Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420446 | pereirabruno | 04 janv. 2020 16:15

Bom dia a todos, gostaria de pedir ajuda para encontrar algum documento de Portugal relacionado ao meu bisavô.

Nome: Prudencio Pereira
Filho de Antonio Pereira e Maria Isabel Pereira (Izabel em alguns documentos).
Quando Antonio e Maria vieram para o Brasil, tiveram meu bisavô Prudencio, qual foi registrado aqui no Brasil, porém 1 ano depois, retornaram para Portugal quando Prudencio tinha apenas 01 ou 02 anos de idade. Alguns familiares dizem que ele foi registrado em Portugal novamente, e então cresceu por lá voltando para o Brasil só com seus 30˜40 anos de idade.

Antonio Pereira e Maria Isabel tiveram mais filhos quando voltaram para Portugal sendo eles: Carlos de 1901, Henrique de 1906, Frederica de 1898 e Maria de 1903. Todos eles registrados na Paróquia de Santa Luzia. Acredito que esse lugar ficava na Madeira? Me corrijam se eu estiver errado.

Muito obrigado a todos pela atenção!

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420447 | Jorge Resende | 04 janv. 2020 17:12 | In reply to: #420446

Bruno, só você pode ajudar a que o seu pedido possa ter sucesso. Perguntar a quem o lê aqui no Forum se acham que Santa Luzia fica na Madeira… Por acaso há uma freguesia com esse nome no Funchal, nada ali existe sobre os nomes que indica, mas digo-lhe que certamente lugares com esse nome devem existir aos montes por este Portugal fora. E Portugal não é uma aldeia, conforme sabe.
Fale com seus familiares mais idosos, pode ser que se lembrem do local onde António Pereira e família nasceram e viveram. Só com estas informações… sim, é difícil. Não desista e diga tudo o que sabe.
Ajude-se ajudando que o quer ajudar.

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420448 | mila1000 | 04 janv. 2020 17:25 | In reply to: #420446

Bruno,

O nome dos irmãos do seu bisavô Prudencio você conseguiu com seus familiares ? Tem certeza do que escreveu no tópico ,ou, conseguiu esses nomes no Arquivo da Madeira?

Sim, há uma Paróquia Santa Luzia na Ilha da Madeira ,e, os nomes dos filhos do casal Antonio e isabel constam como lá nascidos. Vale a pena ressaltar que homônimos existem, que podem não ser seus familiares.

Data: 1903-07-19
Local: Paróquia de Santa Luzia

FILHO: Maria
Pai: António Pereira
Mãe: Maria Isabel

Livro: 6479-A
Folha: 43
Obs: Cédula n.º 261285.




• Data: 1898-07-10
• Local: Paróquia de Santa Luzia


• FILHO: Frederica
• Pai: António Pereira
• Mãe: Maria Isabel


• Livro: 6474-A
• Folha: 42
• Obs: Nota marginal: "Ced. 261.286". Faleceu em 28.02.1985, no Monte, Funchal, reg. n.º 295. Averbamento retirado do Lv.º 6474, reg. n.º 84, fl. 42.



• Data: 1901-04-07
• Local: Paróquia de Santa Luzia


• FILHO: Carlos
• Pai: António Pereira
• Mãe: Maria Isabel Rosa


• Livro: 6477-A
• Folha: 22 v.º
• Obs:



• Data: 1906-06-30
• Local: Paróquia de Santa Luzia


• FILHO: Henrique
• Pai: António Pereira
• Mãe: Maria Isabel Pereira


• Livro: 6482-A
• Folha: 40
• Obs: Cédula n.º 260778. Casou com Ema de Sousa, natural de Santa Maria Maior, na Conservatória do Funchal, em 20.02.1938, reg. n.º 36.





Poderia dizer em que cidade e a data que Prudencio foi registrado no Brasil?

Antonio e Isabel casaram no Brasil ? Qual cidade e em que data?




Minha avó viveu até os 18 anos na Ilha da Madeira,e, nem por isso foi registrada lá. Quando a familia regressou ela veio como brasileira, ou seja, não adquiriu a nacionalidade portuguesa.


Procure solicitar ao arquivo da Madeira o passaporte em nome de Prudencio,mas, vai ter que ter um ano
como referencia para pesquisa.


Mila

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420452 | mila1000 | 04 janv. 2020 17:41 | In reply to: #420446

#420449 | J.Resende | 04 Jan 2020 17:34 | Em resposta a: #420442
Mila, como eu tinha inscrito Maria Isabel Pereira, nada surgiu, mas sim, estão cá. Casaram na Quinta Grande.
Assento de Henrique, 1906
https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=45277&FileID=464921

Resposta
Link directo:
https://geneall.net/pt/forum/187686/preciso-encontrar-certidao-da-minha-bisavo-brasileira/#a420449

preciso encontrar certidão da minha bisavo brasileira
#420450 | mila1000 | 04 Jan 2020 17:39 | Em resposta a: #420442
Boa tarde Jorge

Sim, vi que casaram em Quinta Grande como consta no batismo de Frederica.

Não sei onde fica a Quinta

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=47715&FileID=463079
imagem 84 batismo 1898


Quanto ao Prudencio, acredito que continue como brasileiro. Não encontrei passaporte em nome dele


Cumprimentos

Mila

Resposta
Link directo:
https://geneall.net/pt/forum/187686/preciso-encontrar-certidao-da-minha-bisavo-brasileira/#a420450

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420453 | Jorge Resende | 04 janv. 2020 17:45 | In reply to: #420446

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=1340&FileID=848144 imagem 6 casamento em 1886 na freguesia da Quinta Grande, Concelho de Câmara de Lobos de António Pereira e Maria Isabel.

Serão estes???

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420459 | Jorge Resende | 04 janv. 2020 21:31 | In reply to: #420446

Requerentes: António Pereira
Naturalidade: Campanário-RAM-PT
Cônjuge: Maria Isabel
Destino: Rio de Janeiro-BR
Data: 1888 - 8
Caixa: 70 N.º Processo: 103
N.º Passaporte: 1490
Data de batismo:
Pais do requerente:
Pai: Manuel Pereira
Mãe: Ana de Jesus
Pais do cônjuge:
Pai: António Fernandes
Mãe: Ana Isabel
Obs: Residente na freguesia da Quinta Grande.


SE ESTE FÕR O SEU BISAVÕ ANTONIO PEREIRA, PEDIU PASSAPORTE APÓS O CASAMENTO E EM 1888 FOI PARA O BRASIL.

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420461 | Jorge Resende | 04 janv. 2020 21:51 | In reply to: #420446

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3734&FileID=188067 IMAGENS 13 E 14 BATISMO DE ANTÓNIO PEREIRA, FILHO DE MANUEL PEREIRA, ERA VIÚVO, E DE ANA JESUS, SOLTEIRA.

SE ESTE FÔR O SEU BISAVÔ NASCEU NA FREGUESIA DO CAMPANÁRIO, MADEIRA

MAS A PERGUNTA DE MILA AINDA NÃO TEVE RESPOSTA: OS NOMES QUE INDICOU NO SEU PEDIDO COMO IRMÃOS DE PRUDÊNCIO ONDE OS FOI BUSCAR?

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#420466 | mila1000 | 05 janv. 2020 08:13 | In reply to: #420446

Vale a pena ressaltar que entre 1899 (nascimento de Prudencio) e 1898 (nascimento de Frederica na Madeira) pode haver mais irmãos nascidos no Brasil.

Seria importante responder o municipio em que Prudencio nasceu. Imagino que saiba a data.

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#421394 | pereirabruno1 | 06 févr. 2020 03:29 | In reply to: #420452

Gostaria de agradecer a todos pela ajuda! Muito obrigado!
Perdi o acesso a meu user antigo (esqueci o e-mail, risos), entao criei esse novo qual vou seguir por aqui.
Mila, as informações relacionadas aos irmãos de Prudêncio, consegui com um primo, qual acredito que deve ter pego sim através do site do Arquivo de Madeira, pois as informações batem com essas que a senhora postou (muito agradecido pela ajuda), o que me leva a pensar que, de fato, pode não ser esses os irmãos dele ou até mesmo a mesma família.

O que consegui do meu bisavô Prudêncio nesse meio tempo com os familiares, foi uma certidão de Nascimento dizendo que ele nasceu no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Cantagalo, e a certidão de casamento dele qual diz que os pais eram portugueses mas não diz de que lugar especificamente.
Outra informação legal que consta no certidão de casamento, é o nome dos avôs de Prudencio, sendo Thomé Pereira e Domingas Pereira (escritos assim na certidão).

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#421400 | mila1000 | 06 févr. 2020 10:43 | In reply to: #420446

consegui do meu bisavô Prudêncio uma certidão de Nascimento ( nasceu RJ, Cantagalo, e a certidão de casamento( pais eram portugueses )

De que adianta mencionar a certidão de nascimento, de casamento, sem informar data, local, nomes???

Nasceu em Cantagalo, em que dia ???

Casou quando, em que dia, com quem??

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#425109 | pereirabruno1 | 23 juin 2020 17:26 | In reply to: #421400

Boa tarde a todos,

Seguem as informações disponíveis na certidão de nascimento expedida pelo cartório do distrito de Souzas - Municipio de Campinas - do estado de São Paulo:

Prudencio Pereira
Nascido em 04 de dezembro de 1891
- não possui o horário do nascimento
Local do Nascimento: Cantagalo - Rio de Janeiro
Filho de Antonio Pereira e Maria Isabel (Escrito Portugueses em frente ao nome da Maria)
São avós paternos: Thomé Pereira e Domingas Pereira
São avós maternos: Antonio Fernandes e Anna Fernandes


Documento emitido em 8 de maio de 1939.
Quando Prudencio ja tinha aproximadamente 48 anos.

Sobre o certidão de obito do Prudencio:
Não possuíu CPF e nem documento de identificação.
Faleceu em 29 de junho de 1962 no municipio de Itatiba - São Paulo.

Por hora, possuo essas informações, acabei de comprar uma pesquisa no cartorio de cantagalo para ver se consigo mais informações, bem como estou procurando com meu tio nos arquivos dele, o certidão de casamento do Prudencio para ver se consigo ainda mais informações.

Peço desculpas pelo post anterior conter poucas informações e agradeço novamente a ajuda e a disposição de cada um em responder, vocês são incríveis! Obrigado!

Reply

Direct link:

Preciso encontrar documentos do meu bisavô Portugues

#425121 | pereirabruno1 | 24 juin 2020 01:25 | In reply to: #425109

Boa Noite a todos, continuei a pesquisa em contato com meu tio e segue o que consegui encontrar:

No documento que possuo de nascimento do Prudencio, ele informa que o nome de seus pais são Antonio Pereira e Maria Isabel, e sendo os avós paternos Thome Pereira e Domingas Pereira (esses dois nomes Thome e Domingas, em particular creio que foram registrados erroneamente, explico melhor no final do post) e os avós maternos são Antonio Fernandes e Anna Fernandes e com essas informações, fui então procurar algum documento que provava o casamento de Maria Isabel e Antonio Pereira, pois bem, encontrei esse: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=303864&FileID=848174

Nesse documento, consta o nome dos pais da Maria Isabel, sendo Ana Isabel Fernandes e Antonio Fernandes, consta também o nome do pai do Antonio, sendo Manuel Pereira e Ana de Jesus (ao invéz de Thomé e Domingas).

Prudencio Pereira, quando fez a certidão de nascimento fez tardiamente, apenas para poder casar-se com Benedicta de Paula, formalmente, e a fez com aproximadamente 48 anos, também não assinou nada pois não sabia ler/escrever e uma testemunha assinava por ele. Meu tio comenta que ele tinha um grande desentendimento com os pais, que deixou portugal pois eles não apoiavam o relacionamento dele com minha bisavó, Benedicta Pereira, chegando a nega-lo. Pode ser sim que na hora de colocar o nome dos avós paternos no documento, colocaram nomes aleatorios, talvez de parentes próximos apenas para registrar, sendo na realidade Manuel Pereira e Ana de Jesus ao invés de Thomé e Domingas Pereira.

Faz sentido essas informações agora:

Requerentes: António Pereira
Naturalidade: Campanário-RAM-PT
Cônjuge: Maria Isabel
Destino: Rio de Janeiro-BR
Data: 1888 - 8
Caixa: 70 N.º Processo: 103
N.º Passaporte: 1490
Data de batismo:
Pais do requerente:
Pai: Manuel Pereira
Mãe: Ana de Jesus
Pais do cônjuge:
Pai: António Fernandes
Mãe: Ana Isabel
Obs: Residente na freguesia da Quinta Grande.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 sept. 2024, 18:33

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen