Capitão Mário de Jesus Azevedo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426351 | favieira | 11 août 2020 18:00

Caros confrades,

Quando pesquisava o meu trisavô José Patrício da Fonseca, no jazigo da família, fui informado, no cemitério do A.S.João, que foi trasladado para outro jazigo, este dedicado a Anna Amor da Fonseca, uma pessoa que desconhecia e que nunca se falou em família.

Por outro lado, neste segundo jazigo, consta no exterior a inscrição do nome "Capitão Mário de Jesus Azevedo 21.5.1896- 3.4.1971)", outro nome nunca falado em família.
Será familiar do meu trisavô?

Nada mais sei deste militar, com excepção de ser "Capitão do Extinto Quadro de Administração de Saúde Militar)", segundo o site arquivo.presidencia.pt., onde é referido ter uma «Condecoração com o Grau de Oficial da Ordem Militar de Avis; Decreto de 15 de agosto de 1945 (publicado em DG
em 11 de outubro de 1945).»

Muito provavelmente apenas conseguirei obter mais informações pessoais e familiares para investigar, através de um arquivo militar, mas, até ao momento, sem sucesso.

Assim, agradeço qualquer ajuda que me permita ultrapassar este impasse.

Antecipadamente grato, apresento os meus cumprimentos.
Francisco Vieira

Reply

Direct link:

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426354 | j.lilaia | 11 août 2020 19:37 | In reply to: #426351

Caro Francisco Vieira,

Quanto ao Capitão Mário de Jesus Azevedo, não descobri qualquer informação adicional.

Quanto a Ana Amor da Fonseca, "Jurista", terá sido casada em 2ªs núpcias com o seu Trisavô José Patrício da Fonseca, de quem era víúva em 24/12/1920 quando faleceu.

Registo de óbito na imagem 94: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7663895

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Reply

Direct link:

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426355 | j.lilaia | 11 août 2020 19:49 | In reply to: #426351

Casaram na freguesia dos Anjos em 05/05/1887, sendo ambos viúvos.

A noiva consta como Ana Amor de Melo, sendo este último o apelido do primeiro marido Caetano Maria de Carvalho e Melo.

Último registo da imagem 152, continuando na imagem seguinte: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4813207

Reply

Direct link:

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426357 | favieira | 11 août 2020 20:18 | In reply to: #426354

Caro João Clímaco Lilaia,

Muito obrigado pela suas inestimáveis informações.

Quando procurava um apontamento, uma simples "dica" para uma pesquisa de um militar desconhecido, aparece-me um parente, ainda que algo distante!

Não querendo abusar da sua amabilidade, sabe-me dizer se existe alguma relação de parentesco com "Vidal" que aparece cruzado com Fonseca, Azevedo, ambos dos meus costados maternos e Pery, apelidos dos corpos e ossadas existentes no jazigo em causa?

Reiteradamente grato, apresento os meus cumprimentos.
Francisco Vieira

Reply

Direct link:

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426396 | j.lilaia | 12 août 2020 23:28 | In reply to: #426357

Caro Francisco Vieira,

Terei todo o prazer em o tentar ajudar mas necessito que, se possível, forneça alguns dados das pessoas que menciona.

Eventualmente nomes completos ou aproximados de algumas das pessoas com os apelidos que menciona e algum enquadramento em termos de datas poderão ser bastante úteis.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Reply

Direct link:

Família de J.Patrício da Fonseca e A.Amor da Fonseca

#426450 | favieira | 14 août 2020 17:22 | In reply to: #426396

Meu Caro João Clímaco Lilaia,

As minhas desculpas por não ter respondido mais cedo.
Antes do mais os meus agradecimentos pela sua inestimável ajuda e disponibilidade.

Fui ver o jazigo onde foi depositado o corpo de Anna Amor da Fonseca e encontrei inscritos na entrada nomes que não estão no jazigo e outros que se encontram no jazigo mas não constam da inscrição na entrada.

Segundo informação recolhida no cemitério dos A.S.João, deram entrada no jazigo, por esta ordem:

01. (11.01.1907) – João Francisco Amor (Bapt. São Paulo, Lisboa – F. 03.01.1907), filho de Francisco de Paula Amor (N. Faro) e de Maria d’Assumpçaõ (N. Tavira),
casou com Emília Henriqueta Gomes (N. Santo Estevão(?), Lisboa), filha de José Manoel Gomes e Henrique Roza (N. Santo André, Lisboa) em Santa Catarina, Lisboa, em 30.08.1877;

02. (14.09.1917) – Maria do Coração Rocha;

03. (26.12.1920) – Anna Amor da Fonseca; – Já referido por si.

04. (19.02.1923) – Carlos José Perry Vidal (Bapt. Santo André Estremoz; F. 04.02.1918), filho de Frederico Perry Vidal e Maria das Neves Perry Vidal, viúvo de Olympia Romano Perry Vidal (F. Anjos, Lisboa)
casou com Alice Amor Perry Vidal, filha de Ricardo Perry Vidal (N. São Martinho de Cedofeita, Porto, 1839 – F. 24.07.1918) e de Christina Adelaide Amor Vidal (N. Santa Catarina, Lisboa, 1847(?), em Anjos, Lisboa, em 12.04.1905;

05. (10.03.1930) – Cristina Adelaide Amor [Vidal], (N. Santa Catarina, Lisboa, 1847(?), filha de Francisco de Paula Amor (N. Tavira) e de Maria d’Assumpçaõ (N. Faro)
casou com Ricardo Perry Vidal (N. São Martinho de Cedofeita, Porto, 1839 – F. 24.07.1918), filho de Frederico Perry Vidal (N. Treviso, Itália) e de Maria Perry Vidal (Bapt. Igreja Loreto, Lisboa) em São Paulo, Lisboa, em 23.08.1868;
Este Ricardo consta da inscrição tumular da entrada, mas não estará no jazigo;

06. (18.07.1948) – Beatriz da Conceição Perry S. dos Reis Pinho;

08. (28.07.1960) – Alice Amor Perry Vidal – Ver supra nº 4;

09. (01.05.1971) – Capitão Mário de Jesus Azevedo (N. 21.05.1896 – F. 30.04.1971);

10. (28.03.1973) – Ilda Amor Perry Vidal Azevedo.

Christina Perry Vidal (F. 20.01.1925) consta da inscrição tumular da entrada, mas não estará no jazigo.
Procuro perceber quem são as pessoas que se encontram neste jazigo e as ligações aos dois costados do lado materno (Fonseca e Azevedo), bem como, quem são e como como aparecem aqui os “Perry Vidal”.

Antecipadamente grato, apresento os meus cumprimentos.
Francisco Vieira

Reply

Direct link:

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426465 | j.lilaia | 15 août 2020 23:10 | In reply to: #426450

Caro Francisco Vieira,

Vou tentar perceber melhor estas ligações familiares, mas com base nestes dados que aqui colocou e numa primeira impressão fico com a sensação que o Jazigo não terá ligação directa à sua família e que será da família da segunda mulher do seu Trisavô. A transladação deste para aqui terá sido motivada apenas pelo parentesco resultante deste casamento.

Parece-me que será um Jazigo da família Amor e que terá passado à descendência resultante do cruzamento dos Amor com os Perry Vidal.

Pelos apelidos e datas, o Capitão Mário de Jesus Azevedo terá sido, provavelmente, casado com a penúltima pessoa que refere, Ilda Amor Perry Vidal Azevedo.

A única pessoa que aparenta não ter qualquer parentesco com os restantes é Maria do Coração Rocha, Mas pode ser uma sogra ou cunhada de alguém da família ou até alguma empregada mais próxima da família.

Reply

Direct link:

Capitão Mário de Jesus Azevedo

#426514 | favieira | 17 août 2020 16:34 | In reply to: #426465

Caro João Clímaco Lilaia,

Partilho da sua análise sobre o cruzamento das famílias Amor e Perry Vidal, por via das 2as do meu trisavô.

O que me regressar ao início da pesquisa: quem é o Capitão Mário de Jesus Azevedo?
Será algum familiar do meu trisavô? Alguém por via do meu tio-trisavô João Patrício da Fonseca?

Em virtude de não se conseguir obter mais dados, terei de procurar nos registos dos arquivos militares.
A este propósito, saber-me-á dizer se o Arquivo Histórico Militar, junto ao Museu Militar, será o local mais indicado para iniciar esta pesquisa?

Uma vez mais os meus agradecimentos pela inestimável ajuda.

Com os meus cumprimentos.
Francisco Vieira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 13:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen