Monterrey
This topic is classified in rooms: Títulos | Famílias
Monterrey
Caro Manuel Maria Magalhães, excelentíssimos Senhores.
A linhagem dos Azevedo, Condes de Monterrey, foi iniciada por Martim Gonçalves de Azevedo, filho de Gonçalo Vasques de Azevedo, 1º Marechal do Reino e irmão da mãe do primeiro conde de Marialva.
Martim após a queda da família, com a morte do pai e o irmão mais velho em Aljubarrota 1387, passa a Espanha.
O seu descendente D. Diogo de Azevedo viveu no tempo dos reis católicos, final do século XV e foi o 2º Conde de Monterrey (consorte) pelo casamento com D. Francisca de Zuniga e Ulhoa filha herdeira do 1º Conde de Monterrey.
Seguem-se várias gerações de condes de Monterrey, sendo o último registro que tenho, o do 6º conde D. Manuel de Azevedo e Zuniga, no primeiro quarto do século XVII.
No seu tópico “Vahia van Maersk” refere à casa de Monterrey no século XV, no caso pergunto se referia à época do 1º conde?
Sabe se houve descendência depois do 6º conde ?
Esta geração de Azevedos foram grandes de Espanha, com ligações a importantes famílias desse país.
O 4º conde, D. Jerónimo de Azevedo e Zuniga de grande projecção, destaque para o facto de ter estado nas bodas de el-Rei D. Filipe II com a Infanta de Portugal D.Maria, ano de 1543, e ter sido eleito Embaixador ao Concílio de Trento, ano de 1561. Este D. Jerónimo casou com D. Inês de Velasco, filha do marquês de Verlonga D. João de Velasco.
O grande pintor Velasquez , da corte de Espanha, a que é vulgarmente atribuída a sua ascendência espanhola, era como se sabe de apelido Velasquez da Silva, filho de senhor português de apelido Silva e uma senhora espanhola de apelido Velasco. Não teria esta senhora algo a ver com estes Velascos, marqueses de Verlonga ?
Cumprimentos,
José de Azevedo Coutinho
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 nov. 2024, 08:32