelas, Concelho de Mirandela, entre 1920 e 1925.
(É bom dar uns anos de margem de erro, já que ela pode ter nascido um pouco antes ou um pouco depois...)

Se acharem o assento de nascimento dela, resolveu-se o problema; senão, volta-se à investigação.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405091 | Victor Concê | 05 juil. 2018 19:49 | In reply to: #405064

Acabei de receber mais informações. Isilda tinha sim irmãos, e era ela a casula. A primogênita que faleceu quando Izilda tinha 2 anos, e um irmão do meio “desaparecido”, que a princípio poderia ser o Américo Bras Gomes pois ele tem o mesmo nome dos pais de Isilda.

Outra coisa importante é que Isilda veio sozinha para o Brasil, seus pais já tinham falecido. Assim quando chegou no Brasil foi criada pela tia Julia.

Filipe, muito obrigado.

Mila, você teria algum conhecimento sobre esse Américo Brás Gomes filho de Serafim e Natividade?

Victor

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405095 | mila1000 | 05 juil. 2018 20:52 | In reply to: #405064

Filipe,

Sim, me refiro ao Américo Bras Gomes que tirou passaporte em 1926. Após o dele, há duas pessoas que eram de Cabanelas.
78.tif
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228250
veja passaporte 742 e 743 Quintina dos Anjos.

Apenas por curiosidade, fui ver o batismo de Quintina, que nasceu em 1897, era filha de pais solteiros. nr 5 1897
49.tif averbado que os pais reconhecarm a filha por verdadeira
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302835

O passaporte 743 é de Julia dos Santos
Imagem 116.tif batismo + averbações

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302835

Eu solicitaria registo de Izilda na conservatória, se o nome dos pais coincidirem com Serafim e Natividade. isso de dizer que não deve ser filha, eu não confiaria muito. Tenho familiar que entre o primogenito e o caçula há 25 anos de diferença...

Não pude pesquisar mais, fiquei sem sinal de internet desde o almoço.

Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405125 | mila1000 | 06 juil. 2018 16:29 | In reply to: #405064

Vou repassar a resposta da ajuda que pedi a um confrade :

batismo nº 24

data 27/12/1891 freguesia de Cabanelas - Mirandela - Bragança

nome Natividade do Nascimento

filiação Antonio Joaquim , natural Vale Juncal, e, de Mariana ( ou Maria) Mathilde, de Cabanelas

avós paternos Brás Manoel e Maria Delphina, de Vale do Juncal

avós maternos José Joaquim e Maria Augusta, de Cabanelas

padrinhos Manoel Antonio e Maria Filomena


Esse documento poderá ser solicitado ao Arquivo de Bragança pois, o livro não está disponivel para consulta.

Victor deveria solicitar o registo de nascimento de Izilda à Conservatória, como foi orientado.


Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento

#405129 | Victor Concê | 06 juil. 2018 18:34 | In reply to: #405064

Sim, agradeço muito a ajuda de vocês. Mandei mensagem pra conservatória de Mirandela, estou a espera de uma resposta.

Obrigado, novamente.

Victor

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 18:20

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen