Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
This topic is classified in rooms: Arquivos
Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
No assento de casamento abaixo:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=490427
TIF 285 para Joao Alvares com Ana Clara
gostaria de identificar as paróquias onde nasceram os antepassados dos nubentes; em alguns casos não consigo ler e em outros não consigo descobrir a correspondente paróquia para buscar os assentos.
O que consigo ler e as dúvidas correspondentes:
1. mãe do nubente: Francisca Maria de Jezus, freguesia de Igreja Grande termo de (?) Arcebispado de Braga
2. avô materno do nubente: Capitão Jorge Bartolomeu (Viana?) natural de Santiago de (?)
3. avó materna do nubente: qual seria a paróquia atual para "Santa Maria Maior, do termo de Caminha, do Arcebispado de Braga"?
4. avó paterna da nubente: Maria Tereza, da freguesia de São Pedro (?) de (?)
5. avó materna da nubente: Maria da Costa, da freguesia de Santa Eulália (?), do lugar de Douro?
Desde já agradeço qualquer ajuda para localizar os livros dessas paróquias.
Direct link:
Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
Caro Carlos
Resposta às suas dúvidas.
1. Igreja Grande termo de Viana. Desconheço onde fica, e eu conheço bem as freguesias do norte do país.
2. Capitão Bartolomeu Jorge Viana, natural de Santiago de Lanhoso - concelho de Póvoa de Lanhoso.
3. Não conheço nenhuma paróquia "Santa Maria Maior", no termo de Caminha. Poderá ser a própria vila de Caminha mas, o orago desta é Nossa Senhora da Assunção. No entanto, a diferença entre Santa Maria e Nossa Senhora não é muita. Há duas no concelho de Viana mas não me parece que sejam do termo de Caminha.
4. Maria Tereza, da freguesia de São Pedro de Miragaia - concelho do Porto.
5. Maria da Costa, da freguesia de Santa Eulália de Oliveira do Douro - concelho de Vila Nova de Gaia.
Não se preocupe em descobrir já as freguesias dos avós. Primeiro tem de passar pelos batismos dos pais dos nubentes, onde pode encontrar informações mais corretas e precisas. Um passo de cada vez e não querer dar um salto maior do que a perna!
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
Prezado Carlos !
Apresento a minha leitura e tire as suas conclusões:
- Em 10.6.1762, na presença do Padre Sebastião Martins Pereira, da rua direita, S. Ildefonso e de licença do Reverendo paroco licenciado Simão Duarte de Oliveira, paroco da sobredita freguesia, recebi João Alves Guale, solteiro, de S. Martinho de Sedofeita, filho de Domingos Luis Brito, de Barandenho, Ribeira de Pena [neto paterno de Gervazio Gonçalves, da mesma freguesia] e Francisca Maria de Jesus, da igreja Grande, termo de Viana [neto materno do capitão Bartolomeo Jorge Viana, Santiago de Lanhesas e Maria do Rosario, S. Maria Maior, termo de Caminha], com Ana Clara do Espirito Santo, natural de S. Marinha de Vila Nova de Gaia e assistente em casa de sua tia Eva Clara, fabrica, S. Ildefonso, filha de Manoel Ferraz de Sousa, S. Marinha de Gaia [neta paterna de Jose Ferraz, da mesma freguesia e Maria Thereza, S. Pedro de Beira Gaia] e Maria Thereza [neta materna de Manoel da Costa Soares e Maria da Costa, S. Eulalia de Oliveira do Douto], S. Marinha de Gaia, T. Sebastião Fagundes Jose de Oliveira, calçada da fonte darca e João Rodrigues, rua direita, ambos de S. Ildefonso, Padre Sebastião Martins Pereira.
Melhores cumprimentos
Direct link:
Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
Corrigir dois erros conhecidos:
- Santiago de Lanhesas - diigo Santiago de Lanhoso
- Oliveira do Douto - digo Oliveira do Douro
Bom fim de semana
Direct link:
Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
Muito obrigado à todos pela valiosa ajuda!
Sobre a freguesia em Caminha, também desconfiava que poderia ser essa com o orago Nossa Senhora de Assunção, mas prefiro ter a opinião daqueles com mais conhecimento do tema. Inclusive já encontramos referências aos Alvares Galé em Caminha.
Alguns dos assentos dos pais dos nubentes eu já tinha tentado encontrar, mas há casos onde livros específicos não estão disponíveis para certos períodos. Dessa forma, às vezes fui obrigado a tentar ir na ordem inversa e achar algo a partir dos avós.
Tudo começou pois fui forçado a quebrar a ordem lógica de buscas pela falta de um assento essencial: o de casamento de Joao Raymundo Alves Galé (já em Diamantina, no Brasil, no século XVIII). pois o mesmo não se encontra digitalizado. Somente com uma visita pessoal ao arquivo da cúria local talvez seja possível encontrá-lo, mas é algo impossível de ser feito no futuro próximo dada à condição atual no país. A expectativa é que esse assento de casamento contenha a freguesia de nascimento de João Raymundo Alves (ainda Alvz/Alvares em Portugal) Galé na cidade do Porto.
Como já havia encontrado um documento em que João Raymundo Alves Galé diz ser natural da cidade do Porto e algumas indicações da possível época, comecei a buscar assentos de possíveis familiares para tentar ir preenchendo as peças dessa árvore, na esperança de encontrar o nascimento de João Raymundo.
Essa busca está relatada nesses tópicos:
https://geneall.net/pt/forum/189435/idade-para-entrar-em-regimento-pago-da-cavalaria-seculo-xviii/#a432543
[o link para a Biblioteca Nacional do Brasil no tópico acima no momento não funciona. Infelizmente a mesma foi há poucos dias alvo de um ataque cibernético de "ransomware", do qual ainda não conseguiu se recuperar]
outro tópico sobre o tema:
https://geneall.net/pt/forum/189406/familia-alvares-gale-galle/#a432330
Como o apelido Gale/Galle não é dos mais comuns, sigo na esperança de conectar os Galés cujos assentos já encontrei nos livros em Portugal e aos poucos preencher as lacunas desse quebra-cabeças.
Direct link:
Ajuda com leitura de assento de casamento e onde achar os livros
Afinal, a tal Igreja Grande do termo de Viana parece ser a freguesia de Santa Maria Maior no concelho de Viana do Castelo.
Foi justamente na última freguesia do concelho do Porto (Vitória) pesquisada que finalmente encontrei assentos de nascimento de 2 filhos do casal acima. Em ambos, Francisca, a mãe do nubente (e avó paterna dos filhos), é mencionada como de "Santa Maria Maior, vila de Viana"
assento de Joao de 15.02.1764 (TIF 744):
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=491139
assento de Izidoro de 06.09.1767 (TIF 811):
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=491141
Fica a dúvida se esse Joao, nascido em 1764, filho de Joao Alvares Galé é o Joao Raymundo do comentário anterior. Joao Raymundo entrou na cavalaria paga em 1780, quando teria apenas uns 16 anos se for a mesma pessoa.
Também resta pesquisar de onde vem os apelidos Alvares/Alves e Galé de João (pai), os quais ainda não foram mencionados em nenhum dos nomes de seus 4 avós nos assentos que já vi até agora.
Também já olhei até 1780 na freguesia de Vitória e não encontrei outros batismos de filhos de Joao e Ana Clara.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 02 déc. 2024, 10:42