"A Casa Loulé e Suas Alianças" de que é autor Dom Filipe Folque de Mendoça.

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas

#456975 | peninha | 19 nov. 2024 19:19

Caros Confrades,

Será que algum Confrade possuidor do livro " A Casa Loulé e Suas Alianças" de que é autor
Dom Filipe Folque de Mendoça, está na disposição de me facultar alguma informação dele constante?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

#456988 | Jpteixeira | 20 nov. 2024 00:06 | In reply to: #456975

Caro António Pena Monteiro, boa noite
Adquiri esse livro em 2005. Diga o que pretende para que lhe possa ser útil.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

#456991 | peninha | 20 nov. 2024 08:13 | In reply to: #456988

Caro Júlio Sousa
Muito lhe agradeço a sua gentileza. Tomando como referência a edição desta obra da Livraria Bizantina, Lisboa, 1995, está na pág. 133.
O meu interesse reside em João Pinheiro de Matos e sm D. Escolástica de Freitas, e nos filhos deste casal, nomeadamente, porque é que o Autor os inclue nesta obra, ou questionado de outra forma, qual a aliança destes com a Casa de Loulé ?
Na BD do Geneall, entre os filhos deste casal consta “Manuel de Freitas Ferreira”, sem outra informação, que não esta mesma.
Na obra, em apreço, há alguma referência a este Manuel de Freitas Ferreira, ou neste livro está omisso?
D. Escolástica de Freitas é filha de Manuel Freitas e de Catarina Franco, o Autor dá algum relevo a estes Freitas? E dando, qual?
António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

#457011 | Jpteixeira | 21 nov. 2024 01:49 | In reply to: #456991

Caro António Pena Monteiro
No livro em questão não é feita qualquer referência a Manuel de Freitas Ferreira, pai de Dona Escolástica de Freitas.
Por outro lado, na página 139 do livro é descrita a ligação de João Pinheiro de Mattos aos Duques de Loulé através do seu descendente, João Bernardo Viana Dias Berquó.
A sequência é a seguinte de João Pinheiro de Mattos para os seus descendentes
1.João Pinheiro de Mattos cc Dona Escolástica de Freitas, tiverem
2. José de Freitas da Gama, o qual cc D. Luíza de Andrade, que tiveram
3. João Félix da Gama e Freitas cc D. Catarina Maria Isabel Pereira, que tiveram
4. Dr. José Maurício da Gama e Freitas
4. Pedro António da Gama e Freitas, que segue, o qual casou com D. Ana Maria Inácia Gurgel do Amaral (1756-1831), que tiveram
5. D. Maria Violante da Gama e Freitas (1773-1792), que casou com seu tio materno Luíz José Vianna Gurgel do Amaral (1761-1830), que tiveram
6. Domingos Vianna Gurgel do Amaral e Rocha casou com D. Ana Adelaide de Sousa Dias, que tiveram
7. João Bernardo Vianna Dias Berquó (herdou este apelido porque sua mãe casou depois com o Marquês de Cantagallo (João Maria da Gama e Freitas Berquó), o qual o perfilhou. João Bernardo Vianna Dias Berquó casou com Dona Jerónima Figueiredo Cabral da Câmara, filha dos Condes de Belmonte, com geração na Casa Vale de Reis e, portanto, com ligação aos Duques de Loulé.
Espero ter ajudado com este esquema. De qualquer modo pode pesquisar esta família no tópico Marquesa de Cantagallo.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

#457012 | peninha | 21 nov. 2024 07:33 | In reply to: #457011

Caro Júlio Sousa

Reconhecido, muito lhe agradeço a informação prestada que, pela sua qualidade, satisfez plenamente a razão do meu pedido.

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 nov. 2024, 21:46

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen