Assento de Batismo minha avó

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias

Assento de Batismo minha avó

#414363 | SamiraNolasco | 02 mai 2019 21:19

Olá! Com a ajuda de algumas pessoas aqui do Fórum, pude obter mais informações sobre como tentar encontrar o assento de batismo da minha avó.

Por favor, gostaria de continuar pedindo a ajuda de vocês para conseguir localizar este documento. Segue mais informações:

Posivel nome de batismo: Maria Placido Campozano (Ou Campozana, ou Camposana ou Camposano).
Pai: Jose Placido Camposana
Mae: Marietta Singonetti (Ou Signorotti ou Signoretti)
Nascimento: 04/03/1904 (esta é a data que consta em outros documentos)
Chegou no Brasil em 1905.
Em seus outros documentos, consta que ela é de Vila Real, mas não sei se apenas o Distrito.
Possuia irmãos como Alice, Napoleão, Edmundo, Antonio, Franklin, Celeste e possivelmente outros.

Seu primeiro marido chamava-se Pedro Nolasco e o segundo, Luiz D´Andrea.

Teve filhos do primeiro casamento chamados Carlos, Lincoln e José (todos Nolasco Lopes) e do seu segundo casamento, Rosa Maria D´Andrea.

Por favor, estou tentando de todas as formas localizar o assento de bastimo dela e não encontro de jeito nenhum.

Muito obrigada!
Samira

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#414367 | mila1000 | 02 mai 2019 22:22 | In reply to: #414363

Não abandone seu tópico !!!

https://geneall.net/pt/forum/186589/certidao-de-nascimento-da-minha-avo-e-do-meu-avo/


Já lhe foi dito que Camposana é da freguesia de São Dinis, Vila Real . Os livros estão on line, sendo assim, poderá consultá-los.

http://www.tombo.pt


Procure pelo civil no cartório do Brás,e, pelo religioso na Curia de SP.

José Placido casou com Marieta Signoretti na Paróquia Bom Jesus do Brás em 22/10/1898. Ele 22 anos, natural da freguesia de São Dinis, Vila Real, filho de Lourenco Placido e Anna de Jesus (falecida). Ela 17 anos, italiana, filha de Antonio Signoretti e Fortuna Romana, ambos falecidos.

No link abaixo, consta que Lourenco Plácido , irmão de José, veio ao Brasil em 1919 com a 3º esposa e a filha Noemia.
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/results?t=passaporte+lourenco+placido

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#414370 | SamiraNolasco | 02 mai 2019 23:51 | In reply to: #414367

Olá, Mila! Muito obrigada. Eu abri outro, pois pensei que ninguém tivesse mais recebendo minhas mensagens.

Irei seguir sua orientação e estou muito grata por sua ajuda.

Após minha pesquisa darei notícias.

Mais uma vez obrigada

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415065 | SamiraNolasco | 27 mai 2019 20:52 | In reply to: #414367

Por favor, me ajude a tirar uma dúvida, procurando no cartório de casamento dos pais da minha avó e na curia, como irei localizar a certidão de batismo da minha avó? Jose e Marietta são meus bisavós. Estou confusa quanto a isso. Muito obrigada!

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415077 | mila1000 | 28 mai 2019 11:29 | In reply to: #414363

José Placido casou com Marieta Signoretti na Paróquia Bom Jesus do Brás em 22/10/1898. Ele 22 anos, natural da freguesia de São Dinis, Vila Real, filho de Lourenco Placido e Anna de Jesus (falecida). Ela 17 anos, italiana, filha de Antonio Signoretti e Fortuna Romana, ambos falecidos.

No link abaixo, consta que Lourenco Plácido , irmão de José, veio ao Brasil em 1919 com a 3º esposa e a filha Noemia.
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/results?t=passaporte+lourenco+placido



Faça o que lhe falei. Vá até a Curia, solicite o casamento religioso dos seus bisavós, pois, sabe a data e a igreja. Vai encontrar onde nasceu Marieta, onde residia, etc...
O casal deve ter morado no Brás,reduto de imigrantes. sua chance de encontrar o nascimento de sua avó é grande. Veja quais são os cartórios do bairro, sei que existe um na rua Hanneman. Telefone,pergunte se já existia em 1904.


Tem que ir atrás de documentos, sem isso fica dificil. Converse com seus familiares mais idosos,faça perguntas. As respostas podem estar entre eles.

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415080 | mila1000 | 28 mai 2019 12:03 | In reply to: #414363

Se Maria nasceu em Vila Real,e, o pai era de São Dinis, reduto dos Camposana, pode pesquisar no link abaixo (batismos)

Freguesia de São Dinis

https://tombo.pt/f/vrl23

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415230 | SamiraNolasco | 31 mai 2019 15:31 | In reply to: #415080

Milla, obrigada! Farei a busca. Os familiares mais antigos também não tem muita informação e não conseguiram me ajudar muito.

No arquivo distrital de Vila Real, me indicaram como sendo o Assento de Batismo da minha avó o este que consta no link abaixo, porém, mostra um outro nome de batismo e outra data, muito distante, 1908. Isso está me gerando mas dúvida. Por que seria ela?

Registo 44 do ano de 1908, folhas 128v. e 129 da freguesia de São Dinis.
Link: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL23-001-001-049A&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL23-001-001-049A/PT-ADVRL-PRQ-PVRL23-001-001-049A_m0130.jpg

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415231 | mila1000 | 31 mai 2019 17:16 | In reply to: #414363

Samira,

Eu já havia dito que nem sempre as datas que constam nos documentos brasileiros são corretas. Os nomes também eram alterados.
Eu já havia chegado nesse documento antes, mas, como não respondeu se foi na Curia atrás da Dispensa Matrimonial de 1898 na Paroquia Santo Antonio, casamento entre José Placido e Marietta, fiquei quieta. Nem sequer respondeu se procurou o casamento civil no Brás.
Também havia mencionado o passaporte de 1908 de seu bisavô,mas, como sempre afirmou que sua avó veio em 1905, achei melhor não questioná-la.
Para mim é o batismo de sua avó, que usou apenas o nome de Maria.Antes de casar com o Pedro Nolasco, ela casou com Andrea. Apelido que usou no cartão de imigração. Todos os dados do cartão, e, quem sabe mais informações, poderia ter encontrado se tivesse solicitado o Processo de registro do imigrante ao Arquivo Nacional do RJ. Algo que também não sei se fez.
O que sabe do casamento anterior de sua avó com Andrea? Teve filhos? Seria importante pesquisar à respeito disso com seus familiares. Tentar descobrir se maria teve outra irmã de mesmo nome.
Os confrades auxiliam, mas, os interessados também precisam correr atrás de " verdades" do seu ascendente. Precisa ter certeza de que não vai ter surpresa num futuro próximo, que penso ser uma solicitação de nacionalidade.
Cabe a voce verificar os irmãos de sua avó, nomes, datas nascimento/casamento/óbito.
Auxiliamos,mas, precisam fazer a sua parte.

Boa sorte
Mila

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415232 | SamiraNolasco | 31 mai 2019 17:37 | In reply to: #415231

Nossa, Mila! Você é maravilhosa!

Peço mil desculpas, mas realmente eu ainda procurei na curia, nos cartórios e no imigração, pois eu estava cheia de receios por conta deste assento de batismo de 1908. Agora irei fazer essas buscas nos locais que você indicou com mais esperança.

Muito obrigada!

Respondo a você assim que tiver todas as respostas.

Samira

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415234 | SamiraNolasco | 31 mai 2019 17:54 | In reply to: #415231

Mila, só mais uma coisa. O primeiro casamento dela foi com o Pedro Nolasco e o segundo, com o Luiz D´Andrea.

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415235 | mila1000 | 31 mai 2019 19:00 | In reply to: #414363

Se foi à Curia deve ter cópia da habilitação, se foi aos cartórios do Bras deve ter solicitado a certidão de casamento.

Deve buscar pelo casamento do Pedro Nolasco, ver se casaram no religioso. Sua avó deve ter informado o local de batismo e nascimento. Busque pelo óbito do marido. Depois, faça o mesmo com o casamento com Andrea. Tem que verificar se consta o nome real do batismo,ou, não.

Não adianta sair por aí achando que basta informar que sua avó é a de 1908... A documentação brasileira tem que estar em acordo com o batismo português. Consulte um advogado, ou, vá até o consulado em SP pedir orientação, pois, pode ter que retificar nomes e datas. Antes, faça um levantamento dos irmãos de Maria. Evite surpresas futuras...

Você faz perguntas demais,e, responde de menos. Tenha certeza de seu ascendente, documentos corretos, ao solicitar cidadania. Faça primeiro a cidadania do seu pai (mãe) , filho (a) da portuguesa. Só então, solicite a sua.

Insisto: processo de cidadania é algo sério, Portugal exige documentos corretos. Lá não existe "jeitinho"... São organizados,e, sérios. O que é certo!

Boa sorte.

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#415288 | SamiraNolasco | 01 juin 2019 16:30 | In reply to: #415235

Você tem toda razão.

Já estou buscando junto ao cartório. A cúria, fiz contato e não se encontra mais na igreja e.me.orientaram a buscar no arquivo Memorial.

Meu pai, filho da Maria já é falecido, por isso está mais dificl obter informações. Meus tios tbm são falecidos e meus primos que tenho contato não tem informações ou não quiseram passar.
Mas estou indo atrás. Aviso você assim que tiver mais notícias.

Obrigada novamente.

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#421747 | danimcav | 16 févr. 2020 00:41 | In reply to: #414363

Olá!
Vou me intrometer no seu post pois somos da mesma família!
Sou bisneta de Edmundo Plácido Campozani. Marietta e José eram meus trisavós.
Muito bom achar alguém da família por aqui!
De onde vc é?
Sou de SP capital.
Meu email é danimcav@gmail.com
Entre em contato! Vou adorar conversar sobre nossos antepassdos!

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#421748 | danimcav | 16 févr. 2020 00:42 | In reply to: #421747

Ops. Esqueci de dizer... Meu nome é Daniella, minha avó era Magda (filha do Edmundo) e minha mãe é a Meire (Rosemary)

Reply

Direct link:

Assento de Batismo minha avó

#421749 | danimcav | 16 févr. 2020 00:46 | In reply to: #414363

Desculpe mas eu não entendi. Vc está procurando o registro de batismo da Maria (é a tia Quinha?)
Se a tia Quinha era portuguesa como José e Maria se casaram no Brasil? Tia Quinha não era filha deles? Estou confusa.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 07:39

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen