Certidão de casamento

This topic is classified in rooms: Arquivos

Certidão de casamento

#445053 | petsardine | 02 janv. 2023 21:41

Boa noite a todos, comecei a aventura há pouco tempo de traçar a árvore genealógica da minha família e ainda ando a “apalpar terreno” pelo peço que perdoem alguma ignorância da minha parte…
Ando à procura da certidão de casamento do meu avô paterno, Joaquim Petinga Júnior (nascido na freguesia da Ajuda em Peniche) com a minha avó Amélia da Silva Lima, nascida na Azambuja em 1915.
Consegui descobrir o registo de baptismo do meu avô: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6JXJ-PCHM
A data do casamento terá sido entre 1931 e 1932?
Onde é que poderei eventualmente encontrar ou requerer a certidão?
Desde já, obrigado pela ajuda e atenção!

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445055 | Jorge Resende | 02 janv. 2023 22:50 | In reply to: #445053

Creio que deveria ir por partes...
1/ Diz que o seu avô nasceu em Peniche;
2/A referência que encontrou no Familiy Search diz respeito a um joaquim (entre vários Petingas) que foi batizado em Alcobaça;
3/ Será a mesma pessoa?
4/Tem outro documento sobre o batismo dele?
5/ No registo de nascimento do seu pai, tem o nome dos pais dele e dos avós maternos e paternos, será que o o avô paterno do seu pai era Joaquim Bernardo Petinga, este o nome do pai do batizado que encontrou no Family?????
6/Em que ano nasceu o seu pai e onde?
Se tiver mais informação ajudaria.
Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445056 | Jorge Resende | 02 janv. 2023 22:59 | In reply to: #445053

https://files.dre.pt/1s/1939/09/20600/09430943.pdf
Leia o decreto sobre terreno para o bairro dos pescadores

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445057 | Jorge Resende | 02 janv. 2023 23:02 | In reply to: #445053

http://cabo-carvoeiro-historico.blogspot.com/2007/03/o-bairro-dos-pescadores-junto-ao-porto.html

Aqui também se fala de um Joaquim Petinga Junior e n verdade de um Joaquim Bernardo Petinga...
Bairro dos Pescadores

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445058 | Jorge Resende | 02 janv. 2023 23:18 | In reply to: #445053

Junto da Conservatória da Azambuja, deve solicitar registo de nascimento da sua avó Amélia, pois pode ali existir averbamento sobre lugar e data do casamento, para depois solicitar o registo desse casamento à Conservatória da zona onde o casamento de verificou.

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445059 | Jorge Resende | 02 janv. 2023 23:42 | In reply to: #445053

Se a indicação que viu no Family sobre o batismo de um Joaquim Petinga, e que assinalou no seu tópico batismo esse na paróquia de São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça em 13.3.1904, se pertencer realmente ao seu avô, deve solicitar ao Arquivo Distrital de Lisboa/Torre do Tombo cópia desse assento de batismo. Os livros de São Martinho do Porto do ano de 1904 não estão online, pelo que como disse, deve solicitar esse assento, pois pode ali figurar talvez averbamento do casamento de joaquim com Amélia, ficando portanto a saber em que data e lugar casaram.

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445060 | Jorge Resende | 02 janv. 2023 23:52 | In reply to: #445053

Retifico, o assento de batismo do Joaquim batizado em São Martinho do Porto, deve ser pedido não ao Arquivo Distrital de Lisboa mas ao Arquivo Distrital de Leiria, desculpe o meu lapso.
Aqui envio informação sobre processo de inventário orfanológico aquando a morte talvez em 1955 de Amélia. Também pode pedir ao Arquivo Distrital de Leiria esta documentação. O inventariante foi Joaquim Petinga Junior, de Peniche.

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1093793


Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445073 | petsardine | 03 janv. 2023 18:52 | In reply to: #445055

Caro Jorge Resende, obrigado pela sua atenção à minha busca!

O meu avô Joaquim nasceu em Peniche na freguesia da Ajuda, e confirmei quando ainda o meu pai era vivo, o nome do meu bisavô, Joaquim Bernardo, e da minha bisavó, Veturia.
Tudo isso bate certo, incluindo a data aproximada do nascimento do Joaquim Petinga Júnior, que segundo reza a história familiar, nasceu a 12 de fevereiro de 1904.
Deduzo que o meu avô tenha sido baptizado em São Martinho do Porto por alguma razão que nos ultrapassa. A madrinha, Vitória Salles, era da família do meu tio que vivia em Peniche no mesmo quarteirão.
Em relação ao meu pai de nome: Rogério de Lima Petinga, nasceu em Peniche, freguesia da Ajuda, a 03 de fevereiro de 1935.
Mais uma vez, obrigado pela sua preciosa ajuda!
Atenciosamente, Tiago Petinga

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445078 | Jorge Resende | 03 janv. 2023 23:40 | In reply to: #445053

Tiago, a sua avó Amélia não teria tido o nome de Vitória tal como a madrinha????

Conto-lhe...
Conheci nos anos 70 em Peniche uma família Petinga Bem... Um dos membros era Francisco Manuel professor de trabalhos visuais numa escola da região, e presumo que existe em Peniche uma advogada Petinga Bem...

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445116 | petsardine | 05 janv. 2023 11:23 | In reply to: #445078

Olá Jorge, o meu bisavô Joaquim Bernardo Petinga teve um irmão, Jacob Petinga. Acho que deve ser desse ramo da familia, eventualmente primos.
Já pedi a certidão de casamento da minha avó e do meu avó. Vamos ver se tenho sorte!
Obrigado e abraço!

Reply

Direct link:

Certidão de casamento

#445121 | Jorge Resende | 05 janv. 2023 22:01 | In reply to: #445053

Se tiver sucesso, dê uma apitadela!!!!
Cumprimentos
JRESENDE

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 06 juil. 2024, 16:56

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen