Tataravô português

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Tataravô português

#416259 | Paulacanto | 14 juil. 2019 01:28

Olá!!! Pesquisando a minha árvore genealógica cheguei ao nome do tataravô da minha mãe e descobri que Manuel de Almeida nasceu no Porto e migrou para o Brasil com a esposa, chamada Anna da Silva Pereira e com os filhos Vicente José de Almeida e Antônio José de Almeida. No Brasil Vicente José de Almeida casou-se com Margarida Auzier de Castro Almeida e o filho deste casal foi estudar direito na universidade de Coimbra, aproximadamente entre os anos de 1840 a 1846. Gostaria de localizar o passaporte deles e avançar na minha árvore genealógica. Desde já agradeço, Paula

Reply

Direct link:

Tataravô português

#416260 | Paulacanto | 14 juil. 2019 01:42 | In reply to: #416259

O nome o filho que estudou na universidade de Coimbra é Manuel Olympio Trigoso de Almeida. Existe algum arquivo na universidade onde podemos buscar informações sobre a vida acadêmica dele?

Reply

Direct link:

Tataravô português

#416307 | ariafdio | 16 juil. 2019 17:33 | In reply to: #416259

Não sei se já leu, o seguinte artigo:
h..p://sidcanto.blogspot.com/2017/09/uma-interessante-carta-sobre-situacao.html?m=1
(Substituir os pontos por tt)
Encontra uma referência ao "Manoel Olímpio Trigoso de Almeida"

Reply

Direct link:

Tataravô português

#416308 | mila1000 | 16 juil. 2019 18:04 | In reply to: #416259

Já tentou escrever à Universidade ? Pergunte se há como saber de ex-alunos .

https://www.uc.pt/fduc

Vi que já apareceu com esse nome tempos atrás... Sua mãe conseguiu a cidadania ?
https://geneall.net/es/forum/184174/certidao-de-nascimento-bisavo/

Maria José Tavares Caluff também busca pelo seu familiar no heritage.É neta do Joaquim Leocádio Almeida Bentes

No ano de 1876, Manuel foi indicado para suplente de juiz em Óbidos/Pará

Boa sorte

Reply

Direct link:

Tataravô português

#416321 | Paulacanto | 17 juil. 2019 02:32 | In reply to: #416308

Olá, infelizmente descobrimos através de inúmeras pesquisas que a história que minha avó contava sobre o seu pai tinha um grande equívoco. O Tio Manuel Trigoso de Almeida após se formar em Coimbra se tornou juiz dos órfãos na cidade de Óbidos no estado do Pará. Se afastou do cargo por motivo de doença para se tratar em Portugal. Nesta viagem levou o sobrinho Joaquim Leocádio com 4 anos de idade com ele. Retornaram 8 anos depois e por este motivo todos da família afirmavam que meu bisavô tinha vindo de Portugal com esse tio, mas esqueceram de informar que ele tinha nascido no Brasil. Mesmo sem ter chances de obter a cidadania resolvi montar minha árvore genealógica. Descobri que o pai e os avós do Tio Manuel olympio Trigoso de Almeida eram Portugueses da cidade do Porto e espero conseguir o passaporte deles e descobrir o motivo que os fez vir para o Brasil. As famílias Bentes e Almeida fizeram grande fortuna no oeste do Pará e foram grandes responsáveis pelo desenvolvimento da região no século XIX.
Continuo então minhas pesquisas...
Vou entrar em contato com a universidade para tentar mais informações sobre a vida acadêmica do tipo,
Muito obrigada pela resposta,
Paula

Reply

Direct link:

Tataravô português

#416322 | Paulacanto | 17 juil. 2019 02:46 | In reply to: #416307

Olá, li essa matéria de jornal sim. Manuel Trigoso de Almeida tornou-se juiz na cidade de Óbidos e a sua família fez grande fortuna na região. Ele não deixou descendentes e elegeu a sobrinha Anna Francisca De Almeida, minha bisavó, como sua herdeira. O pai e os avós dele vieram da cidade do Porto e tornaram-se grandes comerciantes e pecuaristas nas cidades da costa oeste do Rio Amazonas. Estou tentando descobrir a data que chegaram no Brasil para tentar encontrar o passaporte deles.
Muito obrigada pela resposta,
Paula

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 03:11

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen