Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caros Confrades interessados pelo tema de "Colombo",
Supostamente daqui a duas semanas o Professor José Lorente da Universidade de Granada deve dar noticias das análises de ADN que andam a fazer com uns 10 candidatos à verdadeira identidade de Don Cristóbal Colón.
Pelos que eu sei das várias teorias e dos factos documentados, não vamos ter um resultado final desta vez. Pois seria um milagre se algum desses candidatos fosse deveras o grande navegador e almirante das índias.
Tenho a esperança que os tests de ADN tragam certezas negativas, ou seja, provas concretas que este ou aquele candidato está fora. Isto é muito importante para se ir desbastando o campo. daqueles que não encaixam na pele do navegador.
Um novo artigo em inglês publicado aqui com mais informação que mostra como o Colombo da Génova não era o Colón da Ibéria:
"Christopher Columbus's Identity Crisis and the Ongoing Spread of False Columbus News"
https://www.academia.edu/53517088/Christopher_Columbuss_Identity_Crisis_and_the_Ongoing_Spread_of_False_Columbus_News?source=swp_share
Boas leituras,
Manuel Rosa
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caro Manuel Rosa,
Toda a pompa e circunstância com que anuncia, triunfalmente, uma suposta vitória de Pirro contra os infames "genovistas", faz-me lembrar uma história que me foi contada há muitos anos atrás.
Numa pequena aldeia do Alto Douro, mesmo em frente à casa de meu bisavô, vivia um lavrador, Matos de seu nome, que vivia da sua pequena casa agrícola. As terras eram poucas, a habitação pequena, o homem de baixa estatura e o dinheiro para se sustentar escasseava. Vai daí, como "em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão", as discussões eram o pão nosso de cada dia. A mulher, bem mais encorpada do que ele, passava frequentemente das palavras aos actos e dava-lhe valentes sovas à estalada e pontapé.
O Matos, corrido de casa, descia descomposto os poucos degraus entre a habitação e a rua da povoação, compunha a negra grenha, e dizia para todos os que o ouvissem: "acabei de dar uma valente sova na minha mulher".
Por piedade do pobre homem, os seus conterrâneos sorriam interiormente e não faziam comentários na sua frente.
Meu caro Manuel Matos, perdão, Manuel Rosa já viu que já ninguém tem pachorra para lhe responder. O silêncio de todos é de comiseração pelas tristes figuras que ainda anda a fazer por aqui.
Cumprimentos,
A. T.
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caro António Taveira,
Entendo a pouca paciência que já todos têm por este tema.
Enfim, são 16 anos de eu andar aqui a tentar abrir os olhos ao mundo e muitos continuam cegos.
Continua a ser malhado mas pensa que nos está malhando!
Mas não perca a pachorra. Como sabe, as investigações continuam e se todos tivermos sorte, vamos encontrar o nosso "Colombo" em testes de ADN. Basta haver fortitude para continuar na batalha.
Não sei se leu o artigo que está na Academia.edu, mas valia pena que me respondesse sobre esse. Acho que já deve haver provas suficientes. Pois já se vê que o navegador nasceu em 1455 e o tecelão em, 1451 - dina vai seguir apoiando o tecelão?
Ou já é tempo de tirar o berrete?
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caro Manuel Rosa,
Julgo que mais uma vez não sabe o que diz quando afirma: "Continua a ser malhado mas pensa que nos está malhando!"
Antes malhado que corcunda.
Aconselho-o, em vez de se esfalfar a tentar abrir os olhos aos néscios portuguesinhos que já não estão para o aturar, a ir explanar as suas excelsas teorias para a península itálica. Ataque a fera no covil e deixe-nos em paz. Já é tempo ...
Cumprimentos,
A. T.
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Sr Manuel Rosa,
só tenho a agradecer pelo imenso trabalho que tem feito, por tão interessante que é. Certamente não será um trabalho isento de falhas (que sei eu?!), mas isso só comprova que a História não está feita e, pelo contrário, tem de ir sendo feita.
Aguardo com grande interesse os resultados das análise de ADN que, espero, em breve serão divulgados. Concordo na grande dúvida de que eles não revelarão a identidade de Colon, mas, como diz, eliminará "suspeitos".
Com os melhores cumprimentos.
M. Covas
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caro Confrade;
Não consigo encontrar qualquer registo da sua
participação neste tema!
Poderá esclarecer.
Obrigado
Saintclair
-
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caro Saintclair,
não tive e não tenciono ter qualquer participação neste tema. Apenas leio com interesse todas as participações e, nesse sentido, o meu agradecimento é certamente extensível a todos os participantes.
Espero não estar a infringir regras que desconheço!
Cumprimentos.
M. Covas
Direct link:
COLÓN ADN, SU VERDADERO ORIGEN
Información embargada hasta el 12 de octubre
COLÓN ADN, SU VERDADERO ORIGEN
Avanza el estudio científico sobre los orígenes
de Cristóbal Colón
Ya se han podido completar los análisis antropológicos, radiológicos y edafológicos con resultados muy interesantes histórica y científicamente
Las restricciones por la COVID-19 han ralentizado algunos de los envíos de las muestras óseas y su consiguiente estudio en laboratorios fuera de España
Los resultados del estudio serán desvelados en primicia en un documental producido por RTVE y Story Producciones
Foto: análisis de las muestras en el laboratorio de la Universidad de Florencia por los profesores José Antonio Lorente (Univ. de Granada) y David Caramelli, (Univ. de Florencia)
Descargar imágenes en alta calidad:
https://storyproducciones.fromsmash.com/Fotos-NDP-Colon-Oct21
Madrid, 6 de octubre. El análisis del ADN de Cristóbal Colón prosigue su curso favorablemente con resultados prometedores y a la espera de realizar las últimas pruebas. El pasado 20 de mayo de 2021 se retomó el estudio del origen de Colón coordinado por la Universidad de Granada (UGR), tras más de 17 años desde su inicio. Se trata de un proyecto liderado por el Prof. José Antonio Lorente, del Departamento de Medicina Legal y Forense de la Universidad de Granada, que cuenta con la colaboración de diversos laboratorios internacionales de máximo prestigio.
La labor realizada en los últimos meses por el equipo multidisciplinar coordinado por el Dr. Lorente ha permitido avanzar en el estudio científico de los restos óseos atribuidos a Cristóbal Colón, a su hermano Diego y a su hijo Hernando.
El ADN de las muestras más relevantes está siendo analizado, ya en su fase final, en diferentes laboratorios del mundo para asegurar un resultado contrastado por centros científicos de reconocida experiencia y prestigio. Los datos que se van acumulando permitirán efectuar las oportunas comparaciones.
Durante el desarrollo de la investigación se han tomado en cuenta otros elementos que acompañaban a los huesos de Colón extraídos de la Catedral de Sevilla. El estudio edafológico se ha encargado de analizar los restos de tierra que se encontraban bajo los huesos y que han revelado información de gran importancia para el proyecto. Esta rama de la investigación está dirigida por el profesor Rafael Delgado, Catedrático de Edafología de la Facultad de Farmacia de la Universidad de Granada. Su trabajo podría confirmar el recorrido realizado por los restos de Colón.
También se han finalizado ya los estudios radiológicos de algunas de las muestras, realizados por el Servicio de Radiodiagnóstico del Hospital Universitario Clínico San Cecilio de Granada, dependiente del Servicio Andaluz de Salud - Consejería de Salud y Familias, Junta de Andalucía, coordinado por el Dr. José Luís Martín Rodríguez.
Finalmente, han concluido los estudios antropológicos de muestras y restos óseos aportados por los defensores de diferentes teorías. Un trabajo dirigido por la profesora Inmaculada Alemán, Catedrática de Antropología de la Facultad de Medicina de la Universidad de Granada.
UN ESTUDIO INTERNACIONAL
España no es el único país dedicado al análisis genético del ADN de Cristóbal Colón. En esta fase participan otras instituciones internacionales como el laboratorio de Genética de la Universidad de Florencia o la Universidad del Norte de Texas, en Estados Unidos. Los resultados deben ser independientemente validados en el laboratorio de genética forense de Distribuidora Comercial Zogbi en México. El objetivo del reparto de muestras y comparación independiente de resultados es el de garantizar al máximo el rigor y la imparcialidad de las conclusiones finales.
Las restricciones internacionales establecidas por la Covid-19 han ralentizado algunos de los estudios finales, cuya publicación estaba prevista para este mes de octubre. La limitación en el tráfico entre países ha sido uno de los motivos del retraso en el traslado tanto de las muestras de ADN como de todo el equipo técnico implicado.
EL ESTUDIO CIENTÍFICO FINALIZARÁ EN POCAS SEMANAS
En las próximas semanas continuarán los análisis del ADN de Cristóbal Colón, a la espera de poder finalizar de modo concluyente y con todo el rigor científico exigible a estudios de estas características y trascendencia.
El estreno de la película documental, producida por RTVE y Story Producciones, dará a conocer los resultados de esta fascinante investigación en 2022.
——
Aguardamos novidades
Manuel Rosa
Direct link:
ADN Cristóbal Colón
Documentales y docuficciones
Además de estos estrenos, la oferta de RTVE incluye también otras novedades de gran interés internacional como ‘ADN Colón, su verdadero origen’, documental que sigue en exclusiva una de las investigaciones históricas más importantes de todos los tiempos: el estudio del ADN de Cristóbal Colón, que trata de desvelar el verdadero origen del descubridor de América
https://www.rtve.es/television/20210519/colon-cristobal-origen-rtve-documental-adn/2090931.shtml
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Boa tarde,
aguardo com curiosidade. A ver se se pode fechar conclusivamente teorias centenárias e encontrar-se a verdade com, possivelmente, impacto na história que aprendemos na escola.
Cumprimentos,
Pedro Pereira
Direct link:
Resultados de ADN adiados - Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón
Caros Amigos da Verdade sobre o Almirante Colón,
Uma breve reportagem da TV de Espanha https://www.rtve.es/play/videos/telediario/rtve-documental-miniserie-colon/6134961/
E aqui "Avanza el estudio científico sobre los orígenes de Cristóbal Colón" 12/10/2021
... EL ESTUDIO CIENTÍFICO FINALIZARÁ EN POCAS SEMANAS
En las próximas semanas continuarán los análisis del ADN de Cristóbal Colón, a la espera de poder finalizar de modo concluyente y con todo el rigor científico exigible a estudios de estas características y trascendencia. El estreno de la película documental, producida por TVE y Story Producciones, dará a conocer los resultados de esta fascinante investigación en 2022.
https://canal.ugr.es/noticia/avanza-el-estudio-cientifico-sobre-los-origenes-de-cristobal-colon/
Há sempre areia na engrenagem... ;)
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón
-
Caro Dr. Rosa;
...Há-de ser tarde...
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
o último suspiro - Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón
Caros Amigos da Verdade,
Está agora com o júri... mais notícias em breve.
CRISTOFORO COLOMBO versus CRISTÓBAL COLÓN
Cristoforo Colombo, the weaver from Genoa, was not
Don Cristóbal Colón, the navigator from Iberia
Manuel da Silva Rosa
Doutoramento em História Insular e Atlântica (Séculos XV-XX)
Doctoral Advisors
Professor João Paulo Oliveira e Costa
Professor Avelino de Freitas de Meneses
RESUMO
Cristoforo Colombo em Italiano ou Christopher Columbus em Inglês/Latim, são nomes atribuídos ao descobridor das Américas, com a pretensa naturalidade genovesa. De facto, não se encontra nenhuma evidência, hoje, que sustente esta afirmação porque o sobrenome que o navegador utilizava em Castela era Colón e nunca Colombo/Columbus.
Vários erros de interpretação nos relatos e crónicas contemporâneas, em conjunto com uma propaganda de desinformação do próprio navegador, dos seus descendentes e das cortes de Portugal e de Castela, ajudaram a criar um nevoeiro de incertezas intencionais sobre a identidade do navegador, o qual perdura até hoje. Como consequência destas incertezas houve, no século passado, uma aceitação geral indigitando um “Colombo plebeu tecelão genovês” como sendo o nobre “Don Cristóbal Colón, almirante, governador e vice-rei do Novo Mundo”.
O Navegador assumiu uma nova identidade quando entrou em Castela, cerca de 1484, e fez todo o possível para manter segredo sobre o seu local de nascimento, o seu verdadeiro nome e o dos seus progenitores. Em tudo isto — podemos afirmar hoje — foi ajudado pelas cortes de Portugal e de Castela. O seu filho, D. Hernando Colón, ao escrever a história do pai, não só manteve o segredo, mas aumentou ainda mais a confusão, fingindo ignorância. Além de grande parte da culpa sobre a confusão cair directamente sobre o Navegador e o seu filho, existiu também uma falha universal que marcou as várias investigações efectuadas.
Essa falha, que abrange todas as biografias, foi a geral minimização da vida portuguesa do Navegador, a qual alcança grande importância por ter sido em Portugal que Colón casou, aprendeu a navegar e passou grande parte da sua vida. A existência de documentos adulterados relativos à teoria do Colombo genovês, contrapostos às numerosas cartas e notas vindas do punho do Navegador, documentos da Corte de Castela, dos arquivos de Portugal, juntamente com... https://www.academia.edu/86419157/CRISTOFORO_COLOMBO_versus_CRISTÓBAL_COLÓN
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
Cristoforo Colombo vs. Cristóbal Colón - guerra em aberto! Primeiro tiro no velho porta-aviões
Caro Manuel Rosa
"Cristoforo Colombo em Italiano ou Christopher Columbus em Inglês/Latim, são nomes atribuídos ao descobridor das Américas,"
Nem dizes o que sabes nem sabes o que dizes. O homem não descobriu as "Américas" e o nome atribuído a Ele é em Latim e é o terceiro da sua geração! O homem era um lavrador do Campo de Ourique, como lavrador também o era o que descobriu a Terra Nova.
Dedica-te a tratar de flores, talvez componhas bem o teu jardim
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 janv. 2025, 05:15