Origem de minha família Cabo Verdiana

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Origem de minha família Cabo Verdiana

#417155 | Sueli Clara | 19 août 2019 01:22

Boa noite!

Venho, por meio deste,tentar obter informações acerca de meus antepassados,no caso meu bisavô.
A única informação que disponho é que seu nome era Leonel dos Santos Junior, nascido no mês de setembro, do ano de 1887 e que chegou ao Brasil, vindo de Cabo Verde, por volta de 1899 com aproximadamente 12 anos de idade, acompanhado de sua irmã (desconheço sua identidade) e que em determinado momento da vida, estabeleceu-se no bairro de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu até seu falecimento em fevereiro do ano de 1972. Filho de José dos Santos Junior e Anna de Jesus, casou-se em território brasileiro e teve 03 filhos, sendo um deles minha avó paterna, Dorcelina dos Santos Negreiros.
Desde já sou muitíssimo grata pela simples leitura deste correio eletrônico, dada a importância deste assunto para mim.

Grata,

Sueli Clara Soares A. Negreiros

Reply

Direct link:

Origem de minha família Cabo Verdiana

#417257 | clover779 | 22 août 2019 12:04 | In reply to: #417155

Olá.
Esse seu avô não casou pela primeira vez com Rosalina Reis Branco, em 30 de setembro de 1911? (ver https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DC8S-D1K?i=70&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKFSD-1WC), nesse caso, nesse casamento ele é dito natural daquela capital (Rio de Janeiro).

Não seria antes o seu pai, José dos Santos Júnior, que teria vindo de Cabo Verde? Nota que o nome do pai foi corrigido posteriormente ao casamento, e não é o mesmo do filho.

Reply

Direct link:

Origem de minha família Cabo Verdiana

#417317 | Sueli Clara | 24 août 2019 15:30 | In reply to: #417155

clover779,

Primeiro agradeço tua ajuda. Me foi muito útil esse link que me disponibilizou.
A única informação sobre meu bisavô, Leonel dos Santos Junior que encontrei, foi a menção dele no atestado de óbito de sua esposa, minha bisavó paterna, Rosalina de Souza Junior. Meu pai,Orlando Andrade Negreiros (pais: Dorcelina dos Santos Junior e Anivaldo Andrade Negreiros), sempre me disse que meu avô Leonel era oriundo de Cabo Verde. Mas, pesquisando, segui um outro ramo. Descobri que Rosalina era natural do Rio de Janeiro. Porém seus pais, Pedro de Souza Branco (pais: Manoel de Souza Branco e Maria das Neves da Conceição), e Maria dos Santos Reis (pais: Francisco Ignacio dos Reis e Maria das Dores Conceição), eram todos portugueses. Sendo assim, acredito que não consiga a partir daí, conseguir nacionalidade portuguesa. Minha bisavó Rosalina teve outros filhos com meu bisavô Pedro, estes nascidos todos no Brasil. A princípio, eram todos radicados em Campos dos Goytacazes, RJ. Na família, há vários ramos. Me parece que eles se casavam em família porquê os sobrenomes se misturam. Em algum momento, alguns deles fixaram residencia em Campo Grande, RJ e vieram a óbito na casa e proximidades da casa que ainda abriga meu pai.

Obrigadíssimo pela atenção,

Sueli Clara.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 juil. 2024, 05:48

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen