Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#22367 | fsrogeiro | 04 juin 2002 23:54

Procuro elementos sobre as famílias Frazão e Duarte Simões (Freixial do Campo), e Dias Leonardo (Ninho do Açor).

Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#22414 | manuelr | 05 juin 2002 23:11 | In reply to: #22367

Caro Filipe Rogeiro

Não tenho essas famílias estudadas, mas tenho alguns elementos que lhe poderão dar algumas pistas.

Brás Gonçalves Furtado, natural da Soalheira, casou com Ana Duarte, do Freixial do Campo, filha de Diogo Simões de Figueiredo e de Leonor Dias. Tiveram filhos por volta de 1770.
Tiveram uma filha,Eusébia Joaquina Simões Frazão Castelo Branco, casada na Soalheira com Domingos José Figueiredo Castelo Branco, natural do Pedrógão. O apelido Frazão continuou na Soalheira, os outros parece-me que continuaram ou no Ninho ou no Freixial.

Maria Dias Preto, filha de Miguel Fernandes Leonardo, do Sobral do Campo e de Isabel Rodrigues Preto, casou em 1742 na Soalheira com António Tavares Taborda, filho de António Pedroso Tavares Taborda e de Margarida de Pina.
Penso serem os Leonardo a que se refere, embora do Sobral, mas como disse não tenho estas famílias estudadas por enquanto, uma vez que são ramos colaterais aos meus.

Cordais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#22498 | fsrogeiro | 07 juin 2002 18:09 | In reply to: #22414

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito lhe agradeço os elementos que me enviou. De facto possibilitam-me boas pistas na localização de pessoas das famílias em questão, visto que saindo das suas freguesias de origem se torna muito difícil adivinhar-lhes o destino.

Devo acrescentar, no entanto, que os elementos de que disponho sobre estas famílias não resultam de uma recolha exaustiva e sistemática, mesmo nas freguesias do Freixial e do Ninho.

Já tinha, por exemplo, nota do casamento de Brás Gonçalves Furtado com Ana Duarte de Figueiredo, o qual se realizou no Ninho do Açor a 17 de Abril de 1769. Mas desconhecia a existência de filhos, ou o facto de terem fixado residência na Soalheira. Ou, mais curioso, que a filha de ambos viesse "recuperar" os apelidos Frazão Castelo-Branco e que o primeiro destes tivesse continuidade na Soalheira.

Elementos que possibilitem conhecer a descendência de Diogo Simões de Figueiredo e de Leonor Dias são do meu interesse. Assim como da sua ascendência e ligações ascendentes.

Diogo Simões de Figueiredo (também Diogo Simões ou Diogo Simões Duarte) foi alferes e f. no Freixial em 1756, tendo casado 2 vezes no Ninho do Açor: a 1.ª , em 1714, c/ Domingas Martins; a 2.ª, em 1740, c/ Leonor Dias Leonarda.
Devido ao muito mau estado dos primeiros 2 livros mistos do Freixial que abrangem o séc. XVII, não foi possível confirmar o nascimento deste Diogo, nem o casamento de seus pais, que, nos registos de baptismos dos netos aparecem como João Leitão Castelo-Branco, n. da v.ª de Castelo Branco, freg.ª de St.ª Maria, e D. Catarina Simões ou Catarina Duarte, n. do Freixial.
Diogo Simões teve uma irmã inteira, Petronilha Leitoa, c.c. Manuel Antunes Pousão, que f. no Freixial em 1727. No seu testamento refere-se a vários parentes, entre eles um irmão, José de Figueiredo Frazão, da vila da Covilhã. Mas este, que é natural de Idanha-a-Nova e cuja descendência é bem conhecida, não é filho de Catarina Simões (ou Duarte), do Freixial, mas de Maria Nunes Testa (Aquiles), também de Idanha-a-Nova. Nesse caso, João Leitão Frazão Castelo-Branco terá casado 2.ª vez, no Freixial, havendo deste casamento 2 filhos, pelo menos, o que não é possível confirmar devido ao mau estado dos livros, que já referi. Nos «Freires Corte-Reais», de Armando de Sacadura Falcão, é referido que João Leitão Frazão Castelo-Branco administraria vários vínculos, em Castelo-Branco e no Freixial. Viriam os vínculos do Freixial do lado de Catarina Duarte (Simões)? Haverá notícia de um morgado do Freixial?
Sobre a ascendência desta Catarina nada sei de concreto. No entanto, parece-me, pelas datas, aceitável que fosse irmã do capitão João Duarte Simões, n. Freixial (f.º do capitão Manuel Duarte, n. Alcains, e de sua mulher Sabina Martins, n. Vale de Prazeres), casado 2.ª vez c/ Maria Nunes, n. Sarzedas, e pai de Maria, nascida no Freixial em 1704.

Os Dias Leonardo, também Pires Leonardo, descendem do casal Fernão Dias / Maria Pires (um deles seria irmão do Pe. Manuel Leonardo, cura no Ninho), casados no Ninho do Açor por volta de 1640. O Miguel Fernandes Leonardo, do Sobral do Campo, c.c. Isabel Rodrigues Preto é, muito possivelmente, f.º de Maria Leonarda casada em 1665 c/ Miguel Fernandes, portanto presumível neto dos ditos Fernão Dias e Maria Pires.

A propósito de Sobral do Campo e da Soalheira:

Simão Rodrigues Preto, do lugar do Sobral, foi testemunha do casamento, no Ninho do Açor, em 1752, de Domingos Mendes, f.º de Domingos Mendes, n. Almaceda, e de Maria Leitoa Morgada, n. Monte do Mouredo, moradores no Monte do Mouredo, freg.ª de S. Vicente da Beira, c/ Catarina Dias Leonarda, f.ª de António Fernandes Carvalhão, n. Sobral do Campo, e de Leonor Antunes (Dias Leonarda), n. Monte do Ramalhoso (freg.ª do Ninho do Açor ou Sobral?).
Do casamento deste Domingos Mendes c/ Catarina Dias Leonarda foi filha Isabel, n. 1753, no Ninho do Açor, cuja madrinha foi Isabel Leitoa, casada c/ João Luís, moradores no lugar da Soalheira.

Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?

Mais uma vez, obrigado
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#22519 | manuelr | 07 juin 2002 23:56 | In reply to: #22498

Caro Filipe Rogeiro

Nenhum desses nomes me é estranho, mas como lhe disse, não os tenho todos estudados.

João Luís, casado 2ª vez com Isabel Leitão, foi pai de Leonarda Leitão casada 2ª vez com Manuel Dias, filho de José Dias Canhoto e de Maria Vaz. A neta, Joaquina, nasceu na Soalheira em Fevereiro de 1785.
Leonarda nasceu em Novembro de 1759, neta paterna de Manuel Pires e de Beatriz Gomes, materna de Manuel Martins de Barros e de Maria Leitão, todos da Soalheira.

Dos Preto do Sobral, os que tenho são Ramos Preto, que passaram à Soalheira e Louriçal, mas só tenho 3 gerações.

Dos Leitões de Castelo Branco, talvez deva procurar a ligação no Pedrógão, pois daí eram Sebastião de Figueiredo e Josefa Robalo, pais de Domingos José de Figueiredo de Castelo Branco, casado com a filha de Brás Gonçalves Furtado.

O Capitão João Duarte Simões casou com Maria Duarte e teve uma filha Maria Duarte Simões, casada em Cafede com Domingos Vaz Louro, de Alcains, em 28-02-1684. Casou esta Maria Duarte, depois de viúva, em Cafede com Manuel Leitão de Matos, da Soalheira. Não tenho nenhuma Catarina Duarte, mas de Cafede tenho poucos registos. Não será Catarina Duarte de Cafede? Não Será filha do Cap. João Duarte Simões?

Não deve ser Monte do Mouredo, mas sim Mourelo.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#22579 | fsrogeiro | 08 juin 2002 18:59 | In reply to: #22519

Caro Manuel da Silva Rolão

Vou seguir as preciosas pistas que fez o favor de me indicar.

Os meus sinceros agradecimentos
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#327255 | hmartins | 14 avril 2013 12:21 | In reply to: #22498

Será João Leitão Frazão Castelo Branco que referem neste tópico o mesmo que surge no seguinte documento existente na TT?

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4677558

Cumprimentos,
hmartins

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor

#336014 | hmartins | 29 sept. 2013 15:55 | In reply to: #22498

Boa tarde.

Passado todo este tempo, não sei se terá feito desenvolvimentos nesta matéria, por isso cá vai uma possível ajuda.

Relativamente a Diogo Simões de Figueiredo (também Diogo Simões ou Diogo Simões Duarte), encontrei em pesquisas recentes um baptismo de uma sua filha do 1º casamento com Domingas Martins.

Nesse baptismo é referido que Diogo Simões de Figueiredo seria natural de Stª Maria (Castelo Branco) e não do Freixial do Campo. Será que assim terá mais possibilidades de encontrar o seu baptismo e poder então comprovar o 2º casamento de seu pai (que, quem sabe, poderá também ter ocorrido nessa mesma freguesia ao invés de ter ocorrido no Freixial do Campo)?

Se tiver desenvolvimentos sobre o tema que possa partilhar, agradeço-lhe imenso.
hmartins

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 00:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen