Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

#438247 | ngrosso | 30 déc. 2021 17:10

Boa tarde,

Procuro a família Pereira, naturais da freguesia de São Vitor de Braga, em meados de 1910 e 1930.

Dados oficiais que possuo:

- Francisco José Pereira casado com Maria Olinda Pereira, em 1930 eram residentes em Santa Tecla, freguesia de São Vitor, em Braga (data de casamento desconhecida);

- Francisco José Pereira, natural de Maximinos, Braga - nascido cerca de 1844
(pais de Francisco José: José Pereira e Maria da Conceição);

- Maria Olinda Pereira, natural de São José de São Lázaro, Braga - nascida cerca de 1889
(pais de Maria Olinda: José Olindo e Francisca Tereza).

E consta que:

- O Francisco José Pereira e a Maria Olinda Pereira tiveram juntos 22 filhos, 15 raparigas e 7 rapazes;

- O Francisco José Pereira foi para uma guerra em Angola e trouxe de lá a Maria Olinda (tenho dúvidas quanto à naturalidade dela, visto o registo dizer que foi natural de Braga);

- O Francisco José Pereira era uma pessoa muito respeitada na terra, possivelmente devido à sua carreira militar;

- Os nomes de 3 filhas deste casal são: Francelina, Livremento e Amélia;

- Tenho a certeza do nome de mais 1 filha: Maria de Lourdes Pereira (minha avó materna), nascida a 15 Dezembro de 1929 em S. Vitor, Braga (mudou-se para Lisboa por volta de 1968).

Visto os meus bisavós Francisco e Maria Olinda terem tido muitos filhos, tenho esperança que encontre por aí alguém que conheça a história. Estou a fazer a minha árvore genealógica e não conhecemos a parte da minha mãe, pois a Maria de Lourdes faleceu nova...

Entretanto, se descobrir mais, publicarei por aqui.

Cumprimentos,
Natália

Reply

Direct link:

Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

#438266 | ADB | 31 déc. 2021 18:17 | In reply to: #438247

Boa tarde Natália!

Bom, fora do Natal mas, aqui lhe deixo uma prendinha de final de ano, espero que goste!

Apesar dos seus bisavós residirem em São Vítor, nenhum deles era de lá, ao contrário do que muitas vezes as pessoas pensam. Convencem-se que, pelo fato de alguém residir em determinada freguesia, serão naturais de lá. Mas isso já sabia quando teve acesso ao nascimento da sua avó, certo?

Eu estava para lhe pedir que colocasse aqui a cópia do nascimento, devido ao ano (1844) que atribui ao nascimento do seu bisavô. Convenhamos que ser pai com 85 anos seria um "bocadinho" difícil ...

No entanto, resolvi ver se localizava a sua bisavó, na esperança de através dela conseguir os dados dele. E assim foi.

A sua bisavó foi batizada e casou com o nome de Maria do Socorro. Com certeza mais tarde alterou o nome, passando a Maria Olinda Pereira. E este "Olinda" não era um nome próprio dela mas sim do pai, José Olindo. Ela acabou por adotar o Olindo dele, afeminando-o para Olinda, dando a ideia de que seria o nome de batismo dela. Como as coisas nos enganam, não é? E quanto à história de Angola, será difícil de comprovar. Uma coisa é certa, ela não era natural de lá. Eventualmente, ela poderia estar lá a residir acidentalmente e o seu bisavô tê-la conhecido lá, regressar, casar e fazer a vida cá.

Pode ver o batismo dela (1887) aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1010995&FileID=307941 (tif.55), sendo que ela nasceu como filha de mãe solteira. À margem está uma nota dizendo que ela foi legitimada por subsequente matrimónio, ocorrido em 1890, como pode ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1011046&FileID=309893 (tif.20 e 21).

O casamento dela foi em 1906 e pode vê-lo aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1012545&FileID=550097 (tif.16 e 17).

Quando ao Francisco, é de 1882, e pode vê-lo aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1008923&FileID=582341 (tif.169 e 170).

Quanto aos irmãos da sua avó, a mais velha, Adélia, nasceu em 1908, na Sé (onde os pais ainda residiam), como pode ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1012514&FileID=764664 (tif.35).

A 2ª, Ana Maria, em 1909 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1012515&FileID=764750 (tif.55).

Até março de 1911 (depois começa o civil), não aparece mais nenhum. E como Ana nasceu em novembro de 1909, é muito provável que o seguinte seja de 1911. Pelo civil não deve conseguir localizá-los, uma vez que não tem datas nem nomes. Quem sabe um dia não vai a Braga e aproveita para ir às paróquias da Sé e São Vítor para procurar os restantes batismos. O único senão é não saber em que ano a família se mudou para São Vítor mas, será quando deixarem de aparecer batismos na Sé. A não ser que a família tenha vivido noutra freguesia.

Bom, é tudo por hoje e por este ano que está a findar. A partir daqui, tem o fio do novelo para continuar as pesquisas que, espero corram bem e sejam proveitosas!

Cumprimentos e um bom Ano Novo de 2022!

Filipe

Reply

Direct link:

Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

#438270 | ngrosso | 31 déc. 2021 23:55 | In reply to: #438266

Boa noite Filipe,

Faltam-me as palavras para exprimir as minhas emoções! O Filipe já me fez chorar de alegria esta noite, não podia pedir uma melhor prenda! Muito, muito obrigada!

Ando à procura há vários dias e, realmente, não chegaria lá sozinha... A Maria do Socorro apanhou-me de surpresa! Peço imensa desculpa quanto ao meu erro (gravíssimo) do nascimento do Francisco, quis escrever 1884, mas realmente os dois "fizeram-se" 2 anos mais novos no nascimento da minha avó em 1929.

Saiba que deixou-nos muito, muito felizes com as suas descobertas - no caso da minha mãe, foram quase 50 anos sem respostas das suas origens! Nós continuaremos a investigar, com mais força que nunca!

Das duas Natália's (mãe e filha (eu)) desejamos-lhe um excelente ano novo, repleto de saúde e felicidade! Cumprimentos,

Natália

Reply

Direct link:

Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

#438271 | ADB | 01 janv. 2022 01:31 | In reply to: #438270

Boa noite Natália e Feliz Ano Novo!

Fico muito contente por as ter feito felizes esta noite.

Ao menos experiente, a Maria do Socorro podia realmente passar em branco, uma vez que não se procurava por esse nome. Mas, sabendo eu como estas coisas acontecem, qualquer que seja a Maria que me apareça confirmo a filiação. No caso, e apesar de aparecer apenas a mãe, levou-me a ver o assento, confirmando com os averbamentos e informação da legitimação pelo casamento, que se tratava mesmo da sua bisavó. Coisas da genealogia ...

Quanto às idades contantes dos assentos de nascimento, é normal haver diferenças, até porque muitas pessoas não tinham grandes estudos e nem sabiam as idades ao certo.

Mais uma vez, um bom ano e boas pesquisas!

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

#440278 | ngrosso | 01 avril 2022 19:00 | In reply to: #438247

Actualização:

Quatro meses depois das publicações acima, a minha investigação continua e de vento em popa (muito graças à ajuda do utilizador Filipe que nos encheu o coração)!

Nas minhas investigações por ascendências, já cheguei até meados de 1680, cerca de 13 gerações antes de mim e "viajei" por várias freguesias e concelhos - nomeadamente Braga, Celorico de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, São Mamede, entre outros...

Apelidos na minha ascendência são: Pereira, Ribeiro, uns Barboza (que alteraram posteriormente o apelido para) Cardozo, Maia, de Basto, da Costa, 'Fomes'.

Descobri, ainda, que o meu bisavô Francisco José Pereira fez parte do Corpo Expedicionário Português (CEP) e esteve na 1º Guerra Mundial, em França - e encontrei as suas cadernetas militares, com uma breve descrição física e indicação que fez parte da 2ª Divisão, 4ª Brigada, do Batalhão da Infantaria n.º 8 de Braga!

~ Encontro-me desde já disponível a partilhar o que tenho, caso alguém precise ou procure, basta contactar-me ou responder a este tópico! ~

Continuo na descoberta, também, por familiares que estejam vivos! Eu e a minha mãe procuramos conhecer familiares, ouvir histórias e ver fotografias, se as houver!
Tenho activa uma publicação no Facebook, em busca de familiares que (em conjunto com outras partilhas) já conta com mais de 100 partilhas, pela ligação: https://www.facebook.com/groups/194406494494860/posts/1025804848021683/

Estamos muito gratas, emocionadas e muito felizes com todos os que nos têm ajudado! Muito mesmo...

Aconteça o que acontecer de futuro, esta é a nossa história de um final feliz (que ainda não terminou).

Obrigada a todos!

Reply

Direct link:

Família Pereira, natural de São Vitor de Braga (meados de 1910/1930)

#440279 | ADB | 01 avril 2022 20:04 | In reply to: #440278

Boa noite Natália

Só para dizer que me apraz saber que, com a minha humilde ajuda, já conseguiu chegar tão longe.

Continuação de boas pesquisas e que apareçam parentes para conhecerem!

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 sept. 2024, 18:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen