Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#422814 | AntonioLeandro | 30 mars 2020 06:11

Prezados,

A quinta-avó de meu filho chamava-se Margarida Cândida Bethéncourt da Silva (em solteira) e, ao casar, adotou o sobrenome de seu marido, tornando-se Margarida Cândida de Segadas Vianna. Estou a procura de informações biográficas e genealógicas sobre ela, entretanto, na maioria das fontes escritas sobre eles, encontro que seus pais eram portugueses, seu pai chamava-se Joaquim José da Silva e sua mãe, Saturnina do Carmo Bethéncourt da Silva (ou, Saturnina do Carmo Bethéncourt, quando solteira). Todas estas fontes escritas (artigos de revistas e jornais e livros) são relacionadas ao irmão de Margarida Cândida, o arquiteto brasileiro do século XIX, Francisco Joaquim Bethéncourt da Silva.

Não consegui localizar registros civis ou religiosos pertinentes a este casal (Joaquim José e Saturnina do Carmo) no Brasil, entretanto, nos anúncios fúnebres mandados publicar por João Antonio de Segadas Vianna, genro de Joaquim José e Saturnina, está registrado que o nome de Joaquim José era Joaquim José Bethéncourt da Silva e que o nome de Saturnina era Saturnina do Carmo Bethéncourt da Silva, revelando que a provável origem do nome Bethéncourt era o marido e não a esposa, ao contrário do que dizem as fontes bibliográficas que encontrei sobre o casal.

Uma das fontes afirma que eles eram da Ilha Terceira, nos Açores e que seu casamento ocorreu em 1819. Sabemos que eles chegaram ao Brasil em 1831, pois seu filho Joaquim José Bethéncourt da Silva nasceu à bordo do navio Novo Continente (algumas fontes dizem Novo Comerciante) quando o navio passava ao largo da cidade de Cabo Frio em 08/05/1831.

Alguém poderia me ajudar a localizar o registro de casamento de Joaquim José e Saturnina ou registros de batismo de ambos? Alguém poderia localizar se a filha do casal Margarida Cândida Bethéncourt da Silva nasceu nos Açores, provavelmente na Ilha Terceira?

Atenciosamente,
Antonio Leandro

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#422824 | Jorge Resende | 30 mars 2020 19:32 | In reply to: #422814

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/AIlustracaoPortuguesa_Semanario_1884_1890/1887/Maio/N44/N44_master/AIlustPort1887MaiN44.pdf


páginas 7, 8, 9 da ilustração portuguesa.
Li algures que "a bretã Saturnina…" parece que Bretanha existe esse lugar sim não na ilha Terceira mas em Ponta Delgada, S. Miguel. Será que ela nasce ali??? Não consegue melhor informação a fim de o poder ajudar com mais eficácia??? O local do casamento talvez tenha sido o local da naturalidade dela.

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#422825 | Jorge Resende | 30 mars 2020 19:49 | In reply to: #422814

https://tombo.pt/d/acores

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#422829 | mila1000 | 31 mars 2020 11:12 | In reply to: #422814

Imigrantes no Brasil, acervo no Arquivo Nacional

José Joaquim da Silva Bittencourt ,33 anos , natural da Ilha de SãoJjorge
Residência de trabalho :Rua dos Quartéis de Bragança 49
Chegou em 11/1835 tipo embarcação: brigue nome da embarcação: Maria
Data do registro 29/02/1836
Códice 0388 volume 07 folha 148V

Não sei se indo ao AN terá mais informações

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#422830 | Jorge Resende | 31 mars 2020 13:05 | In reply to: #422814

O carpinteiro em questão chamava-se Joaquim José!

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#429117 | AntonioLeandro | 25 nov. 2020 03:25 | In reply to: #422814

Caro J. Resende,

Muito obrigado pelas informações que conseguiu. Peço desculpas pela demora para responder, estive trabalhando bastante durante esta pandemia e não consegui dar a atenção devida aos meus estudos genealógicos.

De fato existe uma freguesia chamada Bretanha na Ilha de São Miguel e provavelmente é daí que vem a confusão sobre a origem de D. Saturnina.

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#429118 | AntonioLeandro | 25 nov. 2020 03:29 | In reply to: #422829

Cara Mila,

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações que você conseguiu. Admiro muito a sua capacidade de encontrar estes registros.

Esse registro que você encontrou é muito interessante, pois mostra que Joaquim José retornou a Portugal ao menos uma vez após chegar ao Brasil. É bem documentado que a família chegou ao Brasil em 1831, pois o filho mais velho do casal Joaquim José e Saturnina, Francisco Joaquim Bethéncourt da Silva, nasceu em 08 de maio de 1831, quando o navio Novo Comerciante estava ao largo de Cabo Frio. Mas o registro que você localizou confere com o nome e o local provável de nascimento de Joaquim José.

Mais uma vez, muito obrigado.

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#432658 | renatoneto | 10 avril 2021 03:37 | In reply to: #422814

Prezado Antonio,

Me chamo Renato Bethencourt da Silva
Sou bisneto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Ele foi arquiteto e comendador no imperio de Dom Pedro II.

Recentemente iniciei buscas de certidões de meus antepassados.

Descobri os registros de casamento dos pais portugueses de Francisco, a saber, Joaquim Jose da Silva e Saturnina do Carmo Bittencourt ( a grafia do sobrenome varia muito).
E também de baptismo de Saturnina do Carmo Bittencourt. Não consegui ainda o registro de baptismo de Joaquim José da Silva.


Posso lhe repassar estas informações.

Me mande um email:
renatoneto@gmail.com

Reply

Direct link:

Família Bethéncourt da Ilha Terceira - Joaquim José e Saturnina do Carmo

#432659 | renatoneto | 10 avril 2021 03:39 | In reply to: #422814

 to: #422814

Prezado Antonio,

Me chamo Renato Bethencourt da Silva
Sou bisneto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Ele foi arquiteto e comendador no imperio de Dom Pedro II.

Recentemente iniciei buscas de certidões de meus antepassados.

Descobri os registros de casamento dos pais portugueses de Francisco, a saber, Joaquim Jose da Silva e Saturnina do Carmo Bittencourt ( a grafia do sobrenome varia muito).
E também de baptismo de Saturnina do Carmo Bittencourt. Não consegui ainda o registro de baptismo de Joaquim José da Silva.


Posso lhe repassar estas informações.

Me mande um email:
renatoneto@gmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 22:45

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen