Desembargador Vasco Fernandes de Lucena – neto do Mestre Martin de Lucena, “El Macabeo”?
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas
Desembargador Vasco Fernandes de Lucena – neto do Mestre Martin de Lucena, “El Macabeo”?
Em pesquisa sobre o sobrenome Lucena, encontrei o arquivo da “Revista de Archivos, Bibliotecas y Museos”, edição de janeiro a junho de 1902. Dentre a série de artigos publicados, encontra-se um sobre o impressor Juan de Lucena, processado pela Inquisição Espanhola por produzir livros em hebraico. Como apêndices do artigo, estão as transcrições dos depoimentos prestados à Inquisição por pessoas ligadas a Juan de Lucena.
Em 1529, a filha de Juan, Beatriz de Lucena, deu detalhes sobre a família, que era da cidade de Toledo, na Espanha. O avô paterno dela era o converso Mestre Martin de Lucena (conhecido como “El Macabeo”), que teve quatro filhos: Francisco, Beatriz, Elvira e o impressor Juan. O tio Francisco de Lucena se mudou para Portugal e foi condenado pela Inquisição como ausente. A depoente nada sabia sobre seus primos, porque Francisco os “deixou em Portugal com a Infanta D. Beatriz”.
Os filhos de Francisco de Lucena poderiam ser os quatro irmãos marranos – Vasco Fernandes de Lucena, Mestre Afonso, Mestre Rodrigo e a mãe de um segundo Mestre Rodrigo – que foram de Castela para Portugal no reinado de D. João I?
Em um depoimento anterior, de 1485, um sobrinho homônimo de Juan de Lucena declarou que seu irmão Fernando de Lucena, casado com Leonor de La Peña, praticava rituais judaicos. Fernando e este 2º Juan de Lucena também eram netos do “Macabeo”, filhos de Beatriz e de Alvar Lopes. A filha do impressor informou, em 1529, que Fernando estava em Portugal.
Com base no nome da primeira esposa (Leonor de La Peña), Fernando de Lucena seria o mesmo Fernão de Lucena, “O Velho”, descrito por Alão de Moraes (tomo 2, v. 1, Lucenas do Secretário, nº 1) e Felgueiras Gayo (tomo 17, Lucenas, § 1º).
Gayo afirmou ser certo que Fernão de Lucena era descendente do desembargador Vasco Fernandes de Lucena, ou pelo menos do mesmo ramo familiar, por usarem as mesmas armas. Se Vasco Fernandes de Lucena era um dos filhos de Francisco de Lucena, ele e Fernando/Fernão de Lucena seriam primos, ambos netos do “Macabeo”.
O médico Martin de Lucena se converteu ao catolicismo em 1391 e, a pedido de Iñigo López de Mendoza, Marqués de Santillana, fez uma das primeiras traduções da Bíblia para o castelhano. O judeu Salomão Ibn Verga, no livro “A Vara de Judá”, narrou que Martin de Lucena era “um grande sábio de nossa nação”.
Aguardo as avaliações dos caros participantes do fórum quanto à hipótese ora proposta.
Atenciosamente,
Jeanie de Castro
Direct link:
Desembargador Vasco Fernandes de Lucena – neto do Mestre Martin de Lucena, “El Macabeo”?
Oi, Jeanie. Tudo bem?
Eu sei que faz muito tempo que você criou esse post, mas queria saber se você conseguiu evoluir com essa tese.
Obrigado
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 janv. 2025, 10:35