Mistério em Vila Real: dois casais com nomes parecidos ou as mesmas pessoas com sobrenomes trocados?

This topic is classified in rooms: Pessoas

Mistério em Vila Real: dois casais com nomes parecidos ou as mesmas pessoas com sobrenomes trocados?

#416361 | AntonioLeandro | 18 juil. 2019 04:39

Caros Amigos,

Alguém consegue me ajudar a esclarecer um mistério relativo a uma parte de minha família portuguesa?

Meu avô materno chamava-se José Martins de Carvalho, ele nasceu em 11/07/1911 na Fazenda Oriente, em Mathias Barbosa (Minas Gerais, Brasil). Os pais de José Martins de Carvalho eram Antonio Martins de Carvalho (meu bisavô) e Anna Alves de Carvalho (minha bisavó).

Antonio Martins de Carvalho (meu bisavô) nasceu provavelmente na década de 1870 no Concelho de Vila Real, infelizmente não sei em qual freguesia (se alguém conseguir o registro de nascimento dele, eu apreciaria muito) e era filho de Paulino Martins Ribeiro (meu trisavô) e Anna (o sobrenome dela aparece em três versões, a depender do documento que consultamos: Anna Ribeiro, Anna de Carvalho ou Anna Martins de Carvalho).

A certidão de óbito de Paulino Martins Ribeiro (meu trisavô) indica que seus pais eram José do Glodo e Claudina Martins do Ribeiro.

Anna Alves de Carvalho (minha bisavó) nasceu em 30/12/1883 na Freguesia da Campeã, no Concelho de Vila Real. O registro de batismo dela (disponível em https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1094874 na imagem 96) indica que ela era filha de Joaquim Ferreira e Catarina Martins do Glodo, sendo avós paternos Antonio José Pereira Belonças e Thereza Torres e maternos José Martins do Glodo e Claudina Alves de Morais.

O fato de ambos os Josés (tanto o pai de Paulino Martins Ribeiro quanto o pai de Anna Alves de Carvalho) terem o sobrenome "do Glodo" e serem casados com uma esposa chamada Claudina (embora ela tenha sobrenomes diferentes nos dois registros) chama a minha atenção e anuncia-me duas possiblidades:

1) Seria Paulino Martins Ribeiro, pai de Antonio Martins de Carvalho e avô de José Martins de Carvalho, irmão de Catarina Martins do Glodo, mãe de Anna Alves de Carvalho e avó de José Martins de Carvalho, ou seja, meus bisavós Antonio Martins de Carvalho e Anna Alves de Carvalho seriam primos em primeiro grau (primos-irmãos)?

2) Será que seria possível que na Freguesia da Campeã, em meados do século XIX, haveria dois casais com nomes muito parecidos: José Martins do Glodo e Claudina Alves de Morais (pais de Catarina Martins do Glodo) e José do Glodo e Claudina Martins do Ribeiro (pais de Paulino Martins Ribeiro).

Provavelmente, se eu conseguisse localizar os registros de nascimento de Paulino Martins Ribeiro (nascido em 1842 ou 1843, provavelmente na Freguesia da Campeã) e de Catarina Martins do Glodo (nascida em 1855 ou 1856, na mesma Freguesia), eu poderia comparar a forma como estão escritos os nomes dos pais e avós de ambos e verificar qual das duas possibilidades é verdadeira, mas não encontro nenhum destes dois registros.

Alguém poderia me ajudar a resolver este mistério?

Muito obrigado,
Antonio Leandro

Reply

Direct link:

Mistério em Vila Real: dois casais com nomes parecidos ou as mesmas pessoas com sobrenomes trocados?

#416362 | AntonioLeandro | 18 juil. 2019 04:55 | In reply to: #416361

O registro de nascimento de Catarina, eu creio ter encontrado, mas não consigo ler. Alguém consegue?

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL06-001-009&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL06-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PVRL06-001-009_m0069.jpg#

Reply

Direct link:

Mistério em Vila Real: dois casais com nomes parecidos ou as mesmas pessoas com sobrenomes trocados?

#416363 | mtt | 18 juil. 2019 06:02 | In reply to: #416362

Eis a leitura:

Catarina, filha legítima de José Martins e de Claudina Alves, do lugar de Avessão do Cabo, desta freguesia; neta paterna de José Martins e de Maria Martins, já defuntos, do mesmo lugar; e materna de José Alves, já defunto, e de Mariana Joaquina, de Avessão, digo, do Seixo; nasceu no dia catorze de Novembro de mil e oitocentos e cinquenta e seis, e no dia dezasseis do dito mês foi por mim solenemente baptizada, e lhe pus os Santos Óleos; foram padrinhos Jacinto Alves e Felizarda Alves, solteiros, do dito lugar do Seixo. E para constar fiz este termo, que assinei. Era ut supra.
Feliciano da Costa, Abade.

Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Reply

Direct link:

Mistério em Vila Real: dois casais com nomes parecidos ou as mesmas pessoas com sobrenomes trocados?

#416370 | AntonioLeandro | 18 juil. 2019 12:58 | In reply to: #416361

Caro Manuel,

Muito obrigado!

Atenciosamente,
Antonio Leandro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 02:38

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen