Casas do Campo e Stº. Antonino
This topic is classified in rooms: Património | Famílias
Casas do Campo e Stº. Antonino
Exmº. Sr. Manuel Maria Magalhães,
Deambulando hoje pelo Fórum, li que pertence, entre outras, às Casas do Campo e Santo Antonino.
Julgo ter um antepassado, Francisco de Meirelles Sequeira Leite, que terá sido Senhor da Casa do Campo, em Molares (Celorico de Basto) e das Casas de Santo Antonino e Igreja, em Santa Senhorinha (Cabeceiras de Basto). Serão as mesmas Casas a que se refere? Será que tem elementos sobre os seus descendentes e ascendentes?
Devo dizer que sou um neófito do GENEA (descobri-o nas minhas deambulações pela net há um mês), mas achei-o tão interessante que não só passei a ser visitante assíduo como me decidi a "tentar" construir a minha árvore genealógica.
Agradeço antecipadamente qualquer informação que me possa dar e apresento os meus melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Casas do Campo e Stº. Antonino
Caro Antonio Maria Fevereiro
... ...
Francisco de Meirelles Sequeira Leite Pereira, nascido em 1759, bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, por diploma de 20.06.1782. FCCR., com CBA. de 15.05.1783 m. contava já mais setenta e dous anos. (esquartelado, para Meirelles, Leite, Pereira e Andrade, carregando uma brica de prata sobre o 1º quartel; encimado por elmo aberto, de prata, paquife, virol e correia, tendo como timbre, um alão negro, alevantado); inscrito no registo de matriculas da Casa Real, vencendo 1$500 reis. Juiz e Curador dos Órfãos, em Celorico de Basto. Pertenceu à Santa Hermandad, agente de S.A.R. a Infanta D. Maria Thereza, no levantamento da causa de D. Miguel, nas Terras de Basto. Senhor do já vasto morgadio da Casa e quinta do Campo, Santo Antonino, São Tomé, da Igreja, do Assento, e do Paço, em Serva , bem como da Casa de Valinhas. Casou, por procuração, em 11.04.1797, c. D. Francisca de Paula de Mascarenhas de Vasconcellos Rangel de Quadros Soares de Albergaria, n. na Casa de Sto. António do Cruzeiro, Oliveira de Azeméis, m. na Casa do Campo, Molares, Celorico de Basto. Filha de Domingos Manoel Soares de Albergaria dos Reis e Vasconcellos, Capitão mor da Feira, 3º Administrador do Morgado de Sto. António do Cruzeiro, e de s. 2ª mer. D. Ignez Antónia Maria Margarida de Mascarenhas e Mesquita Rangel de Quadros.
... ...
Depois, por via de José Abreu Barbosa Bacelar, filho do Dr. Rosendo de Abreu Lobo Bacelar de Meirelles e de D. Isabel Amália Barbosa de Meirelles Cardoso de Menezes, entra o meu caro parente António Maria, nas Casas do Alvação e da Torre do Outeiro (um encanto verdadeiro).
O § 2º, pág. 185, em "Os Morgados de St. António do Cruzeiro" de António Souza-Brandão, particulariza o seu ramo, debaixo do título "Sampaio Torres Fevereiro", até cerca de 1970. É este um óptimo livro para começar o seu trabalho genealógico. Poderá servir-se igualmente dos "Carvalhos de Basto" mas por aí, se não tiver os índices, será um pouco mais difícil de avançar. Lá mais para trás, tem F. Gayo, na seu monumental nobiliário suficentemente capaz de nos carregar de dúvidas e tristezas... mas enfim, andamos por lá, o que já não é mau de todo!
Parabéns pela sua recepção por parte de GP!
Olhe q. não é costume. Normalmente são mto. reservados, sulistas de gema, mas com as mais remotas raizes aqui no Norte...
Para a próxima corte as esxcelencias e senhorios, comigo. Muito em segredo lhe digo q. sou um modesto operário, sofrivelmente alfabetizado, (2º grau, 12.5 refratometrico)e sem qualquer senhorio, para além da fracção na palhota em q. vivo. Mas, gosto destas cousas...
Cmptos.
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
RE: Casas do Campo e Stº. Antonino
Meu caro (se assim mo permite) Manuel Maria Magalhães,
Fico-lhe muito grato pelas informações que me deu e que já me permitiram chegar a dois dos meus 128 sextos avós (Domingos Manoel Soares de Albergaria dos Reis e Vasconcellos e Ignez Antónia Maria Margarida de Mascarenhas e Mesquita Rangel de Quadros)!
Muito agradeço, também, as referências bibliográficas. Vou procurar adquirir os livros de Souza-Brandão e Felgueiras Gayo.
Fico também muito honrado por saber-me seu parente. Conheço-o, um bocadinho, pelas suas intervenções no Fórum, através das quais aprecio a clareza dos seus argumentos, elegância da escrita e sentido de humor.
Quanto à recepção por parte do Fórum fico confundido... Sou sulista, porque nasci no Sul, mas sou mestiço porque, pelo lado de meu Pai tenho sangue da Beira Baixa, do Alentejo e também do Norte. O outro lado das minhas costeletas é que vem todo do Norte, por minha Mãe, Faria Machado Vieira de Sampayo.
Bem haja ao GENEA PORTUGAL pelas horas de verdadeiro prazer que a sua Iniciativa me tem proporcionado.
Renovados cumprimentos,
António Maria Fevereiro
P.S. Viva a Classe do Operário!
Direct link:
RE: Casas do Campo e Stº. Antonino
António Maria
Dê-me o seu contacto para lhe enviar os costados da nossa avó de Sto. António do Cruzeiro, em Oliveira de Azeméis. Poupa-lhe algum tabalho bem por certo. Poderei enviar, se estiver interessado, o q. lhe interessa dos Meirelles Leite, de Basto.
De momento, sou um operário com o ACT suspenso, pois estou "de baixa pela caixa"...
Manuel Maria
Direct link:
RE: Casas do Campo e Stº. Antonino
Muito grato por sua disponibilidade, aqui vão as minhas coordenadas:
Rua do Cabo, 49 - 1º Esq.
1250-053 Lx
Telefs.: 213953059/935891690
Mail: fevereiros@netcabo.pt
Votos de boas melhoras,
António Maria Fevereiro
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 10 janv. 2025, 02:00