Registo de batismo

This topic is classified in rooms: Pessoas

Registo de batismo

#427245 | Luis Pedro | 18 sept. 2020 11:35

Caros Confrades,

Bento do Rego, meu 7º avô, morador em Cabaços, Ponte de Lima, nasceu provavelmente em Barbudo, Vila Verde, (em 1668), de onde era natural a sua mãe.
Pretendo localizar o registo de batismo do seu pai, Belchior do Rego e Castro, que foi senhor da casa de Mereces (em Calvelo, Ponte de Lima), por volta de 1630, e era filho de Gonçalo de Sousa e Castro. Este senhor (Belchior) casou depois em Braga, com D. Francisca Pinto, de quem teve outros dois filhos. Mas desconheço em qual freguesia de Braga casou, nem onde nasceu. Tratando-se de gente fidalga, certamente alguém já se terá debruçado sobre esta genealogia.
Se algum confrade tiver algum dado com que me possa ajudar, ficar-lhe-ei muito grato por uma informação. lpajudice@gmail.com
Luis Pedro

Reply

Direct link:

Registo de batismo

#427248 | AntonioGonçalves | 18 sept. 2020 12:57 | In reply to: #427245

Caro Luis Pedro

A minha ajuda possivel neste momento:

- Jose Leite da Costa, campo de Santiago, filho de Pedro da Costa e Maria de Crasto, falecidos (casou com dispensa por serem parentes em 2º de consanguinidade, em 4.11.1699, com Maria Leite, filha de Francisco Dias e Maria Leite, roxio da praça, T. Francisco Rebelo, ourives, rua nova, Belchior do Rego e seu filho Francisco Pinto, conego Manoel Pinto, todos desta cidade, Padre Agostinho de Barbosa e Lima, vigario)

- Francisco ‘Pinto’ do Rego e Castro, Pasta 1230, Procº 28054, de 8.7.1683 e para conego em 7.1.1705, Tomo IV, fls 227
a) Filho de Belchior do Rego e Castro e Dª Francisca Pinto
b) Neto paterno de Gonçalo de Sousa e Castro, cidadão, casa Calvelho, S. Leocadia de Geraz de Lima e Dª Leonor Barbosa, quinta de Vilar, Geraz de Lima
c) Neto materno de Cristovão de Miranda, escrivão do eclisiastico, cidadão e Maria Pinto, moradores rua nova de sousa, Santiago da Se
[Cristovão de Miranda, filho de João Francisco e Sabina de Miranda, rua nova (casou em 12.4.1638, com Maria Pinto, filha de João Pinto e Paula Francisca, rua do souto, S. João de Souto)]

- Em 1691 - Belchior do Rego Castro da Silva (Cavaleiro professo da Ordem de Cristo)- Provedor da Santa Casa da Misericordia de Braga

- Bento de Sa, mercador, rua nova, filho de Gonçalo Gonçalves de Sa, lavrador e Madalena Gonçalves, falecidos, Salvador de Parada de Barbudo, concelho de Vila Cham (casou na Capela do Senhor, Se, em 4.8.1701, com Francisca da Silva, filha de Belchior Francisco, sapateiro e Isabel da Silva, rua nova, Se, T. Conego Manoel Pinto, Belchior do Rego, seu cunhado, Jeronimo Alvares, mercador, todos da rua nova, Se, Padre Paulo Gomes, vigario)

- Belchior do Rego, Cavaleiro do Habito de Cristo – falecido em 6.8.1714 – ‘de um acidente de poplexia, na Se’ – sepultado na igreja da Misericordia, com habito de Cavaleiro


Os vestigios que encontrei, em Barbudo, não vi presença do mesmo


Melhores cumprimentos e boas pesquisas

Reply

Direct link:

Registo de batismo

#427249 | Luis Pedro | 18 sept. 2020 14:49 | In reply to: #427248

Caro Antonio Gonçalves,

Estou muito grato pela sua resposta.
Vou digerir a informação que me enviou e ver até onde chego.

Os meus melhores cumprimentos

Luis Pedro

Reply

Direct link:

Registo de batismo

#427253 | hldrcst548 | 18 sept. 2020 17:28 | In reply to: #427245

Caro confrade,
Se me permite, irei enviar-lhe email.
Cumprimentos,
Helder Costa

Reply

Direct link:

Registo de batismo

#427256 | Samuel C O Castro | 18 sept. 2020 20:24 | In reply to: #427245

Prezado Luís Pedro,

Boa tarde,

Como LOCALIDADES de busca, eis os dados que tenho dos PAIS do Belchior do Rego e Castro:

"Gonçalo de Sousa e Castro – N-1625, S Pedro de Valvelo, Ponte de Lima – Res. Viana do Castelo - COC
Esposa: Leonor Barbosa do Rego (ou Leonarda Barbosa, Maria Barbosa do Rego) – N-Viana do Castelo - C-Calvelo de Penela, na Vila da Barca"

Os dados acima, devem constar numa destas referências = NFP, vol II, pg 500, Barreto Velho, $57, N9; vol IV, pg 527, Costa, $9, N8 ; vol VII, Miranda, $31, N11-12 e, vol XI, Tomo I, C-129, pg 173.

Quanto ao BENTO DO REGO, que citaste como filho do casal Belchior do Rego de Castro e Francisca Pinto (ou Francisca de Brito) - C-em Braga, em algum documento cita ELE, ou algum DESCENDENTE dele assinando Castro ?

Agradeço sua atenção. Abraço.

Samuel C O Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 03:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen