Busca de informações de passageiro de vapor
This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões
Bom dia!
Procurei em todos os sites que conheço por informações de um antepassado que veio de Portugal para o Brasil, tendo chegado no Vapor Araucania em 4 de abril de 1891. Seu nome (João Hortêncio Rodrigues) conta na lista de passageiros deste vapor, no entanto não encontrei passaporte, idade, nenhuma informação sobre ele nem no site remessas.cepese e nem no Arquivo Nacional. Creio que fosse jovem na época, pois aparentemente seu pai ou parente próximo (Hortêncio Rodrigues) estava na lista, logo acima dele, acompanhado da esposa e seis filhos não identificados. Como posso encontrar dados sobre ele em Portugal?
Obrigada!
Direct link:
Boa tarde
Tenho quase a certeza que o batismo de um João que pode ver no link seguinte corresponde ao batismo do João Hortêncio Rodrigues que chegou ao Rio de Janeiro no Vapor Araucania em 4 de abril de 1891.
https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=18591&FileID=291133
(tem de selecionar a imagem 17)
Ele nasceu em 13/05/1869 na freguesia de Cambres, concelho de Lamego e distrito de Viseu.
Era filho de Hortêncio Rodrigues e de Maria Bárbara.
Entretanto, encontrei referências no Rio de Janeiro a outras pessoas que aparentam ser filhos do casal Hortêncio Rodrigues e Maria Bárbara, a saber Manuel António Rodrigues (nascido em Cambres em 22/04/1858), Bernardina da Conceição (nascida em 1851/1852), Patrocínia Hortência, Francisca da Conceição e Maria José da Conceição.
De todas as maneiras, para ter a certeza absoluta de que se trata do seu antepassado terá de saber quem eram de facto os pais dele.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Bom dia!
Eu confrontei a certidão de João Hortêncio Rodrigues do seu link com a certidão de Bernardina. Os pais e avós são exatamente os mesmos. Os outros irmãos e o casamento dos pais, não encontrei nos livros.
Gostaria muito de saber a fonte dessa data de nascimento do Manuel António Rodrigues, pois não achei seu registro no livro de Cambres. Seria possível?
Muitíssimo obrigada, Mário César! Sua ajuda foi preciosa!
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 11 nov. 2024, 00:36