Abreu

This topic is classified in rooms: Famílias

Abreu

#25136 | Pinheiro | 08 août 2002 11:22

Sou mais um interessado neste vasto ramo dos Abreu.
O meu parente é Pedro Lobato de Abreu natural da vila de Monção, casado com Clemência Veloza, filho de Pedro da Cunha de Abreu de Lima, moço fidalgo, e neto de Leonel de Abreu de Lima.O Pedro Lobato de Abreu tem uma Mercê dada por D. João V em 7-1-1717.
Que ligação posso fazer com outros Abreu? Como posso avançar a minha pesquisa?
Haverá alguém mais versado nesta matéria que me possa ajudar?

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25151 | jpcmt | 08 août 2002 18:51 | In reply to: #25136

Caro Confrade:
Apenas lhe posso deixar uma pista, que necessita de confirmação.
Como provavelmente saberá, na carta de brasão de Lucas José de Araújo Lobato de Abreu e Lima (de 8.5.1799) são mencionados os seus avós paternos Cap. Pedro Lobato de Abreu e Lima, FCR, e Clemência Veloso, ambos solteiros. Também, na mesma carta, se diz que o Cap. Pedro Lobato era filho de Pedro da Cunha de Abreu e Lima, FCR, (a mãe está omissa) e que Clemência Veloso era filha de Roque de Araújo Costa, C.O.Xto., e de Maria Josefa da Purificação.
Até aqui, tudo bem.
Quanto à paternidade de Pedro da Cunha , como diz, é filho de um Leonel de Abreu Lima; julgo que este será o que casou em 5.8.1667 com D. Joana Barreto da Cunha, herdeira do Paço Vedro de Magalhães, em Ponte da Barca.
Se assim for, encontra este Leonel de Abreu Lima, no Felgueiras Gayo, no ttº Abreus, § 103, nº 2. Noto, no entanto, que Gayo não regista nenhum seu filho com o nome Pedro; daí a dúvida.
Leonel era, por sua vez, filho de Rui Gomes de Abreu Lima, que casou em 2.12.1615 com D. Isabel de Araújo e Azevedo, herdeira do Paço de Refojos e bisneto de João Gomes de Abreu, que encontrará em todos os nobiliários. Poderá assim relacionar o seu ramo com a larga descendência destes “avoengos”. A cronologia e a onomástica parecem suportar esta hipótese.
Não sei bem se é este o que pretende ou, pelo contrário, explorar a descendência dos seus antepassados conhecidos. Em qq caso, permiti-me dar-lhe estas indicações.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25154 | jpcmt | 08 août 2002 18:56 | In reply to: #25151

Errata:
no último parágrafo leia-se " Não sei bem se é isto o que pretende ou, se pelo contário quer..."
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25170 | Pinheiro | 09 août 2002 10:07 | In reply to: #25136

Caro jpcmt:
As dicas que me deu parecem de facto ir ao encontro das minhas pesquisas.
Sou um iniciado nestas andanças e, necessito de algum tempo para explorar o caminho que amávelmente me indicou.
O registo mais antigo que possuo, é o do casamento em Lx de Manuel Lobato de Araújo filho de Pedro Lobato de Abreu e de Clemência Veloza (parece-me ser esta a grafia). Nesse registo se diz que o contraente se desobrigou dos banhos de casamento nas costas do Coromandel e Bengala (Índia), o que parece condizer com o facto que indicou de ser o pai,Pedro Lobato de Abreu e Lima, Capitão.
Sobram ainda algumas dúvidas mas desde já lhe agradeço a ajuda pronta e eficaz.
Darei notícias.Cumprimentos:
Carlos J R Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25240 | Pinheiro | 12 août 2002 10:13 | In reply to: #25170

Caro jpcmt:
Como prometido aqui estou a dar notícias sobre estes Abreu e Lima que acrescenta mais alguma coisa à minha genealogia, e se servir a mais alguém fico satisfeito.
Segundo a carta de brazão que me foi indicada por jpcmt, Lucas José de Araújo Lobato de Abreu e Lima, era filho de Belchior Araújo Costa e de sua mulher Ana Josefa de Araújo. Acontece que Belchior de Araújo Costa é o nome que eu encontrei como sendo padrinho de casamento do meu 6º avô Manuel Lobato de Araújo, e aí se diz ser irmão do contraente! Sendo assim e se não há erro (toda esta coincidência de onomástica seria de mais!)julgo ter feito a minha ligação genealógica com o provável meu 9º avô Leonel Abreu de Lima.Só me falta saber qual deles, uma vez que o Felgueiras Gayo está cheio de nomes iguais.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25243 | jpcmt | 12 août 2002 10:27 | In reply to: #25170

Caro Carlos Pinheiro:
Congratulo-me com os seus progressos! De facto, no Gayo encontram-se vários Leonel de Abreu de Lima, mas só aquele que lhe indiquei se "encaixa" na cronologia. Para além disso o apelido "Cunha" também me parece significativo.
O facto de Gayo não registar Pedro como seu filho, por si só, não é razão para eliminar esta hipótese. Pode ser que outro Confrade mais habilitado do que eu lhe resolva a dúvida.
Obrigado pelo seu "feed-back".
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25291 | Pinheiro | 13 août 2002 08:12 | In reply to: #25243

Caro J. de Castro:
A carta de brazão de Lucas J. foi de facto o "elo mais forte" que eu estava a precisar.
E agora o melhor: Pedro da Cunha de Abreu de Lima não era filho de Leonel de Abreu de Lima mas sim seu genro. Lapso derivado da referência a avós e bisavós.
Veja no Felgueiras Gaio em Costas § 137 N10. Vai achar graça!
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25298 | jpcmt | 13 août 2002 13:53 | In reply to: #25291

Caro Carlos Pinheiro:
Quem porfia, sempre alcança... Parabéns!
Por mera curiosidade, fui “espreitar” o que diz o P.e Carvalho da Costa:

“Da illustre Casa dos Castros de Fornellos, de cujos principios damos noticia em outras varonias, era neto Alvaro Fernandes de Castro que foy o primeiro que passou a Portugal, aonde casou com Dona Ines de Valladares, senhora da quinta de Mantellaens, & de illustre sangue, & teve della a
Gil Alvarez de Castro, que foy senhor da Torre de Mantellaens, & das terras de Coura; casou com Dona Leonor Rodrigues Fajardo, filha de Dom Vasco Rodrigues, & de Guiomar Rodrigues de Mogueimes Fajardo, que era da familia dos Araujos, da qual teve, entre outros filhos, a
Pedro Alvarez de Castro, que foy senhor do Solar de Soeiro, & casou com Dona Mayor Rodrigues de Araujo Pereira, filha de Alvaro Rodrigues de Araujo, & de sua mulher D. Leonor Pereira de Barbudo, da qual teve, entre outros filhos, a
João de Araujo de Castro, que se chamou de Araujo pelo Morgado de sua mãy, & foy senhor destas duas Casas, & de outras terras: casou com Dona Mayor de Sousa, filha de Antonio Vaz de Araujo, senhor de Tora, & de sua mulher Dona Violante de Sousa, da qual teve, entre ouros filhos, a
Diogo de Araujo de Sousa & Castro, que foy senhor de Tora, & outras terras: casou com Dona ISABEL LOBATO ZUNHIGA, filha de ANTONIO FERNANDES DE ZUNHIGA, Cavalleiro de Galliza, & descendente da Casa de Sotomayor, & de sua mulher JOANNA DE LOBATO, da qual teve, entre outros filhos, a
Manoel de Araujo de Sousa & Castro, que foy senhor de muitas terras, de que teve as jurisdiçoens, por casar com Dona Margarida Machado da Sylva, & Vasconcellos,”

Como viu no Gayo, desta Joana de Lobato (ttº Costas § 124) seria então filha Isabel Lobato, que Gayo diz que casou com Fernão Taveira da Costa” (um dos inúmeros descendentes dos Costas de Ponte da Barca!) . Como confirma Gayo(com algumas reticências...)no ttº Lobatos § 1º, este foi o segundo casamento de Isabel, sendo o 1º o acima referido.

Fica a curiosidade...

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25313 | Pinheiro | 14 août 2002 08:30 | In reply to: #25298

Caro J. de Castro:
Comecei por mera curiosidade e tenho agora uma multidão à minha espera!
A quantidade de matéria que em poucos dias já vi, e a que vislumbro, é tanta, que necessito de anos para a digerir. No fundo, era isto que procurava.
A minha mãe tem no nome o apelido destes Lobato.
Mais uma vez lhe agradeço as informações sempre importantes e o interesse que manifesta em ajudar.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25317 | Ana Gandra | 14 août 2002 11:04 | In reply to: #25136

Caro Pinheiro
Também eu sou novata nestas coisas da genealogia. Mas vi a sua mensagem acerca dos Abreu. A minha família é Abreu da parte do meu avô materno. O parente mais afastado que encontro com este apelido é João Francisco d' Abreu (meu trisavô - deve ter nascido por volta de 1870), que era feitor da Quinta do Paraíso, da quinta da Francelha de Baixo e da Quinta do Olival do Coelho, ali para as zonas da Portela. Não sei se por acaso me poderá ajudar também.
Muito Obrigada.
Ana Gandra

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#25321 | Pinheiro | 14 août 2002 13:35 | In reply to: #25317

Cara Ana Gandra:
Se leu os diálogos que aqui estabeleci com o Sr. J. de Castro, percebeu a minha incipiência nestas matérias. De qualquer modo aconselho-a a procurar os registos paroquiais mais antigos que puder pois que a data de 1870 é demasiado recente, e isto de apelidos tem algumas surpresas.
Vou tomar nota, e se topar com alguma coisa logo a informarei.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Abreu

#32967 | PA | 08 janv. 2003 13:08 | In reply to: #25136

Exmos Senhores,

Já que por aqui são todos "novatos" neste matéria, junto-me também! ... Começou por uma mera curiosidade, mas é um facto que estou a tentar compilar e aumentar a informação sobre a família Pinto de Abreu da Casa da Calçada em Oliveira do Douro, Cinfães ... mais um "Abreu" ou será mais um "Pinto" ...

Tenho algumas notas ... mas por enquanto toda a informação será bemvinda!

Desde já os meus agradecimentos a todos os que me auxiliarem neste início ... melhores cumprimentos,

A Pinto de Abreu

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 16 juin 2024, 04:40

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen