Don Bernardo Antonio Sánchez e Cayetana Lourido - Santiago de Compostela
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Hispânia
Don Bernardo Antonio Sánchez e Cayetana Lourido - Santiago de Compostela
Estimados e Estimadas,
venho ao presente fórum solicitar auxílio para localizar o registro de casamento de ancestrais meus e para obter informações complementares a seu respeito. Infelizmente, por não viver na região, eu não tenho acesso aos registros paroquiais. Obtive diversas informações, com o passar dos anos, mas ainda possuo lacunas a preencher. O que posso afirmar, a partir de diversos documentos, é que Don Bernardo Antonio Sánchez e Cayetana Lourido casaram em Santiago de Compostela, sendo ela possivelmente sua segunda esposa.
Eis os dados que possuo até o momento a seu respeito:
Bernardo Antonio Sánchez: nasc. 17/08/1721, Santa María de la Isla, lugar de Covían, concejo de Colunga, Astúrias, Espanha
Filho de Apolinário Sánchez e de Rosa Alonso.
Nota 1: Bernardo é referido junto de seus pais nos “padrones” das paróquias do município de Colunga, Astúrias, na parte destinada à freguesia de La Isla, dos anos de 1737, de 1744 e de 1751, sendo referido no padrón do ano de 1760 já estando casado e sendo residente na cidade de Santiago de Compostela.
Nota 2: Bernardo é referido no registro denominado “Personal de Legos”, parte do Catastro de Ensenada da localidade de Santiago de Compostela, datado de 08/1752, como Don Bernardo Antonio Sanchez, mercador de panos, com 29 anos de idade, casado e pai de um filho menor.
C/c Cayetana Lourido, antes de 1768, na cidade de Santiago de Compostela, Espanha
Natural da paróquia de Santa María a Real do Sar, Santiago de Compostela, Espanha.
Filha de Ambrósio Lourido e de María de Acosta.
Nota 3: Ambrosio Lourido é referido nos Livros “Real de Legos” e “Personal de Legos”, parte do Catastro de Ensenada da cidade de La Coruña, datado de 08/1752, havendo dados detalhados na parte destinada aos “marineros matriculados”. Em tal documento, consta com 60 anos de idade, casado e pai de duas filhas, bem como sendo mencionado que tratava com “sardina salada y vacallao”. Possivelmente se trata do mesmo Ambrosio Lourido referido no Expediente de comprobación de bienes da cidade de La Coruña, datado de 05/1763, com 76 anos de idade, casado, referido no campo destinado aos "marineros matriculados".
Nota 4: verificar relação com Ambrosio Lourido, filho de Miguel Lourido e de Agustina San Clodio, casado com Manuela López de Dios, filha de Baltasar de Calvelo e de Andrea López de Dios, em 1728, San Jorge, cidade de La Coruña, Espanha.
Nota 5: em 27/11/1779, foram celebradas as “velaciones” de Bernardo e de Cayetana, em San Nicolás, cidade de La Coruña (L.9;fl.281), constando em tal registro que eles se casaram na cidade de Santiago de Compostela, porém sem referir em qual freguesia.
Nota 6: Bernardo e Cayetana partiram em 05/02/1780 de La Coruña, Espanha, a bordo da fragata “Nuestra Señora de la Barca”, com seus filhos Andrés, María Ignacia, Francisco e María Antonia, chegando em 27/05/1780 a Montevideo, Uruguai, e tendo nascido sua filha Josefa em alto-mar, durante tal trajeto. Em 05/08/1780 partiram de Montevideo, Uruguai, para Maldonado, Uruguai. Junto com a família vieram 3 agregados: María de Acosta (talvez seja a mãe de Cayetana, embora não seja feita tal menção), Pedro Antonio Gonzalez e Baltasar Roldán. Bernardo e sua família se estabeleceram em San Carlos, Maldonado, Uruguai, a partir de 1781.
Os dois primeiros filhos de Bernardo e Cayetana, de nome Andrés Francisco e Maria Ignácia, nasceram entre 1768 e 1773, na localidade de Santa Maria a Real do Sar, Santiago de Compostela, mas eu não tive acesso a seus registros de batismo. Quanto aos demais filhos (Francisco, Maria Bernarda, Maria Antonia e Manuel Bernardo), nasceram entre 1774 e 1778, em San Nicolás, cidade de La Corunha.
Desde já, agradeço pela atenção dispensada.
Cordialmente,
Cassiano Borowsky
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 21:57