Família Pedroza
This topic is classified in rooms: Famílias
Família Pedroza
Procura mais descendentes de João Pedroza, nascido em janeiro de 1636 em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, Braga, casado com Anna Gonçalves (1636 - ?). Era pai de Maria Pedroza (1657-1723, nascida em 1657, em Louro, Vila Nova de Famalicão, da qual sou descendente em 7ª geração
ReplyDirect link:
Família Pedroza
Caro confrade,
Saberá informar se este João Pedrosa é o mesmo que é filho de Francisco Gonçalves e de Maria Fernandes Pedrosa, de Cavalões, Vila Nova de Famalicão?
Cordiais cumprimentos, PP.
Direct link:
Família Pedroza
Prezado José
Sobre descendentes nada tenho a mencionar mas, devo alertá-lo para as informações menos certas sobre João Pedroza.
Se fato, tal como consta do batismo da filha em Louro, João era Padre. Logo, dificilmente ele era casado com uma Anna Gonçalves, como refere, a não ser que o fosse antes de ser ordenado.
Não localizei o batismo dele mas sim o falecimento, que o José não terá localizado (1636 - ?): https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1017640&FileID=658289&recordType=Description imagem 12, 01.01.1657.
PS: caro PP, sim, trata-se da mesma pessoa, já que no batismo da filha diz que o Padre era filho de um Francisco Gonçalves (e provavelmente de uma Pedroza).
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Família Pedroza
Realmente, João Pedroza era filho de Francisco Gonçalves (1580-?), casado com Maria Pedroza (? - 1643), que por sua vez era filha de Maria Pedroza, casada com Manoel Fernandez. Ao que parece João Pedrosa só teve esta filha Maria Pedroza, , que originou o meu ramo familiar, mas ele tinha irmãos e irmãs (Angella, Anna, Francisca, Francisco,Gracia e Tereza), todos de Cavalões, Vila Nova de Famalicão. A minha linha ancestral parte de Maria Pedroza e Leandro Ferreira. Seu filho Miguel Ferreira Pedrosa (1685-1759) veio para o Brasil e teve o filho Manuel Ferreira Pedrosa (1739-1803), que teve o filho Estevão Ferreira Pedrosa (1788-1853), que gerou Francisco Rodrigues Pedrosa (1837-1906), que teve como filho meu avô Virgílio Rodrigues Pedrosa (1882-1957), pai de minha mãe Brígida Ephigenia Pedrosa (1915-2006)
ReplyDirect link:
Família Pedroza
Caro confrade Filipe,
Eu tenho bem referenciada esta família e, daí, ter estranhado o facto da informação de que João Pedrosa e Ana Gonçalves fossem casados.
Aliás, no assento de baptismo de Maria Pedrosa, consta que era filha de Ana, solteira.
Por acaso saberá em que freguesia faleceu a dita Maria Pedrosa?
Grato pela sua atenção.
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade José Pedrosa,
Salvo melhor opinião, Maria Pedrosa é filha de Francisco Fernandes e de Maria Álvares Pedrosa.
Podia partilhar, por gentileza, as fontes que indicam que Ângela e Teresa eram irmãs do padre João Pedrosa? Eu tenho identificado como irmãos do dito padre: Ana, Catarina, Grácia, Antónia, Madalena, Marta e Francisca.
Podia ainda me indicar a data e a freguesia de casamento de Maria Pedrosa com Leandro Ferreira?
Outra questão: estará correta a data de nascimento de Francisco Gonçalves? É que tendo nascido em 1580, teria casado com 48 anos de idade e sido pai com 63 anos... possível, mas pouco crível.
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade PP
Não sei onde faleceu a filha do padre João, apenas pesquisei a parte dele. Com certeza o confrade José poderá elucidá-lo quanto a essa e às outras questões que coloca.
Quanto à mãe da filha dele ser casada com ele foi um erro um pouco inexplicável. Um padre nunca poderia ser casado ... Pena o José não ter dito nada sobre esta questão ... Não há que ter vergonha de se dizer que se descende de um padre.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Família Pedroza
Maria Pedrosa, casada com Leandro Ferreira, faleceu em 12/09/1723 em Calendário, Vila Nova de Famalicão, sepultamento no mesmo local. Ela nasceu em Louro, Vila Nova de Famalicão e foi batizada em 25/08/1657 em Santa Lucrécia, Louro Vila Nova de Famalicão
ReplyDirect link:
Família Pedroza
Angela, Nascida em Cavalões, Vila Nova de Famalicão e falecida no mesmo local em 14/10/1717.
Casada com Sebastião Ribeiro, sem filhos.
Tereza Pedroza: só tenho a informação de nascida em Cavalões, vila Nova de Famalicão
Direct link:
Família Pedroza
Os dados que tenho da origem de minha família começa com Maria Pedroza, casada com Manoel Fernandez, os dois nascidos e batizados em Braga Maximinos.
Tiveram como filha Maria Pedroza, nascida e batizada em Braga Maximinos e falecida em Cavalões, Vila Nova de Famalicão (15/12/1643).
Teve como filho João Pedroza, nascido em jan/1636, batizado em 30/01/1636, falecido em 01/01/1657, tudo em Cavalões, Vila Nova de Famalicão.
João Pedrosa teve como filha Maria Pedroza, nascida em Louro, Vila Nova de Famalicão, batizada em Santa Lucrécia, Louro, Vila Nova de Famalicão (25/08/1657), falecida em 12/09/1723 em Calendário, Vila Nova de Famalicão. Foi casada com Leandro Ferreira, nascido em 1650 em Vila Nova de Famalicão.
Dela nasceu Miguel Ferreira Pedroza, nascido em 18/07/1685 em Santa Maria Madalena em Vila Nova de Famalicão e falecido em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil em 24/02/1757
Direct link:
Família Pedroza
Quanto aos dados que possui, de facto é muito provável que Maria [Fernandes] Pedrosa tenha nascido na Rua de Maximinos, em Braga. Contudo, não tenho nenhuma fonte que indique que o nome do seu pai seja Manuel, mas sim Francisco (tenho quatro assentos paroquiais onde consta apenas o nome Francisco Fernandes).
A madrinha de baptismo de Miguel Ferreira Pedrosa poderá ser a Madalena Gonçalves Pedrosa, n. em 1642, em Cavalões, filha de Francisco Gonçalves e de Maria [Fernandes] Pedrosa e, portanto tia-avó do dito Miguel.
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade Filipe,
Concordo consigo no que diz quanto à situação relativa ao padre: não há que omitir, até porque se conseguíssemos recuar uns séculos para trás, os padres puderam casar e ter filhos até ao século XII e, se assim não fosse, muitos de nós não estaríamos aqui...
Direct link:
Família Pedroza
Podia confirmar-me a data e o local de falecimento de Ângela, dado que não encontro o assento em 1717, em Cavalões.
Grato pela atenção.
Direct link:
Família Pedroza
Falecimento: 14 de outubro de 1717
Cavalões, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal
Fonte: Family Search
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GQ9B-WB3
Direct link:
Família Pedroza
Os pais de Maria Pedrosa são Manoel Fernandes e Maria Pedrosa. veja link
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GGLQ-J8Q
Não existe Madalena , filha de Francisco Gonçalves e Maria Pedrosa. veja link
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GLY6-XQJ
Tenho que Madalena Pedroza (1687 - 15/08/1748) é irmã de Miguel Ferreira Pedrosa (18/07/1685 - 24/02/1759). Veja link:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/G7BB-SJX
Direct link:
Família Pedroza
Caro José Pedrosa,
Eu não tenho acesso ao Family Search e a minha pesquisa baseia-se, fundamentalmente, em assentos paroquiais e, segundo creio, foram buscar o nome Manuel Fernandes ao Gayo, mas está claramente errado.
"PEDROZAS DE BARCELLOS § 1 N 1 FRAN.CO GLZ da freg.ª de Cavalloins termo de Barcellos Cavaloins. Cazou com M.ª Pedroza (1) por ora ignoramos os ascendentes. 2 Angella Pedroza § 7; 2 Anna Pedroza; 2 Fran.ca Pedroza § 2; 2 Gracia Pedroza § 6. (1) M.ª Pedroza era n.al de Braga, e f.ª de Manoel[sic] (Francisco) Fz, e M.ª Pedroza de Braga." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXII, Pedrosas de Barcelos, § 1, pág. 119).
Madalena Gonçalves Pedrosa é filha de Francisco Gonçalves e de Maria Pedrosa, foi baptizada em 28.06.1642, na Igreja de São Martinho, Cavalões, Vila Nova de Famalicão (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Cavalões - Famalicão (1622-02-20 a 1660-09-22) (Cavalões, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, Paróquia de Cavalões, 1622-02-20 a 1660-09-22), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, n.º 92, fólio s/n.º v, assento de 1642-06-28).
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade José Pedrosa.
Se puder copiar a fonte, agradeço-lhe, pois não tenho acesso.
Entre 29 de agosto e 16 de dezembro de 1717, não existem registos, no respetivo livro paroquial da freguesia de Cavalões, de qualquer falecimento; e acrescento que, nesse ano, não há registo de falecimento de nenhuma Ângela no livro de assentos.
Grato pela atenção.
Direct link:
Família Pedroza
Na fonte que indica existem mais incorreções, a saber: Ângela Pedrosa (c. c. Manuel Fernandes) faleceu em 1707 e não em 1717.
Direct link:
Família Pedroza
Caro José
Tenha muito cuidado com as informações do Family. Apesar de ser um site útil, o mesmo contém demasiados erros para o considerarmos de confiança. Desde datas erradas a filiações mal atribuidas, contece de tudo.
Se quer ter uma árvore fiável, consulte as fontes, vendo os assentos no site tombo.pt Se o tivesse feito, não diria que o padre era casado com a mãe da filha.
O que não localizar, não considere credível e não coloque na árvore.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade Filipe.
Por acaso tem conhecimento em que freguesia nasceram os filhos de Francisco Gonçalves e de Maria Pedrosa (antes de 1640)?
Do supracitado ano em diante (1640 a 1643), alguns nasceram em Cavalões, V. N. de Famalicão, mas entre 1628 e 1640 não encontro o assento de batismo de alguns deles... se tiver alguma informação sobre o assunto, agradeço a partilha.
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade PP
Não tenho conhecimento. Aliás, a data do Pe. João está errada ou é noutra freguesia. Mais uma vez o Family no seu melhor, com informações erradas ou incompletas.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade Filipe,
Eu suponho que o padre João Pedrosa e outros irmãos deverão ter nascido numa das freguesias de Braga.
Acho que a data poderá estar errada, pois, então, teria falecido com 21 anos de idade e já seria padre com essa idade. Possível, mas pouco crível.
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade PP
Eu sou da mesma opinião. Apesar de ser possível, parece-me que ele seria jovem demais para já ser padre e pai. Mas, tudo é possível.
Já tentou explorar as freguesias de Braga, no que concerne também ao casamento dos pais? Será a pista de Maximinos credível? Mas a família pode ter "fugido" dali e não necessáriamente para uma das freguesias da cidade, até porque depois param em Cavalões. Pelo meio pode ter acontecido muita coisa e em diferentes locais.
Para desajudar, não existe Inquirição de Genere do Pe. João ...
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP,
Do meu artigo «A Casa de Nossa Senhora da Ajuda da Rua de Maximinos, freguesia da Sé, Braga»
«(…) Francisco Gonçalves foi para Cavalões após arrematar em hasta pública as rendas e dizimaras da dita igreja. Nasceu aldeia do Outeiro, freguesia de Roriz (São Miguel), filho de lavradores da principalidade. Daqui partiu jovem para Barcelinhos onde aprendeu o ofício de surrador e, crescendo nele, veio a transformar-se num conceituado contratador de couros. Após amealhar bons cabedais, lançou-se no contrato das rendas e dizimarias das igrejas, negócio arriscado, porém com importantes proveitos inerentes à tipologia de contrato. Foi terceira vida no prazo da Gaia, em Caldelas, Guimarães. Em Barcelinhos foi casado uma primeira vez, enviuvando, veio a casar com Maria Pedrosa (...)».
Possíveis pistas para reconstruir o percurso da família e procurar as datas que tanto preza para o seu desejado e justo rigor...
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Muito obrigado pela sua partilha e achegas.
Gostava muito de ler o seu artigo sobre a Casa da Nossa Senhora da Ajuda que, como sabe, tanto me diz. Poderá indicar-me como poderei fazer a sua leitura?
Com alguma perseverança, consegui identificar a Casa da Nossa Senhora da Ajuda numa infografia 3D da cidade de Braga e, também, num desenho/gravura antigo.
Vou seguir a pista de São Miguel de Roriz, que desconhecia.
Com os melhores cumprimentos, PP.
Direct link:
Família Pedroza
Caro confrade Filipe,
Quanto ao padre João Pedrosa, a referência mais antiga que tenho sobre ele é de 1656, em que já está, num assento de batismo, referenciado como tal.
Não explorei todas as freguesias de Braga, pois são bastantes, mas já procurei na freguesia de Santa Maria Maior sem sucesso.
A pista de Maximinos é credível, pois os pais residiam lá e casaram na Igreja de Santa Maria Maior.~
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP,
Creio que já partilhei consigo o referido artigo, lembro-me que na altura me fez interessantes anotações que assumi. É provável que, no entretanto, o tenha completado à medida que deparo com nova documentação, assim como, estou certo, também aconteceu com a sua pesquisa.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP,
Talvez não se lembre, mas já trocamos várias mensagens neste fórum e também por e-mail. Como tal, confirmo o envio para si do referido trabalho. É uma questão de o consular para relembrar as partilhas já realizadas.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Sim, recordo-me perfeitamente, pois ainda guardo alguns e-mails que trocámos. Porém, não encontro o seu artigo na minha pasta dedicada à investigação genealógica e, de momento, não me recordo se tive acesso a todo o artigo ou se apenas a alguns excertos. E digo isto porque não tenho ideia de ler nada relacionado com a freguesia de Roriz e os Pedrosa; também não me recordo da informação de que Francisco Gonçalves tivesse casado duas vezes, dado que não apontei isso na minha base de dados e, certamente que o teria feito, pois conheço bem a forma como se dedica à investigação e o rigor que lhe imprime.
De qualquer forma, muito obrigado pela sua atenção e preocupação.
Com os meus melhores cumprimentos, PP.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP.
Tem razão, analisando agora o artigo que lhe enviei, constato que não dá continuidade à geração de Maria Pedrosa e de Francisco Fernandes, residentes na casa de Nossa Senhora da Ajuda. Entre os vários filhos que tiveram houve uma Maria Pedrosa que casou com Francisco Gonçalves, surrador e rendeiro de Cavalões, o casal de que se trata. Sobre eles disserta uma habilitação, na qual se fala da morte trágica (assassinato) de seu filho, o padre João Pedroso, de quem descende o confrade que iniciou este tópico. Não é clara a razão do seu assassinato, mas pela juventude, poder-se-á equacionar um crime passional, fruto das relações fortuitas com moçoilas da terra…
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Estive a pesquisar nos assentos de batismo da freguesia de Caldelas (São Tomé), em Guimarães, e informo que não encontrei nada relativo a filhos de Francisco Gonçalves e de Maria Pedrosa, entre 1628 e 1640.
Se interessar a informação, encontrei ligações entre os Pedrosa de Cavalões, Famalicão, e os Pedrosa de Minhotães, Barcelos.
Direct link:
Família Pedroza
MARIA PEDROZA (n/d) casou com Manoel Fernandes (n/d), ambos de Maximinos, Braga, Portugal. Tiveram a filha:
MARIA PEDROZA (15.12.1643/??)
Maria Pedroza nasceu em Maximinos, Braga, Portugal e faleceu em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal. Casou-se com Francisco Gonçalves (1580/??), e tiveram os filhos:
JOÃO PEDROZA (??/01.01.1657)
Angella Pedroza (??/14.10.1717)
ANNA PEDROZA (N/D) – 5 filhos
FRANCISCA PEDROZA (N/D) – 3 filhos
Francisco Pedroza (n/d)
Gracia Pedroza (n/d)
TERESA PEDROZA (N/D) – 1 filho
João Pedroza nasceu e faleceu em Cavalões, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal. Foi casado com Anna Gonçalves (10.08.1636/??), e tiveram as filhas:
GRACIA PEDROZA (1655/??) – 2 Filhos
MARIA PEDROZA (??/12.09.1723)
Maria Pedroza nasceu em Louro, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal e faleceu em Calendário, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal. Foi casada com Leandro Ferreira (1650/??), e tiveram os filhos:
MIGUEL FERREIRA PEDROZA (18.07.1685/24.02.1759)
MADALENA PEDROZA (1687/15.08.1748) – 5 filhos
Antonio Ferreira Pedroza (1693/19.07.1766)
Maria Pedroza (??/21.02.1714)
Francisco Ferreira Pedroza (??/08.10.1781)
MIGUEL FERREIRA PEDROZA, português, nascido em 18.07.1685 em Vila Nova de Famalicão, Termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, Portugal, era filho de LEANDRO FERREIRA (1580/--) e de sua mulher MARIA PEDROZA (08.1957/12.09.1723), natural também de Vila Nova de Famalicão, Braga, em Portugal, pais também de Maria Pedroza, Francisco Ferreira Pedroza, Antonio Ferreira Pedroza e Madalena Pedroza
Miguel Ferreira Pedroza veio para o Brasil em fins do século XVII e aqui casou-se com Maria do Rosário Rabela (--/28.03.1762), natural da Vila de Parnaíba, São Paulo, filha de João Ferreira da Fonseca e de Maria da Fé de Mendonça. Ele era morador no Distrito de São Gonçalo da Vargem (atual Amarantina, Ouro Preto/MG) e faleceu sem testamento, sendo sepultado aos 24.02.1759, em cova da Irmandade do Santíssimo, dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo, Ouro Preto/MG
Tiveram os filhos:
Quitéria Ferreira Pedrosa (13.11.1725/--)
Antonio Ferreira Pedrosa (08.1731/--)
Izidoria Ferreira Pedrosa (06.1736/07.06.1767)
MANOEL FERREIRA PEDROSA (06.05.1738/02.08.1803)
MIGUEL FERREIRA PEDROSA (11.1741/12.02.1810)
LUISA FERREIRA PEDROSA (02.1745/19.07.1779)
Ana Maria Ferreira Pedrosa (--/21.5.1776)
Direct link:
Família Pedroza
Deixo-lhe aqui algumas correções, a saber:
Maria Pedrosa c. c. Francisco Fernandes, e não com Manuel Fernandes (conferir em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Santa Maria Maior - Braga (1601-06-29 a 1642-03-02) (Santa Maria Maior, Braga, Braga, Portugal, Paróquia de Santa Maria Maior, 1601-06-29 a 1642-03-02), Arquivo Distrital de Braga, Universidade do Minho, Largo do Paço, 4704 - 553 Braga, Portugal, n.º 312, fólio 4, assento de 1602-11-17 e IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Santa Maria Maior - Braga (1601-06-29 a 1642-03-02) (Santa Maria Maior, Braga, Braga, Portugal, Paróquia de Santa Maria Maior, 1601-06-29 a 1642-03-02), Arquivo Distrital de Braga, Universidade do Minho, Largo do Paço, 4704 - 553 Braga, Portugal, n.º 312, fólio 10, assento de 1605-01-22; ou seja, nos assento de batismo dos filhos está sempre Francisco Fernandes e não Manuel Fernandes;
Ângela Pedrosa faleceu, tal como já lhe disse, em 1707 e não em 1717 (consulte o assento de óbito);
Ana Pedrosa teve, pelo menos, 8 filhos;
Francisca Pedrosa teve, pelo menos, 6 filhos;
Desconheço, pelos assentos paroquiais que Francisco Gonçalves e Maria Pedrosa tenham tido um filho chamado Francisco e uma filha chamada Teresa;
João Pedrosa era padre e nunca foi casado com Ana Gonçalves, tal como está descrito no assento de batismo de Maria Gonçalves Pedrosa, a saber: "filha de Ana, solteira"; "deu por pai o padre João Pedrosa";
O padre João Pedrosa e Ana Gonçalves não tiveram nenhuma filha chamada Grácia, nascida em 1655. A Grácia, nascida em 1655, é filha de Manuel Grácia e de sua mulher; João Pedrosa e sua irmã Grácia Pedrosa foram apenas os padrinhos de batismo;
António Ferreira Pedrosa, nasceu em 1695 e não em 1693;
Maria Ferreira Pedrosa, nasceu em 1681 e faleceu depois de 1723; não pode ter falecido em 1714 e na data que aponta, pois não há qualquer falecimento nesta data, em Vila Nova de Famalicão;
"MIGUEL FERREIRA PEDROZA, português, nascido[sic] (batizado) em 18.07.1685 em Vila Nova de Famalicão, Termo de Barcelos, Arcebispado de Braga, Portugal, era filho de LEANDRO FERREIRA (1580/--) e de sua mulher MARIA PEDROZA (08.1957[sic] (1657) /12.09.1723), natural também de Vila Nova de Famalicão [sic] (natural da freguesia de Louro, Vila Nova de Famalicão) (...).
Tal como já lhe disse o confrade Filipe, deve tomar atenção às fontes e procurar, sobretudo, as fontes primárias, como os assentos paroquiais.
Cordiais cumprimentos, PP
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Também não encontrei nada na freguesia de Barcelinhos, Barcelos, sobre os filhos de Francisco Gonçalves e de Maria Pedrosa.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP,
Obrigado por uma vez mais esclarecer o confrade José Pedroza. Parte do trabalho de Felgueiras Gaio assentou em cópias integrais de genealogias de outros autores, que, por pertencerem a grandes famílias, mereciam, ao seu parecer, todo o crédito, pelo que não as questionava. Hoje em dia, apesar do seu trabalho se considerar um legado extraordinário, sabemos que, como qualquer outro trabalho, merece uma análise cuidada e crítica. Quanto ao Familysearch, apesar de lhe reconhecer bastante utilidade, o princípio da crítica aplica-se da mesma forma. Haja perseverança para o necessário esclarecimento, que muito lhe agradeço, eu já não tenho a mesma paciência…
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Por acaso não tem a data de casamento de Ana Lopes Pedrosa com António Barbosa Dantas, este da freguesia de Formariz, Paredes de Coura?
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
A propósito deste seu apontamento: "[Maria Pedrosa] Casou na freguesia de sua naturalidade com JOÃO LEITE DE FARIA, escrivão, filho de João Leite de Faria e de sua mulher Grácia Rodrigues. Tiveram: 1(V) JOSÉ LEITE DE FARIA.", informo que encontrei, na freguesia de Santa Maria Maior, em Barcelos, o seguinte casamento:
Domingos Fernandes Pepino, viúvo de Helena Carvalho, com Maria Pedrosa, filha de Martinho Lopes e de Ana Pedrosa, esta natural de Cavalões. Vila Nova de Famalicão.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP
Não sei em que data é esse seu casamento, eu tenho o seguinte::
Aos 11 de abril de 1684 recebi a José Leite de Faria filho de José Leite já defunto e de sua mulher Grácia Rodrigues com Maria Pedrosa filha de Martinho Lopes já defunto e de sua mulher Ana Pedrosa todos desta vila depois de dispensados no grau que tinham de parentesco (B-184, PT/UM-ADB/PRQ/PBCL14/002/0042, fl. 3, n.º 1).
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
O assento de casamento é de 24 de fevereiro de 1683 (Cf. fólio 93).
Com os melhores cumprimentos, PP.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Desculpe a insistência... Por acaso não tem a data de casamento de Ana Lopes Pedrosa com António Barbosa Dantas, este da freguesia de Formariz, Paredes de Coura?
É que não encontro o casamento deles na freguesia de Santa Maria Maior, em Barcelos.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP,
Infelizmente não tenho a data de casamento que refere.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
Por acaso conhece ou tem acesso à inquirição de genere dos padres Francisco Pedrosa Pacheco e António Pedrosa Pita, filhos de António Barbosa Dantas e Ana Pedrosa?
Segundo sei, são naturais e/ou residentes na freguesia de Infesta, Paredes de Coura.
Com isto pretendia encontrar onde casaram os anteditos.
Agradeço-lhe, atempadamente, a sua colaboração nesse sentido.
PS: os assentos paroquiais de Infesta são estão disponíveis a partir de 1860... o que me dificulta a investigação.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP,
Estas diligências encontram-se disponíveis para consulta no familysearch, muito embora, para o período em questão ainda não integram certidões, pelo que será difícil encontrar o casamento.
https://genealogiafb-ig.blogspot.com/p/blog-page_29.html
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Ao que tudo indica Ana Pedrosa foi casar a Infesta pois aí era abade Francisco Pedrosa (provável tio) em cujo bens sucedeu. Não sou obcecado por datas precisas, para mim um cerca (documentalmente balizado) é suficiente.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Família Pedroza
Digo, o abade Francisco Pedrosa, será provavelmente irmão e não tio de Ana Pedrosa.
ReplyDirect link:
Família Pedroza
Caríssimo Rui Faria,
As inquirições dos supracitados padres não estão disponíveis «on-line», correto? Presumo que terei de as consultar no dito arquivo.
Vou seguir a pista da freguesia de Infesta que muito me interessa, pois ainda há bem pouco tempo fiz um levantamento de algumas das freguesias de Paredes de Coura para um estudo genealógico que me encomendaram.
Direct link:
Família Pedroza
Caríssimo PP
Sim, estáo disponíveis online, podem ser consultadas pelo linhk que enviei que faz ligação direta ao familysearch, onde se encontram para consulta à mão de um clik.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 04:22