Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

This topic is classified in rooms: Famílias

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#435010 | CRoberto | 09 juil. 2021 18:10

Son Carlos RM Sanches (S Paulo / Brasil).
Busco documentos da familia da miña muller Maria Ap Fernandes M Sanches.
Os membros da súa familia eran de TREPA e os seus documentos de bautizo e matrimonio deben estar na parroquia de Santa María da Trepa (levamos moitos meses consultando a diocese de Ourense sen resposta xa que non temos un correo electrónico para o párroco).
A xente emigrou ao Brasil ao redor de 1913 e é:
- avoa Josefa Fernandes Alvar (en España quizais Fernández Alvarez), nada en 1887, pais María Benita Alvar (quizais Alvarez) e Mateus Fernandes (quizais Fernández);
- o avó João Manoel Torneiro (en España quizais Juan Manuel Tornero), nado en 1882, pais Izabel Tornero e Ramón Fernandes (quizais Fernández);
- A irmá do avó, Manoela Fernandes Torneiro (en España quizais Manuela Tornero), nada o 01/02/1876;
- fillo de Josefa e João, Emilio Fernandes, nacido o 01/01/1905;
- filla de Josefa e João, nacida entre 1907 e 1908, falecida no barco;
- filla de Joseffa e João, nacida entre 1909 e 1911, secuestrada durante a inmigración en Brasil.
Já consultado o catório de Rióz, sem sucesso.

Reply

Direct link:

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#435015 | mila1000 | 10 juil. 2021 10:57 | In reply to: #435010

Carlos,

Escreva em portugues o que deseja.

Se souber onde e quando Emilio casou, informe.

O que sabe da Manuela aqui no Brasil ?

Reply

Direct link:

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#435019 | CRoberto | 10 juil. 2021 15:01 | In reply to: #435010

Desejo descobrir a origem dos familiares nascidos em TREPA, RIÓZ, OURENSE, GALICIA, ESPANHA, os quais emigraram da Espanha para o Brasil por volta de 1913 (não foram encontrados os registros de bordo nos navios que trouxeram imigrantes ao Brasil entre 1900 e 1920):
- avô João Manoel Fernandes Torneiro (na Espanha talvez Juan Manoel Fernández Tornero), nascido em 1882;
- avó Josefa Fernandes Alvar (talvez Josepha Fernández Alvárez), nascida em 1887;
- tia avó Manoela Fernandes Torneiro (na Espanha talvez Manoela Fernández Tornero), nascida em 02/01/1876;
- do tio Emilio Fernandes (na Espanha talvez Emilio Fernández), nascido em 01/09/1905, filho de João e Josefa Fernandes;
- da filha de João e Josefa, de nome desconhecido , que morreu no navio na viagem para o Brasil, com cerca de 5 anos;
- da outra filha de João e Josefa, de nome também desconhecido, que foi raptada na imigração quando chegou ao Brasil, com aproximadamente 3 anos.
Emilio se casou em Marília, no interior do Estado de São Paulo, no Brasil, por volta de 1950 e faleceu na cidade próxima de Julio Mesquita em 1996; os filhos só sabem que nasceu em Trepa, mas não há documento original espanhol.
Manoela fez o registro de estrangeiro em 1945, em Marília, São Paulo, mas as únicas informações são as que constam desse documento, anexado à correspondência anterior, onde consta que não sabe o ano de sua imigração. Seus sobrinhos não sabem mais nada a respeito.
Obrigado.

Reply

Direct link:

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#435020 | mila1000 | 10 juil. 2021 17:30 | In reply to: #435010

Carlos,
Sem a data do casamento fica dificil ajudar. Nesse caso, a familia tem que fazer o caminho de volta: encontrar óbito do Emilio, o casamento, e, procurar saber se ele casou no religioso. Na curia à qual a igreja pertence, há arquivo da dispensa matrimonal, e, onde ele deve ter preenchido o certificado de batismo informando a igreja onde isso ocorreu.


No cartão de imigração de Manoela consta que ela apresentou certificado consular espanhosl , em Santos, 8/3/1945, filha de Ramon Fernandes e Isabel Tornero.
Pode solicitar cópia do processo de registro do imigrante ao Arquivo Nacional RJ. Escreva todos os dados e datas que constam no cartão. Mande e-mail para consultas@arquivonacional.gov.br


Já procurou saber junto ao consulado espanhol em Santos à respeito desse certificado de Manoela?
Talvez tenha local do nascimento.

Reply

Direct link:

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#436240 | susaneneves | 13 sept. 2021 03:57 | In reply to: #435010

Olá Carlos! Meu nome é Susane, meu avô Jerônimo Fernandes era sobrinho da Manoela, os pais do meu avô era o João Fernandes Torneiro (filho de Ramon Fernandez e Isabel Tornero). Também estou em busca de saber mais sobre eles

Reply

Direct link:

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#436241 | susaneneves | 13 sept. 2021 04:00 | In reply to: #435019

Inclusive sou de Marilia SP, todos que citou conheço. Josefa era minha bisavó. Será que eu e sua esposa somos parentes? Rs

Reply

Direct link:

Busca de documentos das famílias Fernández Tornero & Fernándes Alvar (ou Alvarez)

#436293 | CRoberto | 15 sept. 2021 02:09 | In reply to: #435010

Suzane, boa noite!
A minha esposa é a Nena, irmã do Jorge filha do tio Antônio Fernandes, irmão do tio Jerônimo. Ela é neta de João e Josefa. Ela perguntou à prima dela, Eliana, que confirmou que é sua mãe. A Nena disse que em abril de 1918, quando estivemos em Marília, com o Jorge, visitamos sua mãe, e você estava lá, com a tia Lu. Aliás, segundo entendemos, sua mãe havia dito quando estávamos procurando documentos que a filha trabalhava no Cartório.
Obrigado por manter contato, O zap da Nena é (11) 96650-5205. Se você fizer contato, fica mais fácil de se manter intercâmbio de informações.
Neste site da Galícia, infelizmente, ninguém mais enviou pistas dos paradeiros dos documentos dos espanhóis (João, Manoela, Josefa e Emílio).
O consulado espanhol em Santos não tem nenhuma informação a respeito deles.
Manoela, onde morava? Existe foto dela, mesmo que seja de documento?
Tio Júlio, existe foto dele, mesmo que seja de documento com alguém da família? Impossível que algum filho não tenha um documento antigo com foto dele. Quando se pergunta de foto, as pessoas pensam que são fotos com a família, o que era difícil na época, pois ninguém quase tinha máquina fotográfica.
Há dias atrás, visualisamos conteúdo no site MyHeritage e estava seu nome, aí vimos que você havia incluído fotos dos avós João e Josefa, de documentos, mas a Nena havia perguntada a sua mãe se teria sido ela que colocou as fotos e sua mãe disse que não havia sido.
Eu entrei um dia no site, me alistei, depois saí, para não pagar anuidade. Estava à procura de minha tataravó italiana Rosa Ratti, bisavó mater materna de meu pai, mas não consegui, porque teria que me associar.
Dos avós João e Josefa, sem entrar no site, nós copiamos as fotos da tela.
Nós é que fizemos aquela apresentação da família toda da Nena (lado dos Fernandes e lado dos Andrades), da qual enviamos o link do google drive e, em seguida, um pen-drive com os arquivos para sua mãe poder assistir na TV. Se fizermos alterações, atualizaremos o link, que está ativo.
Abraços da Nena e família a você e família.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 sept. 2024, 23:26

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen