Serpa Pinto
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias
Serpa Pinto
Tenho em vias de finalização a árvore de costados de Serpa Pinto, bem como a genealógica. Se algum ilustre membro deste forum estiver interessado na sua obtenção, é favor contactar-me.
aburma
Visconde de Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
Gostava de saber a ascendência pela linha Pinto e Correia de Manuel Pinto da Costa, filho de Baltazar da Costa e Isabel Correia, natural da freg. de S.Estevão do Carregal (actual conc. de Sernancelhe), filho de Baltazar da Costa e Isabel Correia.
Casou (3ªcasamento dele) com Mariana de Serpa da Fonseca, natural de S.Miguel de Oliveira(cinfães) e viveram em Caria , c.g. nos Serpa Pinto e antepassados por varonia do 1º visconde de Serpa Pinto.
Os melhores cumprimentos
Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Não sendo ilustres, somos contudo participantes deste Forum. E gostaríamos, naturalmente, de ver essa informação editada na base de dados deste site.
Um abraço
Genea Portugal
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre Alberto de Serpa Pinto Burmester,
Interessante proposta.
Gostaria de saber se seu estudo confirma os dados sobre a ascendencia Vimaranense (Abreus) de A. Serpa Pinto, como se acha referido neste forum na mensagem cujo endereço segue :
http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=358&fview=e
e se algo mais se pode acrescentar.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Com certeza que vos incluo no rol dos meus ilustres amigos do forum! Parte da informação já consta da base de dados, nos meus costados.
Elaborei agora os costados de Serpa Pinto até aos seus tetravós, com algumas inevitáveis lacunas, e disponibilizo-vos com todo o gosto a informação. Posteriormente fornecerei elementos ainda mais antigos sobre a sua ascendência.
Um abraço
aburma
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
Um bem haja pela disponibilidade aqui manifestada.
Estou interessado nessa informacao, pelo que lhe peço que envie para o meu e-mail miguelotto@dmp.pt , se tal for possivel.
Mais uma vez obrigado
Miguel de Sousa Otto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Caeiro Pinto,
Como agora se usa dizer, ora então é assim:
Manuel Pinto da Costa e sua 3º mulher Maria Ana Teodora de Serpa Cardozo (assim se lhe refere a prima direita de Serpa Pinto, Amélia Dulce de Serpa Pinto da Costa, autora do trabalho manuscrito em minha posse "Genealogia Histórica da Família Serpa Pinto")eram 5ºs avós de Serpa Pinto; tiveram António de Serpa Pinto da Costa, b. em 1669, com quem se inicia o nome Serpa Pinto,cc sua prima Mariana Cláudia Teodora Pinto da Costa; tiveram José Carlos de Serpa Pinto da Costa , n. 1701, trisavô de Serpa Pinto, c.c. Mariana Aurélia Teodora de Lacerda Pinto; tiveram (bisavô) António de Serpa Pinto da Costa, b. 1743, c.c. Ana Angélica Maria d'Abreu da Casa do Vimieiro (atenção aos interessados em Vimieiro, volto lá noutra mensagem); tiveram (avô de Serpa Pinto)Alexandre Alberto de Serpa Pinto da Costa c.c. (1º casamento)Joaquina Antónia de Lacerda da Silveira Athaíde e Vasconcellos, da Casa de Castro Cio, de quem houve: Carlota Cacilda de Serpa Pinto (mãe de Serpa Pinto) que c.c. José Maria da Rocha Miranda de Figueiredo (pai do explorador).
E aqui está. Espero ter respondido ao que me pediu.
Um abraço
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Meu Caro Miguel de Sousa Otto,
Assim que tiver o trabalho digitalizado fá-lo-ei com todo o gosto.
Um abraço
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Tambem estou interessado, mesmo se for em fotocópias e pelo mesmo transporte destas últimas que aproveito para agradecer.
Vasco
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Carlos Silva,
Todas as fontes de que me servi ("Famílias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos Séc. XVI, XVII e XVIII" de José Pinto de Rezende,"Genalogia Histórica da Família Serpa Pinto", trabalho manuscrito e não publicado de Amélia Dulce de Serpa Pinto da Costa, que se encontra na minha posse, e "Casa de Vimieiro - S. Martinho de Sande, Marco de Canavezes" in "Descendências e Origens" por Luiz Bernardo Carneiro Pinto, Raízes e Memórias nº 11), confirmam como bisavó de Serpa Pinto, Ana Angélica Maria de Abreu, da Casa de Vimieiro, casada com António de Serpa Pinto da Costa. Era filha de Domingos de Abreu, natural de Guimarães, Cavaleiro Professo da O.C., e escrivão dos Defuntos e Ausentes, no Brasil, e de sua mulher, D. Inês de Abreu.
Espero que esta informação lhe tenha sido útil.
Um abraço
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Vasco,
Já o juntei ao meu mailing list. Assim que pronto, envio (ascendentes e descendentes).
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
Estou interessado na ascendência do Manuel Pinto da Costa,(linha Pinto e Correia) e não na sua descendência, pois essa já a conheço(também tenho o livro "Familias Nobres" do Dr. Pinto de Rezende).
Sobre os Pinto, recomendo "FAmilia dos Pintos de Riba de Bastança, Senhores da Torre de Cham" manuscrito de Amado de Azambuja publicado em Castro Daire em 1917.
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
Reparei na sua mensagem ao Oscar Caeiro Pinto, a referencia a Maria Ana Teodora de Serpa Cardozo o que me suscitou as seguintes questoes :
1. Conhece a ascendencia desta senhora ?
2. Sabe qual a relaçao com os Serpas senhores da casa do Baraçal ?
Tenho algumas informaçoes sobre esta linha de Serpas ( ainda passivel de confimaçao documental), que coloco a sua disposicao.
Um abraço
Miguel de Sousa Otto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
Pelos vistos ainda é primo da minha mulher, pois ela é 5ª neta por varonia do casal João Pereira Sarmento Forjaz de Lacerda, Senhor do palácio dos Forjaz de Lacerda, (na praça da restauração em Angra), 9ªmorgado de S.Mateus da Calheta, F.C.R., C.OC., capitão-mor de Angra e de sua mulher(casados a 19/9/1798 Maria Clara Amância de Lemos Bettencourt e Vasconcellos. Ele filho de Diogo Pereira Sarmento de Lacerda, F.C.R.e de sua mulher Joaquina Narciza Leite de Noronha, ela filha do brigadeiro do exercitoVital de Bettencourt de Vasconcellos e Lemos, F.C.R. C. OC. C.O.de S.Bento de Aviz, sargento-mor de Angra e de sua mulher Maria Madalena Victória de Castil-Blanco.
Gostava de saber a ascendência da Joaquina Narciza Leite de Noronha, pela linha dos Noronhas
Obrigado e um abraço
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Miguel
É sempre um prazer te ver por aqui, espero que a família esteja bem, qualquer dia temos que combinar o nosso encontro familiar.
Abraços do primo de Trancoso
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Sousa Otto,
Se por acaso tem o livro do Dr.José Pinto de Rezende, "Famílias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos Séculos XVI, XVII e XVIII", pode consultar em "Oliveiras e Serpas" § 1, N.4. Mas dou.lhe uma ajuda:
-citando a referida obra e "Genealogia Histórica da Família Serpa Pinto", de Amélia Dulce de Serpa Pinto da Costa, também citada pelo Dr. José Rezende, documento manuscrito de cerca de 50 páginas, e que creio nunca publicado, mas a cuja publicação tenciono meter ombros após digitalização, Maria Ana Teodora de Serpa Cardozo (segundo Amélia de Serpa Pinto) ou Mariana de Serpa da Fonseca (segundo o Dr.José Rezende)era natural de Boassas, freguesia de S. Miguel de Oliveira (no actual concelho de Cinfães) e aí morreu a 15-12-1704. Era filha de António Roiz de Oliveira e de Maria Cardosa, e o Dr. Rezende estabelece a sua ascendência pelo lado paterno até seu bisavô António Roiz de Oliveira, Tabelião de Notas no concelho de Ferreiros de Tendaes, "como expressamente refere o assento de seu óbito, em S. Pedro de Ferreiros, a 10.3.1586", e que se diz ter casado com Júlia Nunes, "com quem viveu na sua Casa de Covellas".
Não conheço a Casa do Baraçal. Onde ficava ou fica? Caso se consiga estabelecer ligação entre ambas estas famílias de Serpas, aceito e agradeço a sua oferta.
Um abraço
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Caeiro Pinto,
O prometido é devido, embora não tenha muito para lhe dizer. Cito a já por mim mencionada obra de Amélia de Serpa Pinto, que só refere a ascendência de Manuel Pinto da Costa pelo lado paterno: pai - Baltazar da Costa Pinto; avó - Maria da Costa c.c. Diogo de Matos Pinto, filho de Diogo de Mouta Pinto, neto de António da Mouta Pinto e bisneto de Alvaro da Mouta Pinto, senhor da Torre da Chã; bisavô (pai de Maria da Costa) - Alvaro da Costa, Escudeiro Fidalgo de S.M. c.c. Maria Rebelo, do Carregal, Concelho de Caria; trisavô- Alvaro da Costa, de Álcacer do Sal, segundo a mesma autora, c.c. Maria da Câmara, irmã de D. Agostinho Bispo de Lamego (isto tudo entre 1400 e 1500 -algo indefinido...)e Reitor da Universidade de Coimbra.
Veja p.f. a minha próxima mensagem sobre o tema "Serpa Pinto".
Um abraço
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Caeiro Pinto,
Então somos primos por dois lados (pelo menos)!
O meu parentesco com a Sra. sua mulher nem me parece ser muito remoto, genealogicamente falando,pois o meu 5º avô era João Baptista de Bettencourt Vasconselos Correia e Ávila, filho de João de Bettencourt Vasconcelos Correia e Ávila e de Maria Escolástica do Canto e Castro, e c.c. Ana Pereira Forjaz Pacheco de Lacerda. Não sei se entronco nos Noronhas refere, mas vou averiguar, e se de algo de útil dispuser, transmitir-lho-ei.
Um abraço
Bettencourt (desta vez assino assim!)
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
A todos os "foristas":
Tenho referido várias vezes uma obra manuscrita, em minha posse, da autoria de Amélia Elisa Dulce de Serpa Pinto da Costa, escrita em 1896 e que creio nunca ter sido publicada. Tenho-lhe dado o título de "Genealogia Histórica da Família Serpa Pinto", mas reparo que, após a introdução, a autora lhe dá o nome de "Esboço Genealógico da Família Serpa Pinto e dos Pintos de Riba-Bastança (sic) e Seus Ascendentes". A obra transcreve, como também refere o Dr. José Pinto de Rezende ("Famílias Nobres..."), certidões de nove documentos do Séc. XVI que a autora diz possuir, referindo a mesma que baseou a sua obra sobre documentos "que ainda nos restavam", isto porque "tendo-se perdido do arquivo da nossa família a maior parte dos documentos valiosíssimos que lá existiam, na ocasião em que, no malfadado governo do Sr. D.Miguel de Bragança (Atenção! Nada de polémicas! Estou a citar!)a casa de nosso avô...sofreu por duas vezes completo sequestro,etc.".
A obra é dedicada a Serpa Pinto, seu primo direito, e tem uma bela introdução a ele dirigida e está feita com rigor académico, nada deixando ao acaso e à especulação.
Tudo isto para dizer que estou a digitalizá-la, com vista a publicação em livro (será um livrinho de umas 40 a 50 páginas), mas antes de me lançar a tal tarefa gostaria de auscultar o forum, a fim de aquilatar do número de potenciais interessados.
Antecipadamente grato pela vossa colaboração
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
A sua avó Ana era irmã do 5º avô de minha mulher, o 9º morgado de S.Mateus da Calheta, João Pereira Sarmento Forjaz de Lacerda.
Ambos filhos de Diogo Álvaro Pereira Sarmento de Lacerda e de sua mulher Joaquina Narciza Leite de Noronha e Canto, (estes casaram 16/12/1770, no oratorio da casa do pai dela)filha de Diogo António Leite Botelho de Teive, F.C.R., capitão de Ordenanças, juiz e de sua mulher Josefa Bernarda do Canto e Noronha(esta filha do Dr. José Francisco do Canto e Castro Pacheco de Sampaio, F.C.R. C.O.C., F.S.O., provedor das Armadas e naus da Índia e de sua primeira mulher Margarida Josefa de Noronha.
O dito Diogo Álvaro era filho de João Pereira Sarmento de Lacerda, F.C.R., sargento-mór de Angra, 5º morgado da Calheta e de sua mulher Antónia Luíza de Bettencourt, filha de João de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Avila e de sua mulher Elisa Francisca do Canto e Castro.
Como pode ver os parentescos são mais que muitos.
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Caro Alexandre Serpa Pinto
Desde que deixei de viver na Foz nunca mais o vi. Tenho gosto em reencontrá-lo por aqui. Estou naturalmente interessado na obra que refere. Felicito-o pelo empreendimento.
Os nossos «Serpas», que eu saiba, não se cruzam, pelo menos, desde meados do século XVII. Descendo, como os Serpa Pimentel, os Cardoso Corte-Real e Serpa (de que faz parte a mulher do meu amigo Miguel de Sousa Otto) e outros, dos Serpas da Casa do Baraçal, Celorico da Beira. Essa grande casa foi destruida por um incêndio, creio que no séc. XVIII, e hoje julgo nada restar dela. Não tenho avançado com o estudo deste ramo de Serpas pois os registos paroquiais da freguesia do Baraçal, existentes no IAN/TT, apenas começam em finais do século XVII, e também porque o tempo não tem sido muito para consultar outras fontes.
Um abraço
Francisco Serpa Brandão
serpabrandao@iol.pt
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Francisco,
Prazer em "revê-lo". Diz-me já~não viver na Foz, mas ainda pára pela Invicta ou arredores?
Obrigado pela informação sobre os Serpas. Também não me "cheirava" que os meus Serpas tivessem algo a ver com os do Baraçal.
Obrigado pela adesão à possível publicação.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Alexandre
Tive que sair da Foz pois as 6 lindas criancinhas que entretanto nasceram não tinham espaço de manobra suficiente..! Agora estou perto do Estádio do Bessa.
Sempre ao dispôr
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Francisco
Seis!? Com mais cinco pode ir viver mesmo para o Estádio do Bessa, não que eu lhe gabe o recinto, mas adiante. Eu cá tenho dois, e talvez por isso, mantenho-me pela Foz (mas não suficientemente longe do Estádio do Bessa).
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caros Amigos do Genea:
Em relação aos costados de Serpa Pinto, e enquanto não concluo o anunciado trabalho (com algumas lacunas) até aos seus tetravós, pode completar os costados constantes do site com:
4. Luíz da Rocha Figueiredo, bap. 1768
5. Rosa Teixeira Pinto, bap.1768
Fonte: "Famílias Nobres..." de José Pinto de Rezende.
Os meus cumprimentos
aburma
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Sousa Otto (e todos os outros possíveis interessados, incluindo a GP):
Está terminado o trabalho, para já até aos tetravós de Serpa Pinto, com lacunas. Disponho de elementos para aprofundar o tema a gerações mais recuadas, o que a seu tempo farei. Queiram por favor indicar-me como desejam receber o trabalho. Tenho-o em PAF, juntamente com abundantes elementos das famílias Burmester & Katzenstein. A parte Serpa Pinto inicia-se no nº 13 (o próprio Serpa Pinto) e inclui os números de 1 a 38 e 2546 a 2557.
Ao vosso dispôr
Serpa Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto,
Peço-lhe que me mande para o meu e-mail ( miguelotto@dmp.pt ), no formato PAF.
Um abraco e obrigado
Miguel de Sousa Otto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Só mais um pequeno pormenor em relação aos Costados de Serpa Pinto: já criei um ficheiro Gedcom, só com a matéria em apreço, ou seja, sem incluír os elementos referentes aos meus costados Burmester e Katzenstein, que não vinham ao caso. Já enviei o ficheiro para o Miguel Sousa Otto e farei o mesmo, com todo o gosto, a quem mo solicitar.
Cumprimentos
aburma
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Estou a preparar a edição de uma biografia «tripla» de Serpa Pinto, de seu pai, José de Figueiredo, e de sua filha a escritora Clarinha. Daí que seja de sumo interesse tudo o que a eles diz respeito. Quase por coincidência cheguei a este Fórum. Contudo,já tinha «ouvido» falar do manuscrito de D. Amélia Dulce, tendo inclusive chegado a procurar os seus actuais proprietários. Devo confessar porém que, para além deste naturalmente precioso manuscrito genealógico, poucas pistas haverá sobre Serpa Pinto que eu ainda não tenha seguido. E principalmente uma que, estranhamente, (ou nem por isso) tem raiado o quase segredo - a ascendência paterna do explorador. Em todas as notícias biográficas que se lhe referem, a família do pai é pura e simplesmente omitida. Antes mesmo de avançar com a publicação da biografia do explorador preparo a edição de alguns artigos sobre esta «curiosa» ascendência!
De qualquer forma, qualquer notícia é benvinda pelo que desde já deixo um apelo ao Fórum e em especial ao senhor «aburma» para me contactar no sentido de trocarmos algumas opiniões
O meu e-mail é o njorge@aeiou.pt
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Caro Senhor,
Felicito-o pela iniciativa e desde já ofereço a minha colaboração no que achar necessário e lhe puder ser útil. Não deixa de ser parcialmente verdade o que refere quanto à ascendência paterna de Serpa Pinto. Há uma explicação possível: o Dr.José Maria da Rocha Miranda de Figueiredo, pai de Serpa Pinto, foi um entusiasta do miguelismo, tendo sido um dos que aclamaram D. Miguel de Bragança em Coimbra. Ao entrar para o Colégio Militar Serpa Pinto passou a usar o nome da mãe por esse facto, dado a família Serpa Pinto ser liberal. As notas biográficas sobre Serpa Pinto têm obviamente origem quando ele se tornou famoso, e à época, não tendo ainda sarado as feridas da guerra fratricida, omitia-se-lhe a ascendência paterna. Esta está contudo razoavelmente bem documentada em "Familias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos Séc. XVI,XVII e XVIII" do Dr. José Pinto de Rezende.
Não sei bem o que pretende dizer com "curiosa" ascendência, mas dela não faz a família qualquer segredo - por exemplo, o avô paterno do Dr. José de Figueiredo era padre, e não tenho qualquer pejo em admiti-lo!
A minha bisavó Carlota de Serpa Pinto, "Clarinha", dizia: "A minha nobreza vem-me do meu pai". Julgo que isto demonstra bem que não estava grandemente preocupada com a sua ascendência, nobre ou não.
Fico a aguardar o seu contacto, e desde já aqui lhe deixo uma palavra de estímulo. O género biográfico está entre nós pouco desenvolvido e acho que o personagem que escolheu, modéstia à parte, é bem digno de um trabalho desse tipo.
Melhores Cumprimentos
Alexandre de Serpa Pinto Burmester
burmester_alexandre@hotmail.com ("_" entre nomes)
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Quero pedir-lhe, antes mais, desculpa quanto aos termos que utilizei no fórum e que creio julgará insinuantes. De facto, só a tem a orgulhar-se de possuir um ascendente como Serpa Pinto, Homem e Português como hoje haverá muito poucos.
Talvez me tenha exprimido mal. O que quis dizer com curiosa
ascendência, tem a ver com o facto de provir de uma amálgama de pessoas, também elas minhas ascendentes, de várias condições e papéis sociais, que de modo algum deslustram a o carácter e a honra dos, permita-me dizê-lo, nossos antepassados.
Ao dispor de V. Ex.ª,
Nuno de Resende
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Caro Nuno de Resende (por paradoxal que pareça, todos os Resendes são de Cinfães, como, por exemplo, o Dr. José Pinto de Resende!):
Está obviamente desfeito qualquer mal entendido que possa ter existido.
Eu é que estou ao seu dispor para o que entender. Em relação à minha bisavó Carlota de Serpa Pinto, conheço ainda pessoas que tiveram o privilégio de frequentar a sua casa de Lisboa, espécie de salão literário e artístico da capital nas décadas de 20 a 40. Posso tentar obter a colaboração dessas pessoas para o seu livro. A minha Mãe conheceu-a bem, obviamente, mas tinha 18 anos quando ela morreu, já não a tendo, portanto, visto no auge.
Uma correcção ao que ontem aqui escrevi sobre a ancestralidade de Serpa Pinto: o padre em questão, Manuel Nunes, era seu bisavô, pai de sua avó Rosa Teixeira Pinto, mãe de seu avô Luíz da Rocha Figueiredo, sendo este então o pai do Dr. José da Rocha Miranda de Figueiredo, um dos vinte académicos que aclamaram D. Miguel em Coimbra em 1823, e que foi distinguido com a Medalha da Restauração dos Direitos da Realeza. Tudo isto, penso eu, poderá encontrar no livro do Dr. José Rezende, "Famílias Nobres..." (emprestei-o e não posso portanto confirmar), salvo erro no título de Moutas Destroncados.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Corrijo a minha anterior mensagem: Rosa Teixeira Pinto era obviamente mulher e não mãe de Luíz da Rocha Figueiredo.
aburma
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Tem razão quando diz que os Resendes são todos de Cinfães! E é mesmo possível especificar quando, quase estranhamente não os encontrará além da freguesia de Tendais. Parte da explicação para este quase fenómeno está na forte endogamia praticada nesta região da serra de Montemuro, quase até aos nossos dias. Agradeço-lhe a sua disponibilidade para me auxiliar no meu trabalho. É realmente bastante complicado «biografar» três gerações tão distintas como estas.
Em relação a senhora D. Carlota, estive recentemente em Lisboa, seguindo os seus passos e os de seu pai. Possuo contudo informações contraditórias sobre qual seria a sua morada. Tenho em meu poder uma carta da senhora D. Angélica Adelaide Corrêa Belles, esposa do explorador, que assina da Rua de São Marçal, 188. No entanto, alguém em Lisboa, que conheceu e privou com D. Carlota, garantiu-me que esta morava na Rua da Emenda. Seriam moradas distintas? Tem alguma informação sobre isto?
Com os cumprimentos de
Nuno de Resende e Mendes
Direct link:
RE: Serpa Pinto-Publicação
Caro Nuno,
A última residência da minha bisavó Carlota de Serpa Pinto foi na Rua das Chagas 16 r/c, ao Calhariz. A Rua da Emenda é paralela à Rua das Chagas, e daí a possível confusão.
Da Rua de São Marçal nada conheço, mas sei que o meu avô, Alexandre Alberto de Serpa Pinto Moreira, filho de Carlota, nasceu na Rua Alexandre Herculano (tenho cópia do assento de baptismo dele, e o padrinho foi o próprio Serpa Pinto). Fico curioso em saber o nome da pessoa que conheceu a minha bisavó.
Um abraço
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Exmos Senhores,
Com uma grande curiosidade, total inexperiência e uma enorme vontade de levar o barco a bom porto, estou a tentar compilar e aumentar a informação existente sobre a família Pinto de Abreu da Casa da Calçada de Oliveira do Douro, Cinfães.
Neste forum, encontrei algumas semelhanças de nomes e locais com as "ainda" parcas notas que disponho, pelo que me atrevo a perguntar se alguém terá informações que me possam auxiliar nesta fase inicial?
Desde já os meus agradecimentos. Com os melhores cumprimentos,
A Pinto de Abreu
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Confrade:
Tenho um parente por afinidade,creio que já falecido há muito tempo, que dizem era investigador destas e de outras coisas afins,chamado Abílio de Serpa Pinto de Miranda,o qual seria de um ramo natural dos Serpas Pintos.Não tenho mais dados precisos.Poderá dizer-me algo sobre este senhor?Fico-lhe muito grato.
Cumprimentos.
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Ainda não tinha visto este tópico.
Estou também interessado na ascendência Serpa Pinto-´Primeiro por ser a duma das figuras mais marcantes dos finais do séc XIX.depois porque há parentesco com a minha mulher-pelos Pinto de Resende de Cinfães e possívelmente comigo,pelos Azeredo Pinto de Mesão Frio.
Um Abraço
Gonçalo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Senhor Engenheiro Gonçalo
Ainda não tinha topado que Vexa. era Azeredo Pinto...
Temos de comemorar essa boa nova!
Já li por aí falar dum 2ª volta a Tondela, pelo q. espero que dessa feita não haja mais braços partidos...
Não sei em qual geração, tens uma Avó (presupuesto qué mui distinta...) Magalhaens dos de Canaveses, que para Baião marchou dotada - sinal de que o casamento teve as bençãos paternais.
Grande abraço
Manel
PS-isto vai obrigar-te a ser leitor atento de "O Senhor Visconde"...
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caríssimo:
Estou á espera de poder ler"O Sr Visconde".com todo o interesse!Quanto aos Azeredo Pinto,vêm-me através dum ramo Monteiro Soares de Albergaria Pereira Subágua,de Britiande,Lamego,aparentados com muita gente dos domínios de V.Eminência-De Valdigem,Mesâo Frio,Barqueiros,etc.Quanto a Magalhães tenho vários ramos não conseguindo, neste momento,localizar o que citas.Mas certo é o que vem de Constantino de Magalhães e Menezes,que vem dar a casa de Freiria,antecedentes dos Távora de Noronha de ois do Bairro.
Grande Abraço
Gonçalo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Confrade,
Tenho conhecimento de um ramo natural da família Serpa Pinto, o qual poderá ser ou não aquele que procura.
António de Serpa Pinto da Costa, * 1743, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Capitão Mor de Ferreiros de Tendais c.c. D. Ana Angélica Maria de Abreu, da Casa de Vimieiro, Freg. Sande, concelho de Benviver (actualmente Marco de Canaveses, teve de Maria Moreira, solteira, do lugar de Covas, freguesia de Santa Maria do Freixo, concelho de Tuías (actualmente também Marco de Canaveses, penso eu) um filho que perfilhou:
- António de Serpa Pinto da Costa, Fidalgo da Casa Real, Capitão-Mor de Tuías, Soalhães e Canaveses, Monteiro-Mor no concelho de Tuías, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, senhor da Casa do Freixo. Nasceu em Covas a 29.1.1767. Casou com Maria Miquelina Vieira da Silva Borges. Neles teve origem o chamado ramo dos Serpa Pinto do Freixo.
Acrescento que este António de Serpa Pinto tem o seu nome inscrito para a posteridade num pequeno monumento colocado junto à ponte sobre o Tâmega no Marco de Canaveses, o qual contém um baixo relevo representando o combate entre tropas portuguesas e francesas e mais ou menos os seguintes dizeres:
NÃO PASSARAM!
AOS BRAVOS DEFENSORES DA ANTIGA PONTE ROMANA SOBRE O TÂMEGA, QUE SOB O COMANDO DO CAPITÃO-MOR DE TUÍAS, SOALHÃES E CANAVESES, ANTÓNIO DE SERPA PINTO, IMPEDIRAM VITORIOSAMENTE AS TROPAS FRANCESES DE A ATRAVESSAREM, ASSIM POUPANDO AS GENTES DO DOURO AOS HORRORES DA GUERRA (ABRIL DE 1809).
OS POVOS DA REGIÃO
Foi pois, como pode ver, uma destacada e heróica figura. Era meio irmão de Alexandre Alberto de Serpa Pinto da Costa, o avô materno do explorador Serpa Pinto e destacada figura dos meios Liberais.
Cumprimentos
Alexandre S.P. Burmester
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Gonçalo,
Então de certeza que a tua mulher é minha parente, pois os Pintos de Riba-Bestança provêem todos da mesma original galinha (sem menosprezo para o galo)! O Pinto das armas de Azeredo Pinto é o mesmo que o das de Serpa Pinto (os crescentes), e como tal é natural que também tenham um tronco comum, para mais sendo de origens geográficas próximas.
Quanto aos costados, eles estão razoavelmente desenvolvidos pelo lado Serpa Pinto aqui na base de dados do GP. Em tempos forneci mais elementos aqui aos nossos amigos Gêpêenses, mas decerto que por falta de oportunidade ainda não foram adicionados à base de dados.
Enviar-te-ei mais elementos.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
Soeiro Soares
Caro Manel,
Se atentares na resposta que o Gonçalo te deu, ele refere Britiande, Lamego e suas origens Pinto. Dessa terra tive em certa ocasião acesso ao nome de Soeiro Soares, que terá vivido no século XVI, e seria conhecido por "O da Vara". Como tens alguins conhecimentos sobre aquela zona, será que me podes dar mais elementos?
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Soeiro Soares
Alexandre
Mas essa é a minha mais legítima varonia!
Penso eu de que...
Pois já declarei aqui em GP que segundo investigações de Sábios Mestres (um deles distinto Professor Universitário Quase Catedrático) descendo verdadeiramente dum muito remoto Soeiro Soares, guardador de porcos, não sei já se Valdigem (tal como a querida Avó Maria da Neves) se de Bretiande...
Na longa linha reparei que não havia progenitores padres, bispos, freiras, ou outros religiosos obrigados a castidade, bem como gente de "naçom infecta"!
O mais próximo dos altares era um escrivão na Sé de Lamego...
Depois, lá para o séc. XVI apareceu um que se morria pelas Espanhas (tal como um neto vondouro...) e vai daí deu voz por El-Rey Dom Filipe, vindo a ser muito da Sua Real Caza.
Mais tarde, (bem depois de 1640, claro está) os Rochinhas e os Azevedos de Lobrigos, não acharam graça nenhuma ao tal "colaboracionista" que conspurcava o seu status de lavradores honrados de carta passada e tudo o mais, e vai daí expurgaram-lhe o apelido para todo o sempre!
Mas como descobris vós estas cousas que guardo jazentes em coval de mais de dez palmos?
Manoel Soeiro Soares, agora sem porcos, galinhas ou vitelos, sequer a vara do mando...
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Confrade:
Muito agradeço a informação.Vou vêr melhor o que tenho para confirmar.Entretanto descobri no "Quaderno de recenseamento de todos os Cidadãos Elegíveis deste Con,co (de Bemviver)para Eleitores de Província",os seguintes nomes e impostos de renda:
SANDE:
Nº1-ANTONIO DE SERPA PINTO-Décima 9$650
Nº6-JOSE CARLOS DE SERPA PINTO-Décima 6$700
PENHALONGA:
nº5-Torquato de SERPA PINTO-Décima 6$000.
Devem ser deste ramo que me referiu.Ou Não será assim.
Em todo caso espero que interesse.Data e 25 de Novembro de 1847.
Cumprimentos cordiais.
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Depois da notícia sobre o pagamento das dizimas é preciso ver se já foram pagas. Como representante dos Serpa Pinto serás obrigado a pagar estas dividas, obviamente com perdão de juros " à la mode".
Um grande abraço e bom fim de semana.
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Alexandre
Curioso que nunca tinha reparado nessa inscrição. Ainda bem que foi lembrada, pois na próxima passagem lá, vou fotograf´-la.
Vasco
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Bem que gostaria de ajudar, até porque os nomes e terras envolvidos me pareciam lidos já nos "Carvalhos de Basto", mas os respectivos índices, quer onomásticos, quer toponímicos, não me ajudaram.
Quanto às dizimas a pagar pelo nosso primo, nada posso fazer pois os artistas aqui no Paço Episcopal levaram todo o conteúdo do meu "saquito azul"! Agora só me resta ir para a Avenida arrumar voitures - "benha, benha, benha, pode encostar ao outro q. não deu nada! São 2 euros!" - livres de impostos, PJ.s, PGR.s e tribunais...
MMM
Direct link:
RE: Serpa Pinto
P.Scriptum:Peço desculpa mas esqueci-me de pedir elementos sobre a Casa de Vimieiro que creio ser a mesma que a fundada por Teixeiras de Macedo no sec.XVI em Sande.Não conheço a Casa, mas gostaria de saber se tem qualquer registo heráldico.Creio que tem ligações à Casa de Carrapatelo e à do Búzio.Interessa-me muito esta notícia.Agradeço e cumprimento.
ReplyDirect link:
RE: Serpa Pinto
Caro Vasco,
Só uma pequena correcção: o representante da família Serpa Pinto não sou eu, mas sim um dos descendentes de meu tio-tetravô, Gustavo Adolfo de Serpa Pinto de La Figannière. Penso que a representação se encontra nos actuais proprietários da Casa de Vimieiro, meus parentes. Eu sou apenas o representante do ramo do explorador Serpa Pinto e do título de Visconde de Serpa Pinto a ele concedido. O explorador era sobrinho de Gustavo Adolfo.
Mais logo tenciono voltar à vossa presença neste tópico para tentar esclarecer o nosso confrade Conde.
Quanto ao monumento junto à ponte sobre o Tâmega, encontra-lo à tua direita, mesmo antes da ponte, se vieres no sentido Marco de Canaveses-Porto.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
Ponte de Amarante
Vasco
Tenho remota ideia que é nessa mesma ponte de Amarante sobre o Tâmega que se encontra outra inscrição em lápide alusiva a um antepassado de meu Tio e Padrinho, snme Desembargador, Rocha e Mello, que descobri por mero acaso de passagem há muitos anos. Por isso quando lá fores sff verifica isso para mim. Obgd e 1 abç.
Alexandre (COS)
Direct link:
RE: Serpa Pinto
2ºP.S.-Correndo o risco de ser confundido com o Conde Drácula,gostaria de juntar outra pergunta:dos costados Katzenstein também fazem parte os Lindenberg?É que me interessam muito por razões familiares.Grato mais uma vez.
ReplyDirect link:
RE: Ponte do Marco de Canaveses
Caro Primo Alexandre,
A ponte de que eu e o Vasco falamos não é a de Amarante, mas sim a do Marco de Canaveses!
Mas pode ser que o Vasco não se importe de fazer um roteiro das pontes sobre o Tâmega, incluindo a da foz daquele rio em Entre-os-Rios, denominada Ponte Duarte Pacheco, e onde poderá fotografar o busto daquele grande vulto do fontismo, perdão, do escasso betão do salazarismo.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Ponte do Marco de Canaveses
Ilustre Serpaniorum Pintorum, COS
Por Sôbol'os rios do Tâmega há então muita ponte, e só passei no Marco uma vez na minha vida. Dava um bom trabalho epigráfico para o Companheiro Vasco fazer, mas não garanto que fosse na ponte de Amarante, até pode ter sido na do Marco. Era no entanto uma ponte em granito aparelhado com uns obelisquinhos sobreelevados nas pontas dos corrimãos da mesma, ou assim. Confirma-la como de Amarante?
Abç
GMOS
Direct link:
José Bento da Rocha e Mello, COX
Nobre Chanceler-Mór e mais COS
Acho que achei aqui no GP a pessoa em causa, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=9726, José Bento da Rocha e Mello, COX, Desembargador da Relação do Porto, administrador do vínculo do Torneiro em Oliveira de Frades, * c. 1800 (penso que foi antes disso), cc D. Ana Emília Gromwell Guillon. Algum dos cavaleiros do Norte tem o ANP 1964 aonde ele vem referido a pgs. 949? Fiquei curioso. Este Gromwell Guillon deve ser irlandês, ao que suponho, penso que ligado a O'Neill.
Abç
GMOS
Direct link:
RE: Ponte do Marco de Canaveses
Caro Primus Festorum,
Embora o utilizador referido nesta mensagem venha indicado como "Magalp", é da minha pessoa que efectivamente se trata, pois encontro-me neste momento no Paço Episcopal da Boavista (em avançadas obras de restauração).
Confirmamos, Sua Exa. Reverendíssima e eu próprio, que a ponte de que falas é a de Amarante.
S.E.R. ordena-me te transmita que em breve, e à medida da sua disponibilidade, te dará elementos sobre a supra-citada ponte.
Saudações Tâmeguísticas
S. Pintorum, COS
Direct link:
Paços da Boavista
Ego Dominus Alexandrus Roquettarium Talavarensis Festorum Africano Lusitanorum Sabonettarium Ordine Magnissimu Maestro et al tintoribus amantibus ex-aequo vobis milite Domine Magalporum ut Pintoribus Callaeci vicinus amarantinensis pontibus sapientiae unica: uno minha taça ao vosso vinho de missa e vos envio minha muito grata benção por vossos porfiados esforços epigráficos. Ulixbonesis polis undecimo Januaris anno duo milesimo terceriobus.
PS: E O ANP 64, não se encontra aí nesses Paços Vínicos?
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
Caríssimo Alexandre
O que farão aqueles dois nos Paços da Boavista com aquela garrafeira à disposição, incluindo o finíssimo vinho de missa em grande stock?
Não faço nenhum Tour des Ponts sem me dispensarem um pouco daquele nectar de Baco e mesmo assim só lá para a Primavera , com tempo mais suave.
Mas sobre Ponte de Amarante o Senhor dos Ms deve ter a História do General, ao tempo das Invasões.
Lamento mas não possuo o ANP-1964, só tenho o 1985.
Um grande abraço
Vasco
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
Carissimo Cumpanarius Vascorum
Estão por lá a instalar conspirativamente a sede secreta no Norte da nossa Ordem. O tempo está bom para a cura dos enchidos. Tendes licença minha para ir até lá verificar a ordem dos trabalhos e relatar.
Grande abraço
GMOS
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
Preclarissimo Alexandre
Se estão a fazer a instalação acompanhados pelo Missa Vinus, então vai ser a noite toda. Nunca mais acaba, pobre Bispa, que tem que tem que servir os aperitivos, com fumeiro de Vilar de Ossos, petits saucissons à Meirelles, fromage du Sampaio etc..., olives a Melo e seguramente chuleton de ternera a Magallanes.
Deixá-los-come-los-logo-engasgaçaron-se!!
Grande abraço
Vasco
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
"É mintira´, é mintira, é mintira sim, Senhor..."
Sua Graça, Milord of Bettencourt, COS, chegou e muito rapidamente fez a dita instalação, na qual já trabalhei afanosamente...
Foi como que visita de "médico da caixa" sequer equacionando a hipótese de assistir à celebração das 19.00...
A Bispa, chegada pouco mais ou menos à mesma hora, acompanhada do comprido braço da Lei do estrangeiros, sequer tiveram tempo de oferecer um Ice Tea, quanto mais una copa de viño e sus acompanhantes.
A única chance de engasgaçom seria com bytes...
Respeitosos abraços
Manolo COS (continuando na sua do sabão vermelho e creme)
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
Caro Alexandre,
Os nomes que citou vêm no ANP 1964, ttº Vaz Pinto, de Arouca, mas aí não é mencionada a ascendência de D. Ana-Emília Gromwell Gouillon.
Se precisar de mais alguma informação por favor disponha.
Um abraço,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Confrade,
Tentando responder dentro dos meus conhecimentos às suas perguntas:
- Dos Serpa Pinto que refere, António deveria ser o filho mais velho do já por mim citado Alexandre Alberto. Era Major de Infantaria, Fidalgo da Casa Real e herdou as casas de seu pai (Covelas e Boassas em Cinfães e Vimieiro em Sande, Benviver). Foi casado com Quitéria Augusta de Almeida e morreu sem geração;
-de José Carlos, nessa época, não tenho notícia de nenhum. Alexandre Alberto tinha um filho José Maria, * 1819, e poderá ser confusão. Mas não é a 1ª vez que vejo uma referência a um José Carlos de Serpa Pinto nesta época, pelo que poderá muito bem tratar-se de alguém do ramo do Freixo;
-vem referido no livro "O Assalto de José do Telhado à Casa de Carrapatelo" o nome de Torquato de Serpa Pinto (encontrava-se na casa), que desconheço quem tenha sido, mas avento a hipótese que levanta; há não muitos anos existia no Porto um Dr. Torquato de Serpa Pinto (Dentista) que pode ser também do ramo do Freixo;
- a título de curiosidade sobre os Serpa Pinto do Freixo, tive nos anos 60 um professor de Geografia no Liceu D. Manuel II no Porto que pertencia a esse ramo - o Dr. Bernardo de Serpa Pinto Marques (demonstrando grande probidade e profissionalismo nunca me deu mais que 13 na disciplina, deixe-me que lhe diga);
- finalmente, acerca da Casa de Vimieiro, encontra-se a mesma hoje na posse do Dr. José Manuel Negrão Carvalho da Silva, filho de D. Maria Alexandrina de Serpa Pinto de Mesquita Negrão, trineta de Alexandre Alberto de Serpa Pinto da Costa pelo seu 2º casamento, e do Coronel Júlio António Carvalho da Silva (poderá encontrar estes nomes, se não me engano, no tópico "Visconde de Figannîère"). A origem desta casa está de facto numa família Teixeira, mais concretamente "Rui Teixeira, viveu em São Martinho de Sande, Concelho de Benviver, e teve o primitivo prazo de Vimieiro e sua quinta", repartida com seu genro e o genro deste, isto no séc. XVI (ver "Raízes e Memórias" nº11 - "Descendências e Origens - VIII - Casa de Vimieiro" por Luís Bernardo Carneiro Pinto.
E é o que tenho, de momento.
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
Don Manolo.
Quais são os graus da ordem? Estou a ver que são todos C.
Não podem criar alguns mais elevados e menos dispendiosos , que não obriguem a dar feno aos cavalos. Aliás sempre detestei esse meio de transporte, tambem porque as instalações respectivas exalam muito metano.
Umm abraçon
Vasco
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Alexandre
Mas então a representação foi cair na filha Alexandrina?
Agora fiquei baralhado e terei que ver isso amanhã, pois não tenho aqui os elementos.
Quanto ao monumento deve ficar então no fim daquela descida antes da ponte e em frente do restaurante ...onde já tenho almoçado.
Agora só em Fevereiro voltarei para aqueles lados.
Abrç
VB
Direct link:
RE: Ponte de Amarante
Alexandre de Castelo Novo
Verei a lápide quando for ao S. Gonçalo e depois direi. Nessa altura já devo ter uma maquineeta digital e mando depois as fotos por mail.
Mas o que fez o teu Padrinho para ter lá a placa?
Abraçon ( sotaque portuense)
Vasco (COS)
Direct link:
RE: José Bento da Rocha e Mello, COX
Ilustrissimo e Bracaritano Emerito
Por esta vos passo licença especial para visitardes as pontes destes reinos acavalgado em mula forte, de pouco alimento e menor excremento. Será privilégio ecologico destinado à defesa das espécies em via de extinção.
Avraçom
GOSSOS
Direct link:
RE: Ponte de Amarante
Home de Deus, Varom du Norte
Não foi meu Padrinho, mas sim esse seu antepassado que já agora se investiga por aqui. Parabéns pela digital, e aguardo pelas imagens primaveris emailadas. Destinam-se as ditas exactamente para eu relembrar a razão porque lá foram postas essas letras.
Avraçom
GOSSOS
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Vasco,
Muita gente cai no erro elementar de confundir a "Chefia" da família Serpa Pinto com o explorador. Alexandrina era prima-sobrinha do explorador e neta de Gustavo Adolfo, tio do explorador. A representação está realmente na descendência dela, o que é coisa diferente da representação do título de Visconde de Serpa Pinto, pois esse título foi dado ao explorador. Serpa Pinto usava o nome da mãe, Carlota Cassilda, meia-irmã de Gustavo Adolfo.
Entendido ou ainda estás confuso?
Abraços
Alexandre
CMSOS
Direct link:
Casa do Boco
Caro António Maria
Muito Obrigado. Por acaso explica lá a Casa do Boco de que ela foi senhora, aonde é? Nunca ouvi falar.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
Katzenstein/Lindenberg
Caro Confrade,
Não corre de modo algum o risco de ser confundido com esse famoso hemofágico da Transilvânia.
Em relação à pergunta que me faz posso adiantar-lhe o seguinte:
- Eduard Katzenstein (meu tio-trisavô) nasceu em Kassel a 25.11.1817 e f. no Porto a 4.2.1894. Era filho de Julius-Juda Katzenstein e Bertha-Blueme Steinthal; casou no Porto a 20.5.1844 com Anna Sophie Henriette Ehlers;
- o filho deste casal, Ernst Henry Katzenstein, n. Porto 2.2.1852 e f. Lisboa 3.4.1907, casou a 25.1.1879 com Dorothea Emilia Lindenberg, n em Lisboa a 13.7.1850 e aí f. a 26.12.1935; era filha Alfred Heinrich Lindenberg e Emilia Moller;
- do casamento entre Ernst Henry e Dorothea Emilia descendem alguns Katzenstein, meus parentes, residentes em Lisboa.
E é o que tenho.
Melhores Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Casa do Boco
Caro Alexandre,
O ANP dá o senhorio da Casa do Bôco a sua filha, D. Emília-Augusta Gromwell de Melo Pinto, cc Dr. José Augusto Vaz da Fonseca Pinto, bacharel formado em Direito, Senhor das Casas do Burgo e de Milhaço. Mas não dá qualquer pista para a sua localização.
Um abraço
António Maria
Direct link:
Costados de Serpa Pinto (I)
Caro Gonçalo,
Lanço-me então à ingente tarefa de descrever os costados de Serpa Pinto que pude compilar de várias fontes. Do seu lado paterno possuo mais dados que aqueles que divulgarei, mas os que omitirei foram-me recentemente fornecidos por pessoa amiga que os investigou e os publicará em primeira mão, como é de seu direito.
1. Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, * Tendais, Cinfães, 1846, + Lisboa 1900;
2. José Maria da Rocha Miranda de Figueiredo, Bacharel em Medicina pela Universidade de Coimbra, agraciado com a Medalha da Restauração dos Direitos da Realeza, por Decreto de 26.10.1823, + Tendais 1798, + Oliveira do Douro, Cinfães, 1888;
3. Carlota Cassilda de Serpa Pinto, + S. Martinho de Sande, Benviver (actualmente Marco de Canaveses);
4.Luís da Rocha Figueiredo, * Fermentãos, Tendais 1768;
5. Rosa Teixeira Pinto, * Tendais 1768;
6. Alexandre Alberto de Serpa Pinto da Costa, Fidalgo da Casa Real, do Conselho de Sua Magestade, Capitão-Mor de Ferreiros de Tendais, Alcaide-Mor de Niza, Comendador da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Torr e Espada, Senhor Donatário de Snata Maria Madalena das Caldas de Aregos e da Capela de S. Francisco, da Vila de Setúbal, Coronel do Regimento de Milícias de Penafiel, Deputado às Cortes, Membro do Exército Libertador, + Casa de Vimieri, Sande, Benviver, 1838;
7. Joaquina Antónia de Lacerda da Silveira Ataíde e Vasconcelos, da Casa de Castro Cio, S. Pedro de Ferreiros (actualmente Cinfães);
8. Manuel Homem da Rocha, Cirurgião e Juíz Ordinário do Crime, Cível e Direitos Reais no concelho de Tendais;
9. Maria Roiz de Figueiredo;
(continua)
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Alexandre
Então a representação da Familia Serpa Pinto está nos filhos do Alexandre Negrão da Casa de Balde e que foi casado com D. Erika..... de que existe descendência.
E o título de Visconde de Figanière segue a mesma linha?
Um abraço
Vasco
Direct link:
RE: Ponte de Amarante
Sabonetíssimo Senhor
Congratulo-me pela vossa elevação a Grão-Mestre. Quando chegar a dita maquineta começarâo as minhas excurções genealógicas.
Abraçones
Vasco (CrPCOSS)
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Vasco,
Quanto à representação da Família Serpa Pinto, como coisa distinta do título, provavelmente tens razão, pois descurei esse ramo, também descendente de Gustavo Adolfo de Serpa Pinto.
Sobre o título de Visconde de Figanière já não tenho bem presente a que conclusão chegámos no respectivo tópico, se é que chegámos a alguma, mas de qualquer modo remeto-te para ele.
Um abraço
Alexandre
PS O monumento de que temos falado encontra-se um pouco abaixo do restaurante, do lado oposto, mesmo antes da ponte. Passa facilmente despercebido a quem vai de automóvel.
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (II)
Continuação:
10.Manuel Nunes, Sacerdote;
11.Feliciana Teixeira;
12.António de Serpa Pinto da Costa, * Oliveira do Douro, 1743, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Capitão-Mor de Ferreiros de Tendais, Senhor das Casas de Covelas e Boassas;
13. Ana Angélica Maria de Abreu, da Casa de Vimieiro, Sande, Benviver;
14.Bernardino António Correia Pinto Cardoso de Lacerda, Sargento-Mor de Ferreiros e Juiz de Fora;
15. Brites Josefa da Silveira Ataíde e Vasconcelos;
16.Manuel Homem da Rocha;
17.Maria Francisca;
18.Domingos Jorge;
19.Maria Roíz de Figueiredo, * Tendais 1693;
(20,21,22,23 - N)
24.José Carlos de Serpa Pinto, * Boassas, Oliveira do Douro 1701, Senhor da Casa de Boassas, Familiar do Santo Ofício,Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Monteiro-Mor de Ferreiros, Tendais, Aregos, Rezende e S. Cristovão de Nogueira, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo;
25.Margarida Aurélia Teodora Pinto de Lacerda, * Sé, Porto;
26.Domingos de Abreu, * Guimarães, cavaleiro Professo da Ordem de Cristo e Escrivão dos Defuntos e Ausentes, no Brasil;
27.Inês Angélica Maria de Abreu;
28.Quintiliano José de Pontes Lacerda Pinto e Serpa, * 1698, + Castro Cio 1756;
29.Josefa Rosa Pinto Correia de Lacerda, + Castro Cio 1751;
(30,31, 32,33,34,35 - N)
36.João Jorge;
37.Francisca de Rezende;
38.António Roiz de Figueiredo, * 1668 Tendais;
39.Francisca Roiz;
48.António de Serpa Pinto da Costa, Sargento-Mor de Ferreiros, * Caria 1669;
49. Mariana Cláudia Teodora Pinto da Costa, * Ferreiros 1666, + 1738 Oliveira do Douro;
50.Maurício Pontes de Lacerda, * Ferreiros 1672;
51. Luísa Anastácia de Freitas, * Sé, Porto;
52.Pedro de Abreu, * 1712;
53.Jerónima Dias, * S. Martinho de Candoso;
54. Pedro da Silva;
55. Maria de Abreu;
56. Manuel Pontes de Lacerda Oliveira e Serpa, * 1641, Ferreiros;
57.Maria Delgada Oliveira e Serpa;
58.António Correia de Lacerda;
59.Josefa de Brito Pinto da Costa, * Ferreiros 1674;
76.António Roiz de Figueiredo, + 1691;
77.Maria da Mouta, * 1644;
96.Manuel Pinto da Costa, * Caria;
97.Mariana de Serpa da Fonseca, * Boassas, Oliveira do Douro, + idem 1704;
98.Gonçalo de Oliveira e Brito;
99. Isabel Pinto da Costa, 11ª Senhora da Torre da Chã, Ferreiros de Tendais, * Chã 1638, + idem 1703;
100. Manuel Pontes de Lacerda Oliveira e Serpa, * Ferreiros 1641, Capitão de Ordenanças;
101.Maria Delgada de Oliveira e Serpa;
(Continua)
Direct link:
Casa do Boco de D. Emília Augusta Gromwell de Melo
Caro António Maria
Muito obrigado. Pode ser que alguém apareça por aqui que saiba aonde fica ou ficava esta casa em epígrafe.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
SSOSS
Ilustríssimo Correio-Mór da Soberana e Sereníssima Ordem da Cavalaria da Sacrossantíssma Sabonária (Ordem do Sabonette)
Não se tratou de uma elevação, pois que sou membro refundador e recriador dela, como sabeis. Tratou-se apenas de, a exemplo de outras mais modernas ordens, deixar a clandestinidade e publicar à luz do dia o que por todos era já sabido. A qualidade de Grão suponho ninguém me contesta... :) embora todos os meus absolutos poderes ab nato sobre Ela Ordem os tenha conferido ao nobre Magnus Cancillarius Vice Comite Bettencurialis, Grão tão bem pela ialma, não sei se Vizir.
Ass. Grão Mestre Honorário Perpétuo
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (III)
(Cont)
102.Nicolau de Freitas;
103.Maria da Conceição;
104.Domingos Dias;
105.Ana de Abreu;
106.António Dias;
107. Catarina Fernandes
108.Francisco Gomes, Tecelão, de S. Tiago de Candoso;
109.Ana da Silva;
112.Pantaleão de Pontes, + Covelas 1675
113.Luísa Delgada de Oliveira e Serpa;
114.Manuel Delgado de Oliveira, * Ferreiros 1609, Sacerdote;
115.Bernarda Pereira;
116.António Correia de Lacerda;
117.Cecília de Sousa Cardoso;
118=98;
119=99;
154.Domingos da Mouta, * Tendais 1610, + idem 1681;
155.Bárbara Gonçalves;
192.Baltazar da Costa Pinto, Escudeiro Fidalgo, Morgado de Flechas;
193. Isabel Correia;
194.António Roiz de Oliveira, * 1589 Covelas, Ferreiros, Tabelião do Público, Judicial e Notas, no concelho de Ferreiros;
195.Maria de Serpa Cardozo da Fonseca;
196.Gonçalo de Oliveira;
197.Luísa Delgado;
198. Afonso Pinto de Leão, * 1590, Chã, Ferreiros, Morgado de Nossa Senhora do Rosário, Capitão de Ordenanças do concelho de Ferreiros e Cavaleiro da Ordem de Cristo;
199.Maria Roiz de Figueiredo;
200 = 112;
201 = 113;
202 = 114;
203 = 115
(Continua)
Direct link:
RE: SSOSS
Grandessímo Mestre Honorário Perpétuo.
Mas aonde vai ser a Sede da Ordem? Isso preocupa-me pois como é Sede faz sede e por isso deve ficar algures onde se possa apagar essa secura rapidamente e com a dignidade inerente à Ordem. Julgo ser lógica e necessária a proximidade de um fontanário vinico , provavelmente sugerido pelo nosso mui amado confrade Don Manolo com mestrado em loções vínicas do mais alto gabarito.
graecum est, non legitur!
Amen
Vascus
(CrPCOS)
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (IV)
(Cont)
212.Cosme Gonçalves;
214.João Gonçalves;
215.Catarina Fernandes;
226.Manuel Delgado, o Velho, Sacerdote;
227.Maria Leitão, de Covelas;
228 = 226;
230.António de Serpa;
231.Filipa, de Penedono;
(Continua)
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (V)
(Cont)
232.António Correia de Lacerda;
236 = 196;
237 = 197;
238 = 198;
239 = 199;
308.António Dias, * 1584, Chã;
309.Isabel Gonçalves;
310.Agostinho Jorge;
311.Maria Gonçalves;
384.Diogo de Matos Pinto, * Ferreiros;
385.Maria da Costa;
388.António Roiz de Oliveira, Tabelião de Notas no concelho de Ferreiros de Tendais, + Ferreiros 1605, Senhor das Casas de Covelas, de Boassas e de Arouca;
389.Luzia Delgado;
390.Gaspar Cardoso;
391.Antónia Vaz;
396.Jerónimo da Mouta, + 1598, Chã, 9º Senhor da Torre da Chã, instituidor do vínculo de Nossa Senhora do Rosário;
397.Madalena Carreira, + Chã 1605;
398.Jorge Roiz de Figueiredo, Sacerdote;
399.Catarina Roiz;
468.Francisco Cardoso e Melo, Senhor da Casa da Calçada em S. Martinho de Mouros, Fidalgo da Casa Real, Capitão-Mor de S. Martinho de Mouros;
768.Diogo da Mouta Pinto;
769.Maria de Oliveira de Brito;
770.Álvaro da Costa, Fidalgo Escudeiro de Sua Magestade;
771.Maria Rebelo;
776.António Roiz de Oliveira, Tabelião de Notas de Ferreiros de Tendais, + Ferreiros 1586;
777.Júlia Nunes;
779.Maria Vaz;
792.Álvaro da Mouta Pinto, 8º Senhor da Torre da Chã, Fidalgo da Casa d'El Rei D. João II, + Chã com 114 anos (atrib.);
793.Isabel de Leão, + Vila Nova, Oliveira do Douro, 1592;
794. Belchior Carreiro, Capitão-Mor de Tendais;
1536.António da Mouta Pinto;
1537.Beatriz, de Coimbra;
1540.Álvaro da Costa, Escudeiro Fidalgo de Sua Majestade, Vereador e Provedor da Misericórdia em Alcácer do Sal;
1541.Maria da Câmara, irmã de D. Agostinho, Bispo de Lamego e Reitor da Universidade de Coimbra;
1594.Nuno da Mouta Pinto, 7º Senhor da Torre da Chã, Fidalgo-Cavaleiro da Casa d'El Rei D. Afonso V;
1595.Briolanja Vaz Pinto;
1596.João Pinto, Capitão-Mor de Aregos, Senhor da Casa da Lagariça e Quinta de Bafoeiras em Aregos. El-Rei D. João III, em 1538, mandou passar-lhe Carta de Brazão de Armas;
1597.Brites Machada;
1872.João Malheiro de Barbedo e Melo, 5º Morgado de Velude;
1873.Bárbara Cardoso;
3072 = 792;
3073 = 793;
3188.Vasco Roiz Pinto, "o de Ceuta" por se achar na tomada daquela praça com El-Rei D. João I, de quem era Fidalgo-Cavaleiro, 6º Senhor da Torre da Chã;
3189.Catarina da Mouta.
3190.Afonso Vaz Pinto, Alcaide-Mor de Portel;
3196.Gonçalo Martins Cochofel, + 1516, Senhor de Balsemão;
3197.Briolanja Pinto
(Continua)
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (V)
ERRATA:
3192 (e não 3196).Gonçalo Martins Cochofel;
3193 (e não 3197).Briolanja Pinto
Direct link:
RE: Katzenstein/Lindenberg
Caro confrade:
Agradeço muito as informações.Mas voltarei a incomodar sobre Serpas Pinto,quando descobrir a ficha do Abílio de Serpa Pinto de Miranda,e duma filha chamada,salvo êrro,Lúcia.
Cumprimentos.
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (VI)
(cont)
3194.António Porto Carreiro;
3195.Catarina Machada;
3756.Azuil Cardoso, Morgado de Cárquere e Senhor da Casa de Cardoso, em S. Martinho de Mouros;
6376.Rui Vaz Pinto, 5º Senhor da Torre da Chã, Cavaleiro Fidalgo d'El-Rei D. fernando e de D. João I;
6380.Gonçalo Vaz Pinto, o Salordo, Senhor da Honra de Loivos;
6384.Fernão Martins Cochofel, Senhor das Honras de Luzelos e de S. João de Nogueira;
6385.Aldonça Martins Cochofel;
6386.Aires Pinto, Escudeiro-Fidalgo da Casa do Duque de Bragança, D. Afonso, e vedor da fazenda do Duque D. Fernando;
6387.Constança Roiz Pereira;
6390.Gil Eanes Machado;
12752.Vasco Garcez Pinto, 4º Senhor da Torre da Chã e do Paço de Covelas, padroeiro do mosteiro de Tarouquela. O Conde D. Pedro chama-lhe Vasco Pinto de Riba de Bastança (Bestança);
12753.Urraca Vasques de Sousa;
(Continua)
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (VII)
(cont)
ERRATA:6385.Constança Anes Pacheco e não Aldonça Martins Cochofel
12760 = 12752;
12761 = 12753;
12768.Gil Martins de Pomares, Senhor das Honras de Luzelos e de S. João de Nogueira;
12769.Aldonça Martins Cochofel;
12770.João Afonso Pacheco:
12771.Elvira Gonçalves de Alvelos;
12772.Gonçalo Esteves Pinto, Senhor do Paço, Quinta e Honra de Covelas;
12773.Maria Martins;
12774.Paio Gomes Pereira do Lago;
25504.Garcia Soares Pinto, 3º Senhor da Torre da Chão, Alcaide-Mór de Chaves, nomeado seu vassalo por El-Rei D. Dinis;
25505.Margarida Gomes de Abreu;
25506.Rui Vasques de Sousa, ou de Panoias;
25536.Martim Gil de Pomares, Senhor de Pomares e da Honra de S. João de Nogueira, Alcaide-Mor de Pena Garcia;
25537.Margarida Pires de Alvelos, irmã do Bispo do Porto D. Afonso Pires de Alvelos, instituidora do morgadio de Balsemão;
25538.Martim Gil, o "Cochofel";
(continua)
Direct link:
Pomares e Penha Garcia
Alexandre
Pena Garcia deve ser Penha Garcia. E Pomares, será o lugar de Pomares do antigo concelho de Avô, actualmente no de Arganil?
Abç
A.
Direct link:
RE: Pomares e Penha Garcia
Caro Primo,
Também me ocorreu que poderá tratar-se efectivamente de Penha Garcia, mas estava a transcrever e deixar ficar assim.
Quanto à questão de Pomares, essa parte dos costados foi-me fornecida pelo meu amigo e reputado genealogista Manuel Abranches de Soveral, a quem no final da descrição dos "Costados de Serpa Pinto", juntamente com a citação das fontes, exprimirei o meu agradecimento. Como sei que tens meios de o contactar em outro local, sugiro-te que o faças.
Um abraço
Riba-Bestança
Direct link:
RE: Pomares e Penha Garcia
Caro Pinto de Riba
Então o sr. de Pomares é teu antepassado, e tu não queres saber? Muito bem, indagarei para to dizer... pela mesma fonte a que também acedes. :)))
Abç
Terra Chã
Direct link:
RE: Pomares e Penha Garcia
Caro Riba Júnior,
Leste-me mal ou expremi-me mal. Claro que me interessa saber onde estão esses Pomares, até porque com este frio que nos vai roendo os ossos é mui recomendável o consumo de Vitamina C. Mas como ainda não cheguei a essa parte de minhas investigações, tendo apenas os nomes dos egrégeos avós, e para poderes satisfazer o teu interesse mais rapidamente, fiz-te essa sugestão.
O nosso douto amigo em causa forneceu-me em tempos os costados de Gonçalo Martins Cochofel, casado com Briolanja Pinto, filha de Aires Pinto e Constança Roiz Pereira ou Constança Pereira do Lago. Este meu avô Cochofel provém do Morgado de Balsemão. Como facilmente poderás deduzir se estiveres num dos teus dias, foi do seu casamento que o nome Pinto entrou na sua família. De igual modo, os Pinto Cochofel da Torre da Lagariça em Aregos têm a origem do seu nome no casamento de um filho de Gonçalo e Briolanja chamado João Pinto, também meu avô. Esta Briolanja era irmã do nosso já assaz conhecido Gonçalo Vaz Pinto, 1º Senhor de Ferreiros de Tendais, terra aonde fiquei de levar o Sr. Visconde da Aguieira, o qual pelos vistos também lá mergulha as suas profundas raízes.
Saudações
Riba Senior
Direct link:
RE: Pomares e Penha Garcia
Caro Neto de João Pinto
Obrigado por me lembrares que sou mais novo. Realmente pertenço a uma dinastia de caçulas, com muita honra e menor maçada, excepto meu Avô que sendo primogénito e herdeiro de casa a cedeu para o irmão mais novo... pois acreditava que nunca se casaria. Lamento sempre a dureza da vida dos primogénitos que não tiveram o bom senso dele.
Constanças Rodrigues Pereira, ao que sei, são inúmeras, e algumas contestadas, outras ainda por cima sendo as mesmas estavam repetidas no GP, não sei se já corrigiram. Há várias de que descendo, sendo uma ligada a um bispo de Viseu, Figueiredo, e mais não lembro. Parece assim que arrranjas novo parentesco entre meu Pai e minha Mãe, pelos PLago? Curioso.
Se continuares a viscondar o nosso primo Gonçalo acaba por se lhe pegar o título, tão agarrado como o acento aos Bivares, pelo menos por sete gerações... Isso não impede que eu esteja presente convosco na romagem à Terra da Chã à qual me chamam 16 costados, como sabes.
Abç
Alexandre da Costa (Foz da Moura em Pomares)
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Confrade:
Já tenho dados mais precisos:trata-se D.Ana Amá
lia de Serpa Pinto que casou com Abílio Pinto Soares de Castro e Miranda,escritor,pais de Luis de Serpa Pinto de Miranda que casou no Marco com D.Lucia Adelaide de Vasconcellos Monterrozo de Sousa Carneiro,n.1892,pais de Ana Maria e Maria Carolina Monterrozo Carneiro de Serpa Pinto e Miranda,ambas casadas e com descendência.Se calhar não ajuda nada a localizar esta linha,mas é tudo o que sei.Agradeço o interesse e cumprimento.
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (VIII)
(cont)
25544.Estevão Vaz Pinto, Senhor do Paço, Quinta e Honra de Covelas, que lhe confirmou El-Rei D. João I;
25545.Joana Gonçalves, senhora dum prazo que lhe nomeou D. Aldonsa Martins de Resende, abadessa do mosteiro de Tarouquela:
25548.João Gomes Pereira do Lago, Senhor da Torre e Honra do Lago;
25549.Grimaneza Pereira de Araújo;
51008.Soeiro Gonçalves Pinto, 2º Senhor da Torre da Chã, Fidalgo Cavaleiro d'El-Rei D. Afonso III, como consta da srespectivas Inquirições;
51010.Rui Gomes de Abreu, Senhor das vilas de Regalados e de Valadares;
51012.Vasco Mendes de Sousa, + 1242, Senhor de Corva, da Honra de Chaves e de metade do padroado de S. Pedro de Alvite, em Cabeceiras de Basto;
51072.Gil Martins de Podentes, Senhor de Pomares e da Honra de S. João de Nogueira, Alcaide-Mór de Pena (Penha?) Garcia;
51073.Aldonsa Gomes Pinheiro (?);
51088 = 12752;
51089 = 12753;
51098.Rodrigo Anes de Araújo, Senhor de Araújo;
51099.Inês Rodrigues Pereira;
102016.Gonçalo Rodrigues Pinto, 1º Senhor da Torre da Chã, em Ferreiros de Tendais, onde viveu, conforme as Inquirições Afonsinas , no tempo de D. Afonso II e D. Sancho II.
A Torre da Chã fora mandada edificar sobre a margem direita do Rio Bestança, afluente da margem esquerda do Douro, num sítio agreste e quase inacessível, pela histórica figura de Geraldo Geraldes, "O Sem Pavor", que era natural de Ferreiros de Tendais, antes da sua audaciosa conquista de Évora;
102024.Mendo de Sousa, o Sousão, Senhor da Honra de Novelas e da casa de Sousa, Rico-Homem e Mordomo-Mór d'el-Rei D. Sancho I entre 1186 e 1192;
102025.Maria Rodrigues Veloso, filha do Conde de Cabreira;
102144.Martim Martins de Podentes, Senhor de Pomares e da Honra de S. João de Nogueira, vassalo em 1297, que em 1319 doou o seu padroado da igreja de Podentes ao mosteiro de Santa Clara de Coimbra;
102145.Sancha Pires;
102198.Rui Vasques Pereira, Senhor de Paiva e Baltar;
204032.Rui Viegas Pinto, Fidalgo Cavaleiro d'El-Rei D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, possuiu alguns casais na terra da Feira, do dote de sua mãe;
204048.Gonçalo Mendes de Sousa, + c. 1180-1190, Mordomo-Mór, Vedor da Fazenda e Lugar-tenente de D. Afonso Henriques, Senhor da Casa de Sousa e da Honra de Novelas;
204049.Urraca Afonso;
(Continua)
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (VIII)
Alexandre
Dá-me o indicatico correcto desse número 102016.
Estou farto de tentar ligar, mas a telefonista diz-me que "o número não foi atribuído..."
Precisava de tirar sérias dúvidas q. tenho, com Giraldo Giraldes.
Manel
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (VIII)
Manel,
Não tem indicativo, é número verde!
Não entendi bem o que pretendes, mas em relação ao Giraldo só tenho aquilo que indiquei a título de curiosidade, pois nem sequer consanguinidade dos Senhores da Torre da Chã com ele eu conheço.
Mas mandei-te mais elementos hoje por email.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (IX)
(Cont)
204050.Rui Fernandes (?), "O Feio", de Valdorna, Rico-Homem;
204051.Maria Forjaz;
204288.Martim Fernandes de Podentes ou de Leiria, Alcaide-Mór de Leiria (1231-1246), Senhor de Podentes, das Honras de Urgeses e de S. João de Nogueira;
204289.Chamôa Gomes Ribeiro ou da Ribeira;
204396.Vasco Pereira;
408064.Egas Mendes de Gundar;
408065.Mór ou Maior Pais ou Soares Pinto;
408096. Os Costados destes "Sousa" estão desenvolvidos aqui no GP;
408098.Sancho Nunes de Barbosa;
408099.Teresa Afonso;
408100.Fernando Rodrigues;
408101.Ximena, dama nobre da casa solarenga de Entenza em Aragão;
408102.Forjaz Bermui de Trastamara, Conde de Trastamara;
408103.Elvira Gonçalves;
408576.Fernão Pires de Urgeses, Senhor das Honras de Urgeses e S.Joãode Nogueira;
408577.Teresa Martins de Riba de Vizela;
816128.Mem ou Mendo de Gundar, fidalgo das Astúrias que veio para Portugal com o Conde D. Henrique, Senhor do Paço de Gundar em Gestaçô;
816129.Goda;
816130.Paio Soares Pinto, da quinta do Paço, junto ao Castelo da Feira;
816131.Mór Mendes;
816.200.Rodrigo Fernandes, "O Barbalvo", Conde de Cabreira e Ribeira;
816204.Rodrigo Forjaz, "O Bom";
816205.Moninha Mendes ou Gonçalves da Maia;
816206.Gonçalo Munhoz, "O Despenhado", de Vila Lobos, Senhor de Placência;
816152.Pero Salvadores de Urgeses, Senhor das Honras de Urgeses e S. João de Nogueira, Mordomo-Mór do Reino (1169:
816153.Sancha Martins de Podentes.
-------------
Possuo ainda mais elementos que me permitiriam recuar ainda mais no tempo, mas já aqui ficou uma longa rezenha.
Agradecimentos: Francisco de Serpa Brandão, Manuel Abranches de Soveral (costados de Gonçalo Martins Cochofel);
Fontes Directas:
"Livro de Linhagens" de Jaime Pereira Sampaio de Forjaz de Serpa Pimentel;
"Linhagens Medievais Portuguesas" de José Augusto de Sottomayor Pizarro;
"Esboço Genealógico da Família Serpa Pinto e dos Pintos de Riba-Bestança e seus Ascendentes" de Amélia Elisa Dulce de Serpa Pinto da Costa;
Fontes Indirectas: "História da Cidade e Bispado de Lamego" do Rev. M. Gonçalves da Costa; "Famílias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais nos Séc. XVI, XVII e XVIII" de José Cabral Pinto de Rezende e Miguel Pinto de Rezende; "Nobres Famílias de Portugal" de Felgueiras Gaio; "Pedatura Lusitana" de Cristovão Alão de Morais".
Posso indicar a quem estiver interessado a fonte de cada referência.
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (IX)
Agradecimentos:
por lapso faltou-me agradecer ao nosso Confrade deste Forum Carlos Silva, cuja publicação neste espaço da Habilitação de Génere de Domingos de Abreu muio útil me foi.
Para ele um grande abraço
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (IX)
Ao Genea Portugal:
A fim de individualizar o tema, agradecia colocassem num tópico próprio as mensagens deste tópico com o subtítulo "Costados de Serpa Pinto".
Muito obrigado e cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (IX)
Caro Alexandre
Verifico que já tem os "Costados de Serpa Pinto".Bom trabalho.
Tenho andado um pouco arredada do Fórum,pois o tempo tem sido pouco.O Archivio di Stato di Genova,já me respondeu,mas remeteu-me para a paroquia.Depois envio-lhe por e-mail mais promenores,pois parece que é altura de entrar a "namorada".O meu italiano não é lá famoso na escrita e para a Paróquia tem que ir muito bem escrito e tudo em italiano,senão não respondem.
Beijinhos
Maria
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre Burmester,
Para a sua investigação dos Serpa Pinto:
Inquirição de genere do Bispado do Porto
Freixo, Marco de Canaveses, 8 de Fevereiro de 1855
Luís de Serpa Pinto Júnior
Filho legítimo de Luís de Serpa Pinto e de D.Antónia Cândida Pereira Vieira da Silva
Neto paterno de António de Serpa Pinto, Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Capitão Mor do concelho de Canaveses, Tuías e Soalhães e de D. Maria Miquelina da Silva
Neto Materno do Doutor José Anacleto e de D. Ana Pinto, do lugar do Freixo, freguesia de Fornelos
Nota: os pais casaram em S. Nicolau de Canaveses a 21.4.1817
Quando é que tem pronta a digitalização da obra sobre os Serpa Pinto?
Cumprimentos
José António Reis
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro José António Reis,
Muito lhe agradeço estes dados.
Era assim este Padre Luís de Serpa Pinto neto do herói da ponte do Marco de Canaveses.
Quanto à obra sobre os Serpa Pinto, não a tenho digitalizada, mas tenho fotocópias, pelo que agradeço me indique a sua direcção para o meu email e enviar-lhas-ei com todo o gosto.
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Costados de Serpa Pinto (IX)
Senhores
Estou a procura de informações sobre minha bisavó Maria Catharina Serpa Brandão, natural de Recife no Brasil, (aproximadamente em 1860), filha de Gelim de Serpa Brandão e Joaquim Rita de Albuquerque Brandão.
Desde ja agradecido.
Cumprimentos
Luiz Paulo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre,
Um seu tio avô, que já deve ter, mas mesmo assim transcrevo:
Padre António Serpa Cardoso, morador na vila de Arouca, natural de Boassas, freguesia de Ferreiros de Tendais, Cinfães, filho de António Rodrigues de Oliveira e de Maria Cardosa de Fonseca, moradores em Boassas, neto paterno de António Rodrigues de Oliveira e de Luísa Delgado, do lugar de Covelas, da mesma freguesia e neto materno de Gaspar Cardoso Botelho e Antónia Vaz de Fonseca, de Boassas
Provisão de Comissário do Santo Ofício de 4.8.1684
António - m. 21, n.º 637
Um abraço
José António Reis
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro José António,
Trata-se de informação bem útil, que muito lhe agradeço.
Não tinha informação deste meu "tio-avô", apenas de sua irmã e minha avó Mariana de Serpa Cardoso da Fonseca. Também não conhecia os seus avós maternos.
Um abraço
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Visconde de Serpa Pinto
Só agora li a sua amável oferta quanto à prestação de informacções sobre os costados de Serpa Pinto.
Ocorreu-me que no decurso do trabalho que efectuou tenha deparado com alguma referência ao Comandante Victor de Sepúlveda, meu avô, que também esteve envolvido nas campanhas de África. Caso tal se tenha verificado atrever-me-ia a pedir-lhe o favor de me facultar o que entender possa interessar-me.
Caso prefira utilizar o e-mail para comunicar, o meu é: sepulveda@netcabo.pt
Com os melhores cumprimentos,
A. de Sepúlveda
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caros Confrades
Só hoje deparei com este tópico onde me chamou a atenção o enorme interesse por José Bento da Rocha e Mello que por acaso é meu quarto avô.
Sei alguma coisa, se vos interessar...digam de vossa justiça.
Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre,
António Araújo Serpa Pinto, Rua de Sá da Bandeira, 200, sócio effectivo nº 22 da Associação Commercial do Porto, no anno de 1903
Um abraço
José António Reis
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Alexandre Burmester:
Será que possui alguns elementos, que possa diponibilizar, sobre a ascendência de Maria Luísa Serpa Pinto, n, na primeira década do séc XX(?), casada com Emídio Pimentel de Abreu, licenciado em Direito, n. em Maçãs de D. Maria , Alvaiázere a 7.7.1901, filho de Manuel Simões de Abreu e de Josefina Pimentel Teixeira e neto materno de Manuel Maria Pimentel Teixeira?
Cumprimentos,
Luís Piçarra
Do seu casamento teve três filhos, Manuel, Pedro e uma filha falecida em criança .
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Luís Piçarra,
Lamento não poder ser-lhe de grande utilidade.
Creio que se tratará de descendente de D. Ana de Serpa Pinto, baptisada a 22.1.1784, em Oliveira, Cinfães, casada com João da Silva Cardoso e Vasconcelos (vd. José Cabral Pinto de Rezende e Miguel Pinto de Rezende, "Famílias Nobres nos Concelhos de Cinfães, Ferreiros e Tendais, nos Sécs. XVI, XVII e XVIII", pag. 132). Era esta D. Ana irmã de
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=111152
meu 5º avô.
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Alexandre Burmester:
Obrigado pela sua pronta resposta.
Vou tentar entrar em contacto com um primo meu que tem mais informação sobre este ramo dos Pimentéis Teixeiras e, se souber alguma coisa sobre os ascendentes dessa senhora ,não deixarei de lhe comunicar pois poderão ter eventualmente interesse para o seu trabalho.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Luís Piçarra.
Essa senhora faleceu recentemente. Costumo almoçar com o Manel às terças-feiras ( com algumas faltas).mas só volto a fazê-lo em meados de Setembro.
São primos da Sãozinha, não é verdade?
O que pretende saber exactamente?
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Vasco Briteiros:
Tal como esse seu amigo, que embora não conheça pessoalmente-se julgo tratar-se de Manuel Pinto Pimentel de Abreu, a Sãozinha e eu próprio ( por parte da minha mãe e do meu avô materno), somos realmente primos...
Em comum, temos o facto de descendermos de Francisco Maria Teixeira Pimentel , meu 4º avô, que por sua vez foi neto paterno de José António Álvares Pimentel Teixeira e sua mulher Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira.
Em conjunto com o meu primo António José Pimentel Teixeira Mendes, tenho procurado alargar os elementos conhecidos sobre os Pimentéis Teixeiras, de Maçãs de D.Maria e, ao deparar com um primo nosso casado com uma senhora Serpa Pinto, gostaria de saber se esta tem alguma coisa a ver com os Serpas de Alexandre Burmester.
Talvez o seu amigo e meu parente, saiba alguma coisa sobre isso.
Lembro-me de já há algum tempo ter trocado consigo informações aqui no fórum, se nâo estou em erro. Nessa altura ainda não conhecia a os ascendentes de Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira. Por sinal, apenas há alguns dias, consegui uma cópia do assento do nascimento do meu 5º avô, Jose Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira, na qual , entre outros constam os nomes dos seus avós maternos, pais de Francica Joaquina F. e S. Trata-se do Capitão Pedro Martins de Figueiredo, nascido c. de 1690, Senhor das Quintas do Fojo e de Burrelos , em Cernache do Bomjardim e sua mulher Marcelina (ou Marcela) de Sequeira Manso, cujas páginas, verifiquei entretanto, já constavam da base de dados do Genea, (no caso da mãe, com uma longa ascendência).
Dei conhecimento, há poucos dias, dessa relação aos responsáveis do site e estou à espera que a ligação seja editada...
Refiro isto, pois é o possível que o seu amigo se interesse por estas coisas.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Luís Piçarra
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Desculpe as gralhas e a assinatura repetida, mas estou a escerver com alguma pressa .
LP
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Luís Piçarra,
Tendo o nosso confrade e meu amigo Vasco Briteiros confirmado que se trata realmente de quem eu pensava, posso esclarecê-lo portanto do parentesco desta senhora com o meu ramo. D. Maria Luísa e meu avô materno, Alexandre Alberto de Serpa Pinto Moreira, 2º Visconde de Serpa Pinto e neto do explorador Serpa Pinto
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41716
teriam, a serem da mesma geração, tetravós comuns, os pais dos por mim já referidos no meu outro post D. Ana de Serpa Pinto e Alexandre Alberto de Serpa Pinto da Costa. Seriam portanto primos em 7º grau, sendo portanto D. Maria Luísa prima em 5º grau do explorador Serpa Pinto, já que descendia de uma sua tia-avó.
Os meus cumprimentos e obrigado pela sua oferta de elementos.
Alexandre Burmester
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Caro Alexandre Burmester:
Obrigado por ter disponibilizado mais informações sobre D.Maria Luísa de Serpa Pinto.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297326
Vou procurar encontrar os elementos que ainda faltam para estabelecer essa possível ligação.
Com os meus cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE:Maria Luísa Serpa Pinto
Exmo. Senhor
Vi este email a que passo a responder: Sou sobrinha de Maria Luísa de Serpa Pinto, falecida a 17 de Setembro 2003. A minha Tia tinha 2 irmãs mais novas (já todas falecidas): Maria Emília (2 anos mais nova) e minha Mãe, Maria Margarida (7 anos mais nova). Os meus Avós chamavam-se: António Augusto de Serpa Pinto e Margarida Carvalho de Serpa Pinto da Casa do Souto do Rio ou Casas Novas, como as pessoas lhe chamam em Cinfães (casa esta, que presentemente pertence ao meu primo Pedro, filho da minha Tia Maria Luisa.
Se necessitar de mais alguma informação, por favor, comunique para os emails:
fatimaserpa@hotmail.com
ou
fcosta@porto.ucp.pt
Com os meus melhores cumprimentos
Maria de Fátima Serpa Pinto Ferreira da Cunha Figueirinhas Costa
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Confrade
Tenho em minha posse 7 cartas de Serpa Pinto a Luciano Cordeiro, as quais estou disposta a alienar. Sabe quem estará interessado em as ter?
Cumprimentos
MC
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro (a) Confrade,
Agradeço me contacte sobre este assunto para o meu email aburma1arrobayahoo.co.uk.
Os meus cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto,
o meu bisavô foi José Ferreira Pinto de Oliveira, senhor da casa do Pinheiro, em Cinfães. Queria perguntar-lhe se por acaso, este meu ilustre antepassado não contitui um ramo da sua árvore geneológica. Se tal se confirmar, peço-lhe que me envie mais informações.
Obrigado, simaopt
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro senhor
Gostaria de saber se o Sr. Manoel Roíz da Rocha Figueiredo cc D.Maria Pinto da Rocha e Figueiredo se além dos filhos Casimiro Roíz Pinto da Rocha e D.Felicidade Pinto da Rocha (pág. 68)Livro "FAMÍLIAS NOBRES DE TENDAIS"se tinham outros que não constam no livro.
Os meus agradecimentos,
fcam
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Estou também interessado pois deve haver alguma ligação comigo pelos Azeresos de Mesão Frio
Um Abraço
Pedro Leite Pereira
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre Burmester
Gostaria de poder consultar a árvore genealógica e de costados de Serpa Pinto, bem como a genealógica. Agradeço-lhe se me puder enviar esse trabalho. O meu correio eléctrónico é: nunoborgesdaraujo@iol.pt.
Aproveito para lhe perguntar se tem conhecimento do paradeiro actual dos desenhos que o seu trisavô Serpa Pinto, fez durante sua primeira viagem a África em 1877.
Para concluir, deixo-lhe uma outra questão: sabe o nome dos pais (e se possível mais gerações) de Maria Miquelina Vieira da Silva Borges, casada com António de Serpa Pinto da Costa, que menciona numa mensagem que colocou neste tópico no dia 9.1.2003?
Com os meus cumprimentos,
Nuno Borges de Araújo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Acabei de dar uma vista de olhos no livro das famílias de Cinfães, que frequentemente cita neste tópico, e encontrei na p. 132 a referência a Miquelina Vieira da Silva Borges. Suspeito que a sua mãe, ali referida como Joaquina Margarida da Silva Borges, Sra. da Casa da Ordem, em S. Nicolau de Canaveses, possa ser a Joana Margarida Vieira da Silva, filha de Isabel Vieira Borges de Araújo e de Francisco da Bessa Rebelo. De facto, os pais desta Isabel eram Manuel Borges de Araújo e Francisca Vieira, moradores no lugar da «Orde», em S. Nicolau (Marco de Canaveses) em 1716 e 1720. Se souber mais alguma informação além da ali publicada, que possa ajudar a desfazer esta dúvida, mais uma vez lhe agradeço,
Nuno Borges de Araújo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro fcam,
Lamento não poder ajudá-lo, mas a minha informação nesse campo resume-se à constante no referido livro.
Os meu cumprimentos
AB
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Pedro,
Com todo o gosto te enviarei o que entretanto apurei, pois o trabalho por mim aqui lançado já há uns anos sofreu entretanto algumas correcções.
Um abraço
Alexandre
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Nuno Borges de Araújo,
Até porque a referida árvore sofreu entretanto várias correcções, terei todo o gosto em enviar-lha para o email que me indica.
Parte dos desenhos que refere constam dos diários de viagem, os quais se encontram na nossa posse (da família), outros encontram-se, creio, na posse da Sociedade de Geografia. Podem contudo ser vistos nas edições disponíveis ("Europa-América") de "Como Eu Atravessei África".
Quanto à sua outra questão, vejo que entretanto encontrou a resposta na obra do Dr. José Resende aqui frequentemente mencionada. A hipótese que coloca no seu outro post é bem verosímil mas lamento não poder ajudá-lo. Trata-se, como se terá apercebido, de um ramo colateral do meu.
Os meu cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Agradeço a sua pronta resposta. Eu conheço as gravuras da obra, mas o que eu pretendia fazer era comparar os detalhes de uma gravura publicada com o seu desenho original. Os gravadores nem sempre eram fidedignos e com frequência tomavam algumas liberdades compositivas. Por este motivo, caso seja possível, peço-lhe que me indique para o meu correio-e, o contacto do(s) familiar(es) que os possuem, se entender necessário, depois de lhes perguntar se não se importam que essa informação me seja facultada.
Com os meu cumprimentos,
Nuno Borges de Araújo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Tenho procurado mas sem sucesso encontrar relação familiar dos meus ascendentes directos com Alexandre Alberto Serpa Pinto pelo que gostaria que me fossem dadas algumas indicações.
CLEMENTE PINTO CORREIA
filho de (vitorino correia) E (julia pinto)
naturais de oliveira do douro - cinfaes
ROSARIO ANDRADE VASCONCELOS
96 9901698
lifau@hotmail.com
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Aguardo pela versão definitiva.
Para quando o abaixo assinado a pedir a trasladação para o Panteão Nacional. Não sei como tal se faz caso contrário já estava em andamento.
Talvez no Forum haja algum especialista que lance o abaixo assinado
Um abraço
Pedro Taveira Leite Perira
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre Burmester
A Casa do Freixo, no concelho do Marco de Canaveses, pertence a meu primo direito Paulo de Vasconcelos de Serpa Marques, irmão do professor de geografia Bernardo de Vasconcelos de Serpa Marques, sendo este o irmão mais velho daquele.
Este dado poderá ser-lhe útil, face ao seu interesse pela família Serpa Pinto.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alxandre,
Meu nome Barbara de Serpa Pinto, sou brasileira, nascida na cidade do Rio de Janeiro, filha de Yvan de Serpa Pinto Fº e neta de Ivan de Serpa Pinto, não tinha ideia da ascendencia desta iluste família.
Desconheço a genealogia, mas acredito que em algum lugar desta tragetória parte dessa história se cindiu e criou raizes aqui, o Brasil.
Deixo meu contato: barbaradeserpa@yahoo.com.br
Desde já expresso minha alegria em ver que descendo de tão nobre estirpe.
Barbara de Serpa Pinto.
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto,
Gostaria de saber de você tem dados de Serpa Pinto no Brasil, mais precisamente na cidade de Santos, Poliphemo Serpa Pinto , meu bisavô, pai de Corinna Sepa Pinto, minha avó, n.1890.
Obrigado,
Paulo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Prezado Alexandre,
Estou tentando localizar o nascimento da Sra. Custódia, nascida em 14/01/1885, filha de Joaquina da Motta Pinto e Adriano Serpa Pinto. O nome de solteiro dela é incerto, visto que adotou o nome do marido ao se casar no Brasil. Veio para cá mandada pela mãe com tios, onde se casou, tendo falecido em 1963.
Há alguma menção na árvore que estas a desenvolver sobre este Adriano? Em especial a cidade, para facilitar a busca do assento de nascimento da Sra. Custódia.
Meu contacto é franciscolowndes@gmail.com.
Obrigado,
Francisco Castel-Branco
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Alexandre
Tenho andado afastado da Genall e só hoje dei conta deste tópico.
Chegou a altura de fazer o desafio de que te falei particularmente, e que por modéstia não avançaste. Não sei quais os procedimentos a tomar mas aqui na Genall há concerteza quem saiba como se pode fazer um abaixo assinado para que a AR determine a trasladação do corpo de Serpa Pinto para o Panteão Nacional onde se encontram os Portugueses Ilustres. Julgo de ser de toda a justiça. Estão lá vários e entre eles Amália Rodrigues que respeito mas não comparo com as façanhas de um Serpa Pinto
Um abraço
Pedro
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Sr. Serpa Pinto
Estou procurando a certidão de nascimento de meu avô, José Silveira Jorge, nascido em Portugal em 24 de fevereiro de 1900, filho de Baptista da Silveira Jorge e neto de Jose Cardo Serpa Junior e de Maria Luiza. Seriam estes da mesma linhagem?
Obrigado
Marcio Aurelio
Direct link:
RE: Serpa Pinto e Serpa Brandão
Senhores
Estou a procura de informações sobre minha bisavó Maria Catharina Serpa Brandão, natural de Recife no Brasil, (aproximadamente em 1860), filha de Gelim de Serpa Brandão e Joaquim Rita de Albuquerque Brandão.
Desde ja agradecido.
Cumprimentos
Luiz Paulo
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Sr Visconde Serpa Pinto,
O meu nome é Margarida Serpa Pinto Miranda; o meu pai chamava-se Álvaro de Serpa Pinto Miranda.
Sei que meu avô Desiderio Pinto Soares de Miranda casou com uma Serpa Pinto. As duas familias misturaram-se no Marco de Canaveses. Os Serap Pinto com os proprietários da Farmácia Miranda. Gostaria de saber qual é a minha relacao na descendencia do explorador Alexandre de Serpa Pinto.
Infelizmente nao vivo em Portugal o que torna a pesquisa dificil.
Margarida Serpa Pinto Miranda.
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Minha Senhora e Prima,
Tudo indica que o seu ramo é o dos descendentes de António de Serpa Pinto, o herói da Ponte do Marco, como poderá ver aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1236929
António de Serpa Pinto era tio-avô do explorador Serpa Pinto.
Os meus cumprimentos
AB
Direct link:
RE: Serpa Pinto- Lado Paterno
Não é esse o tópico mais não o encontrei ao voltar.mesmo assim está no assunto Serpa Pinto ascendencia PATERNA.
Vejo que há uma mais informações sobre o lado materno de Serpa Pinto do que o paternal. E tenho um jornal de 1925 o original está na família, eu tenho uma cópia. Onde há uma homenagem do jubileu sacerdotal e nele há a genealogia do sacerdote. Ele nascido em 6/10/1952 filho de Camillo Rodrigues da Silva Figueiredo,português de Beira Alta nascido em 15 de maio de 1817, falecido no BR. Camillo era filho de Francisco Rodrigues da Rocha,natural de Ferreiros de Tendaes-Beira Alta casado com Da.Anna da Silva, filha de Manuel da Silva e Da. Rosa da Silva, e que foi irmão do médico Luiz Rodrigues da Rocha,avô do viajante Serpa Pinto. Estou te repassando o que está escrito aqui no jornal de 1925. Note que na época abreviava-se parte dos nomes. Posso te mandar uma cópia do jornal você diz com.
Aguardo/Anna
Direct link:
RE: Serpa Pinto- Lado Paterno
O avô pterno de Serpa Pinto chamava-se Luís da Rocha Figueiredo e não Luís Rodrigues da Rocha. Conheço bem a ascendência paterna de Serpa Pinto. Obrigado
ReplyDirect link:
RE: Serpa Pinto- Lado Paterno
Não estou discordando e sim afirmando que não sei por qual razão e não entendia até então o porque do sobrenome Rocha aparecer no nome do pai e no filho Camillo não. Camillo Rodrigues da Silva figueiredo é meu bisavó pois fiz a genealogia da minha família e isso me intrigava.
E não estou nem ligando pro Serpa Pinto já que esse renegou o sobrenome paterno.
Só venho pesquisando sempre que posso a verdadeira ascendência paterna de minha avó. Se o avô de Serpa Pinto e o do Mons.Bruno Rodrigues Figueiredo (Meu tio avô) eram primos e isso está documentado por uma genealogia feita pelo Mons. Bruno quando entrou para a vida religiosa.
E só a pouco tempo olhando documentos guardados na família me caiu nas mãos essa genealogia feita até os anos de 1876.
Caro senhor, quando os portugueses vinham para o Brasil abreviavam os próprios nomes.
Eu tenho na família o jornal que foi publicado a genealogia do Monsenhor Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo que foi feita antes do mesmo entrar no seminário, e que desde o tempo da inquisição vinham fazendo para provarem que não tinham sangue "impuro".
Então se tu queres a verdade procuras por estas genealogias feitas no passado pelos sacerdotes da família.
Te mando a cópia de jornal se quiseres. é o exemplar do jornal "A REGÃO"de 1925 que se dedicou ao jubileu sacerdotal do Monsenhor. Achas tu que o sacerdote ia mentir e deixar documentado para toda a cidade?
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Primo,
Estive um pouco afastada, por razoes profissionais.
Aqui, nas terras frias do centro da Europa, continuo pensando insistentemente nos nossos antepassados.
Temos, sem dúvida, razoes para nos orgulhar. Gostaria, também, de terminar a árvore a partir da Ana Amália e do Abílio. Tenho de ter um acesso especial?
Outra questao: como posso entrar em contacto com outros membros da família? Gostaria de os conhecer.
o meu mail é
margarida.serpa.pinto.miranda@gmail.com
Os meus cumprimentos
Margarida
Direct link:
RE: Serpa Pinto
Caro Primo,
Estive um pouco afastada, por razoes profissionais.
Aqui, nas terras frias do centro da Europa, continuo pensando insistentemente nos nossos antepassados.
Temos, sem dúvida, razoes para nos orgulhar. Gostaria, também, de terminar a árvore a partir da Ana Amália e do Abílio. Tenho de ter um acesso especial?
Outra questao: como posso entrar em contacto com outros membros da família? Gostaria de os conhecer.
o meu maill é
margarida.serpa.pinto.miranda@gmail.com
Os meus cumprimentos
Margarida
Direct link:
Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto,
acontece neste momento estou a pesquizar a arvore genealogica da minha familia, e de confirma se que o meu bisavô Antonio Augusto Pinto da Rocha era primo directo de Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, e os dois conviviam muito proximamente
Gostaria por isso que me dissesse como poderei aceder a uma copia da arvore genealogica de Serpa Pinto, que percebo tem pelo menos em parte estudada.
Um abraço
Luisa da Rocha Baptista
Direct link:
Serpa Pinto
Caro Serpa Pinto
Sou descendente de Angela da Costa nascida em Covelas, Tendais. Filha de Antônio Pinto da Costa e Francisca da Costa, moradores no castelo de Covelas.Antônio terá nascido aproximadamente em 1615 e sua filha por volta de 1660. Dentre os registros de batizados dessa família constam vários padrinhos que assinavam Leão de Chãm e Serpa Pinto. Por acaso você teria alguma informação sobre eles? certamente existe ligação mas ainda não consegui fazê-la.
Agradeço antecipadamente
Marcos Machado
Direct link:
Maria Luísa de Serpa Pinto e Emídio Pimentel de Abreu
Exmo. Senhor
Vi este email a que passo a responder: Sou sobrinha de Maria Luísa de Serpa Pinto, falecida a 17 de Setembro 2003, viúva de Emídio Pimentel de Abreu, natural de Maçãs de D. Maria. A minha Tia tinha 2 irmãs mais novas (já todas falecidas): Maria Emília (2 anos mais nova) e minha Mãe, Maria Margarida (7 anos mais nova). Os meus Avós chamavam-se: António Augusto de Serpa Pinto e Margarida Carvalho de Serpa Pinto da Casa do Souto do Rio ou Casas Novas, como as pessoas lhe chamam em Cinfães (casa esta, que presentemente pertence ao meu primo Pedro, filho da minha Tia Maria Luísa.
Os meus melhores cumprimentos
Maria de Fátima de Serpa Pinto F. da Cunha Figueirinhas Costa
Caso queira me contactar o meu email é: fatimafigueirinhas@gmail.com
Direct link:
Serpa Pinto
Ex.mo Sr. Visconde de Serpa Pinto
Estou neste momento a tentar fazer a arvore genealogica de Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, por isso agradecia-lhe imenso toda a informacao que me possa facultar para esse fim.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria Augusta Silveira
Direct link:
Serpa Pinto
Estou interessado.
Como posso obter?
Muito obrigado.
Rui Correia
lifau@hotmail.com
Direct link:
Serpa Pinto
Tenho procurado mas sem sucesso encontrar relação familiar dos meus ascendentes directos com Alexandre Alberto Serpa Pinto pelo que gostaria que me fossem dadas algumas indicações.
CLEMENTE PINTO CORREIA
filho de (vitorino correia) E (julia pinto)
naturais de oliveira do douro - cinfaes (Quinta da Renda)
ROSÁRIO ANDRADE VASCONCELOS
+351 96 9901698
lifau@hotmail.com
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 nov. 2024, 11:18