Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

This topic is classified in rooms: Arquivos

Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

#424027 | LucianaTrians | 08 mai 2020 10:38

Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô para fins de obtenção de nacionalidade portuguesa. Entretanto, desconhecemos a data exata de nascimento e também o local. Poderiam me indicar como posso buscar esta informação em Portugal - data e local de nascimento de uma pessoa? Teria que entrar em contato com cada Conservaria-Registro Civil solicitando uma busca? Há alguma forma online de fazer esta busca?

DADOS CERTIDÃO DE DESEMBARQUE NO BRASIL

Nome: Manuel Eugenio
Idade: 26 anos (em 1887, logo, teria nascido no ano de 1861)
Data de entrada no Brasil: 23/12/1887
Navio: Cotopaxi
Embarque: Lisboa - Portugal
Desembarque: Rio de Janeiro - Brasil
Profissão: Labre. (trabalhador)
Estado Civil: Solteiro

DADOS DA CERTIDÃO DE CASAMENTO NO BRASIL:
Nome: Manoel Eugenio de Freitas
Nome do Pai: Manoel Borges de Freitas
Nome da Mãe: Luiza Margarida de Freitas

Reply

Direct link:

Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

#424028 | mila1000 | 08 mai 2020 11:34 | In reply to: #424027

Que tal mencionar nome da esposa, data , municipio do casamento?

DADOS DA CERTIDÃO DE CASAMENTO NO BRASIL:
Nome: Manoel Eugenio de Freitas
Nome do Pai: Manoel Borges de Freitas
Nome da Mãe: Luiza Margarida de Freitas



Seriam filhos? Em todos nascimentos onsta que M.Eugenio era do Distrito
Antonio nascido +/- 1912 , obito 1949 no 3º distrito S.Gonçalo
Ercilia 1918 Cachoeiros 7 distrito Macaé
Hervam 1920
Olga 1922

Reply

Direct link:

Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

#424031 | LucianaTrians | 08 mai 2020 15:02 | In reply to: #424028

Muito obrigada pelo retorno. Seguem os dados que constam na Certidão de Casamento:

DADOS DA CERTIDÃO DE CASAMENTO NO BRASIL:
Registro Civil Estado do Rio de Janeiro, Municipio de Macaé
Registro Civil do 6o Distrito de Macaé
Livro numero 4, folhas 165 V - a 136, termo numero 418
Nome: Manoel Eugenio de Freitas, solteiro, agricultor
Esposa: Ipodonia Enedina Bochorne, brasileira, solteira, domestica
Nome do Pai: Manoel Borges de Freitas
Nome da Mãe: Luiza Margarida de Freitas
Data do casamento: 30 de Dezembro de 1907

CONSTA na certidão de casamento erradamente que ele nasceu em Bom Jardim - RJ

FILHOS:
- Felenillo de Freitas Borges (meu avô), nascido em 3/10/1910
- Ercilia (unica irmã do meu avô que eu conheci, pois era solteira e morou com meus avós até o seu falecimento)

Reply

Direct link:

Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

#424037 | mila1000 | 08 mai 2020 17:37 | In reply to: #424027

O fato de ter encontrado a chegada de um Manuel Eugenio, 26 anos, em 1887 no RJ, não significa que seja o seu bisavô. Tenho certeza de que não é.

Como pode ver no casamento em Bicuda, Distrito Cachoeiros , Macaé , consta de que sua idade era de 28 anos, não podendo ter nascido em 1861 como deduziu da chegada do imigrante em 1887.

Consta de que era de Bom Jardim. Já verificou junto á igreja o batismo com o nome dele entre 1878 a 1880? Pela idade com que casou, seu batismo pode constar nos anos 1879/1880.

Hipodonia Inedina tinha 16 anos em 1907. Já verificou junto ao cartório a habilitação de casamento?
Já procurou saber se casaram na igreja?


Os nomes dos filhos que mencionei antes, nada sabe deles?



Imagem 136 Bicuda Distrito Cachoeiros-Macaé
Casamento

Manoel Eugenio de Freitas ,28 anos, natural de Bom Jardim ,filho de Manoel Borges de Freitas / Luiza Margarida de Freitas
Hipodonia Inedina Bockhone de 16 anos
Filha de José Felippe Bockhone e Ephigenia Anastacia Bock hone
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRTK-LR?i=135&wc=9GTB-FMS%3A113328301%2C114019801%2C114052401&cc=1582573

Reply

Direct link:

Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

#424048 | LucianaTrians | 09 mai 2020 00:28 | In reply to: #424037

Muito obrigada novamente pelo retorno. Conversei com 2 tias minhas que ainda são vivas e se lembram do avô. O que elas me disseram:
- Elas confirmaram que o avô Manuel Eugenio que veio de Portugal se casou com a Ipodonia Enedia. Disseram que ele era mais velho que ela. Perguntei se era razoável dizer que ele era 35 anos mais velho que a esposa e elas afirmaram que é possível. Porque disseram que ele morreu bem velho um pouco depois de 1955 (ou seja, com quase 100 anos). Disseram que se lembram dele em seus últimos anos acamado. Já a Avó Ipodonia, morreu em 1980 com 90 anos (elas se lembram exatamente da data pois coincidiu com o nascimento de uma sobrinha).
- Ninguém da família tem a certidão de óbito do Manuel Eugênio. Teria que resgatar este documento em Nova Friburgo (local de morte) para ver se há mais informações.
- As tias confirmaram que Manuel Eugênio que casou com Ipodonia Enedina tiveram os seguintes filhos (não nesta ordem): Felenillo (meu avô, nascido em 1910), Ercilia (solteira, teve Tifo ainda jovem, viveu na casa dos meus avós até morrer por volta do ano 2000), José (possui filhos em Campo Grande, uma delas chama-se Marilene), Antônio (morreu por volta de 1950), Irene (suicidou-se em Nova Friburgo), Manuel Eugênio (casado com Arlete, pai de Arlene).
- Fato interessante: as tias contaram que a razão da falta de documentos é que o Manuel Eugenio e a Ipodonia tiveram também um casal de filhos gemeos. Entretanto, morreram ainda criança no que se acreditou ser Gripe Espanhola. Na época eles moravam em Sana, e o governo local mandou queimar a casa deles, com todos os pertences, por razões de sanidade. Desta forma, os documentos também foram queimados. Por esta razão a familia teria se mudado para Bom Jardim.
- A minha tia acha que pode ter havido um equivoco no cartório quando foram emitidas novas certidões... como havia dois Manuel Eugenio (o que veio de Portugal e o seu filho nascido no Brasil), em algum momento o cartório emitiu uma certidão de casamento dando a entender que a mãe Ipodonia Enedia casou com o seu próprio filho Manuel Eugenio. A minha tia também não tem certeza se o Manuel Eugênio filho nasceu em Bom Jardim... ela acredita que foi no Sana. Para esclarecer isto, eu entrei em contato com o neto do Manuel Eugenio (filho), Andre de Freitas Vasconcelos, filho de Arlene, e pedi para ele enviar documentos que tenha de sua mãe e de seu avô.
- Um caminho que me sugeriram foi buscar no Arquivo Nacional os registros de Hospedarias. Pois me explicaram que no final do sec. XIX era comum os emigrantes ficarem alguns dias nas Hospedarias antes de seguir viagem para seu destino final. Talvez a hospedaria possa ter dados mais completos sobre o Manuel Eugenio que desembarcou no Rio de Janeiro em 23/12/1887.
- Eu também entrei em contato com o Arquivo nacional da Torre do Tombo em Lisboa, para verificar se eles possuem alguma documentação sobre o Manuel Eugenio que desembarcou no Brasil em 23/12/1887 (especialmente se podem confirmar se ele é filho de Manoel Borges de Freitas e Luiza Margarida de Freitas).
- Uma outra informação que eu não sei como utilizar: uma tia me disse que o avô Manuel Eugenio viajou para o Brasil acompanhado de 2 ou 3 irmãos. Um deles elas conheciam como “Seu Silveira”, porque no final da vida ele vivia em Nova Friburgo na casa em frente a delas.


O que você acha? Tem alguma sugestão de como prosseguir a pesquisa?

Reply

Direct link:

Auxilio para Busca de Certidão de Nascimento em Portugal

#424052 | mila1000 | 09 mai 2020 10:50 | In reply to: #424027

Sugestão:

Procure na diocese á qual pertence Macaé pelo casamento religioso entre Manuel e Hipodonia. Como tem a data, será mais fácil obter a informação se existe , ou, não o religioso.

Localize o óbito de Manuel, assim, saberá com quantos anos ele faleceu.

Disse que ele veio com mais irmãos, suas tias devem se lembrar de algum primo, sobrinho de Manuel.

Não adianta querer encontrar com base em estórias.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 06:45

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen