Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

This topic is classified in rooms:

Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

#417617 | Tiago R de Andrade | 03 sept. 2019 09:53

Bom dia,

Gostaria de solicitar ajuda a interpretar o que me parece ser uma profissão, no assento de casamento de Damião Simões e de Ana Rita da Purificação, dois tetravós meus.

O casamento ocorreu em Torres Vedras, freguesia de Runa.

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4833797 (ficheiro 0094)

Refere que o noivo foi baptizado na freguesia de Paião e que é "...paulaceiro (?) na loja de mercearia de D. Amador Nascimento ..."

Se possível ajudarem-me a confirmar esta frase e qual a profissão?

Desde já agradeço.

Cumprimentos,

TRA

Reply

Direct link:

Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

#417618 | GoldenDays | 03 sept. 2019 11:07 | In reply to: #417617

Bom dia,

A profissão é seguramente a de "Caixeiro" antecedida na minha interpretação de "pian", eventual corruptela de "peão", ou seja caixeiro que levava as coisas a casa de alguém.

Discutível, sem dúvida, mas que parece fazer sentido. Nas mercearias, o ajudante era o marçano que procurava ser promovido a caixeiro (aquele que fazia as vendas ao balcão).

A este propósito deixo-lhe aqui dois links para descrições deliciosas das mercearias de outrora:

https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2011/04/as-mercearias-antigas.html

http://sopasdepedra.blogspot.com/2012/10/porta-nova-12-o-grande-merceeiro.html

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

#417622 | Tiago R de Andrade | 03 sept. 2019 12:29 | In reply to: #417617

Caro Ribeiro de Araújo,

Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

TRA

Reply

Direct link:

Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

#417633 | j.lilaia | 03 sept. 2019 18:26 | In reply to: #417617

Caro Tiago Rebelo de Andrade,

Já há algum tempo que estava para o contactar pois, se o identifiquei bem (assim como aos seus dados e mensagens constantes aqui no Geneall), já tinha constatado que temos ascendência comum em Mouronho:
A sua 4ª Avó Jacinta Carvalha/Carvalho ( https://geneall.net/pt/nome/2783036/jacinta-carvalho/ ) era irmã da minha Trisavó Maria Carvalha/Carvalho.
Adicionalmente, penso que teremos parentesco também pelos Antunes Martins. Além de um irmão destas nossas Avós, António Martins Borges, ter casado com uma irmã, Ana Martins, do seu 4º Avó José Martins Antunes (ou Antunes Martins) também sei que a minha Avó materna (a quem pertence esta ascendência) se tratava como prima com uma neta (Berta Antunes Martins) de Joaquim Antunes Martins (irmão ? do seu 4º Avô). Este Joaquim Antunes Martins migrou para o Ramalhal/Torres Vedras onde teve descendência. Se procurar por Antunes Martins na zona de Torres Vedras vai encontrá-los (mesmo aqui no Geneall). Por causa desta "prima" desconfio que os Antunes Martins são parentes destas Avós pela ascendência Martins ou então o parentesco será pela ascendência Antunes do meu Trisavô António Marques (casado com Maria Carvalha/Carvalho).
Desta ascendência tenho muitos dados, mas muitos ainda por rever e por introduzir na minha base de dados, mas no que lhe puder ser útil, disponha.

Quanto a só hoje o contactar, e de o fazer em resposta a esta sua mensagem, deve-se ao facto de a sua mensagem se referir a outros ascendentes comuns: André da Conceição e Maria (Ilária) das Neves, de Runa. Destes meus 5ºs Avós também tenho muitos dados, tanto da ascendência do primeiro em Malta como da segunda em Runa. Não tinha era ainda "apanhado" este casamento da Ana, de quem tenho o registo de nascimento/baptismo (nasceu em Runa em 18/06/1790 e foi aí baptizada aos 27/06). Não se deve ter apercebido, mas este casal já constava no Geneall (https://geneall.net/pt/nome/471255/andre-da-conceicao/ ) e também é referido em diversas mensagens aqui no Fórum.
Além da sua, que desconhecia, através da filha Ana, este casal tem muita descendência através de pelo menos 3 filhos: Os meus Clímaco, de Matacães, através do casamento da filha Maria da Anunciação com João Clímaco Nunes Veloso, parte dos Galrão, de Mafra, através do casamento de João José da Conceição com D.Maria José do Patrocínio e Anjos Galrão, e Miranda, em Runa, através do casamento de Maria Crispiniana com seu primo (2º e 3º grau) António Martinho de Miranda.

Com base nestes dados, disponha do que precisar. Não prometo que lhe consiga colocar aqui tudo com muita rapidez por ter muita coisa por rever/organizar mas peça o que quiser e a pouco e pouco ir-lhe-ei passando as informações.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Reply

Direct link:

Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

#417643 | j.lilaia | 03 sept. 2019 23:46 | In reply to: #417617

Caro Tiago Rebelo de Andrade,

Já depois de enviar a mensagem anterior, fui conferir alguns notas bem como dados aqui do Geneall (que penso serem recentes e talvez enviados por si) e constatei que a referida prima (Berta Antunes Martins) de minha Avó, afinal não é do ramo do Ramalhal (também seus parentes) mas sim irmã da sua Bisavó Sara. Está assim esclarecido o parentesco entre estas primas: Independentemente de também poder haver parentesco pelos Antunes ou pelos Martins (ou por ambos), neste caso o parentesco certo e mais próximo é pelo facto de todas (a sua Bisavó Sara, a irmã Berta e a minha Avó Etelvina) serem bisnetas de José Martins Borges (de Mouronho) e Maria Carvalho (de Meda de Mouros).

Adicionalmente, os meus primos direitos do lado materno (com esta mesma ascendência) têm ascendência comum também com David Baltazar Belchior, marido de Berta Antunes Martins, da Bulegueira/Dois Portos/Torres Vedras. Não conheci a prima Berta (falecida antes de eu nascer) mas conheci muito bem o primo David (bem como os filhos e netos, meus e seus parentes), figura imponente, enorme, com quem, tanto eu como os meus irmãos e primos, adorávamos conviver.

Mais uma vez envio-lhe os meus cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Reply

Direct link:

Casamento em Runa, Torres Vedras - Ajuda em profissão

#417662 | Tiago R de Andrade | 04 sept. 2019 13:57 | In reply to: #417633

Caro João Clímaco Lilaia,

Mais uma vez muito agradeço a sua mensagem (à qual respondi em mensagem privada).

Muito interessante esta ascendência em comum, por vários ramos, Antunes Martins/Martins Antunes e Carvalho, que de facto vou querer explorar consigo.

Algumas notas relativamente ao casal André da Conceição & Maria das Neves:

1) André da Conceição n. Malta, Nossa Senhora da Anunciação c.1770 e casou em Torres Vedras, Runa, a 20.11.1796. A sua mulher, Maria das Neves, n. Torres Vedras, Runa, 07.01.1768

André é referido como sendo filho de Miguel Seição e de Engrácia Seição, ambos n. Malta, Nossa Senhora da Anunciação (nomes adaptados).

2) Já a filha que encontrei, Ana Rita da Purificação (no óbito surge como Ana Rita das Neves) n. Torres Vedras, Runa 18.06.1790, f. Torres Vedras, Runa, 28.05.1876

casou em Torres Vedras, Runa, a 19.12.1829 com Damião Simões (n. Figueira da Foz, Paião 09.08.1800 e f. Torres Vedras, Runa, 31.10.1862) e deixou um único filho, Leonardo Simões, o qual pode consultar em https://geneall.net/pt/nome/3977455/leonardo-simoes/

Este Leonardo Simões n. Torres Vedras, Runa 06.11.1830, f. Torres Vedras, Runa, 30.11.1899 e casou em Torres Vedras, Runa 03.08.1864 com Maria da Piedade Metzner n. Alenquer, Pereiro de Palhacana, Quinta dos Carneiros c.1844, f. Torrres Vedras, Runa, 25.08.1884.
Por sua vez tiveram dois filhos:
- Maria, baptizada a 06.09.1865 em Runa, e f. a 23.07.1956, acredito que sem geração.
- Sabino, já descrito

Cumprimentos,

TRA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 11:09

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen