Sobrenome D'alfres

This topic is classified in rooms: Pessoas

Sobrenome D'alfres

#454350 | thaisxgarcia | 17 juin 2024 10:46

Olá a todos,

Em minhas pesquisas genealógicas, encontrei registros da igreja onde o sobrenome dos meus antepassados era claramente D'Alfres. No entanto, por algum motivo ainda não identificado, o sobrenome foi alterado para Assis.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do porquê um sobrenome mudaria dessa forma. Além disso, ficaria muito grato se alguém puder me fornecer informações sobre a origem do sobrenome D'Alfres.

Qualquer informação que possa me ajudar a desvendar esse mistério genealógico será muito bem-vinda!

Reply

Direct link:

Sobrenome D'alfres

#454351 | mariafaia | 17 juin 2024 11:08 | In reply to: #454350

Muito provavelmente descendentes dum alferes (posto do exército regular e também de milícias, o mais provável). Os seus descendentes passariam a ser conhecidos na sua terra por Manuel ou Maria do alferes.
O padre que baptizou os seus filhos integrou o apelido dos pais no seu nome e com a grafia desses tempos d'alferes. O tempo e a iliteracia geral elidiu o "e" passando a D'alfres.
É uma teoria, nem boa nem má mas com exemplos idênticos por esse mundo português, estou-me a lembrar do apelido senegalês dum seu presidente de nome Senghor que mais não era que a cafrealização de Senhor.

Reply

Direct link:

Sobrenome D'alfres

#454352 | thaisxgarcia | 17 juin 2024 11:14 | In reply to: #454351

Maria, muito obrigada pela ajuda.

Em relação à mudança de D'Alfres para Assis, o que você pode me dizer sobre essa mudança? Achei bastante curioso!

Reply

Direct link:

Sobrenome D'alfres

#454354 | mariafaia | 17 juin 2024 11:57 | In reply to: #454352

Aí o assunto é um pouco mais complexo, pode ter sido um padrinho de quem ele adoptou o nome Assis. Isso era frequente, tem o caso dum presidente do Brasil de seu nome José Ribamar Araújo Costa que adoptou o nome do padrinho Sarney, Agora e sempre houve alterações de nome difíceis de entender.
Pessoalmente entendo que os nomes têm muito a ver com heranças e partilhas de bens.

Reply

Direct link:

Sobrenome D'alfres

#454356 | mariafaia | 17 juin 2024 12:01 | In reply to: #454354

Ou por alguma devoção especial a S. Francisco de Assis.

Reply

Direct link:

Sobrenome D'alfres

#454392 | thaisxgarcia | 21 juin 2024 08:56 | In reply to: #454350

Bom dia,

Acabei descobrindo que era pela questao de ser devoto a S. Francisco de Assis. Fizeram voto de pobreza e a partir de entao assumiram esse sobrenome!

Agora a nova busca na origem do sobrenome Dalfer, se vem de Alfer sobrenome germanico ou de Alferes, por atribuicao militar, ja que a esposa possui um sobrenome bastante peculiar.

Cumprimentos,

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 19:49

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen